sábado, 3 de outubro de 2009

PÓVOA DE VARZIM

Serviço Educativo da Biblioteca Municipal arranca novamente este mês

Bibliocaixas
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Biblioteca Municipal recomeça, já a partir de amanhã, 3 de Outubro, com duas actividades vocacionadas para os mais pequenos. “Sábados Mágicos… Leituras Encantadas” vai realizar-se amanhã, às 15h00, e repetir-se-á no primeiro sábado de cada mês. Esta actividade destina-se a reunir a família à volta dos livros e, através deles, a partilhar experiências, sentimentos e histórias. Desta forma, o gosto pela leitura e pela escrita é incentivado ao mesmo tempo que pais e filhos têm mais uma oportunidade para desfrutarem da companhia uns dos outros.
As Bibliocaixas, no âmbito da actividade “Livros Fora de Portas”, também vão recomeçar as “digressões” pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Até Julho de 2010, a Biblioteca sai do seu edifício e vai de encontro às crianças para que estas tenham acesso aos livros e à leitura. As Bibliocaixas são emprestadas às IPSS por três semanas e, após este período, substituídas por outras, com outros títulos e outras aventuras para as crianças lerem. Neste ano lectivo, o Pelouro da Cultura adquiriu novos livros para circularem exclusivamente nas Bibliocaixas.
Estas são duas das várias actividades que a Biblioteca Municipal desenvolve ao longo de todo o ano para, de uma forma lúdica, contribuir para o gosto pela leitura nos futuros adultos.
Partilhar segredos através de imagens – exposição na Biblioteca Municipal


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Rita Rocha é a autora da exposição de fotografia que de 2 a 31 de Outubro vai ocupar a galeria da Biblioteca Municipal. A inauguração decorrerá no dia 2, às 21h30.
Introspectus é o nome para esta exposição e a palavra deriva do Latim, tendo como significado introspecção, observação e análise pessoal feita de forma consciente. O tema para esta exposição tenta ser uma representação daquilo que pode estar dentro da mente de alguém, aquilo que escondemos nos pensamentos mais profundos. Como partilhar um segredo por imagens. Como representar algo que não se consegue ver, mas apenas sentir. Algo que até por palavras poderá ser difícil de descrever. Sentimentos como solidão, melancolia, tristeza e saudade. Representar como o corpo humano reage a estes sentimentos e acrescentando à imagem uma estética que possa conduzir e ajudar o observador a perceber que está a entrar em locais onde não deveria estar, dentro dos segredos de alguém.
Nascida em 1978, Rita Rocha foi uma das vencedoras do 1º prémio do Concurso Nacional de Fotografia da Póvoa de Varzim, em 2007. Já foi estudante de teatro e sempre esteve ligada às artes visuais. Em 2009 participou com algumas imagens no livro Olhar a Nu editado pela Chiado Editora.
Actualmente, frequenta a licenciatura em fotografia na Glamorgan University, em Cardiff, no Reino Unido.
Para saber mais sobre Rita Rocha , visite a sua página em
www.ritarocha.com