quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PÓVOA DE VARZIM

Biblioteca de Jardim encerra com número de visitantes superior ao ano passado

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
1408 pessoas passaram pela Casa Manuel Lopes onde, entre 3 e 31 de Agosto, funcionou, de segunda a sexta-feira, a Biblioteca de Jardim.
Pelo segundo ano consecutivo o Pelouro da Cultura abriu as portas deste espaço em pleno mês de Agosto, caracterizado pelo ambiente familiar que se sente em cada recanto, seja no interior da Casa ou no seu exterior, onde os magníficos jardins foram palco de divertidos momentos em família. Prova de que este recente espaço começa a ganhar adeptos na Póvoa de Varzim, o número de utentes este ano foi quase o dobro do verificado o ano passado – em 2008 foram 588 visitantes.
Para além da disponibilização de literatura infantil e juvenil, revistas generalistas e temáticas, e ainda de livre acesso às caixas de álbuns para consulta de documentos, a Biblioteca de Jardim contou com a equipa do Serviço Educativo da Biblioteca Municipal para dinamizar inúmeras actividades, entre elas jogos infantis e oficinas de expressão plástica, animação lúdica e pedagógica, sessões de vídeo educativos e de ficção e ainda pinturas faciais.
Entre 40 a 50 crianças usufruíram, diariamente, dos jardins da Casa, sem dúvida o seu espaço preferido, acompanhados de pais ou avós. Com idades que iam dos 1 aos 13 anos, as leituras em família, os brinquedos e os jogos eram as actividades predominantes.
A 14 de Agosto, a Biblioteca de Jardim recebeu
Luísa Dacosta e cerca de meia centena de crianças, para assinalarem a passagem do terceiro ano sobre a morte de Manuel Lopes, antigo director da Biblioteca Municipal. Entre amigos e crianças, a escritora leu História com Recadinho, numa tarde onde os livros, a amizade e as muitas histórias dominaram as conversas. Uma bela forma de homenagear Manuel Lopes, que à cidade deixou a sua Casa, no nº 68 da Avenida Mousinho de Albuquerque, um pedacinho de calma em plena malha urbana.

PÓVOA DE VARZIM

Posto de Turismo recebe “Retrato”

Posto de Turismo recebe, a partir de sexta-feira, “Retratos”
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Retrato” é o nome da nova exposição que estará patente no Posto de Turismo de 4 a 17 de Setembro.
Da autoria de Rosinda Casais, a mostra vai reunir vários quadros utilizando a técnica de pintura a acrílico com a introdução de pequenas colagens, marcando assim o regresso da arquitecta ao Posto de Turismo depois de ter exposto “Reinterpretação das seis propostas para o novo milénio de Ítalo Calvino”, em finais de 2006.
Natural da Póvoa de Varzim, Rosinda Casais conta que desde muito cedo se interessou pelas Artes Plásticas, um gosto que levou a que se formasse em Arquitectura pela Universidade do Porto. Na Suíça estudou durante dois anos, tendo estagiado no Ateliê de Peter Zumthor, reputado arquitecto suíço que em 2009 venceu o Prémio Pritzker. Neste momento, Rosinda Casais é arquitecta num ateliê do Porto.