quinta-feira, 8 de abril de 2010

PÓVOA DE VARZIM

Concerto n’A Filantrópica a favor do Instituto Maria da Paz Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Três alunos do 12º ano da Escola Secundária Eça de Queirós – Fábio Sousa, Luís Carvalho e Tiago Santos – e A Filantrópica convidam-no para um concerto, na sexta-feira, 9 de Abril, às 21h30, na sede da cooperativa poveira. Os três estudantes, no âmbito de um projecto escolar subordinado ao tema “Pobreza e Exclusão Social” e dado o seu envolvimento no Grupo de Sopros de Amorim, nos Pequenos Cantores de Amorim e no Amorim Laúndos Ensemble, desafiaram A Filantrópica para acolher um espectáculo musical na sua sede com o objectivo de angariar fundos para o Instituto Maria da Paz Varzim. A proposta foi bem recebida e o concerto com os três grupos musicais vai acontecer, então, na sexta-feira com um reportório que inclui músicas de John Lennon, Michael Jackson ou Louis Armstrong. Cada pessoa poderá contribuir com o valor que pretender ou puder.
No mesmo dia, a partir das 15h00 e no mesmo local, os três grupos musicais vão actuar para as crianças do Jardim de Infância do Instituto Maria da Paz Varzim, do Centro Social Monsenhor Pires Quesado e do Grande Colégio da Póvoa de Varzim.

PÓVOA DE VARZIM

X Mostra de Teatro Escolar propõe dez espectáculos em cinco dias

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Mostra de Teatro Escolar celebra dez edições entre 12 e 16 de Abril. Dez escolas e instituições educativas participam este ano, trazendo a cena peças de teatro encenadas pelos próprios alunos e professores.
Organizada pela Escola Secundária Rocha Peixoto, a Mostra vai-se dividir pelo Auditório Municipal, com actuações às 15h30 e às 22h00, e pelo recente Auditório da Escola, onde terá lugar o espectáculo de encerramento, pelos alunos da Rocha Peixoto, no dia 16, às 22h00. Apesar de abertos ao público em geral, os espectáculos são especialmente dirigidos à comunidade escolar da Póvoa de Varzim, pelo que as entidades escolares interessadas em levar alunos para assistirem à X Mostra de Teatro devem efectuar a reserva junto da organização. Os espectáculos são gratuitos mas, no entanto, a organização faz um apelo ao público em geral para que doe um contributo monetário simbólico à entrada.
Para além das peças de teatro, a X Mostra de Teatro Escolar traz este ano uma novidade, com a realização de quatro workshops sobre técnicas de teatro, dinamizadas por actores profissionais, para os jovens das escolas participantes. Estes irão decorrer na Escola Secundária Rocha Peixoto, n’A Filantrópica e ainda no Museu Municipal.
Participam a escola organizadora, a IES de Arzúa, Coruña, Galiza; A Filantrópica; o MAPADI; a Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende; o Externato Cooperativo, de Benedita; a Escola Secundária Tomás Cabreira e a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, ambas de Faro; a Escola Secundária de Peniche e a Escola Secundária André Gouveia, de Évora.

Programa:
12 de Abril
15h30 – Cerimónia de Abertura, Espectáculo d’A Trup (A Filantrópica)
17h00 - 1ª Sessão de Workshop com as escolas: Externato Cooperativo da Benedita, Escola Secundária Pinheiro e Rosa e Tomás Cabreira de Faro, Trup e Escola Secundária Rocha Peixoto
22h00 - Espectáculo do E.C. da Benedita
13 de Abril
9h30 - 2ª Sessão de Workshop com as escolas: E.C. da Benedita, E.S. Pinheiro e Rosa e Tomás Cabreira de Faro, Trup e E.S. Rocha Peixoto
15h30 - Espectáculo da E.S. Tomás Cabreira – Faro
17h00 - 3ª Sessão de Workshop com as escolas: E.C. da Benedita, E.S. Pinheiro e Rosa e Tomás Cabreira de Faro, Trup e E.S. Rocha Peixoto
22h00 - Espectáculo da E.S. Pinheiro e Rosa – Faro
14 de Abril
9h30 - 4ª Sessão de Workshop com as escolas: E.C. da Benedita, E.S. Pinheiro e Rosa e Tomás Cabreira de Faro, Trup e E.S. Rocha Peixoto
15h30 - Espectáculo do IES Arzúa – Coruña
17h00 - 1ª Sessão de Workshop com as escolas: E.S. de Peniche, E.S. André Gouveia de Évora, Trup e E.S. Rocha Peixoto
22h00 - Espectáculo da E.S. André Gouveia – Évora
15 de Abril
9h30 - 2ª Sessão de Workshop com as escolas: E.S. de Peniche, E.S. André Gouveia de Évora, Trup e E.S. Rocha Peixoto
15h30 - Espectáculo da E.S. Henrique Medina – Esposende
17h00 - 3ª Sessão de Workshop com as escolas: E.S. de Peniche, E.S. André Gouveia de Évora, Trup e E.S. Rocha Peixoto
22h00 - Espectáculo da E.S. de Peniche
16 de Abril
9h30 - 4ª Sessão de Workshop com as escolas: E.S. de Peniche, E.S. André Gouveia de Évora, Trup e E.S. Rocha Peixoto
15h30 - Espectáculo do MAPADI – Póvoa de Varzim
22h00 – Espectáculo da E.S. Rocha Peixoto (Auditório da E.S. Rocha Peixoto) / Encerramento da X Mostra de Teatro
23h30 - Festa Final dos Participantes

PÓVOA DE VARZIM

Geminação de Rates com cidade brasileira acontece na próxima semana
Armindo Ferreira

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, Armindo Ferreira, anunciou esta manhã a geminação da vila poveira com a cidade brasileira Mata de São João. Segundo explicou,
“num mundo cada vez mais globalizado, o contacto entre povos e culturas é um instrumento para o desenvolvimento. Ao assumirem a condição de comunidades-irmãs, os dois locais assumem o compromisso de conceber projectos que envolvam as populações e as organizações sociais”. Entre São Pedro de Rates e a Mata de São João existem laços históricos e culturais que potenciam um projecto que satisfaça interesses e necessidades em comum. Na origem desta afinidade está Garcia d’Ávilla, filho de Tomé de Sousa (1º Governador-Geral do Brasil), já que este foi o fundador da cidade de Mata de São João. Entre outros pontos que unem os dois locais, está a vontade, de ambos, de celebrar o seu património histórico, cultural e turístico.




Uma delegação de Rates estará na Mata de São João entre 11 e 18 de Abril, altura em que o protocolo entre as duas cidades será oficializado.
Viaje até ao local aqui. Retribuindo a hospitalidade, São Pedro de Rates irá receber cidadãos da cidade-irmã entre 22 e 29 de Abril. No dia 25, os visitantes aproveitarão a estadia para conhecer o Ecomuseu. Com a colaboração do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, a Junta de Freguesia irá realizar a iniciativa “O campo como há 100 anos”, acção integrada na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos cujo tema, este ano, é “Património Rural/Paisagens Culturais”.
Todos estão convidados a participar nesta acção, que começará às 14h30 com uma visita guiada pelos itinerários da água e do pão do Ecomuseu de Rates. O intuito é conhecer ou reviver as formas antigas de laborar no campo.