terça-feira, 2 de março de 2010

“Euro, a Nossa Moeda” – exposição inaugurada hoje à tarde

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A exposição “Euro, a Nossa Moeda” foi inaugurada hoje pelo vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, Afonso Oliveira. Patente na Casa da Juventude até dia 13 de Março, esta mostra foi, esta tarde, dada a conhecer a mais de 60 alunos das Escolas EB1 de Amorim e de Beiriz.


Composta por vários painéis, “Euro, a Nossa Moeda” apresenta informação sobre o processo de criação da moeda única europeia e sobre a União Económica e Monetária e informação específica sobre as características das notas e moedas. Organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo Centro de Informação Europe Direct de Entre Douro e Minho, a exposição já esteve patente em várias cidades portuguesas, sempre com o intuito de instruir os mais jovens para a história da moeda.
Esta iniciativa é da responsabilidade do Investemais, um serviço criado pela Câmara Municipal em 2008 com o objectivo de colaborar com as empresas locais, prestar informação sobre legislação, formalidades, apoios e contactos e estabelecer relacionamentos entre empresários e diversas entidades públicas e privadas representativas dos diversos sectores de actividade. O Investemais fará visitas guiadas à exposição, mediante marcação prévia. Contacte este gabinete através do número de telefone 252 090193 ou do correio electrónico
investemais@cm-pvarzim.pt.

Depositrão já está disponível na Póvoa de Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Continuando a promover as boas práticas ambientais, disponibilizando aos munícipes o maior número possível de ferramentas que possibilitem a reciclagem, o Pelouro do Ambiente da autarquia poveira trouxe um novo equipamento para a Póvoa de Varzim: o Depositrão.
De facto, e já servidos com uma excelente rede de Ecopontos e ainda de Roupões, os munícipes podem agora depositar pequenos equipamentos eléctricos e electrónicos no Depositrão situado no edifício do Departamento do Desenvolvimento Local (antigo quartel), junto do parque de estacionamento.


No Depositrão podem ser depositados uma série de equipamentos de pequeno porte como: ferros de engomar, torradeiras, fritadeiras, máquinas de café, facas eléctricas, secadores de cabelo, relógios de sala, de pulso e aparelhos para medir, indicar ou registar o pulso, balanças, pequenos domésticos, calculadoras de bolso e de secretária, telefones, telemóveis, respondedores automáticos, câmaras de vídeo, gravadores de vídeo em alta fidelidade, instrumentos musicais, berbequins, serras, consolas de vídeo portáteis, jogos de vídeo, detectores de fumo, reguladores de aquecimento, termóstatos ou todos os equipamentos que forneçam automaticamente todo o tipo de produtos.
O Depositrão foi oferecido ao município no âmbito da candidatura a Município ECO XXI, promovida pela
Associação Bandeira Azul da Europa.
Faça a sua parte, por um Concelho de Bom Ambiente!

Espectáculo de Variedades da Juvenorte – dia 7



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Domingo, 7, o Auditório Municipal será palco de um Espectáculo de Variedades com início marcado para as 15h30.
Organizado pela Juvenorte, o espectáculo contará com fados de Coimbra, dança, encenação de actuações de Roberto Leal e Amália Rodrigues e principal destaque para a representação teatral do drama intitulado "Perdão Emília".
Para assistir ao evento, deverá adquirir previamente o seu bilhete à venda na sede da associação, Casa Lina e Café Rally, por 5 euros.

“Na Maré da República” convida público escolar a comemorar Centenário




Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No âmbito das comemorações do 1º Centenário da Implantação da República, a Biblioteca Municipal leva a cabo diversas actividades até ao final do ano, entre as quais iniciativas lúdico-pedagógicas para o público escolar e mostras documentais, para o público em geral.
“Na Maré da República”, assim se chama o programa comemorativo na Póvoa de Varzim, convida, então, a comunidade escolar a assinalar o Centenário através de sessões educativas com temas adaptados às diferentes idades dos alunos. Esta actividade do serviço educativo está disponível até Dezembro.
Para os alunos do pré-escolar, “Ouvir, Ler e Recontar a 1ª República” pretende ensinar sobre o que era a República, partindo da narração de um conto. Depois, as crianças poderão construir fantoches e dramatizar e recontar a história apresentada.
“Conta-me como Foi” é destinada aos alunos do 1º ciclo para que descubram a 1ª República através dos seus símbolos nacionais, dos protagonistas e locais mais importantes do movimento republicano na Póvoa de Varzim. Também será contada uma história alusiva à época, de Carmo Reis, intitulada A Rosa de Ouro.
Para os alunos mais velhos, do 2º e 3º ciclo, a Biblioteca Municipal preparou a actividade “História(s) da 1º República”. Esta é uma sessão multimédia, que apresenta os acontecimentos relevantes do processo histórico da Implantação da República a nível nacional e local.
Estas actividades do serviço educativo podem decorrer na Biblioteca Municipal ou em instituições educativas do concelho. As marcações deverão ser solicitas à Biblioteca Municipal através do telefone 252 616 000 ou do email fernandatrovao@cm-pvarzim.pt
Além do serviço educativo, a Biblioteca organiza ainda, e todos os meses até ao final das comemorações, mostras documentais sobre a República. Assim, e até Abril, está patente uma mostra com o nome “A República na Toponímia Local”. O Movimento do 31 de Janeiro de 1891 e a Implantação da República em Portugal motivaram na toponímia da Póvoa de Varzim a exaltação dos seus actores. Ruas e praças do concelho foram nomeadas em honra de acontecimentos nacionais e locais, bem como de personalidades republicanas poveiras e não poveiras, e que são relembrados nesta mostra através de fotografias de placas, fotografias, ilustrações e vários textos.

Póvoa prepara-se para receber a Meia-Maratona e a Mini-Caminhada



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Tudo a postos para a Meia-Maratona Cego do Maio. É já este domingo, 7 de Março, que a Póvoa de Varzim recebe mais de um milhar de atletas para percorrer o trajecto de 21 quilómetros que este ano completa o seu 20º aniversário. A partida, às 10h30, e a chegada da prova vão dar-se no Alto de Martim Vaz, junto às Piscinas Municipais. Se não se sente em forma para percorrer a Meia-Maratona, pode optar por participar neste evento, mas de uma forma menos desgastante. Às 10h33 parte, do mesmo local, a Mini-Caminhada Cego do Maio. Este é um percurso de convívio de cinco quilómetros, sem classificação, onde, todos os anos, participam dezenas de famílias com membros de todas as idades.
Se quer fazer parte desta iniciativa ainda vai a tempo. O Pelouro do Desporto, organizador da prova, aceita inscrições até ao dia anterior à competição, 6 de Março A sua inscrição poderá ser efectuada no Estádio Municipal ou on-line,
aqui. No Portal Municipal poderá, ainda, encontrar todas os dados úteis sobre a iniciativa, desde o regulamento, passando por informações sobre os prémios e percursos.
Organizada desde a primeira hora pelo Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, a Meia-Maratona e a Mini-Caminhada Cego do Maio contam com a colaboração de várias entidades. São elas: Associação de Atletismo do Porto (AAP), do Conselho Regional de Arbitragem da AAP, Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, Moto-Clube “Lobos do Mar”, Bombeiros Voluntários, Clínica Médica da Marginal, Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Cruz Vermelha Portuguesa e Escola Prática de Serviços.