segunda-feira, 15 de junho de 2009

Varzim sub-12 vence S. Pedro Cup

Infogauda / Póvoa de Varzim
A equipa do Varzim S.C. sagrou-se campeã da primeira edição do S. Pedro Cup, um torneio internacional de futebol sub-12 organizado pelo Varzim S.C. no âmbito do programa paralelo das Festas de S. Pedro.
Os jogos, que decorreram no Estádio da equipa poveira entre 13 e 14 de Junho, reuniram as equipas Varzim SC, Sporting CP, Ponteareas CF, SuperBall, FC Porto, SC Braga, Gil Vicente FC e AS Bayard – Saumun para um torneio de futebol de 7 que teve como objectivo primordial promover a prática saudável de desporto, de forma a contribuir para a formação do indivíduo no futuro. Como tal, os resultados não foram o mais importante, mas sim os momentos de convívio e as muitas amizades criadas.
O Varzim, que nos quartos-de-final derrotou o Gil Vicente, venceu, na final, a equipa do Sporting por 3-1. Em terceiro ligar ficou o Gil Vicente, seguido, na quarta posição pelo FC Porto.
Alfredo Costa, Vice-presidente do Varzim S.C. responsável pelo Departamento de Formação, mostrou-se bastante agradado com a forma como decorreu a competição, excedendo largamente as expectativas criadas, até porque esta era a primeira edição. Na Sessão de Abertura do torneio, que decorreu no dia 12 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e onde estiveram presentes Aires Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Desporto, José Ribeiro, Presidente do Núcleo de Árbitros da Costa Verde e as equipas participantes, Alfredo Costa explicou que o importante não era a competição, mas sim a prática do desporto. S. Pedro Cup 2009 pretendeu, por isso, ser um “hino à amizade” e, para além do desejo de repetir a sua organização no próximo ano, ficou também o pedido para que as amizades criadas perdurassem no tempo.

Agradecendo o “total apoio” da Câmara Municipal, Alfredo Costa fez questão de referir também que S. Pedro Cup vem reforçar a aposta no Varzim nos torneios para as camadas mais jovens pois já organiza, há vários anos, o Torneio Ala Arriba, para juniores. Na mesma Sessão de Abertura Aires Pereira partilhou da ideia de que a prática de desporto é mais importante que a competição. “É um torneio para se divertirem e conhecerem”, anteviu, agradecendo ainda “a todos aqueles que acompanham estes jovens e os conduzem na sua formação desportiva e na sua formação como Homens. É importante para estes jovens sentirem-se apoiados. E para nós é um estímulo e a vossa dedicação é o que nos dá força para continuar”. Numa sala “cheia de história”, onde se destaca a pintura de Cego do Maio, “símbolo da força poveira”, o Vice-presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância que o município dá à formação e à educação pelo desporto. “A vossa passagem aqui é uma etapa nessa formação. Para a vida inteira ficam os amigos que fazemos quando praticamos desporto”, afirmou, incentivando ainda o apoio ao Varzim S.C., dizendo que “o sector de formação do Varzim precisa de ser acompanhado e acariciado”.

Adrian Palomares sagrou-se campeão na Póvoa de Varzim

Infogauda / Póvoa de Varzim
Milhares de pessoas concentraram-se ontem à tarde na Avenida dos Banhos, na Póvoa de Varzim, para assistirem à final do X Grande Prémio Internacional CTT, onde o espanhol Adrian Palomares (Contentpolis) se sagrou vencedor absoluto da prova, apesar de ter sido o alemão Eric Baumann a vencer a última etapa, que fez a ligação de Santo Tirso à cidade poveira, na distância de 154,9 quilómetros .
A competição, que teve início no dia 11 de Junho, disputou-se em quatro etapas que totalizaram 638,9 quilómetros num percurso delineado entre Caldas da Rainha e Póvoa de Varzim, onde decorreu a entrega de prémios que contou com a presença de Manuel Angélico, Vereador da Câmara Municipal.
Após a partida dos 97 ciclistas que ainda se mantinham em prova na última etapa e na sequência de uma tentativa de fuga lançada por José Mendes (Liberty Seguros), um grupo de oito corredores tomou a dianteira da corrida ao Km. 20 conseguindo nos 17 quilómetros seguintes uma vantagem de 2m 15s.
O grupo era constituído pelos seguintes corredores: Rui Sousa (Libery), David Livramento (Palmeiras), Santiago Perez (Madeinox), Bruno Pinto (Barbot), Pablo de Pedro (CC Loulé), Alejandro Paleo (Xacobeo), José Ruiz (Andalucia) e Yohan Cauqui (Bourgas).
No entanto, apesar do bom ritmo imposto pelos fugitivos, que fizeram 47 quilómetros na 1ª hora, a equipa do líder Adrian Palomares, a Contentpolis, assumiu a tarefa da perseguição, começando então a encurtar-se a diferença, que se cifrava em 1m 48s ao Km. 81, já depois de Santiago Perez e Pablo de Pedro terem ganho, respectivamente, a meta volante em Vila Verde (Km 57) e a contagem de montanha de 4ª categoria, em Portela do Vade (Km 67).
Com a aproximação da meta volante em Darques (km 118), José Ruiz destacou-se do grupo fugitivo para conquistar ali a primeira posição e prosseguir na sua tentativa que se foi consolidando de forma a merecer a atenção de Bruno Pinto e Alejandro Paleo, que largaram o grupo perseguidor na mira de se lhe juntarem e, ao mesmo tempo, escaparem à 'voragem' do pelotão, que não perdoou e fez a junção a cerca de seis quilómetros da meta onde o alemão Eric Baumann (Nutrixxion) venceu em renhido sprint com Bruno Lima (Madeinox) e Manuel Cardoso (Liberty).


Estes resultados em nada alteraram a classificação geral e confirmou-se a vitória absoluta do espanhol Adrian Palomares (Contentpolis) que na véspera, na chegada à Senhora da Graça, conquistara a camisola vermelha da liderança. O mesmo aconteceu com as restantes camisolas: o português Manuel Cardoso (Liberty), com a cinzenta dos Pontos; o espanhol Constantino Zaballa (Fercase), com a laranja da Montanha; e o russo Dmitryi Ignatiev (Selecção Russa), com a branca da Juventude. Por equipas a vitória foi alcançada pela formação comandada por Vidal Fitas, director desportivo do Palmeiras-Tavira.O X Grande Prémio Internacional CTT é uma organização PAD – Produção de Actividades Desportivas, SA, tendo os Correios de Portugal como patrocinador principal, para além dos contributos dos Municípios de Caldas da Rainha, Aveiro, Águeda, Lamego, Fafe, Mondim de Basto, Stº Tirso e Póvoa de Varzim. Conta também com o apoio de: Jogos Santa Casa, Pedras, Vitalis, Super Bock Mini, Bogani, Ford, edp, Liberty Seguros, Órbita, Soccerade, Dietsport, Pinarello, Aluvia, RTP, RR, O Jogo, Jornal de Notícias e JCDecaux.

Amantes de Todo-o-Terreno invadiram São Pedro de Rates

Infogauda / Póvoa de Varzim
A freguesia de São Pedro de Rates recebeu desde a passada sexta-feira até ontem, domingo, o maior encontro anual de Land Rover’s.
Pelo oitavo ano consecutivo, o evento revelou-se um verdadeiro sucesso que, segundo a organização, contou com 647 viaturas, cerca de 1300 participantes e 2500 visitantes.
O momento mais aguardado do encontro aconteceu no sábado à tarde com a abertura da pista de obstáculos onde os participantes puderam testar a sua perícia e pôr à prova as potencialidades dos seus veículos. Para os amantes de todo-o-terreno é um desafio congratulante ultrapassar as maiores contrariedades e com persistência e paciência superar as dificuldades com que se deparam no percurso preparado pela organização que todos os anos procura criar diferentes adversidades.
Já no sábado de manhã, teve lugar o passeio turístico que levou os participantes à descoberta dos trilhos todo-o-terreno do concelho percorrendo caminhos rurais que testavam a capacidade de orientação e destreza dos condutores bem como os seus veículos perante os muitos obstáculos que apareciam e que, por vezes, obrigavam a encontrar caminhos alternativos.
A manhã de domingo destinou-se também a um passeio turístico mas que desta feita trouxe centenas de Land Rover’s à marginal poveira. Em caravana, os participantes deixaram o Parque de Merendas de São Pedro de Rates e vieram até à Póvoa de Varzim.
Para além do espaço destinado ao campismo, onde os participantes pernoitaram, o Parque de Merendas albergava uma feira de trocas e vendas onde 40 stands expunham os mais diversos materiais ligados da marca Land Rover desde viaturas novas e usadas, acessórios para os veículos, peças de vestuário e calçado e ainda material de campismo e aventura. O recinto incluía ainda uma zona de lazer e actividades radicais, com equipamentos como o trampolim, uma parede de escalada e slide. O público infantil contou também com uma tenda onde podiam desenvolver actividades plásticas.

A boa disposição e divertimento eram notórios entre os participantes que vêem nesta iniciativa uma oportunidade única de aliarem o gosto pelo Land Rover e a aventura que este propicia ao convívio gerado entre todos.
Movida pela paixão pelos Land Rover’s, a organização reconhece que um evento deste género requer um trabalho de preparação que se estende ao longo de vários meses. Agradecendo o apoio incondicional da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, ficou já prometido que, para o ano a freguesia volta a receber o Rates-Billing para a sua nona edição.

PÓVOA DE VARZIM

Concurso de ideias de volta para segunda edição – exposição e entrega de prémios no dia 18

Infogauda / Póvoa de Varzim

Depois do sucesso da primeira edição, organizada em 2008, o Arquivo Municipal volta a promover o concurso de ideias “Instalações de arte ou de documentos? O Design nas caixas de arquivo: criatividade versus funcionalidade – II edição”.
Desenvolvido em parceria com a Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão, o concurso conta com a participação de alunos do 2º ano de Design Industrial daquela escola, que tiveram como desafio reutilizar as velhas caixas de acondicionamento do Arquivo Municipal, impróprias para receber documentos, transformando-as em objectos de arte, dando-lhes, assim, uma nova utilidade.
O resultado deste esforço criativo estará exposto no Arquivo Municipal, entre 18 e 30 de Junho. À semelhança do ano passado, serão também atribuídos prémios aos três melhores trabalhos e duas menções honrosas, tendo em conta critérios como a criatividade, a funcionalidade e a utilidade. A cerimónia de entrega de prémios decorre a 18 de Junho, às 21h30, no Arquivo Municipal.
Esta é uma iniciativa que permite, por um lado, promover o diálogo entre duas instituições diferentes, ainda que pertencentes à mesma comunidade e, por outro lado, permite ao Arquivo, depois de um processo de eliminação de documentos, utilizar as caixas de arquivo para criar objectos de arte.