quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Biblioteca recebe alunos para conversar com Diogo Linhares

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Diogo Linhares foi o convidado da Biblioteca Municipal para participar, ontem à tarde, na iniciativa Marés de Leitura. O aluno do 11º ano da Escola Secundária Eça de Queirós, terceiro classificado no I Concurso Literário Infanto-Juvenil El Corte Inglês com o conto A Epopeia do Relógio, confessou que despertou tarde para a leitura e para a escrita. Tímido, Diogo Linhares sente-se mais confortável ao comunicar através da escrita ou do desenho, a sua grande paixão. Por este motivo, já tinha participado noutros concursos nestas duas áreas, nomeadamente no Projecto Escola da Minha Vida, levado a cabo pela Casa da Juventude, e na Praça dos Pintores, realizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas.
Para escrever o conto A Epopeia do Relógio, onde descreve viagens, a descoberta de novos mundos e a procura pelo desconhecido, Diogo Linhares inspirou-se na obra de Júlio Verne, um dos seus escritores favoritos.
Luís Diamantino, que interrompeu a sua actividade como professor da disciplina de Português para assumir o cargo de vereador do Pelouro da Cultura e da Educação, reviveu um pouco das suas aulas. O autarca falou sobre Fernando Pessoa e Eça de Queirós, incentivando os alunos do 11º ano, que se deslocaram à Biblioteca Municipal para esta iniciativa, a lerem as obras destes dois escritores. O vereador desafiou, ainda, estes jovens a concorrerem ao Prémio Literário Correntes d'Escritas/Papelaria Locus. A data limite para entrega de trabalhos termina no dia 30 de Novembro, para a edição Correntes d'Escritas 2010, mas para o ano os alunos terão nova possibilidade para concorrer.

Assembleia Municipal de 16 de Novembro

Joâo Costa
Daniel Bernardo

Teresa Castro Lopes
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Ontem, 16 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizou-se a primeira reunião da Assembleia Municipal. Da ordem do dia constava a eleição do Presidente e respectivos Secretários da Mesa da Assembleia Municipal. Com 23 votos a favor, onze votos em branco e um contra, foi eleito Presidente da Assembleia Municipal João Costa , do Partido Social Democrata (PSD). Na votação para 1º secretário, venceu Daniel Bernardo, do PSD, com 22 votos. Para 2º secretário, a Assembleia Municipal escolheu Teresa Castro Lopes, do PSD, com 24 votos a favor, dez votos em branco, um voto contra e um voto nulo.

Crianças e jovens celebraram o Mar na Póvoa de Varzim


“Ondas de Mar e Som”


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Música, literatura, teatro e património marítimo foram os temas escolhidos para celebrar ontem, 16 de Novembro, o Dia Nacional do Mar na Biblioteca e no Museu Municipais. Os principais convidados foram as crianças que, ora no âmbito das suas actividades escolares, ora em família, assinalaram a efeméride.
A Biblioteca Municipal preparou, logo pela manhã, a leitura dramatizada e encenada de Viagem no Mar para as crianças do Jardim-de-infância Santo António, no Diana Bar. À tarde, foi a vez de percorrer as “Ondas de Mar e Som”, com Abel Carriço, professor na Escola de Música, no espaço infantil da Biblioteca. Este fez o paralelo entre o som das ondas do mar, em dias calmos e em dias de tempestade, com o som da música, mais calma, ou mais abrupta, usando excertos musicais interpretados ao piano ou por uma orquestra. Com uma viola e um pau-de-chuva demonstrou os vários tipos de sons que os instrumentos musicais podem produzir, dando ainda exemplo de compositores portugueses e estrangeiros que se inspiraram no mar para fazer as suas composições, como Lopes-Graça. No final, a canção “O Barquinho” foi entoada em conjunto, servindo as palmas para tentar reproduzir os sons do mar.
Tanto no Diana Bar como na Biblioteca, uma série de livros infantis sobre o mar, de autores como José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Luísa Dacosta ou António Torrado, estavam expostos em lugar de destaque, convidando à leitura.



“O Homem que falou com os peixes”


Já o Museu Municipal, por norma encerrado às segundas-feiras, abriu as suas portas e, para além de uma exposição sobre faróis, patente até ao final do ano na Sala do Mar, organizou uma sessão especial do teatro de marionetas “O Homem que falou com os peixes”, para crianças e famílias. Ambas as actividades contribuem para a preservação da identidade piscatória poveira, ensinando aos mais novos a importância que os faróis sempre tiveram para os Homens do Mar. Já o teatro de marionetas transmite, de uma forma divertida e única, os costumes e tradições da comunidade piscatória da Póvoa de Varzim, já que se inspira na obra O Poveiro, de António Santos Graça, no filme “Ala Arriba” e no típico Serão Poveiro.
O Teatro de Marionetas é uma das actividades disponíveis no âmbito do Serviço Educativo do Museu Municipal, dirigida a escolas e instituições de solidariedade social. As sessões têm a duração de cerca de 45 minutos e são realizadas às quartas, quintas e sextas, sendo necessária uma marcação prévia. Até Junho de 2010, altura em que termina o ano lectivo, o Museu Municipal continuará a aceitar inscrições para “O homem que falou com os peixes”.