segunda-feira, 26 de abril de 2010

PÓVOA DE VARZIM



Dia Mundial da Dança reúne quatro academias e centenas de alunos
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Como já vem sendo hábito, e fruto também da intensa actividade desenvolvida pelas academias de dança da Póvoa de Varzim, o Pelouro da Cultura organiza, a 29 de Abril, um espectáculo comemorativo do Dia Mundial da Dança.
Centenas de alunos de academias locais reúnem-se, a partir das 18h30, no palco do Passeio Alegre, dando vida a vários estilos de dança. Assim, a academia “Artedança” apresenta “Dança em breves encontros de Jazz com Clássico”, a “Centro do Corpo, fitness and dance center” exibe “Sayamanda”, a “Sport Spirit” traz danças urbanas, ballet clássico e contemporâneo, hip-hop, ragga, street jazz e jazz e a academia “Baila Passión” apresenta sevilhanas.
O espectáculo é gratuito.

PÓVOA DE VARZIM

ENVOLV’COM convida famílias para ateliês de animação

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Lançado com o objectivo de combater a pobreza e a exclusão social, o Projecto ENVOLV’COM conta com quase um ano de existência na Póvoa de Varzim. Desenvolvido pel’A Beneficente, em estreita parceria com a Câmara Municipal, inclui, entre muitas outras iniciativas, a organização de várias actividades dirigidas a famílias.
Assim, e para o mês de Maio, são vários os ateliês de animação propostos que ora decorrem de segunda a sexta-feira, ora decorrem ao sábado, nas instalações do projecto, no nº 42 do Agrupamento Habitacional Soares da Costa, em Argivai. De 3 a 7 de Maio “Doces Coloridos” propõe a criação de uma receita simples, mas com um toque colorido. Os interessados têm apenas que se inscrever até 29 de Abril e, depois, trazer consigo frascos de vidro para a realização do ateliê. Na semana seguinte, de 10 a 14, a bijutaria é objecto do ateliê “Pulseiras, braceletes? Venha fazer a sua”, sendo que as inscrições terminam a 4 de Maio. Uma vez mais, os participantes devem levar botões, um dos muitos materiais que serão usados no ateliê. De 17 a 21 de Maio “Porta-Retratos” propõe a decoração de fotografias com uma moldura personalizada. As inscrições decorrem até 11 de Maio. Na última semana do mês, o ateliê faz uma viagem no tempo com “Brinquedos do Passado”. Os participantes têm apenas que levar uma bola pequena e um metro de cordel e, claro, inscreverem-se até 18 de Maio.
Nos sábados de 15 e 29 de Maio decorrem outros dois ateliês, com inscrições abertas até 6 e 19 de Maio, respectivamente. “Segure o Balão” é o primeiro ateliê e “Mude a sua Casa”, sobre técnicas de decoração, é o segundo.
Para os ateliês que decorrem durante a semana, os interessados devem escolher o dia e o horário (manhã ou tarde) em que o pretendem frequentar. Também para os ateliês de sábado existe a possibilidade de escolher entre participar na sessão da manhã ou de tarde. A inscrição em cada um destes ateliês é grátis mas, para poderem participar, os interessados têm ainda que inscrever um familiar. Aliás, o grande objectivo destas actividades de animação é reunir famílias sendo que as crianças podem apenas participar se acompanhadas por um adulto. Para mais informações, devem contactar o telefone 252 690 733 ou enviar um e-mail para
clds.benef@mail.ptprime.pt

Sobre o ENVOLV’COM
Este projecto é um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), um programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que está a ser implementado a nível nacional, e que tem como objectivo combater a pobreza e a exclusão social em territórios deprimidos.
Na Póvoa de Varzim, o CLDS está ser desenvolvido pel’”A Beneficente”, em colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o Instituto de Segurança Social e tem como nome ENVOLV’COM. Tem quatro eixos de intervenção obrigatória: o emprego, a formação e a qualificação num primeiro eixo; a intervenção familiar e parental, no segundo; a capacitação da comunidade e das instituições, no terceiro; e, por último, a informação e as acessibilidades. Cada um destes eixos será desdobrado em diversas acções, sendo que as freguesias de Argivai e Póvoa de Varzim, e em especial os Bairros Soares da Costa e Incons, foram os territórios críticos identificados para este projecto.

PÓVOA DE VARZIM

Museu Municipal tem duas novas exposições


Exemplares de trajes expostos
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Museu Municipal tem recebido várias exposições que recordam e, dessa forma, preservam o Património, História e Etnografia da Póvoa de Varzim. Assim, tem já patente uma exposição sobre Trajes de Luxo e outra com o tema “Os frutos da terra em Alberto Sampaio”.
Até 30 de Maio está em exposição o “Traje de Luxo na Póvoa de Varzim do primeiro quartel do século XX”. São mais de 85 peças que retratam os momentos mais marcantes da classe piscatória e da burguesia, como os casamentos e os baptizados. As roupas usadas pelos padrinhos, em ambos os casos, também estão em exposição. A roupa interior, diferente nas duas classes económicas, consta desta mostra.
“Os frutos da terra em Alberto Sampaio” está já patente mas a sua inauguração oficial será no dia 15 de Maio, no âmbito da Noite dos Museus. Estará presente a Comissária da Exposição, Emília Nóvoa Faria, e será ainda feita uma visita guiada.
Catálogos pertencentes a Alberto Sampaio


A exposição, patente até finais de Junho, é subordinada aos temas rurais e agrícolas que motivaram Alberto Sampaio, divide-se por seis áreas, designadamente a vinha, o campo, a mata, o pomar, a horta e o jardim, identificadas com as matérias de estudo e de experimentação por ele levadas a cabo na Quinta de Boamense. Dão-se assim a conhecer alguns dos muitos apontamentos manuscritos do historiador sobre as mais diversas plantações, desde árvores e vides até “novidades” hortícolas e flores, apontamentos que contêm o registo do que de mais significativo lhe importava reter. Apresentam-se também catálogos de viveiros nacionais e internacionais da sua biblioteca, muitos deles anotados e a partir dos quais encomendava, não raras vezes, produtos ainda não comercializados em Portugal. O conjunto de citações retirado da sua correspondência é também um manancial de interessantes e curiosas informações. Na correspondência com Luís de Magalhães, dominam claramente os assuntos da agricultura e da vitivinicultura, enquanto a horticultura, a jardinagem e a floresta são temas recorrentes nas cartas trocadas com Jaime de Magalhães Lima. A apreciação dos vinhos, essa estava entregue aos seus velhos amigos Antero de Quental e Oliveira Martins.

PÓVOA DE VARZIM

Festa do Livro e da Leitura termina com balanço positivo


Tertúlia sobre “O Valor dos Livros”, n’ A Filantrópica
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Abril está prestes a terminar e com ele chega ao fim o programa de actividades da Festa do Livro e da Leitura organizada pela Biblioteca Municipal. “Olhares sobre o livro e a leitura” é o título da tertúlia que amanhã, 27, às 21h30, tem lugar na Biblioteca Municipal e encerra a programação. A iniciativa integra-se na reunião do Rotary Club da Póvoa de Varzim e contará com a intervenção de Manuel Costa, Director da Biblioteca Municipal.
Até ao dia 23, Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, decorreu a iniciativa “Livros na Rua” que consistiu na criação de um novo espaço de cultura num lugar que já foi um estabelecimento comercial com o objectivo de levar o livro aos locais mais improváveis e deste modo atrair novos públicos à leitura. A este propósito, A Biblioteca Municipal, em parceria com a Associação “Comércio ao Ar Livre” (ACAL), levou a cabo a campanha “Faça compras, receba livros!” que consistiu na oferta de uma edição municipal por cada dez euros de compras, em lojas aderentes, no dia 23. Foram, assim, oferecidos cerca de 600 livros, sendo que entre os títulos mais escolhidos surge Histórias do Mar da Póvoa de José de Azevedo, Azulejaria de fachada na Póvoa de Varzim e Vencer o mar, ganhar a terra, ambos de Sandra Amorim.
"Livros na Rua”


À semelhança desta, outras acções foram desenvolvidas pela Biblioteca Municipal no sentido de promover o livro e a leitura, levando o livro ao Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde – Leituras no Hospital (8 e 22 de Abril) –, à Beneficente e à Santa Casa da Misericórdia – Leitura Sénior (23 de Abril). Actividades que se inserem no programa “Livros Fora de Portas” que procura fomentar a leitura fora dos espaços da Biblioteca, através de projectos dirigidos a diversos públicos-alvo, desde as crianças dos jardins de infância àquelas que se encontram na pediatria do Hospital e aos mais idosos, de instituições de apoio à terceira idade.
O Dia Mundial do Livro conheceu ainda a 5ª edição de “Vamos passar o testemunho”, uma actividade de incentivo à escrita destinada ao público escolar, cuja história nos fala de uma aldeia de Portugal onde morava um menino chamado Dinis que era um sonhador e um dia teve uma ideia e sentiu que a podia concretizar com a ajuda dos amigos. Esta narrativa ilustrada é resultado de um trabalho conjunto de alunos dos 3º e 4ª anos das seguintes escolas do concelho: EB1 Aldeia Nova – Aver-o-Mar, EB1 Refojos – Aver-o-Mar e EB1 Desterro – Póvoa de Varzim. Criado no ano lectivo 2004/2005, “Vamos passar o testemunho” promove nas crianças o gosto da escrita aliada à ilustração. Através deste projecto, os alunos de uma turma de determinada escola iniciam uma história, ilustram-na e passam-na a outras turmas e assim sucessivamente perpassando todas as escolas envolvidas.


“Leituras no Hospital”


Este dia ficou também marcado por uma tertúlia sobre “O Valor dos Livros”, n’ A Filantrópica, que reuniu Armando Marques, José dos Santos Marques, Sandra Brandão e Manuel Costa numa conversa moderada por Catarina Pessanha e que contou ainda com a presença de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. Armando Marques e José dos Santos Marques, dois dos sócios fundadores d’ A Filantrópica, recordaram que a Biblioteca d’A Filantrópica foi instalada em 1934 e pretendia disponibilizar livros de instrução profissional e bibliografia sobre a Póvoa de Varzim. Sandra Brandão, presidente d’A Filantrópica e Manuel Costa, Director da Biblioteca, referiram-se ao facto desta biblioteca associativa ter sido doada à Biblioteca Municipal em 2008 com o objectivo de salvar um acervo documental em deficiente estado de conservação. Trata-se de uma biblioteca constituída por 2412 títulos e cujas áreas temáticas abrangem literatura, história, educação, política e autores locais, revelando-se de singular interesse para a divulgação da História Local, sendo que um dos núcleos documentais em destaque é sobre a República. Manuel Costa informou que já foi feita a digitalização das capas de todos os livros e está a ser feita a digitalização das obras mais antigas de modo a permitir a sua divulgação através de folhetos bibliográficos, em suporte papel e digital, cumprindo, a Biblioteca Municipal a sua missão de preservação e salvaguarda da memória das bibliotecas associativas no património bibliográfico local.
Até sexta-feira, dia 30, ainda poderá usufruir da campanha “Novos Leitores” que contempla a oferta de uma edição municipal a quem se inscrever como sócio da biblioteca através da solicitação do cartão de leitor.

PÓVOA DE VARZIM

25 de Abril comemorado por centenas de pessoas


Passeio de bicicleta
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Póvoa de Varzim comemorou 36 anos de Liberdade da melhor forma, em festa. A manhã do 25 de Abril começou bem cedo. Pelas 9h00, já a Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários percorria as ruas da Póvoa, animando os transeuntes com a sua música. E, depois da largada de pombos, na Praça do Almada, com a colaboração da Sociedade Columbófila da Póvoa de Varzim, centenas de pessoas, de todas as idades, reuniram-se em frente à Câmara Municipal para participarem no já tradicional passeio de bicicleta. Adultos e crianças, com as t-shirts oferecidas pelo município, onde se destacava apenas um número e uma palavra “25 Abril”, percorreram a marginal poveira mostrando que os 36 anos que decorreram depois da Revolução dos Cravos não esmoreceram a vontade de comemorar a data e nem o orgulho pela conquista da Liberdade.

Entretanto, ainda na Praça do Almada, teve lugar um concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim que não poderia deixar de interpretar “Grândola, Vila Morena”, hino do 25 de Abril.
À tarde, as comemorações continuaram com o Torneio Aberto de Ténis de Mesa. As várias associações desportivas que se dedicam a esta modalidade, participaram ontem nesta competição que faz parte do Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa (PDTM). A Mariadeira foi a associação vencedora da prova, cuja entrega de prémios está agendada para Junho, altura em que os atletas que se destacaram ao longo do ano nas várias provas que constituem o PDTM serão homenageados

Concerto pela Banda Musical
A festa voltou a concentrar-se na Praça do Almada, onde dez ranchos dançaram e cantaram animando as centenas de pessoas que, aproveitando o sol e a temperatura amena, se divertiram na companhia do Rancho Folclórico Poveiro, do Rancho Folclórico das Carvalheiras de Argivai, do Rancho Folclórico de Aguçadoura, do Rancho Folclórico “Os Camponeses de Navais”, do grupo Danças e Cantares do C.S. Bonitos de Amorim, do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Stª Maria de Terroso, do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, do Rancho de Belém, do Rancho Folclórico Stª Eulália de Beiriz e do Rancho Folclórico de Aver-o-Mar.

Maio - a música sacra em festival que vai para o 5º ano de sucesso


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na sexta-feira, 23 de Abril, foi apresentado o 5º Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de S. Pedro de Rates. Este evento cultural tem lugar ao longo de todo o mês de Maio e é organizado pela Junta de Freguesia de Rates e pelo Conselho Pastoral Paroquial da freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, através da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim.
Armindo Ferreira, Presidente da Junta, não deixou de referir os tempos de crise que hoje se vivem mas que vê como uma oportunidade para o aparecimento de um “novo paradigma de desenvolvimento”, paradigma esse em que a cultura ocupa uma posição “nuclear”. Frisou, assim, “o contributo da cultura para o desenvolvimento económico, a sua força aglutinadora das diferenças interculturais, assumindo-as como instrumento de integração e socialização, a sua capacidade de qualificação dos recursos humanos, a sua importância na valorização da identidade e do património, o seu contributo para a boa imagem de uma comunidade”. É neste contexto que S. Pedro de Rates procura “encontrar o seu lugar no mundo”, explicou, avançando que o Ciclo de Música Sacra é apenas uma peça de um projecto cultural que, em Rates, incluiu, por exemplo, a requalificação do centro histórico, a construção do núcleo museológico da Igreja Românica, a revitalização do artesanato de linho, a construção do Eco-Museu, entre outros projectos. “A 5ª edição deste Ciclo confirma o acerto desta aposta, que vamos prosseguir. Segue um caminho abrangente, aberto a públicos diversos, um caminho que pretende elevar, e tem por isso uma vertente pedagógica. É um caminho condenado ao sucesso”, defendeu.
Abel Carriço, Director Artístico do Ciclo, elogiou o palco onde decorrerão todos os momentos em programa: a Igreja Românica de Rates. “É um tesouro vivo, uma presença que testemunha séculos. Tem uma vivência duradoura não só de religiosidade mas também de culturas que se cruzaram aqui, muito por força dos Caminhos de Santiago”. Por isso, o Ciclo agrega os aspectos histórico, de formação e religioso. “Acho que é um bom valor. É uma aposta válida, uma aposta ganha, porque tem sido muito o público que adere”. Manuel de Sá Ribeiro, Pároco da freguesia, congratulou-se também pela importância que o Ciclo tem entre os paroquianos que consideram já este evento “como seu. Sentem este Ciclo de forma diferente”.
Sobre o programa, Abel Carriço explicou que segue um formato mais ou menos fixo, já que, a par dos concertos, se vão realizar, à semelhança de anos anteriores, conferências e ainda um Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal.
O 5º Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de S. Pedro de Rates arranca no dia 2, às 18h30, com a conferência “A Música nos Caminhos de Santiago”, proferida por José Maria Pedrosa. Entre 7 e 9 de Maio decorre o IV Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal, que reúne já um elevado número de inscritos, dirigido por António Mário Costa. A 9 de Maio tem lugar a primeira actuação, às 18h30, com “A Música na História do Louvor Cristão”, pelo Coro de Câmara da Corunha. Dia 11, às 21h30, nova conferência, desta feita com José Paulo Antunes sobre a “Música Mariana na Liturgia de Hoje: desafios e possibilidades”. No dia 14, o Encontro do Coros Paroquias, às 21h30, reúne o Grupo Coral Paroquial de S. Simão da Junqueira (Vila do Conde), o Grupo Coral Paroquial de Santo António de Terroso (Póvoa de Varzim), o Grupo Coral Paroquial da Matriz de Vila do Conde e o Grupo Coral Paroquial de S. Pedro de Rates.
Decorrem depois os três últimos concertos, sempre às 18h30: no dia 16 “O Canto dos Peregrinos”, pelo Ensemble Vocal Introitus; no dia 23 “Sons da Espiritualidade Cristã no Barroco Musical Europeu” pelo Gaudium Vocis em conjunto com o Ensemble Instrumental Ulplilanis, seguindo-se o Ensemble Vocal da Escolas das Artes; no dia 30 “A Missa na História do Cerimonial Religioso”, pelo Grupo Instrumental e Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim encerram este festival de música sacra.
Tanto as conferências como as actuações musicais decorrem na Igreja Românica de Rates e são de entrada livre.

PÓVOA DE VARZIM

Festa de encerramento com 850 “artistas”


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Projecto Escola da Minha Vida disse um “até já”, na tarde de quinta-feira passada, numa festa que contou com a participação de mais de 850 estudantes como “artistas convidados”. O Pavilhão Municipal, como sempre, esteve repleto de alunos de todas as escolas do concelho que participaram, ao longo do ano lectivo, no concurso de talentos.
Desenho, escultura, pintura, poesia, prosa, multimédia, banda desenhada e desporto (prova de Corta-Mato e Jogos Desportivos Municipais) foram as áreas a que os estudantes se dedicaram desde Outubro de 2009, altura em que as inscrições para o Projecto Escola da Minha Vida abriram. Cada aluno pôde entregar um trabalho a concurso, podendo este ser individual ou colectivo.
Ontem, sob uma chuva de palmas para os participantes, os prémios aos três primeiros classificados foram entregues. Poderá consultar aqui os vencedores de cada categoria.
Entre cada cerimónia de entrega de prémios, as oito centenas de alunos brindaram os colegas com coreografias animadas e criativas. Com a colaboração dos seus professores – que preparam os números – os estudantes brilharam ao ritmo de vários estilos. Dois animadores contribuíram para a animação da festa interagindo com alunos e professores e proporcionando momentos divertidos.
No final, o balanço não poderia ser mais positivo. A organização do Projecto, a cargo dos Pelouros da Juventude e do Desporto, está já a pensar na próxima edição.