segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PÓVOA DE VARZIM

Uma nova casa a tempo do Natal

Andrea Silva e Aires Pereira entregaram a chave
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Em vésperas de Natal, mais concretamente no dia 23 de Dezembro, a Câmara Municipal, representada pelo Vice-Presidente da autarquia, Aires Pereira e por Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Acção Social, entregaram uma prenda há muito desejada por uma família: uma nova casa.
De facto, este agregado familiar, composto por um pai e duas filhas (estas com idades inferiores a 20 anos), recebeu a tão desejada chave da sua nova casa, um T2 em Argivai, na Rua General Humberto Delgado, atribuída no âmbito do P.E.R. – Programa Especial de Realojamento.
Contando sempre com o acompanhamento dos serviços de Acção Social da Câmara Municipal, esta família vivia, até agora, numa casa em elevado estado de degradação, que punha também em causa a saúde dos seus ocupantes, já que pai e filhas sofrem de várias doenças crónicas. Uma situação agravada pelos parcos rendimentos do agregado, pois o pai apresenta um elevado grau de incapacidade física, sendo beneficiário do Rendimento Social de Inserção.
Por isso, a atribuição desta nova casa traz uma renovada esperança a esta família e contribuiu, certamente, para que o Natal de quem assistiu a este momento tivesse um significado ainda mais rico.
Para Andrea Silva, este acto ”mostra que o município, na prossecução da sua política no âmbito da Acção Social, continua atenta às necessidades da comunidade e às situações problemáticas da população trabalhando para a criaçã0 de condições que contribuam para uma maior integração e acessibilidade às mesmas condições de vida por todos”. Uma preocupação constante pelos problemas dos munícipes que a autarquia, consciente de que as soluções não dependem apenas dela, tenta resolver dentro do que é possível e com a maior brevidade. Foi assim que na passada semana se fez uma família feliz. Outras seguir-se-ão.

PÓVOA DE VARZIM

A Beneficente ajudou quase uma centena a comemorar o Natal

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
36 pessoas juntaram-se ao final da tarde do passado dia ­24 de Dezembro para a Ceia de Natal oferecida pel’A Beneficente.
Organizada para pessoas carenciadas, sem retaguarda familiar, a Ceia permitiu que todos vivessem o Natal não fugindo à tradição de comer o bacalhau com batatas, cenoura e couve, sempre com o acompanhamento musical pelo Grupo das Janeiras da Associação Cultural e Recreativa da Matriz, que a muitos convidou à dança. No final, os tradicionais doces de Natal revestiram as mesas e adoçaram as muitas bocas com o bolo-rei, os mexidos, a aletria ou as rabanadas. E como é Natal não se podem esquecer os presentes que, neste caso, passaram pela oferta de peças de vestuário e outros bens de primeira necessidade entre todos os participantes.
A solidariedade d’A Beneficente em tempo de Natal foi para além desta Ceia. De facto, não só foram distribuídas 22 refeições no âmbito do serviço de apoio ao domicílio, como também foram oferecidos 55 cabazes a famílias ou pessoas que não puderam deslocar-se para participar nesta refeição. Com esta oferta, puderam compor um Jantar de Natal digno. Um gesto possível devido à solidariedade de muitos poveiros que aderiram, no mês de Dezembro, à campanha de recolha de bens alimentares de primeira necessidade promovida pel’A Beneficente.