quinta-feira, 11 de março de 2010

Uma Aventura na Cividade de Terroso “ensinou” História Local


Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Alunos do 4º ano da Escola do Século tiveram ontem, 10 de Março, uma manhã bem diferente. Na Cividade de Terroso encarnaram o povo castrejo que habitou aquele local há mais de dois mil anos.
Esta iniciativa do Museu Municipal tem como objectivo divulgar a História Local, sendo que as visitas guiadas são um dos instrumentos de divulgação mais apelativos para o público escolar.
No entanto, esta visita da Escola do Século foi um pouco diferente na medida em que, a pedido da escola e de forma a dar mais autenticidade à visita, os 40 alunos envergaram trajes da época, cedidos pelo Museu Municipal, e aprenderam sobre os modos de vida dos castrejos, que viviam do que natureza lhes dava, usando a farinha da bolota para fazer pão, criando gado, descendo o monte até à praia para pescar e cultivando o solo, altamente fértil. Apesar de frio, o dia solarengo permitiu aos pequenos visitantes uma vista privilegiada sobre a Póvoa de Varzim, o que reflecte também a posição estratégica da Cividade de Terroso, fundada no cimo de um monte. Neste âmbito, aprenderam também como se defendia o povo que ali habitou.
Esta visita interactiva terminou no Núcleo Interpretativo de Terroso, junto à Cividade, onde, com a ajuda do arqueólogo municipal, aprenderam mais sobre o povo castrejo, importante povoado da Idade do Ferro.
O Museu Municipal promove visitas guiadas à Cividade de terça a sábado, que devem ser previamente marcadas através do telefone 252 090 002.

Memórias de África em livro a apresentar no próximo dia 12

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Os livros continuam a visitar a Póvoa de Varzim, agora com a apresentação da nova obra de José Cavalheiro Homem, a 12 de Março, às 21h30, no Diana Bar.
Para além da Terra é, nas palavras do autor, “livro sofrido, gostoso, um livro de alma onde se é dado encómio destaque a pessoas simples em lugar simples onde se tacteia a memória perseguindo a sombra das minhas recordações”. Recordações essas de África que o escritor recordou e de divertiu a relembrar. “Cada cor, cada esquina, cada árvore e cada acção está bem gravada porque eu já lá não estou mais, se estivesse talvez desvalorizasse os momentos, se estivesse não me seria permitido acreditar que tinha vivido tudo aquilo que neste livro é destapado por vezes em vernáculo dizer”. Para além da Terra são histórias “em novelos coloridos, palavras e ideias compostas em bi-ling em miscigenados dizeres e muitas delas vividas na primeira pessoa. Assim se pinta África nos anos sessenta, assim se canta África nos anos setenta e assim se chorou a Terra Mãe nos oitenta revivendo agora, em continuum, os presentes momentos. Tento pois, expulsar a dor nestes pequenos retalhos contados de quem perdeu o seu regresso”.
Na sessão de lançamento serão lidos alguns textos do livro pelo Professor Ângelo Vaz, Mestre de pintura.
José Cavalheiro Homem, nome recriado de Adelino José Cavalheiro Gonçalves, já apresentou na Póvoa de Varzim as suas obras
M’Africando e Trilhos. Nasceu e viveu a sua juventude em Luena, Moxico, Angola. Controlador de tráfego aéreo e piloto, é também autor da obra O meu curso de Aviação.

Acção Social inaugura formação para munícipes desempregados


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Câmara Municipal apresentou ontem, às 9h30 e, novamente, às 14h00, no Diana Bar, uma nova formação para 24 munícipes desempregados residentes nos Agrupamentos Habitacionais de Soares da Costa, Largo D. Luís I e Aver-o-Mar. Andrea Silva, vereadora do Pelouro da Acção Social, explicou aos formandos que o objectivo desta iniciativa é dotar os munícipes de competências para a empregabilidade. “O esforço não será só vosso. A Câmara Municipal está empenhada em colaborar convosco na procura de emprego e na consequente melhoria de vida. Estarem munidos de ferramentas que os auxiliarão nessa tarefa só será benéfico”, sublinhou a autarca.
Esta formação surge através de uma parceria com a Área Metropolitana de Serviços, empresa responsável pelas sessões de informação que vão decorrer às sextas-feiras, no Arquivo Municipal, até 21 de Maio. Nestas sessões serão abordados diferentes temas: Igualdade de oportunidades; Gestão de tempo; Gestão doméstica; Competências parentais; Comunicação e assertividade; Gestão de conflitos; Procura de emprego; Curriculum vitae; Entrevista de emprego/formação; Auto-imagem; Direitos e deveres dos trabalhadores.