sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PÓVOA DE VARZIM

Póvoa de Varzim BikeCamp: fim-de-semana em duas rodas com inscrições abertas

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A 5 e 6 de Setembro o Monte de S. Félix, em Laundos, torna-se ponto de encontro obrigatório para todos aqueles que apreciam bons momentos de lazer e competição em torno da bicicleta.
Isto porque a Bike Service, em parceria com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, organiza o Póvoa de Varzim BikeCamp. No Monte de S. Félix, e para além de uma zona de campismo com todas as comodidades, os participantes poderão participar na Feira de Usados, gratuitamente, trazendo material que já não precisam mas, claro, em bom estado, e soltar a adrenalina na pista freeride ou no trial bike. Este é um evento que não esquece as famílias e, por isso, os mais novos terão também um espaço a eles dedicado, o circuito infantil. Bares e animação com DJ’s são outras propostas.
Quanto às provas, estas marcam todo o fim-de-semana e estão sujeitas a inscrição prévia, até 31 de Agosto, em
www.bikeservice.pt. Assim, no sábado, dia 5, arrancam, às 10h00, as Maratonas, uma de 60 km e outra de 30. Às 20h00 começa a prova de resistência de três horas, sendo que os participantes podem correr a solo ou equipas de dois. No domingo, dia 6, apela-se à solidariedade através do Cicloturismo. As inscrições, para maiores de 12 anos, podem fazer-se no próprio dia e local do evento (junto à Esplanada do Carvalhido) e o seu valor, três euros, reverte totalmente a favor da Casa de Santa Maria da Estela, um lar para crianças e jovens em risco. O programa de provas desportivas termina às 16h00, momento em que se dá a partida para uma prova de estrada, Ciclismo para Todos, percorrendo o concelho num circuito de 60 km .
Todas as provas, excepto o cicloturismo, incluem a atribuição de prémios. Para saber mais e consultar os regulamentos, visite
www.bikeservice.pt

PÓVOA DE VARZIM

Jantar celebrou a diáspora poveira


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Teve lugar ontem à noite, 20 de Agosto, o já tradicional Jantar do Emigrante, evento que se realiza desde a década de 80 do século passado e que este ano juntou centena e meia de poveiros.
José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, participou uma vez mais no jantar, organizado na sede da A.C.R. Matriz, e dirigiu palavras de apreço, amizade e reconhecimento a todos os poveiros que, ano após ano, regressam ao seu país e à sua terra e participam neste jantar também com a esperança de reencontrar velhos amigos e conhecidos. “Este encontro anual da diáspora poveira é um momento de grande intensidade emocional: porque revemos, porque recordamos, porque revivemos, porque reanimamos. Saímos daqui mais felizes, mais fortes, mais vivos, mais activos. E, por isso, mais capazes de suportar um novo ano de saudade, essa memória do coração, sentimento tão nosso, que tanto dói e tanto conforta”. Mas o edil fez também questão de transmitir que “este encontro é, também, a oportunidade para o município vos dizer quanto se orgulha do contributo que, nos locais onde viveis e trabalhais, todos vós dais para a boa imagem da nossa Terra e sobretudo para a preservação da sua cultura, que transmitis aos vossos familiares e amigos”. Macedo Vieira relembrou que a Póvoa de Varzim disponibiliza um Gabinete de Apoio ao Emigrante, a funcionar de segunda a sexta-feira na Casa da Juventude, e que se propõe a contribuir para o acolhimento e integração dos cidadãos que decidem regressar ao seu país de origem, e, neste caso concreto, à Póvoa, bem como na prestação de informação àqueles que pretendem agora emigrar.
França, Suíça, Suécia, Canadá, Estados Unidos da América, Brasil, África do Sul, Alemanha e Espanha são os países que acolhem os emigrantes que participaram no jantar, que, como vem sendo tradição, terminou com uma apresentação do Rancho Poveiro, um dos mais respeitados embaixadores das tradições poveiras.