quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sepúlveda e Sofia Marrecas Ferreira trazem novos livros à Póvoa de Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Amanhã dois grandes autores regressam à Póvoa de Varzim para o lançamento das suas mais recentes obras.
Luís Sepúlveda e Sofia Marrecas Ferreira estarão presentes no Diana Bar, às 21h30, para apresentarem, respectivamente, A Sombra do que Fomos e O Sangue da Terra.
A Sombra do que Fomos, um romance há muito esperado e que venceu o Prémio Primavera de Romance 2009, conta a história de um grupo de sexagenários, antigos militantes de esquerda, derrotados pelo golpe de Estado de Pinochet e condenados ao exílio, que decidem encontrar-se 35 anos depois. Mas nada é como dantes…
Sepúlveda regressa à Póvoa, onde esteve pela última vez em Outubro do ano passado para lançar A Lâmpada de Aladino, e, tal como já referiu, “estar aqui é muito mais do que vir a uma actividade profissional como escritor. Aqui reencontro-me com amigos”.

Quanto a O Sangue da Terra, este vem confirmar Sofia Marrecas Ferreira como uma das autoras mais relevantes na narrativa portuguesa. Este é o seu quinto romance, depois de Mulheres de Sombra, Uma História de Família, Da Cor dos Seus Olhos e Só por Amor. A obra é um hino às mulheres, à força com que se entregam ao amor e às suas paixões, à coragem com que assumem as suas escolhas e a sua liberdade. O ar, o calor e a imensidão da planície alentejana acabam por envolver os leitores.
A escritora, licenciada pela Universidade de São Paulo, Brasil, vive actualmente em Londres, onde obteve o seu mestrado com a tese “O Lisboeta Queirosiano”. Esteve na Biblioteca Municipal da Póvoa em Junho de 2008 para apresentar Só por Amor e manifestou o seu gosto em “passar por aqui”, referindo-se à cidade e ao Correntes d’Escritas.Recorde-se que o lançamento deste livro estava inicialmente agendado para 30 de Outubro mas, por imperativos profissionais, o seu lançamento foi antecipado para dia 29.
Cartoons e caricaturas em exposição


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“CampusCartoons na Filantrópica” é o nome da próxima exposição que esta cooperativa cultural vai receber entre 30 de Outubro e 21 de Novembro.
Trata-se de uma exposição individual de cartoons e caricaturas da autoria do poveiro Ricardo Campos e que promete divertir os visitantes. A entrada é gratuita e a inauguração decorre às 21h30 de dia 30.
Ricardo Campos é formado em Desenho Técnico Industrial pela Associação para a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, desempenhando até à data funções na área de projecto, formação, tecnologias de informação e comunicação. Autor de comic strips, charges, caricaturas, ilustração e cartoon editorial, é cartoonista do jornal Matosinhos Hoje, O Badalo, Póvoa Semanário, Passeio d’ Lisboa, Sporting Apoio e da fcplink. Associado da FECO-PORTUGAL, associação de cartoonistas portugueses, colabora com a revista electrónica de arte SHAREMAG, com o Clube dos Pensadores, com o Cibereconomy, com o Twitter Portugal, entre outros. É autor da rubrica “Lápis sem azul”, cartoons sobre a actualidade que desenvolve em parceria com João Quadros, um dos autores de “Tubo de Ensaio”, na TSF. Participou em diversas exposições colectivas como a “Colectiva da Primavera”, “Filan Art’s I” e “Filan Art’s II” realizadas na Filantrópica, na Póvoa de Varzim. Participou também na exposição colectiva FECO-PORTUGAL no “Salão de Caricatura, Desenho de Imprensa e Humorístico de Saint-Just”, próximo de Limoges, França.
Para abrir o apetite e aguçar a curiosidade relativa a “CampusCartoons na Filantrópica” visite a página de Ricardo Campos em http://blogdelacoesdoego.wordpress.com