terça-feira, 14 de julho de 2009

Músicos portugueses actuam no 31º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Cinco consagrados instrumentistas portugueses sobem ao palco do Auditório Municipal, amanhã, dia 15, às 21h45, para mais um concerto do 31º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.
Aníbal Lima (violino), Ana Bela Chaves (viola), Miguel Rocha (violoncelo), Adriano Aguiar (contrabaixo) e António Rosado (piano) irão interpretar peças de Johann Georg Albrechtsberger, Gioacchino Rossini, Juan Carlos Carrasco “H” e Franz Schubert.
Johann Georg Albrechtsberger foi compositor, teórico e organista. Dentre os diversos alunos de composição com quem trabalhou na sua nativa Viena de Áustria, destaca-se Beethoven. Cultivou a tradição contrapontística em pleno período da primeira Escola de Viena (classicismo).
Dedicado a Philippe-Joseph Salomon, o “Duetto para violoncelo e contrabaixo”, foi escrito em 1824 por Gioacchino Rossini, no ano em que se fixou em Paris. O compositor italiano, além desta, experimentou outras combinações instrumentais heteróclitas ao longo da sua vida.O Quinteto em Lá Maior , “A Truta”, que ocupará toda a segunda parte deste concerto, foi escrito por Franz Schubert em Steyr (Áustria), no Verão de 1819, por encomenda de Sylvester Paumgartner, em casa de quem possivelmente teve lugar uma audição privada no final do mesmo ano. O título “A Truta” / “Die Forelle” provém do quarto andamento: série de cinco variações sobre o conhecido lied do mesmo nome, cuja primeira versão data de 1817
Aníbal Lima iniciou os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças em Lisboa, com nove anos e em 1977 obteve uma bolsa de estudo do governo soviético que lhe permitiu estudar com o professor Alexander Stanko no Conservatório de Odessa. Foi concertino da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian no período de 1982 a 2003. Desempenha as funções de professor na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra, desde o ano lectivo 1998/1999. Em 2005 é convidado pela Universidade Católica do Porto a leccionar a cadeira de violino. Nestas funções tem desempenhado um papel importante, contando até ao momento, com dezassete alunos laureados no Concurso “Jovens Músicos”.
Ana Bela Chaves foi discípula de François Broos no Conservatório Nacional de Lisboa, onde em 1969 obteve o 1° Prémio de violeta. Foi laureada em Portugal com o 1° Prémio Guilhermina Suggia de violeta em 1971, de música de câmara em 1972 e com os Prémios da Imprensa em 1974 e 1981. Em Espanha, ganhou o Prémio de violeta no Concurso Internacional de Orense 1974 e, na Suiça, o 1° Prémio – por unanimidade – no Concurso Internacional de Genebra 1977. Primeira violeta solista nas Orquestras Filarmónica e Gulbenkian de Lisboa, Ana Bela Chaves é, desde 1980, 1ª Solista da Orquestra de Paris.

Miguel Rocha iniciou os seus estudos no Conservatório do Porto com Isabel Delerue e em 1983 prossegue a sua formação no estrangeiro. Obteve vários diplomas com a máxima classificação, entre os quais o 1º Prémio de Virtuosidade do Conservatório Superior de Lausanne e o 1º Prémio do Concurso Internacional de Música UFAM. Leccionou durante dez anos em várias escolas em França, nomeadamente no Conservatoire National de Belfort, Grenoble, Annecy e na Suiça, em Lausanne, de 1997 a 2000. Actualmente lecciona na Universidade Católica do Porto e Instituto Politécnico de Castelo Branco.


Adriano Aguiar estudou no Conservatório de Música do Porto. Trabalhou sob a orientação de Alejandro Erlich-Oliva, tendo-se licenciado na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Iouri Axenov. Foi membro das Orquestras Sinfónicas da R.D.P./Porto (1980-1985) e do Teatro Nacional de S. Carlos (1985-1992). Desde 1996 é Coordenador de Naipe Adjunto na Orquestra Sinfónica Portuguesa.



António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, corolário do seu talento e do gosto pela diversidade. Sobre ele, a revista francesa Diapason disse que é um “intérprete que domina o que faz; tem tanto de emoção e de poesia, como de cor e de bom gosto”. Actuou em palco, pela primeira vez, aos quatro anos de idade. Os estudos musicais iniciados com o pai tiveram continuidade no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou o curso Superior de Piano, com vinte valores. Aos dezasseis anos parte para Paris, e aí vem a ser discípulo de Aldo Ciccolini no Conservatório Superior de Música e nos cursos de aperfeiçoamento em Siena e Biella (Itália).Mantenha-se informado sobre o programa completo do 31º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim no portal municipal.

Adriano Niz: um jovem poveiro com futuro promissor


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Depois da participação nas Universíadas em Belgrado, Adriano Niz está de volta à Póvoa de Varzim, onde chegou ontem de madrugada.
O nadador poveiro representou as cores da equipa de natação da Selecção Nacional nesta competição, comparável aos Jogos Olímpicos, que reuniu perto de 6200 atletas, estudantes universitários, de 160 países, entre 5 e 12 de Julho.
“As Universíadas decorreram dentro das minhas expectativas. Fui mais eficiente na modalidade costas, tendo mesmo batido um recorde pessoal”, explicou o atleta, referindo-se ao 24º lugar nos 50 metros costas, que terminou em 00: 26: 44 segundos. O atleta, que conta com o apoio da autarquia poveira nas suas provas, registou ainda o 33º posto nos 50 metros mariposa, o 29º nos 100 metros costas e o 32º nos 200 metros livres.
Esta foi a 34ª internacionalização de Adriano Niz, que se revelou encantado com o ambiente vivido em Belgrado. “É um mundo à parte. É uma das maiores provas do mundo, e permite ter contacto com outras culturas. Para além disso, é enriquecedor do ponto de vista do espírito de equipa e da experiência que se adquire”, afirmou.
Para Belgrado, seguiu uma comitiva portuguesa composta por 76 atletas que competiram em modalidades diversas como natação, esgrima, basquetebol, taekwondo, atletismo, ginástica e judo.
No entanto, ainda não é tempo de descanso para Adriano Niz, que no próximo domingo, 19 de Julho, inicia uma competição de quatro dias em Faro, numa prova do Campeonato Nacional. Esta é a última da época, e, apesar do cansaço, Adriano Niz promete dar o seu melhor. “É um pouco difícil estar no meu melhor nível, mas penso que vou conseguir”, assegurou.
Numa nota pessoal, é de referir que, na passada semana, Adriano Niz concluiu também a sua Licenciatura em Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. A especialidade, claro está, foi Natação de alta competição. De facto, para Adriano Niz, o futuro passa por uma carreira inteiramente dedicada à natação, quer no que toca a competir, quer no que toca a ensinar. Mas, para já, o atleta concentra-se em adquirir mais experiência na área, participando nas mais diversas provas, já com os olhos postos nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

VI Agroleite de 16 a 19 de Julho, em São Pedro de Rates



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
De 16 a 19 de Julho, a LEICAR – Associação dos Produtores de Leite e Carne leva a cabo a sexta edição da Agroleite nas suas instalações, em São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim.
Esta Feira Agrícola do Leite conta com o apoio da Câmara Municipal e este ano apresenta algumas novidades no sentido de melhorar a eficiência do espaço da Feira e o bem-estar de todos os expositores e visitantes. Pela primeira vez, o ingresso na Agroleite será livre e haverá um parque de estacionamento interno exclusivo dos expositores. Haverá ainda, um recinto próprio e amplo destinado ao sector das Máquinas e Equipamentos Agrícolas, junto à entrada principal.
Um dos pontos altos do programa é o VI Concurso da Raça Holstein Frísia, nos dias 18 e 19 de Julho, a par do já habitual Leilão de Novilhas de Alta Genética, no domingo à tarde, de forma a incentivar a produção de leite e o seu melhoramento qualitativo.
Seminários e colóquios técnicos são outra das vertentes deste certame, que assim se assume como veículo de divulgação de temas actuais que preocupam o sector leiteiro. Assim, no dia 16, às 14h30, tem lugar, no auditório da Leicar, o seminário “O Sector Leiteiro no Horizonte 2015” , sendo que um colóquio técnico promovido pela UGENES sobre “As alternativas genéticas para a produção de leite rentável”, novamente no auditório, às 14h45, marca o programa para dia 17. No dia 18 tem lugar uma demonstração prática sobre o tratamento de cascos em bovinos, às 11h00.
Diariamente terão lugar, às 21h00, espectáculos musicais no recinto da Feira, com destaque para o Festival de Folclore no dia inaugural que contará com a actuação do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, Rancho Folclórico de S. Julião de Calendário, Rancho Folclórico e Recreativo Candoso S. Martinho e Rancho Folclórico Poveiro. No dia 17, a animação nocturna estará a cargo do Grupo Musical Santa Cruz e no sábado de Augusto Canário & Amigos, com concertinas e cantares ao desafio.
Para além da exposição de máquinas e serviços agrícolas, a Agroleite aposta também na promoção de produtos regionais, com a presença de quatro restaurantes onde não faltam as carnes de raças bovinas autóctones, e de expositores certificados que trazem lacticínios, charcutaria, mel, vinhos, azeite, doçaria, entre outros.
O horário de funcionamento da Feira é das 10h00 às 24h00, sendo que no último dia, 19, encerra às 21h00.
Para mais informações, consulte a página da LEICAR em
http://www.leicar.pt/

Apresentação oficial do concurso Safari Fotográfico no Posto de Turismo


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na próxima quinta-feira, 16 de Julho, às 10h30, no Posto de Turismo, Afonso Oliveira , vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, e José Paulo Abreu, presidente da Turel, irão apresentar oficialmente o concurso Safari Fotográfico.
O evento terá lugar no dia 25 de Julho, em S. Pedro de Rates. O objectivo é registar o património histórico e natural da freguesia ao longo de um percurso de seis quilómetros. O vencedor do concurso ganhará um fim-de-semana para duas pessoas, numa Pousada de Portugal.
Aqui está disponível o regulamento do concurso e a ficha de inscrição. Lembramos que estas estarão abertas até dia 20.

XPZ-Bona-CDC Navais: nova equipa de ciclismo apresentada ontem

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A XPZ-Bona-CDC Navais foi apresentada oficialmente ontem, ao final da tarde, no Estádio Municipal. Considerado por José Alberto Silva, do Centro Desportivo e Cultural de Navais, um sonho antigo do clube, a nova equipa de ciclismo conta com a liderança de Manuel Zeferino, personalidade ligada à modalidade há vários anos. Numa declaração bastante emocionada, o antigo vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, lembrou “o ano difícil” que teve o ano passado. No entanto, Zeferino deixou uma mensagem positiva: “sou um sonhador e não gosto de perder. Esta nova equipa está motivada e pronta para competir na 1ª Volta a Portugal Masters, que vai acontecer já na próxima semana.”

Aires Pereira, vereador do Pelouro do Desporto, explicou que “iniciar um projecto como este é muito difícil, e só com a perseverança do Manuel Zeferino é que esta equipa está aqui hoje. Este é um momento muito gratificante para a Câmara Municipal, pois passamos a contar com mais um grupo de atletas que, desinteressadamente, vão representar a Póvoa de Varzim”. O autarca sublinhou que “mais importante que os resultados desportivos é mostrarmos a todos que nós continuamos a ter razão.” No final, um último desejo: “que sejam as cores da Póvoa de Varzim que cheguem à frente na 1ª Volta a Portugal Masters.”
João Lourenço, Jorge Santos, Paulo Cardoso, Vítor Mateus, Joaquim Morim, Alberto Dias e o próprio Manuel Zeferino são os atletas que vão estar na estrada, de 22 a 26 de Julho, na 1ª Volta a Portugal Masters, a defender as cores da freguesia de Navais, da cidade e dos patrocinadores do clube.