segunda-feira, 6 de julho de 2009

Concurso Fotográfico à descoberta de S. Pedro de Rates


Infopóvoa / Póvoa de Varzim

De 06 a 20 de Julho estão abertas as inscrições para o Concurso “Safari Fotográfico”, uma iniciativa da Turel, em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que convida a descobrir o património cultural e natural de S. Pedro de Rates.
O evento terá lugar no dia 25 de Julho e todos os participantes são convidados a fazer um percurso pedestre de 6 Km pela freguesia de S. Pedro de Rates, sendo que, em simultâneo, podem registar fotograficamente todo o património cultural e natural ao longo do caminho e participar com essas fotografias no concurso.
Haverá um autocarro disponível para assegurar o transporte dos participantes na deslocação da Póvoa de Varzim para S. Pedro de Rates e respectivo regresso com saída da Central de Camionagem.
Está disponível, no
portal municipal, toda a informação relativa ao concurso, desde regulamento, programa e ficha de inscrição que poderá descarregar, preencher e entregar no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim. Poderá ainda inscrever-se na página da Turel, em www.turismoreligioso.org ou através de email para turel@turismoreligioso.org (Turel) ou pturismo@cm-pvarzim.pt (Posto de Turismo).
O transporte e a inscrição são gratuitos.
No sentido de valorizar as competências fotográficas de cada participante serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados: 1º prémio – fim-de-semana, para duas pessoas, nas Pousadas de Portugal, com tudo incluído ; 2º prémio – cheque brinde no valor de 50 euros e 3º prémio – jantar para duas pessoa num restaurante da Póvoa de Varzim.
Além disso, todos os trabalhos serão expostos no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim.

Verão uma cidade que sorri

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Aquecida pelos raios de sol, a Póvoa de Varzim redobra a sua alegria no Verão e é, de novo, uma cidade que sorri.
O bom tempo, a beleza da cidade e as praias sem fim atraem milhares de visitantes que os munícipes tão bem recebem. Tanto para uns como para outros, os encantos da Póvoa vão para além do sol e do mar, sendo completados pelo vasto programa de animação organizado quer pela Câmara Municipal quer pelos seus parceiros sociais, que nos meses de Verão ganha mais dinamismo.
A música, claro, não falta. A literatura também cá está, assim como as actividades infantis, a gastronomia, as exposições, o artesanato, o desporto, as festas religiosas, as feiras temáticas e ainda muitas outras actividades bem animadas que, acima de tudo, prometem agradar a todos. É caso para dizer que todos verão uma cidade que sorri.
Para quem não quer perder pitada, a Agenda de Verão está já disponível em vários serviços públicos, como, por exemplo, no Posto de Turismo ou junto ao serviço de atendimento da Câmara Municipal e ainda no
portal municipal. Esta inclui toda a informação sobre os eventos que vão decorrer na Póvoa de Varzim até 30 de Setembro, acompanhada de dezenas de imagens ilustrativas. Pela sua linguagem acessível e formato intuitivo, a Agenda de Verão é, por isso, um instrumento que lhe abre as portas para a grande variedade de eventos que a Póvoa de Varzim vai receber, facultando toda a informação necessária.
E porque não é possível referir todas, destacamos algumas actividades que, pela sua importância ou pela sua abrangência, são momentos a não perder.
Comecemos então pela gastronomia. O povo português, conhecido pela sua excelente cozinha, é também um apreciador de bom repasto. Por isso, e porque agradar ao estômago é meio caminho para se conquistar um coração, a autarquia aconselha uma visita, durante as sextas-feiras e fins-de-semana, a um dos inúmeros restaurantes aderentes à campanha
Sabores Poveiros. Esta oferece, todos os meses, um prato diferente que obedece à lógica de divulgar e preservar o que de melhor a cozinha poveira tem, com a sua mistura mágica entre alimento do mar e alimento da terra. Só para exemplificar, o mês de Julho é dedicado à apreciada sardinha, seja ela assada na brasa ou cozinhada com um arroz. O peixe grelhado, em Agosto, e os mariscos, em Setembro, completam este menu de Verão.
Para quem aprecia outro tipo de alimento, nomeadamente aquele que só encontra nas páginas dos livros, a autarquia apresenta também uma bela lista. Para abrir o apetite, as
Bibliotecas de Praia, uma no Diana Bar, outra na Praia da Lagoa. Aqui, pode-se ler um livro ou um jornal, requisitar obras, aceder à internet e até manter os mais novos bem entretidos por entre actividades de pintura e de leitura animada de contos, de 1 de Julho a 6 de Setembro. Como prato principal, e entre 31 de Julho e 16 de Agosto, a Feira do Livro volta ao Largo do Passeio Alegre trazendo não só milhares de obras, desde as mais recentes até às quase raridades, mas também um programa de actividades paralelas que inclui música, dança, lançamento de livros, entre outros. A 3 de Agosto abre a Biblioteca de Jardim, na Casa Manuel Lopes, um espaço diferente, muito apetecido pelas crianças que gozam, por entre livros, a calma dos jardins.
Na música são muitos os concertos programados, desde os de cariz mais clássico até às novas tendências. No entanto, entre todos eles destaca-se o
XXXI Festival Internacional de Música que, entre 10 e 31 de Julho, decorre em espaços como o Auditório Municipal, o Museu Municipal, a Igreja Matriz, a Igreja de S. Pedro de Rates ou o Diana Bar.
E na Póvoa de Varzim viaja-se no tempo também, com as recriações históricas, cujo sucesso em edições anteriores faz delas um dos momentos mais aguardados em toda a programação de Verão. Assim, este ano, vai-se até à Idade do ferro com a Recriação Histórica em Terroso a 8 e 9 de Agosto, e em Rates, com uma Feira temática, de 21 a 23.
E já que falamos em feiras, e se aprecia uma boa compra, pode sempre fazer uma visita à
Mostra de Artesanato Local, patente na Esplanada do Carvalhido até fim de Agosto. Uma boa oportunidade para ver artesãos a trabalhar ao vivo e comprar peças feitas à mão e, por isso mesmo, únicas. Com um fim diferente decorre a Exposição de Solidariedade do concelho da Póvoa de Varzim, entre 17 e 19 de Julho, no Largo do Passeio Alegre, onde pode adquirir produtos e assim ajudar as inúmeras associações e instituições que ajudam os mais carenciados. A Mostra de Actividades, que decorre no mesmo local mas entre 23 e 26, tem como objectivo dar a conhecer as inúmeras associações culturais, recreativas e desportivas do município, que, divididas por pavilhões, promovem a venda de produtos variados. Para quem procura uma boa antiguidade há sempre a Feira de Velharias e Antiguidades, no segundo domingo de cada mês na Praça Marquês de Pombal. Em S. Pedro de Rates decorre uma das mais importantes feiras do sector agrícola, a Agroleite, entre 16 e 19 de Julho, nas instalações da LEICAR, a organizadora do evento. Para além das exposições e com concursos de gado, os visitantes podem também adquirir produtos alimentares nacionais de qualidade e apreciar a melhor carne portuguesa num dos muitos restaurantes disponíveis.
No desporto, várias são as actividade previstas ou não fosse o bom tempo um excelente convite para gozar o ar livre. Assim, entre Julho e Agosto decorre o Verão Desportivo, com a promoção da prática desportiva em vários espaços, incluindo a Praia do Carvalhido e a Praia da Lagoa, onde decorrem as aulas de aeróbica. Para os amantes de ténis, o 3º Open da Póvoa de Varzim acontece entre 27 de Julho e 2 de Agosto na Academia de ténis, uma actividade promovida pela School Eventos.
E porque as festas populares são, talvez, o que de mais genuíno uma terra tem, não podíamos deixar de referir as festividades de Nossa Senhora da Assunção, a 15 de Agosto, cuja procissão encontra o seu momento emblemático quando a Virgem é saudada por milhares de foguetes no momento em que o andor é virado para o mar, junto à marginal. Uma rápida consulta à Agenda de Verão permitir-lhe-á descobrir que muitas outras festas religiosas vão ter lugar na Póvoa nos próximos três meses, cada uma com a sua tradição.
Por último, e pelo carácter animado e peculiar, referência ao 4º Festival de Animação de Rua, organizado pela Associação Comércio ao Ar Livre, a 5 de Setembro. Durante todo o dia, muitos animadores de rua vão dar a conhecer os seus dotes no que toca a pôr pessoas a rir nos vários palcos que vão ficar instalados entre a Praça do Almada e o Largo do Passeio Alegre.
No portal municipal pode manter-se a par de tudo o que acontece, através de notícias e imagens. Siga o sorriso em
www.cm-pvarzim.pt

Dia Metropolitano dos Avós com inscrições abertas

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Estão abertas as inscrições para o Dia Metropolitano dos Avós, evento que, no dia 26 de Julho, no Aeródromo da Maia, reúne avós residentes em nove municípios da Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP).
As inscrições são limitadas a 100 participantes, sendo que, na Póvoa de Varzim, estas decorrem até 10 de Julho, no Departamento de Desenvolvimento Local (antigo quartel), em dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Os interessados em participar devem fazer-se acompanhar, no momento da inscrição, pelas fotocópias do seu bilhete de identidade, do bilhete de identidade do filho/a e do bilhete de identidade do neto/a.
No dia 26, os inscritos devem reunir-se na Central da Camionagem às 13h00, para que sejam transportados para o local do evento, que começa às 14h00 e se estende até às 17h30. O Dia Metropolitano dos Avós é um evento da responsabilidade da GAMP, que conta com o apoio da Câmara Municipal. Evoca o Dia dos Avós, celebrado no mesmo dia, proporcionando um momento de confraternização e diversão aos munícipes avós incluindo, para isso, um espectáculo cujas actuações possuem características culturais e recreativas de cada município. A organização oferece ainda o lanche e a água a todos os participantes.

Conselho Local de Acção Social em reunião extraordinária


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Amanhã, às 19h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o Conselho Local de Acção Social (CLAS) reúne para a 13ª Sessão Plenária. Da agenda da reunião, faz parte a apresentação das candidaturas ao Programa Operacional Potencial Humano (POPH) por parte de três instituições particulares de solidariedade social da Póvoa de Varzim.
Estas candidaturas, promovidas pelo Instituto da Segurança Social, inscritas no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), através do programa POPH, submetem-se à tipologia de intervenção 6.12, que trata do Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social. Depois de já as terem submetido perante o QREN, A Beneficente, o Centro Social e Paroquial de Navais e o Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual apresentam as suas candidaturas nesta sessão plenária, para que o parecer positivo do Núcleo Executivo do CLAS seja ratificado pelos restantes membros.
Tanto A Beneficente como o Centro Social e Paroquial de Navais apresentam um projecto de construção de um lar de idosos, um centro de dia e de apoio domiciliário, sendo que o MAPADI candidata-se ao financiamento para a construção de um Centro de Actividades Ocupacionais.
Durante esta sessão extraordinária serão também entregues os Certificados de Qualificação aos formandos, técnicos das Instituições Particulares de Segurança Social, que frequentaram, em 2008, o curso de Gestão da Qualidade/Evolução e Normas do Sistema na ICONFILE.

Futebol Inter-Freguesias encerra comemorações do 25º aniversário “em família”

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na passada sexta-feira, 3 de Julho, decorreu, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a sessão solene de encerramento do 25º aniversário do Campeonato de Futebol Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim, ao qual se seguiu jantar convívio no Restaurante Aqueduto.


A cerimónia foi presidida por Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, e contou com a presença de Aires Pereira, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro do Desporto, Silva Pereira, em representação da Assembleia Municipal, João Araújo , da Federação de Futebol Popular do Norte, Castelo Branco, da Associação de Futebol do Porto e Lopes de Castro, Presidente do Varzim Sport Club.
Na sua saudação desportiva, Aires Pereira lembrou que “em Outubro de 1983, o Inter-Freguesias nasceu de uma iniciativa do poder político” cuja organização, actualmente, “é assumida, por inteiro, por uma estrutura que emana da vontade colectiva das equipas participantes, o que quer dizer que o Inter-Freguesias conquistou, por mérito próprio, a sua independência, organizando-se autonomamente e afirmando-se como espaço de cidadania”. Reconhecendo o carácter pioneiro da iniciativa, o Vereador do Desporto afirmou que “ a Póvoa de Varzim é, pois, e graças ao Inter-Freguesias, uma referência nacional do Futebol Popular – como é, graças a este e a outras modalidades, uma referência nacional em termos de massificação da prática desportiva”. “O movimento associativo da Póvoa de Varzim é, pois, líder nacional em termos de maturidade, independência, empreendedorismo. É uma escola de cidadania, pela aprendizagem e vivência da democracia, pela exemplificação e pela vivência do voluntariado.”, acrescentou Aires Pereira. O responsável autárquico pelo Desporto salientou ainda “o espírito desportivo” de todos quantos estão envolvidos neste campeonato recordando que “não houve, ao longo de todo este 25º campeonato, um único incidente – dentro ou fora do campo” e fazendo o apelo para que “doravante, seja sempre assim”. Aires Pereira deixou ainda uma palavra de reconhecimento a António Pereira , “que continua, 25 anos após o arranque do projecto, como o seu mentor, impulsionador, o homem que programa, que executa” e a quem “devemos, por isso, mais que este Campeonato, o exemplo que o Campeonato é, a escola em que o Campeonato se converteu”.
Também Macedo Vieira reconheceu António Pereira como o “patriarca do inter-freguesias”, com total autonomia na direcção da associação que encabeça e que ao fim de 25 anos é um exemplo de vivência saudável sem que houvesse um único incidente a apontar, referiu concordando assim com Aires Pereira. O Presidente da Câmara Municipal lembrou que uma sociedade em conflito provoca dirigentes em conflito e a autarquia de tudo tem feito para que a Póvoa de Varzim continue a proporcionar uma vivência saudável à sua sociedade, visto ser “uma cidade com maturidade e de bem consigo própria”.


A Póvoa de Varzim dispõe ainda de um conjunto de infra-estruturas com óptimas condições para a prática desportiva que muito contribuíram para a massificação desportiva, afirmou Paulo Costa , convidado para evocar os 25 anos de futebol inter-freguesias na abertura da sessão, pela forte ligação que tem à associação como ex-atleta, dirigente e também como antigo Vereador do Pelouro do Desporto. “Hoje estamos, efectivamente, em família”, disse Paulo Costa , uma família que envolve perto de 5000 pessoas que muito têm contribuído para a evolução do inter-freguesias desde a criação das escolinhas à internacionalização, ou seja, o grande salto dado com a integração na Federação de Futebol Popular do Norte, sem esquecer o futebol feminino que se disputa num campeonato com qualidade muito aceitável.
Contando com a colaboração das Tricanas Poveiras, Macedo Vieira e Aires Pereira entregaram o livro comemorativo, quadro e medalha prateada a todas as associações participantes no campeonato inter-freguesias e ainda à Federação de Futebol Popular do Norte, ao Presidente do Varzim Sport Club a à Associação de Futebol do Porto que também agraciou a autarquia poveira. Foram também presenteadas com o livro comemorativo e medalha prateada todas as juntas de freguesia e a 1ª comissão organizadora do inter-freguesias, da qual fez parte António Pereira.
Como responsável pelo inter-freguesias, António Pereira também quis prestar publicamente o reconhecimento da associação que dirige a Macedo Vieira, Aires Pereira, Paulo Costa , Luís Diamantino e Manuel Vaz, sendo que os dois últimos não puderam comparecer.
O campeonato inter-freguesias é organizado pela Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim, conta com o apoio da Câmara Municipal e envolve a participação de 18 associações que, durante dez meses consecutivos, disputam jogos de seniores, juvenis, infantis, escolinhas, futsal feminino e futebol feminino em todos os campos das freguesias e sintéticos da cidade.

Festas de S. Pedro chegam ao fim oferecendo o melhor da Póvoa de Varzim

Desfile Nocturno das Rusgas
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Depois de quase duas semanas de comemoração, terminaram as Festas de S. Pedro. Os milhares de pessoas nas ruas, o programa diverso e animado e os muitos momentos de confraternização e alegria voltaram a resultar num balanço mais do que positivo e que, novamente, fizeram destas as maiores festas do concelho.
O programa festivo conheceu o seu final no passado fim-de-semana, 4 e 5 de Julho, com o Desfile Nocturno das Rusgas, na noite de sábado, e com XXI Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro e o Espectáculo com Artistas Poveiros, no domingo.
Espectáculo com Artistas Poveiros
Mais uma vez, milhares de pessoas acorreram a estes últimos momentos de animação, que tiveram os “filhos da terra” como estrelas principais. De facto, na noite de sábado, as ruas apinharam-se de gente para se assistir ao desfile das rusgas dos Bairros de Belém, da Mariadeira, de Regufe, da Matriz, do Norte e do Sul. Da Avenida dos Banhos até à Avenida dos Descobrimentos, este desfile, onde participaram não só os elementos das rusgas como também antigos membros das mesmas, foi uma espécie de despedida até 2010, com uma apresentação final das danças, cantares e trajes desta rica e estimada tradição poveira.
No domingo, se a manhã começou com desporto com o
XXI Grande Prémio de Atletismo, a noite terminou com música. Artistas Poveiros subiram ao palco do Passeio Alegre, animando, com músicas populares, o adeus às Festas de S. Pedro. Participaram também a Orquestra de Sopros e o Grupo de Música Contemporânea e Jazz da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Orquestra Ligeira do Exército
Também a Escola Prática de Serviços desenvolveu, na última semana, uma série de iniciativas que assinalaram o seu 3ª aniversário, inseridas nas Festas de S. Pedro. Infelizmente, a chuva acabou por levar ao cancelamento das actividades de animação previstas, que incluíam subidas de balão em ar quente, uma torre de escalada e uma exposição de materiais, mas não impediu que a Orquestra Ligeira do Exército desse um concerto na noite de dia 2 e que a cidade assistisse à Cerimónia Militar Comemorativa, na manhã do dia 3 de Julho.


Cerimónia Militar Comemorativa
As Festas de S. Pedro começaram a 25 de Junho com o já emblemático “S. Pedrinho e a Pequenada”, que reuniu crianças de jardins-de-infância do concelho numa quase fiel recriação das Rusgas Poveiras. Seguiu-se a inauguração da zona de lazer do Parque da Cidade, no dia 27, e a noite mais longa e animada do ano, de 28 para 29 de Junho. No dia 29, Feriado Municipal, as celebrações religiosas marcaram o início do dia, que terminou com o Espectáculo das Rusgas e com o Espectáculo Piromusical.
Visite o
portal municipal e recorde as Festas de S. Pedro através de centenas de fotografias. Certamente que estas serão um convite irrecusável para as Festas de S. Pedro em 2010.


XXI Grande Prémio São Pedro – disputado ontem, na Póvoa de Varzim

Rui Pedro Silva
Inês Monteiro recebe prémio de Aires Pereira, Vereador do Desporto
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Rui Pedro Silva e Inês Monteiro foram os grandes vencedores do XXI Grande Prémio S. Pedro disputado ontem, na Póvoa de Varzim.
Os atletas, ambos do Maratona Clube de Portugal, atingiram os tempos recordes de 28,52 minutos em seniores masculinos e 32,27 minutos em seniores femininos, dando provas de excelente forma física e arrecadando o 1º prémio, no valor de 1750 €.
No escalão seniores masculinos, o segundo lugar foi para Youssef El Kalai, do Futebol Club do Porto (29,03 minutos), seguido de Hermano Ferreira, da equipa vencedora (Maratona Clube de Portugal) com o tempo de 29,11 minutos. Por sua vez, em seniores femininos, Dulce Félix, do Sporting Club de Braga, percorreu os dez mil metros em 32,33 minutos, ganhando o segundo prémio e Belaynesh Jemmana atingiu um tempo de 32,37 minutos, conquistando o terceiro lugar.
No
portal municipal, poderá consultar os resultados de todos escalões participantes no XXI Grande Prémio S. Pedro.
A prova foi apadrinhada por Rosa Mota e contou com a participação de mais de meio milhar de atletas, revelando-se um verdadeiro sucesso que atraiu centenas de pessoas à Avenida dos Banhos.
O XXI Grande Prémio de S. Pedro foi organizado pelo Pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e União Desportiva e Cultural de Argivai, que contou com a colaboração da Associação de Atletismo do Porto e do Conselho Regional de Arbitragem.