quarta-feira, 17 de junho de 2009

XVI Acampamento Juvenil viaja até Atlântida


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Entre 19 e 21 de Junho o Rates Park, em S. Pedro de Rates, é ponto de encontro para mais de quatro centenas de crianças que comemoram o fim do ano escolar no XVI Acampamento Juvenil.
Esta é uma actividade desenvolvida pelo Pelouro da Educação e que proporciona a alunos do 3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico momentos de convívio e aprendizagem, este ano sob o tema “Direitos e Deveres das Crianças” e percorrendo o imaginário da Atlântida, através da organização de jogos pedagógicos que decorrem ao longo de todo o Acampamento Juvenil.
A 16ª edição do Acampamento começa na sexta, às 11h30, com a Sessão de Abertura, na presença de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. No sábado, às 21h30, tem lugar o espectáculo de música e dança para pais e familiares das crianças participantes e, no domingo, a sessão de encerramento às 11h30.
Há semelhança de anos anteriores a autarquia conta com a colaboração pedagógica do Corpo Nacional de Escutas, responsável pela organização dos jogos pedagógicos, e do apoio logístico da Escola Prática de Serviços, que possibilita, entre outras coisas, que as crianças participantes pernoitem em verdadeiras “mega-tendas”, camufladas a preceito.

Serviço educativo convida a passar “Uma noite na Biblioteca”


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na próxima sexta-feira, 19 de Junho, a Biblioteca Municipal convida os mais novos a passarem uma noite mágica nas suas instalações. Intitulada ”Uma noite na Biblioteca”, esta é a segunda edição da iniciativa destinada a crianças entre os 6 e 8 anos que requer inscrições prévias, via on-line no sítio da Biblioteca Municipal, sendo aceites até ao limite de 15 participantes.
Todas as actividades de entretenimento a decorrer durante a noite desde a festa do pijama, jogos lúdicos e descoberta de mistérios fantásticos da Biblioteca serão acompanhadas pela equipa do Serviço Educativo, numa proporção de um adulto para cinco crianças. No fim do divertimento será servido um lanche nocturno e mais tarde, à hora de irem para a cama, irão ouvir histórias de encantar para embalar para o merecido sono.
O regresso a casa será feito na manhã do dia seguinte, às 9h30, depois de tomarem o pequeno-almoço recheado de livros e participarem numa oficina de expressão plástica, a contar e desenhar a experiência da noite passada.
Esta iniciativa tem como finalidade promover o convívio entre os mais novos, proporcionando o usufruto da Biblioteca não só como espaço de estudo mas também de lazer e brincadeiras.
Na página da
Biblioteca Municipal poderá consultar o programa completo da actividade bem como as condições de participação.

Dias de Festa Medieval na Póvoa de Varzim


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Entre 19 e 21 de Junho a Praça do Almada, na Póvoa de Varzim, viaja no tempo, pois é ali que, novamente o Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar, com o apoio da autarquia, organiza “Dias de Festa Medieval”.
São “momentos de História viva”, como caracteriza a organização, conseguidos através do empenho de alunos, professores e demais comunidade educativa, cujo trabalho final resulta num espaço que oferece um mercado, uma mostra de ofícios e artífices, uma zona “mística” com tendas de adivinhação, exibições de arte equestre e de falcoaria, passeios de burro e de carrossel ecológico, animação de rua, concertos, um cortejo histórico, um espaço infantil com contos, sessões de teatro, de fantoches e jogos tradicionais, música e ainda recriações históricas.
Do programa, destaque para o banquete de dia 19, aberto à participação da população em geral, mediante inscrição prévia pelos números 919 539 137 ou 252 690 590. À semelhança do ano passado, os convivas devem, dentro do possível, trajar de acordo com a era medieval. No dia 20, às 17ho0, decorre o Cortejo Real, que sai da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição em direcção à Praça do Almada. À noite, às 22h00, os Gallandum Galundaina oferecem um concerto musical. No domingo, último dia da Festa Medieval, decorrem recriações históricas, com malabaristas, ciganas, dança do ventre, música e artes circenses.
A Festa Medieval começa às 10h00, na sexta e no sábado, abrindo às 11h00 de domingo, mantendo-se aberta até à noite. Para mais informações, os visitantes podem dirigir-se ao Posto de Informação, situado entre a Câmara Municipal e a Caixa Geral de Depósitos. Lá podem consultar toda a programação, assim como o mapa da Praça do Almada Medieval, informação também disponível no
portal municipal.

Sessão de homenagens marcou 36º aniversário da cidade

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Câmara Municipal celebrou ontem, 16 de Junho, o 36º aniversário da elevação da Póvoa de Varzim à categoria de cidade homenageando “três exemplos da nossa melhor cidadania”: Alfredo Graça, MAPADI e Varzim Sol.
Sobre os homenageados, Macedo Vieira, Presidente da autarquia, referiu que “são a melhor demonstração de que a Póvoa de Varzim dispõe de uma Sociedade Civil que, na diversidade dos seus contributos, é a melhor garantia de que a cidade continuará a honrar a sua história”.
A Alfredo Graça, a título póstumo, foi atribuída a Medalha de Reconhecimento Poveiro – Grau Prata, entregue à sua esposa Maria Luísa Cunha , enquanto que ao MAPADI e à Varzim Sol foi concedida a Medalha de Reconhecimento Poveiro – Grau Ouro, recebidas pelos seus representantes, Aparício Quintas e Mário Assis Ferreira, respectivamente.

Da esq. para a dir.: Aparício Quintas, M.ª Luísa Cunha , Mário Assis Ferreira e Macedo Vieira

Referindo-se a Alfredo Graça, Macedo Vieira admitiu que “foi exemplo notável do cidadão que, vivendo empenhadamente a sua condição de Poveiro, aceitou servir a comunidade no período, politicamente conturbado e sensível, de implantação da democracia local. E prestou esse serviço com a mesma disponibilidade e desapego pessoal com que atendia os seus conterrâneos no exercício da sua profissão de clínico. Foi, como presidente da Comissão Administrativa do município, o homem delicado, humilde, disponível, que era no consultório”. “Do Dr. Alfredo Graça pode dizer-se que cumpriu o dever de cidadão da «Res-Pública»: servir a coisa pública. (…) Foi cidadão do mundo, mas nunca esqueceu a sua cidade, a sua rua.”, afirmou o Presidente da Câmara.
Estas e outras qualidades foram também reconhecidas publicamente por João Francisco Marques, Rui Faria e Joaquim Cancela, cidadãos poveiros que em diferentes circunstâncias e momentos da vida conviveram com Alfredo Graça. Atencioso e prestável, ponderado, perspicaz, inquieto e sensível, ávido de perfeição, homem douto e de espírito independente caracterizam a personalidade do homenageado que foi unanimemente considerado um “exemplo de vida” que “exerceu Medicina com elevado profissionalismo” e a quem identificam o gosto pela música, mais concretamente a música de cordas, o violino. De facto, a Arte foi uma paixão para Alfredo Graça, como testemunhou Luís Graça, filho do homenageado, que na cerimónia fez questão de proferir palavras escritas pelo seu pai há mais de 30 anos. Estas, num cartão de aniversário dirigido à filha, diziam “nunca te esqueças da arte. A vida sem arte é cinzenta e triste.”

Em relação ao MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual), Macedo Vieira afirmou que “é o exemplo de uma resposta notável da sociedade civil à problemática da formação e da integração das crianças com deficiência intelectual. O MAPADI é, pois, nos nossos dias, uma instituição de referência na vida da nossa cidade, não só pelo serviço educativo que presta, mas também por outras colaborações que disponibiliza e através das quais reforça e estreita os laços de colaboração com a comunidade.” O edil poveiro reconheceu o esforço de todos aqueles “que, ao longo destes 33 anos, sonharam e construíram a bela realidade que hoje nos enche de orgulho. Esta homenagem à Instituição é, antes de mais, uma homenagem a todos esses – que aqui evoco na pessoa do Sr. Aparício Quintas, o primeiro e o principal símbolo deste sonho feito realidade”. Em representação da instituição, Aparício Quintas agradeceu a medalha dizendo que esta “é o símbolo do reconhecimento do nosso esforço em prol do deficiente” acrescentando que “a capacidade de ter grandes sonhos sempre alimentou a nossa instituição e continuamos a sonhar porque o sonho alimenta a alma”. “Na ânsia de crescer, o MAPADI continuará a fazer o bem e melhor”, terminou Aparício Quintas


Aparício Quintas, MAPADI

A propósito da Varzim Sol, concessionária da Zona de Jogo da Póvoa de Varzim, Macedo Vieira afirmou que “é hoje uma das mais importantes alavancas ao serviço do desenvolvimento turístico, social e cultural do concelho, na concretização de um projecto que, com os naturais solavancos de um percurso difícil, teve início há 80 anos com a criação da Empresa de Turismo Praia Póvoa de Varzim e continuidade na Sociedade Poveira de Empreendimentos Turísticos (SOPETE), antecessora da actual concessionária”. “O que podemos testemunhar é que este projecto, naturalmente corrigido e adaptado ao longo dos tempos, foi decisivo para o desenvolvimento da Póvoa de Varzim. E que, com a actual concessionária, a Varzim Sol , e com o aumento exponencial das receitas a que a sua sábia gestão conduziu, cresceu na mesma proporção o contributo para o desenvolvimento da cidade, que assim ganha capacidade competitiva e, graças a ela, devolve à Zona de Jogo mais receita, num círculo virtuoso que é vital defender e aprofundar”, acrescentou o autarca. Macedo Vieira terminou referindo-se à liderança brilhante dos administradores mais próximos da Varzim Sol, Mário Assis Ferreira, Dionísio Vinagre e Vasco Fraga, “cuja identificação com os interesses da cidade é a melhor garantia de que está a ser cumprido, e terá continuidade, o sonho visionário de há 80 anos”.

Mário Assis Ferreira, Varzim Sol

À homenagem prestada pela Câmara Municipal, Mário Assis Ferreira associou duas palavras, “orgulho e dever”, orgulho pelo reconhecimento feito à empresa que lidera e dever de a merecer, admitindo que a Varzim Sol tem subjacente uma política de gestão que garanta a sua sustentabilidade e viabilidade económica fazendo dela um centro multidisciplinar em que arte, gastronomia, cultura, espectáculo e jogo existam num ambiente de convívio e lazer. Referindo-se às verbas da concessão de jogo que a Varzim Sol atribui a instituições com relevância social na Póvoa de Varzim, Mário Assis Ferreira assumiu a convicção de que uma empresa quando está no concelho, está de corpo inteiro e deixou uma certeza final “o que somos, tal como somos é a nossa forma de vida. O que somos não muda, o que muda é o que fazemos”.
Álvaro Moreira, Presidente da Assembleia Municipal, reforçou a legitimidade dos homenageados neste 36º aniversário de elevação a cidade, referindo os seus "exemplos de honestidade, competência e empreendedorismo". Da simplicidade, bondade e sensibilidade de Alfredo Graça, passando pelo meritório "esforço de trabalho que deve ser reconhecido" do MAPADI, ao "mais positivo contributo turístico à cidade” proporcionado pela Varzim Sol, Álvaro Moreira dirigiu elogios aos agraciados com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, pelos seus "comportamentos exemplares".

Encontro Internacional de Jovens: inscrições abertas até fim de Junho


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Estão abertas as inscrições para o Encontro Internacional de Jovens que este ano tem como destino Malta, entre 14 e 27 de Julho.
Os interessados, que devem ter entre 14 e 17 anos, devem submeter a sua inscrição junto do Gabinete de Atendimento ao Munícipe no edifico da Câmara Municipal, na Praça do Almada, ou então enviar a ficha de inscrição, que pode encontrar
aqui, e bilhete de identidade, devidamente digitalizados, para http://es.mc276.mail.yahoo.com/mc/compose?to=geminacao@gmail.com. As inscrições encerram a 30 de Junho, sendo que o valor da inscrição, na ordem dos 850 euros, inclui a alimentação, a estadia, o transporte e ainda as actividades que serão desenvolvidas.
Organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas, com o apoio da autarquia e da União Europeia, o Encontro Internacional de Jovens reúne participantes não só da Póvoa de Varzim mas também de outras cidades com quem a Póvoa celebrou relações de geminação, a saber: Eschborn, na Alemanha, Montgeron, em França e Zabbar, em Malta. Rotativamente , cada um destes países é anfitrião do Encontro, que tem também uma vertente temática. Assim, este ano, os jovens participantes vão-se reunir tendo como tema “Os 4 elementos”, não faltando um programa de actividades que inclui piscina, praia, circuitos pedestres, jogos interactivos, fotografia, passatempos, futebol, basquetebol, visitas culturais, entre outras.
Esta é a 21ª edição do Encontro Internacional de Jovens que, desde 1988, reúne participantes das cidades geminadas com o objectivo de promover o diálogo intercultural, proporcionando-lhes o contacto directo com jovens de outras culturas, uma forma de promover a tolerância, a cooperação e a aceitação da multiculturalidade da Identidade Europeia.
Obtenha mais informações no portal municipal, em
www.cm-pvarzim.pt/cidadesgeminadas

Rastreio gratuito de doenças cardiovasculares, quinta-feira, 18

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na quinta-feira, dia 18, a Clipóvoa irá disponibilizar gratuitamente uma equipa de enfermagem que procederá ao rastreio de doenças cardiovasculares (diabetes, colesterol e tensão arterial) a todos os funcionários da Câmara Municipal interessados.
A iniciativa irá decorrer entre as 8h30 e as 12h00, na Sede dos Serviços Sociais, situada na Praça do Almada (perto da Loja do Ambiente), com atendimento limitado a 120 pessoas.
No entanto, até sábado, 20, a equipa da Clipóvoa estará no Diana Bar a prestar os rastreios gratuitos.
Esta actividade é promovida no âmbito da iniciativa “Damos ouvidos ao seu CORAÇÃO”, organizada pela Clipóvoa com o apoio da Câmara Municipal, de 18 a 21 de Junho, no Diana Bar. Durante quatro dias, o Hospital Privado faz o apelo à comunidade para ouvir o seu coração e apostar na prevenção com um programa variado de actividades desde rastreios gratuitos, sessões informativas, cursos de noções de suporte básico de vida, um concurso de desenho, aulas de ginástica, aulas de tai chi, danças de salão e caminhada.com o objectivo apelo à comunidade para ouvir o seu coração e apostar na prevenção com um programa variado de actividades desde rastreios gratuitos, sessões informativas, cursos de noções de suporte básico de vida, um concurso de desenho, aulas de ginástica, aulas de tai chi, danças de salão e caminhada.


Jornada musical dos Pequenos Cantores de Amorim marcada pelo sucesso

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Terminou, no passado domingo, 14 de Junho, a digressão de dez dias e oito actuações dos Pequenos Cantores de Amorim pelo país e por Itália.
O roteiro musical teve início a 5 de Junho, na Igreja Paroquial de Amorim seguindo no dia seguinte para Guimarães onde se apresentaram na Igreja de São Sebastião. Mas o momento mais marcante desta viagem foi sem dúvida vivido no Vaticano, no dia do Corpo de Deus.
Igreja de Santo Inácio
Basílica de S. Pedro no Vaticano

Fátima


A primeira exibição em Roma teve lugar na terça-feira, 9, na Igreja de Santo Inácio num encontro de coros que contou com a presença dos coros 9/11 Family Center Children’s Choir - EUA, Ural Cossacks Choir - Rússia e Chor der Nürnberger Wasserschutzpolizei - Alemanha.
No dia seguinte estiveram na Praça de S. Pedro na Audiência das Quartas-feiras, um dos momentos especiais no qual Bento XVI dirigiu a seguinte bênção aos Pequenos Cantores de Amorim: «Dirijo agora uma cordial saudação a todos os peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao grupo brasileiro de Santa Catarina e aos "pequenos cantores" de Amorim, Portugal, pedindo à Virgem Mãe que guarde a vida e a família de cada um com um canto de louvor perene a Deus e de bênção generosa para quantos cruzam o seu caminho. Obrigado pela vossa jubilosa participação neste encontro com o Sucessor de Pedro. Sobre vós e vossos entes queridos, desça a minha Bênção». Às 17h00, actuaram na Eucaristia Vespertina do Corpo de Deus no Panteão de Roma, presidida pelo Monsenhor António Tedesco, celebração destinada aos peregrinos de língua alemã.
Na quinta-feira, dia 11, animaram a Eucaristia do Corpo de Deus, às 17h30, na Basílica de S. Pedro no Vaticano, onde foram bastante aclamados pela sua prestação.
Segundo Guilherme Peixoto, responsável pelo coro, no dia 12, último em Itália, “os Pequenos Cantores de Amorim fecharam com chave de ouro a ida a Roma, num concerto em que cada música era aplaudida como se fosse a última”, na Igreja do Instituto de Santo António dos Portugueses, com a apresentação do tema «Pequenos Cantores de Amorim, 7 anos a levar e a louvar a Deus». Este concerto destinou-se a ajudar a Associazione DUFASHANYE (Órfãos do Burundi), associação com sede em Roma.
No domingo, dia 14, já em Portugal, na Basílica da Santíssima Trindade em Fátima participaram no 1º Encontro Nacional de Coros Infantis do Santuário de Fátima. Neste encontro participaram os seguintes coros: Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima; Pueri Cantorum - Coro Infantil da Igreja dos Pastorinhos - Alverca; Coro e Orquestra da Escola de Música do Conservatório Nacional - Lisboa; Coro de Câmara Infantil da Academia de Música de Santa Cecília - Lisboa; Coral Brigantino Infantil - Bragança; Coro Infantil de São Pedro - Pedroso e Coro das Crianças e Jovens da Barreira.
Nesta longa jornada, os Pequenos Cantores de Amorim foram dirigidos pelo seu maestro Pedro Nuno Leite , acompanhados ao piano por David Baptista Ferreira e contaram com a ajuda e participação da soprano e sua preparadora vocal Liliana Sofia Coelho. Com eles viajou o Grupo de Sopros de Amorim e o Coro Manuel Giesteira.
Para além do contributo da paróquia de Amorim e os pais dos membros do coro, os Pequenos Cantores de Amorim contaram com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Junta de Freguesia de Amorim, FILIBRANCA Estamparia - Laúndos, RICAP SHOES - Felgueiras, TYPEFACE, e Cruz Vermelha Portuguesa, Núcleo da Póvoa de Varzim.
A próxima grande actividade do grupo é a organização da segunda edição do Ciclo Coral Sinfónico de Amorim com a apresentação da obra Stabat Mater de Pergolesi pelos Pequenos Cantores de Amorim no dia 1 de Dezembro de 2009 às 18h00. Poderá saber um pouco mais sobre os Pequenos Cantores de Amorim no espaço virtual do coro em
www.myspace.com/pequenoscantoresdeamorim.

Dias dedicados ao coração, na Póvoa de Varzim, de 18 a 21 de Junho

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
De 18 a 21 de Junho, a Clipóvoa, com o apoio da Câmara Municipal, organiza a 3ª edição da iniciativa “Damos ouvidos ao seu CORAÇÃO”, que decorre no Diana Bar.
Durante quatro dias, o Hospital Privado faz o apelo à comunidade para ouvir o seu coração e apostar na prevenção com um programa variado de actividades desde rastreios gratuitos, sessões informativas, cursos de noções de suporte básico de vida, um concurso de desenho, aulas de ginástica, aulas de tai chi, danças de salão e caminhada.
“Dê atenção à sua tensão”, “Doenças cardiovasculares: 1ª causa de mortalidade em Portugal” e “Como manter a forma física” são os três temas gerais que darão mote às sessões informativas que terão lugar de quinta a sábado , entre as 17h00 e as 18h00 e contarão com a participação de diferentes especialistas. Durante estes três dias, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, a população terá oportunidade de verificar os seus níveis de colesterol, diabetes, pressão arterial e índice corporal, gratuitamente e será também convidada à degustação de produtos saudáveis.
Do programa constam também cinco cursos de noções de suporte básico de vida, de inscrição gratuita mas obrigatória, sendo que um deles se destina a alunos do 10º ano do Colégio de Amorim. Os restantes quatro decorrem quinta e sexta, às 14h30 e sábado às 10h30 e às 14h30. As inscrições devem ser feitas nos dias que antecedem o evento, através do número 252 690 900 ou através do e-mail
damosouvidos@hospor.pt, podendo os interessados fazer o download da ficha de inscrição em www.clipovoa.pt.
Destinado a alunos dos 12 aos 16 anos, irá decorrer um concurso de desenho subordinado ao tema “Doenças Cardiovasculares”, com entrega de prémios aos três primeiros classificados. Os mais novos serão ainda protagonistas de uma peça de teatro intitulada “a vida” encenada por alunos da pré-primária do Grande Colégio, quinta-feira, às 10h30.
Entre os dias 18 e 20 está também prevista a realização de aulas de Tai Chi, às 18h30, e aulas de ginástica ao ar livre, às 16h30 e nos dias 19 e 20 também às 10h30.
O evento termina no domingo, 21, com o sorteio de dois check-up cardiológicos, realizado após uma caminhada com ponto de encontro marcado para o Diana Bar, às 10h00.
Pode consultar o programa completo de “Damos ouvidos ao seu CORAÇÃO”
aqui.