sexta-feira, 12 de março de 2010

Fim-de-semana dedicado ao Ambiente na Póvoa de Varzim


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Floresta. E estando a protecção do Ambiente no centro das preocupações mundiais, a Póvoa de Varzim assinala a data com a plantação de novas árvores no Parque da Cidade e com a adesão à campanha “Limpar Portugal”.
500 novas árvores serão plantadas no Parque da Cidade, no dia 21, no âmbito da acção “Plante uma Árvore”, a que a autarquia poveira aderiu a convite da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Carvalho nacional, medronheiro, azevinho, amieiro e cupressus lusitanica são as novas espécies que irão habitar no Parque da Cidade. Serão plantadas 100 unidades de cada, cedidas pela Autoridade Florestal Nacional, contando a autarquia com a ajuda do Agrupamento de Escuteiros de Amorim, da Paróquia de S. José de Ribamar e ainda de um grupo de crianças e adolescentes da Casa do Regaço para o processo de plantação, que terá lugar a partir das 10h00.
Recorde-se que 2010 foi declarado, pela Assembleia-geral da ONU, o Ano Internacional da Diversidade Biológica. Assim, a Associação Nacional de Municípios organizou esta acção no âmbito da Semana da Árvore, que decorre de 15 a 21 de Março. Tem como objectivo sensibilizar da população para a importância da preservação e conservação da Biodiversidade, uma preocupação planetária que necessita de acções à escala local.
E se plantar novas árvores é um meio eficaz de proteger o Ambiente, combater a poluição é outro não menos importante. A pensar nisto, um grupo de amigos criou o projecto “Limpar Portugal” que terá lugar no dia 20. De âmbito nacional, o projecto contou com a adesão de mais de uma centena de pessoas da Póvoa de Varzim que irão limpar diversas zonas florestais em todo o concelho. Esta acção conta com o apoio da autarquia, que irá não só fornecer os sacos e luvas para a recolha do lixo, como também assegurar o transporte dos resíduos recolhidos. A LIPOR irá também distribuir sacos amarelos e verdes para a separação do lixo.
Este projecto, “Limpar Portugal”, é muito semelhante à iniciativa
“Limpar o Mundo, Limpar Portugal” que a autarquia poveira desenvolve desde 1998, em várias freguesias do município, sempre no terceiro fim-de-semana de Setembro. Nesta campanha, a Câmara Municipal fornece os sacos e as luvas para recolha de resíduos, competindo às juntas de freguesia participantes a dinamização da população local, que participa depois na manutenção dos espaços previamente definidos. Este ano será de 17 a 19 de Setembro.
A campanha Limpar o Mundo surgiu em 1989 pela mão de Ian Kiernan, um velejador australiano que, descontente com as quantidades de poluição que via nas suas muitas viagens pelo mundo, decidiu fazer alguma coisa para mudar a situação. Nesse ano, em Sydney, Ian conseguiu reunir 40 mil voluntários para efectuarem a limpeza do porto da cidade e, desde então, a campanha ganhou projecção mundial. Portugal começou também a participar e a Póvoa de Varzim tornou-se membro da associação Clean Up the World em 2004, continuando, até hoje, a dinamizar a população local para colaborar.

Procissão dos Passos em Amorim, Póvoa de Varzim e Rates


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No âmbito das celebrações da Semana Santa, a Póvoa de Varzim assiste, nos próximos três domingos, a três Procissões dos Passos: em Amorim no dia 14, na Póvoa de Varzim a 21, e em Rates no dia 28.
Na freguesia de Amorim a Procissão sai da Igreja Paroquial às 16h00, seguindo depois pela estrada nacional, parando junto da Capela de S. António de Cadilhe para o Sermão. Retoma depois a marcha, novamente em direcção à Igreja Paroquial.
Na Póvoa de Varzim, a procissão sai da Igreja da Misericórdia às 16h00, seguindo pelo Largo das Dores em direcção à Rua Senhor do Monte, Rua Visconde de Azevedo, Largo Eça de Queirós e pára no Largo do Cruzeiro para o Sermão. Continua pela Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria e Avenida Mouzinho de Albuquerque, recolhendo novamente na Igreja da Misericórdia.
Em Rates, a Procissão sai também às 16h00 da Igreja Românica, depois do Sermão do Pretório, seguindo pela Praça do Foral, onde decorre novo Sermão, pela Rua Direita, pela Rua Tomé de Sousa, recolhendo de novo na Igreja Românica onde se dá o Sermão do Calvário.

Debate sobre novo regime do crédito ao consumo com inscrições abertas



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No âmbito do Dia do Consumidor, assinalado a 15 de Março, o Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, através do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), organiza um debate sobre o “Novo Regime do Crédito ao Consumo”.
Este terá lugar no Auditório Municipal, a 24 de Março, às 14h00. Os interessados em participar neste debate, aberto ao público em geral, devem efectuar a sua inscrição, gratuita, até 19 de Março através do telefone 252 090 194, do fax 252 090 010 ou através do e-mail
ciac@cm-pvarzim.pt
Américo Gravato Morais, da Escola de Direito da Universidade do Minho, e Paulo Duarte, da Universidade Lusófona, são os convidados deste debate, moderado por João Mariz, do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados. A sessão de abertura, às 14h00, contará com a intervenção de Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico. Após o debate e pausa para café, o debate será alargado à plateia, seguindo-se o encerramento.

“Ala Arriba, Haiti” – Póvoa de Varzim dança contra a indiferença

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No dia 27 de Março, sábado, às 21h30, o Pavilhão Municipal será palco de um espectáculo de dança “Ala Arriba, Haiti” com o objectivo de angariar fundos para a missão de Assistência Médica Internacional (AMI), no Haiti.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal e irá reunir as principais academias de dança do concelho -ArteDança, Baila Pasión, Centro do Corpo, Gimnoarte, SportSpirit e Esquina de Tango (Gladys & Óscar / convidados especiais) - numa oportunidade única para partilhar o excelente trabalho ao nível da dança que tem sido desenvolvido a nível local e para demonstrar que a Póvoa de Varzim está solidária com as vítimas do terramoto.
Segundo a organização, “a tragédia ocorrida no Haiti, o drama humanitário que provocou e que assumiu proporções que nenhum de nós consegue imaginar, com mais de 200.000 pessoas mortas e várias centenas de milhares sem qualquer tipo de apoio e com um enorme trabalho de reconstrução para os próximos anos. Ninguém melhor que a AMI (a presença humanitária portuguesa no mundo), com a sua vasta experiência e trabalho por demais reconhecido, para fazer chegar a nossa ajuda da melhor maneira e a quem mais precisa. Estarão presentes responsáveis da AMI que irão partilhar connosco a realidade que se vive no país e o que a AMI irá fazer para ajudar da melhor forma quem tudo perdeu”.
Assim, é feito um apelo para que a população da Póvoa mostre o seu lado humanitário e marque presença num evento de grande qualidade e com um exemplar sentido de cidadania solidária. Cada um de nós será responsável por ajudar a encher o Pavilhão Municipal por esta nobre causa, divulgando a iniciativa e mobilizando as pessoas que nos rodeiam para estarem presentes.
Toda a receita arrecadada reverterá para a missão da AMI no Haiti, sendo que todos os participantes no evento colaboram em regime de voluntariado.Os bilhetes têm o custo de 5 euros e estão à venda nas academias participantes e nos seguintes locais: Bé, Sapataria Tony, Lamar, Kdois, Mombaka take-away, Pastelaria S. Tiago e Pavilhão Municipal.

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor: acções do CIAC vão marcar as comemorações


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na próxima segunda-feira, 15 de Março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, Centros de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de todo o país vão realizar sessões de sensibilização nas ruas mais movimentadas de cada concelho. O CIAC da Póvoa de Varzim estará na Rua da Junqueira, entre as 9h00 e as 17h30, disponível para prestar esclarecimentos, informando os consumidores dos seus direitos e deveres.
Este foi um desafio lançado pela Direcção Geral do Consumidor (DGC) aos 66 CIAC do país e ao qual o Centro da Póvoa de Varzim prontamente se associou. Consumidores informados estão mais protegidos é o mote desta acção.
Às 20h00, o CIAC estará na Escola EB 2/3 de S. Pedro de Rates para uma acção de sensibilização sobre direitos e deveres dos consumidores para os formandos dos cursos de Educação e Formação de Adultos.
Ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o CIAC da Póvoa de Varzim vai realizar, no dia 24 de Março, um debate sobre o
“Novo Regime do Crédito ao Consumo”. As inscrições estão abertas até dia 19 de Março.

Concessão da zona de jogo resulta em mais de 400 mil euros distribuídos entre entidades sociais

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Teve lugar ontem, 11 de Março, a entrega anual dos subsídios resultantes da concessão da zona de jogo, promovida pelo Turismo de Portugal. Um total de 437.407,85€ foram distribuídos por 24 entidades de relevância social do concelho.

José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, Luís Manuel Patrão, Presidente do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, António José Alegria, Director do Serviço de Inspecções de Jogos, Rui Simões, Director Geral de Operações da Varzim Sol e Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico participaram nesta cerimónia que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município.
“Os subsídios vêm um pouco mais tarde que o ano passado mas vêm a tempo de resolver algumas questões”, verificou o edil. Acrescentou também que, aproveitando a presença de Luís Manuel Patrão, conversaram sobre as verbas que o Turismo de Portugal atribuiu para as obras do Parque da Cidade e do Cine-Teatro Garrett. Confiante no “bom entendimento” que sempre teve com o organismo e com o seu Presidente, Macedo Vieira fez ver a importância da atribuição das verbas “para a valorização do Turismo na Póvoa de Varzim”.
Sobre o facto de os subsídios serem entregues agora, Luís Manuel Patrão explicou que desde há três anos para cá o Turismo de Portugal tem feito a atribuição de verbas após o fecho do ano e apuramento definitivo dos resultados das zonas de jogo, algo que não acontecia anteriormente. “Estamos a fazer as coisas de acordo com a lei”, sublinhou, “não podemos fazer a distribuição antes do ano terminar”.


As entidades que esta manhã receberam os subsídios foram: Centro Social de Bem-Estar de São Pedro de Rates (12.215,73€); Instituto Madre Matilde (12.187,43€); Varzim Sport Club (101.988,65€); Clube Desportivo da Póvoa (48.552,38€); Clube Naval Povoense (36.444,88€); Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar (3.157,17€); Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim (48.552,39€); MAPADI – Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (51.334,73€); Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim (39.973,99€); A Beneficente (22.153,17€); Cáritas (6.012,07€); Cruz Vermelha Portuguesa (6.012,07€); Instituto Maria da Paz Varzim (5.059,25€); Sociedade de São Vicente de Paulo de S. José de Ribamar (3.961,14€); Sociedade de São Vicente de Paulo da Lapa (3.961,14€); Sociedade de São Vicente de Paulo da Matriz (1.980,56€); Conferência Vicentina Feminina do Imaculado Coração de Maria (1.980,56€); Liga Portuguesa Contra o Cancro (12.957,45€); Centro Paroquial de Solidariedade Social de S. José de Ribamar (5.922,60€); Associação Banda Musical da Póvoa de Varzim (6.240,55€); Associação Poveira de Coleccionismo (695,92€); Centro Social Monsenhor Pires Quesado (2.132,46€); Centro Social e Paroquial de Terroso (1.965,78€) e Centro Social Bonitos de Amorim (1.965,78€).


Lean Thinking – pensamento explicado na Câmara Municipal

Da esquerda para direita: João Pulo Pinto e Afonso Oliveira

Infopóvoa / Póvoa de Varzim


João Paulo Pinto


Cerca de 100 pessoas assistiram, ontem à tarde, no Salão Nobre, a uma palestra sobre Lean Management, proferida por João Paulo Pinto, Fundador e Presidente da Direcção da Comunidade Lean Thinking (pensamento que se apresenta como o melhor antídoto para a crise porque apoia as organizações a focalizarem-se no que é verdadeiramente importante).
Como referiu Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, a iniciativa é de grande interesse para a comunidade e em tempo de crise o tema é da maior actualidade. “Todos temos interesse em saber como é que se cria valor e se faz mais ou o mesmo com menos” referiu, lembrando também o papel da Câmara Municipal na intermediação destas acções que têm como objectivo contribuir para a redução de custos e para o aumento da produtividade e lucro das empresas.
João Paulo Pinto informou que a filosofia do “pensamento magro” – Lean Thinking – surgiu como um sistema de gestão cujo objectivo é o desenvolvimento de processos e sistemas tendo em vista a eliminação do desperdício em toda a organização e a criação de valor para todas as partes interessadas. Trata-se de um modelo operativo, com técnicas e ferramentas bem consolidadas que ajudam a melhorar a eficiência global das organizações, sendo que para que esta oportunidade seja realizada é necessário contar com as pessoas. Atrair, preparar, comprometer, mobilizar, compensar e fazer um seguimento dos resultados das pessoas é um elemento chave, alertou o palestrante.
No sentido de despertar para oportunidades de melhoria, João Paulo Pinto referiu que em situação de crise é primordial que se converta este estado em oportunidade num processo de melhoria contínua com envolvimento e comprometimento passo-a-passo numa atitude proactiva. “Em média, 40% dos custos em qualquer negócio são puro desperdício. Eliminar este desperdício permite reduzir custos e dispor de um negócio mais rápido e flexível no mercado”, preveniu o orador mencionando reuniões e relatórios como exemplos de desperdícios que contribuem para que uma fatia significativa dos custos da organização sirvam para engordar.

O Presidente da Direcção da Comunidade Lean Thinking advertiu para o facto de que nas organizações apenas uma pequena percentagem das actividades acrescenta valor, sendo que a maioria são desperdício e como tal devem ser eliminadas. “Por norma, o desperdício está escondido e é difícil identificar. Esta situação exige que sejamos proactivos para encarar que não são 95% de desperdícios, mas sim 95% de oportunidades de melhoria”, acrescentou. É crucial que após a fase inicial da eliminação do desperdício (o emagrecimento controlado) se passe à criação de valor (criando músculo), pois muita da gordura das organizações poderá ser transformada em músculo, concluiu.
O palestrante identificou “esperas; excessos; stocks; transportes; movimentações; o próprio processo e defeitos” como desperdícios, sendo que “a maior manifestação de muda nas organizações é: que levante a mão quem achar que a sua empresa aplica na plenitude o potencial das pessoas que nela trabalham”. Para tornar-se lean é necessário fazer dieta a nível de equipamento; tempo das pessoas; material; peças e espaço e fazer exercício que passa por planear, fazer, verificar e ajustar, afirmou João Paulo Pinto anunciando a falta de humildade como falhanço deste pensamento.
Lembrando que não há receitas mágicas, João Paulo Pinto referiu que o conhecimento lean é adquirido através de tentativa e erro, prevenindo que Lean thinking é lean, desde que proporcione uma maneira de se fazer mais com menos, isto é, com menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e até mesmo menos espaço, enquanto simultaneamente se produzem produtos que os clientes realmente querem, na quantidade certa e no momento certo. Desta maneira consegue-se aumentar o valor enquanto se reduzem os desperdícios.Segundo João Paulo Pinto, a filosofia lean thinking revoluciona a maneira como a organização pensa e se comporta. Este acreditar na mudança e na melhoria contínua leva à aplicação correcta das práticas lean thinking e sustenta a dinâmica e o processo de melhoria contínua. Apesar dos conceitos que estão na origem deste pensamento terem mais de 50 anos, só recentemente é que estes começam a ser conhecidos e a receber o devido reconhecimento e aceitação.