terça-feira, 1 de junho de 2010

PÓVOA DE VARZIM


Infopóvoa
De forma a tornar mais eficaz e justo o sistema de contagem e facturação da água, a autarquia vai proceder à substituição dos contadores, assumindo todos os cursos inerentes à operação.
Este processo, que se deverá estender até ao final do ano, está a ser realizado por uma entidade externa, a empresa “Itron – Sistemas de Medição, Lda”, cuja equipa técnica está devidamente identificada como estando ao serviço da Câmara Municipal.
Esta substituição justifica-se já que os contadores existentes encontram-se obsoletos, sendo, por isso, menos fiáveis. Num Concelho de Bom Ambiente, as medidas passam também por proteger os nossos recursos, defendendo um consumo de água mais controlado e mais justo. Por isso, os novos contadores, que permitirão uma correcta leitura do consumo de água, resultando numa medição e facturação que reflectirá o consumo real, incentivam também à poupança da água, um bem valioso, mas escasso.
De forma a informar todos os cidadãos sobre este processo, foi lançada uma campanha informativa nos meios de comunicação local.
Ouça aqui o anúncio radiofónico.
Os serviços municipais do Pelouro do Ambiente e Obras Municipais agradecem antecipadamente toda a colaboração dos munícipes.

PÓVOA DE VARZIM

Semana do Ambiente 2010 – Postal nº 2
Infopóvoa
Como preservar a Biodiversidade ao fazer compras? Esta poderá ser uma questão que nem lhe acorre numa ida ao supermercado mas a verdade é que é bastante simples de responder.

Basta ler algumas das dicas que hoje lhe chegam à caixa de correio sob a forma deste EcoPostal, enviado pela autarquia no âmbito da Semana do Ambiente 2010.

“Poupar. Viver Melhor!” é um desafio que lhe propomos e que trará não só benefícios a nível do Ambiente mas também financeiros.

Conhecer bem aquilo que compramos, avaliar o emprego de recursos naturais na elaboração dos produtos e das embalagens ou usar carrinhos de compras em detrimento de sacos plásticos são pequenas acções que estão ao nosso alcance!

PÓVOA DE VARZIM

Semana do Ambiente – comemorações continuam com actividades várias
Ateliê do Ambiente
Infopóvoa
Um curso sobre “Aproveitamento Integral de Alimentos”, um ateliê ao ar livre e ainda uma exposição são as propostas que hoje apresentamos no âmbito da Semana do Ambiente 2010, evento organizado pela autarquia que termina no dia 5, Dia Mundial do Ambiente.
Até sexta-feira, dia 4, o “Ateliê do Ambiente” marca presença na Praça do Almada. Entre as 15h00 e as 17h00 todos estamos convidados a participar nas inúmeras actividades ali desenvolvidas que têm como objectivo sensibilizar e motivar para a reutilização de materiais.
No Museu Municipal, a exposição “Aves do Mar da Póvoa”, patente até Julho, reúne quatro dezenas de fotografias que retratam parte da diversidade de aves marinhas que acorrem à nossa costa ao longo do ano. Tem como objectivo dar a conhecer as espécies existentes e as diferenças entre elas, os locais onde podem ser encontradas e as suas características comportamentais. Não se pode negar igualmente o pendor pedagógico desta exposição, que permite um pequeno vislumbre sobre a riquíssima Biodiversidade de Aves Marítimas na Póvoa de Varzim, e que pode ser observada nas nossas praias, no Porto de Pesca, nos pequenos cursos de água e até mesmo no Parque da Cidade
“Aves do Mar da Póvoa”
Para os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, tem lugar nos dias 2 e 4 de Junho, às 10h30 e 14h30, o curso “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, no nº 114 da Avenida Mousinho de Albuquerque. Para além de motivar para a prevenção da produção de resíduos, esta actividade tem um carácter social, ajudando pessoas com baixos recursos económicos a não desperdiçar alimentos. Do menu consta a confecção de um Pomme de Batata, para entrada, e uma Sopa Aveludada. Para prato principal serão elaborados uma Salada com Flores comestíveis, um Soufflé e uma Tortilha de Pescada. Para finalizar, um Pudim de Pão será a sobremesa. Esta acção enquadra-se na estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelos Gabinetes de Acção Social da Póvoa de Varzim e contará também com o apoio da LIPOR.

“Música no Ambiente”
A Semana do Ambiente 2010 começou no passado domingo, com uma EcoCaminhada entre as praias de Quião e Aguçadoura. Cerca de duas dezenas de pessoas participaram nesta iniciativa, contando com a ajuda do Arqueólogo Municipal José Flores para aprender mais sobre a fauna e a flora dunar. Ontem, 31 de Maio, foi a vez de “Música no Ambiente” encher de sonoridades o Largo Dr. David Alves. Isto porque alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim deram dois concertos ao ar livre, um de manhã e outro à tarde.
Nesta edição da Semana do Ambiente é o Ano Internacional da Biodiversidade que dá a tónica ao programa. Com esta mensagem, da protecção da Biodiversidade, a autarquia reforça ainda a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, lançada com o intuito de esclarecer todos os munícipes sobre a importância de poupar os recursos naturais. Saiba mais no
portal municipal.

PÓVOA DE VARZIM


Solenidades do Corpo de Deus, na Póvoa de Varzim

Infopóvoa

No dia 3 de Junho, Quinta-feira, a Póvoa de Varzim celebra as Solenidades do Corpo de Deus, a cargo da Confraria do Santíssimo Sacramento.
As cerimónias terão lugar na Igreja Matriz, de onde sairá, às 17h00, a Procissão do Santíssimo Sacramento.
O itinerário da procissão, para a qual são convidadas a participar as Autoridades Civis e Militares do concelho, será o seguinte: Igreja Matriz – Rua da Igreja – Rua do Visconde – Praça do Almada (Norte), com uma paragem em frente aos Paços do Concelho, onde, da varanda principal, será dada a Bênção – Rua Dr. Sousa Campos – Praça da República – Rua Manuel Silva – Rua Cidade do Porto – Largo das Dores – Rua de S. Pedro. Termina na Igreja Matriz, com a Bênção.
A Missa Solene terá lugar às 11h30 e às 13h30 dar-se-á a Exposição Solene do Santíssimo Sacramento, sendo que às 16h30 terá lugar o hino litúrgico católico, Te Deum. A animação coral destas cerimónias estará a cargo da “Capela Marta”.
O Corpo de Deus é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao séc. XIII, altura em que a Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. Na Póvoa, a procissão do Corpo de Deus foi instituída em 1544, aquando da autorização da manutenção da Sagrada Custódia na capela de Madre Deus.

PÓVOA DE VARZIM

Semana do Ambiente 2010 – Postal nº 1



Infopóvoa
No âmbito da Semana do Ambiente, que termina no próximo dia 5, a autarquia, através do Pelouro do Ambiente, lança uma campanha de sensibilização que apela à protecção da biodiversidade.

Serão quatro os postais enviados ao longo da semana, com importantes dicas que, esperamos, irão fazer parte do seu dia-a-dia.

Hoje, mais do que conselhos sobre boas práticas, o postal visa dar a entender por que é tão importante proteger a Biodiversidade Local. De facto, a Póvoa de Varzim é “casa” para milhares de espécies, habitat esse enriquecido pela nossa costa marítima.

De forma a proteger este importante mas frágil ecossistema, muitos são os cuidados que devemos ter. Respeitar a Natureza, não poluir e não mexer são apenas alguns.

Mantenha-se atento à sua caixa de correio e colabore com a Póvoa de Varzim, concelho de Bom Ambiente!

PÓVOA DE VARZIM

Sector automóvel esteve em debate na Póvoa de Varzim
Andrea Silva
Infopóvoa
Realizou-se, no passado sábado, 29 de Maio, a X Convenção da ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel no Axis Vermar Conference & Beach Hotel.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apoiou este evento e a representar a autarquia esteve a vereadora Andrea Silva que fez questão de afirmar que “uma profunda análise e reflexão sobre o sector automóvel é um propósito bem necessário, num mundo onde a convulsão em curso, a que damos o nome de crise, impõe, de facto, uma mudança global de paradigma, que passa necessariamente pela nossa relação com a cidade e com o automóvel. Ou, se preferirmos, parte da mudança que se impõe no paradigma civilizacional dos nossos dias passa pela relação entre o cidadão, a cidade e o automóvel – ou seja, por um novo modelo de mobilidade”.
A autarca referiu ainda que “não há hoje média ou grande cidade que não tenha problemas de congestionamento de tráfego, escassez de lugares de estacionamento, baixa utilização de transporte público e degradação dos espaços públicos centrais, por sobrecarga da frota automóvel”. O problema atingiu uma tal dimensão que, hoje, conceitos como “mobilidade sustentável”, “veículos eléctricos”, “veículos a hidrogénio”, “veículos híbridos”, “ciclovias”, etc., estão presentes na linguagem do cidadão comum.


“Sei que a indústria automóvel está consciente dos desafios que se lhe colocam”, assegurou Andrea Silva, “porque sabe que, sendo os veículos motorizados uma das grandes causas da degradação dos ecossistemas e das alterações climáticas, dará seguramente o passo tecnológico que ainda lhe falta para que o automóvel deixe de estar, a qualquer título, associado à imagem de predador do ambiente (designadamente em meio urbano) e inimigo da saúde pública”.
Nesta X Convenção, que marcou os 70 anos de existência da ARAN, foi apresentado um estudo encomendado à Faculdade de Economia do Porto que abrange a área das vendas, reparação e reboques, de forma a ilustrar as dificuldades diariamente vividas num sector em profunda crise.
“O negócio automóvel em Portugal vs Europa”, “A situação do retalho automóvel em Portugal”, “Requisitos legais do sector automóvel”, “A Oficina e a Seguradora”, “O futuro automóvel – comércio e reparação”, “O Governo e o automóvel” e “Assistência Rodoviária” foram alguns dos temas que estiveram em debate na X Convenção.

PÓVOA DE VARZIM

Infopóvoa
No passado sábado, 29 de Maio, a Póvoa de Varzim recuou até ao dia 5 de Outubro de 1910 para fazer a recriação histórica da Proclamação da República. Centenas de pessoas participaram nesta iniciativa que incluiu música, teatro, uma feira e momentos de verdadeiro patriotismo.
Logo pela manhã uma Feira Tradicional assentou arraiais na Praça do Almada. Produtos hortícolas, doçaria ou artesanato poveiro eram algumas das ofertas neste mercado. À tarde, chegou a Banda Musical. A sua música chamou cada vez mais gente – os figurantes, centenas, representando os momentos que antecederam a Proclamação da República, o público, às centenas também, que ia recebendo toda a programação do evento pelas mãos dos ardinas, que distribuíam os folhetos informativos como se fossem jornais, com pregões à mistura.
Junto à estátua de Eça de Queirós um palco recebeu ilustres poveiros como António dos Santos Graça, David Alves, Vasques Calafate, José António Castro Alves (Secretário da Câmara), Patrão Sérgio, Patrão Lagoa, entre outros, encarnados por alunos do Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio, que assim apresentaram a peça de teatro “Tertúlia”.
Dali, e de novo ao som da Banda Musical, o cortejo seguiu até à Casa da República, hoje A Filantrópica, onde poesia revolucionária, ainda que com um toque de modernismo, foi lida pelos “Trup”, antecedendo o hastear da Bandeira Republicana. No Largo de Santiago, hoje Largo da República, crianças recriaram jogos tradicionais, como o jogo da péla, minimamente dificultados pelas saias compridas das meninas, ajustadas com as sacas de serapilheira que usavam para ir à escola, e pela falta de sapatos em alguns pés, já que os sapatos eram, na altura, luxo de apenas alguns.

Depois, 1910 e 2010 reencontram-se. O grupo de Danças Urbanas da Escola Secundária Rocha Peixoto traz as sonoridades modernas para fazer a dança “As Bandeiras”. Momento verdadeiramente simbólico, em que a Bandeira Nacional se ergueu bem alto, pano de fundo mais do que idílico para a Largada de Pombos que colocou um ponto final nesta recriação da proclamação da República na Póvoa de Varzim.
Organizada pela Câmara Municipal, que assim se associa às comemorações que têm lugar a nível nacional, esta recriação contou com a colaboração dos Agrupamentos Verticais de Escolas Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Aver-o-Mar, Beiriz e Rates, Escola Secundária Rocha Peixoto, Escola de Música da Póvoa de Varzim e A Filantrópica - Cooperativa de Cultura, CRL.

Depois, 1910 e 2010 reencontram-se. O grupo de Danças Urbanas da Escola Secundária Rocha Peixoto traz as sonoridades modernas para fazer a dança “As Bandeiras”. Momento verdadeiramente simbólico, em que a Bandeira Nacional se ergueu bem alto, pano de fundo mais do que idílico para a Largada de Pombos que colocou um ponto final nesta recriação da proclamação da República na Póvoa de Varzim.
Organizada pela Câmara Municipal, que assim se associa às comemorações que têm lugar a nível nacional, esta recriação contou com a colaboração dos Agrupamentos Verticais de Escolas Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Aver-o-Mar, Beiriz e Rates, Escola Secundária Rocha Peixoto, Escola de Música da Póvoa de Varzim e A Filantrópica - Cooperativa de Cultura, CRL.





PÓVOA DE VARZIM

Praça dos Pintores – ponto de encontro para o convívio e para a expressão artística
Infopóvoa
Os jornais espalhados pelo chão a servir de resguardo, os cavaletes dispostos em círculo, as telas, os pincéis ou vestígios de tinta deram a entender que, no passado fim-de-semana, o Diana Bar não era apenas um pólo de leitura mas também uma praça, a “Praça dos Pintores”.
58 jovens, com idades entre os 14 e os 27 anos, participaram na 16ª edição deste evento dinamizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas, com o apoio da Câmara Municipal. Durante dois dias, sábado 29 e domingo 30, desenvolveram trabalhos de pintura respeitando o tema “Incluir + / excluir -”, de forma a assinalar o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. E apesar de esta ser uma competição, com os participantes divididos em dois escalões – o A para jovens com idades entre os 14 e os 17 anos e o para B jovens dos 18 aos 27 anos - , o que sobressai são os momentos de convívio e também de intercâmbio, já que, como é habitual, jovens provenientes de Eschborn e Montgeron, com quem a Póvoa mantém relações de amizade e geminação, participaram.
Ana Luísa Neiva


Tim, de 18 anos, é um dos quatro jovens alemães presentes na Póvoa de Varzim. A participar no concurso pela primeira vez, contou que soube do mesmo através de um seu professor. Sobre a sua participação, fez um balanço positivo, explicando que, para além da competição, tem a oportunidade de conhecer uma nova cultura, o que é sempre “muito interessante”. Por isso, afirmou, “gostaria de voltar no próximo ano”. Sobre o concurso, explicou que o seu objectivo é “mostrar que toda a gente pode pintar e assim demonstrar os seus sentimentos”. Também Julia e Elodia, duas das três jovens de Montgeron que este ano participaram, elogiaram a simpatia dos poveiros e o bom ambiente criado pela Praça dos Pintores


Tím

Ana Luísa Neiva, de 17 anos, é estreante na Praça dos Pintores. A pobreza foi o mote escolhido para a sua pintura mas, confessou, não a preocupam os prémios. “Apesar de a pintura ser algo individual, é divertido participar pelo convívio, que é mais importante que a competição”.
“É um ponto de encontro”, definiu André Tiago, que conta já com três participações na Praça dos Pintores. “Gosto do ambiente, estou a fazer algo que posso partilhar com as pessoas e ao mesmo tempo reencontro amigos”, explicou o poveiro que vê na pintura uma forma de “relaxar”.

André Tiago

Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas, conta que a Praça dos Pintores é acima de tudo um espaço para o “desenvolvimento da criatividade”, a que se junta uma contínua aposta no intercâmbio, no “contacto, através da pintura, com outras nacionalidades”. Cultura, educação e lazer juntam-se, assim, debaixo do mesmo tecto, servindo a Praça dos Pintores como evento que promove “um tempo bem passado, um momento de descontracção e até um intervalo muito positivo na vida dos estudantes”. À semelhança dos participantes, também Francisco Casanova considera que o mais significativo é o convívio, não deixando, no entanto, de sublinhar que “todos os anos surgem trabalhos muito bons”. Assim, a Praça dos Pintores é igualmente um “estímulo para eles próprios se afirmarem individualmente, adquirindo mais autonomia”.
Agora um júri irá avaliar os trabalhos tendo em conta a técnica, a criatividade e a ligação com o tema. Três trabalhos de cada escalão serão premiados, sendo que os vencedores serão anunciados a 17 de Junho, às 18h30, no Diana Bar. No mesmo local, decorrerá uma exposição de todos os trabalhos elaborados, patente entre 5 e 18 de Junho. Venha visitar e veja como, através da linguagem universal da pintura, estes jovens retrataram a Inclusão e a Exclusão.

PÓVOA DE VARZIM

De São Pedro de Rates rumo a Santiago de Compostela
Infopóvoa
Cerca de 90 pessoas partiram, no passado sábado, 29 de Maio, de São Pedro de Rates rumo a Barcelos, cumprindo assim a quarta etapa do “Caminho Português” de Santiago.
Entre peregrinos portugueses e espanhóis que fizeram este percurso de 16 quilómetros, encontrava-se Afonso Oliveira, Vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que participou já na terceira etapa da peregrinação, organizada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal – organismo de cooperação fundado e presidido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-N) e Xunta de Galicia.
Antes da partida, e acompanhados do arqueólogo municipal, José Flores, o grupo visitou a Igreja Românica e o Núcleo Museológico de São Pedro de Rates.
A visita e o conhecimento, em peregrinação, do “Caminho Português” de Santiago, no âmbito das comemorações do Xacobeo 2010, tiveram início a 8 de Maio, tendo como objectivo a chegada a Santiago de Compostela a 31 de Julho, sendo que as 13 etapas em que se divide são percorridas somente aos sábados.
O objectivo da iniciativa – que junta para além do organismo de cooperação, da CCDR-N e da Xunta, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, todos os municípios portugueses e galegos envolvidos, o Turismo da Galiza e a Organização do Xacobeo 2010 – é a promoção do caminho de Santiago pela rota tradicional central do lado português e a sensibilização pública para o seu importante valor histórico, patrimonial e paisagística.
O programa detalhado do percurso e outras informações sobre a iniciativa são disponibilizadas no site
www.ccdr-n.pt/caminhosantiago2010
Também no âmbito das iniciativas de promoção do Caminho Português de Santiago, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim organiza uma
Exposição Itinerante “Diur no Caminho de Santiago”, no Núcleo Museológico da Igreja Românica de São Pedro de Rates que poderá ser visitada pelos peregrinos.

PÓVOA DE VARZIM

“A Missa na História do Cerimonial Religioso”

Infopóvoa
O 5º Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de S. Pedro de Rates terminou, depois de um mês dedicado à música. As expectativas da organização, o Conselho Pastoral Paroquial de Rates e a Junta de Freguesia, foram confirmadas – a cada ano que passa, mais e mais público parte a caminho desta vila poveira para usufruir de um programa pontuado por concertos e conferências.
O arranque do 5º Ciclo deu-se com uma conferência sobre “
A Música nos Caminhos de Santiago”, proferida por José Maria Pedrosa. No próximo ano, esta será publicada e distribuída no decorrer do 6º Ciclo que irá, uma vez mais, decorrer no mês de Maio. Numa coincidência feliz, no dia em que Portugal deu as boas-vindas ao Papa Bento XVI, José Paulo Antunes proferiu outra conferência, com o tema “Música Mariana na Liturgia de Hoje: desafios e possibilidades”.


Todos os domingos, um novo concerto encheu de sons e público a Igreja Românica - “A Música na História do Louvor Cristão”, pelo Coro de Câmara da Corunha, “Canto dos Peregrinos”, pelo Ensemble Vocal Introitus, “Sons da Espiritualidade Cristã no Barroco Musical Europeu”, pelo Gaudium Vocis, Ensemble Instrumental Ulplilanis e Ensemble Vocal da Escola das Artes e “A Missa na História do Cerimonial Religioso”, pelo Grupo Instrumental e Coral “Ensaio” da Escola de Música da Póvoa de Varzim. Para além dos concertos, decorreu ainda um Encontro de Coros Paroquiais e desenvolveu-se também o IV Curso de Direcção Coral e Técnica Vocal.
Recorde-se que aquando da conferência de apresentação do 5º Ciclo de Música Sacra, Armindo Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Rates contou que o orçamento seria um pouco mais baixo que em anos anteriores mas tal “não se reflectiu na qualidade musical do Ciclo”, avalia agora o autarca. Por isso, contou, para o próximo ano a ideia é reduzir de novo o orçamento, apostando sempre num espectáculo de qualidade. O convite fica feito – em Maio de 2011, todos os domingos, a Música Sacra vai invadir Rates.
Veja no
portal municipal as imagens dos concertos.

PÓVOA DE VARZIM

Duas centenas de pessoas pelas praias de Aguçadoura
Grupo de trabalho
Infopóvoa
Cerca de 200 pessoas uniram-se, no passado sábado, 29 de Maio, para a limpeza das praias de Aguçadoura.
“Todos pela nossa praia” foi o nome dado à iniciativa que resultou na recolha de uma grande quantidade de resíduos pelos quatro quilómetros de praias de Aguçadoura. Na sua maioria, foram recolhidas canas que estavam espalhadas pelo areal, principalmente nas zonas da foz dos dois rios que desaguam nas praias.
Com a colaboração de todos foi possível tornar as praias mais limpas e aprazíveis, numa actividade que fomentou também o convívio e a boa disposição entre os voluntários que mostraram grande empenho para que esta época balnear seja um sucesso.


A iniciativa foi organizada pela Junta de Freguesia e contou com a colaboração dos diferentes grupos associativos, nomeadamente o Aguçadoura Futebol Clube, o Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense – Secções de Karaté, Atletismo, Ténis de Mesa, AirSoft e Surf - , os Escuteiros de Aguçadoura e o Rancho Foclórico da Casa do Povo de Aguçadoura. Participaram ainda elementos da Assembleia e da Junta de Freguesia.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim também colaborou na recolha dos resíduos e na disponibilização de materiais de limpeza.

PÓVOA DE VARZIM

Dia Mundial da Criança, convite à diversão na Póvoa de Varzim
Infopóvoa
No Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, o Estádio Municipal será um parque de diversões gigantesco para mais de quatro mil crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo que aí vão celebrar o seu dia.
Os Pelouros da Educação e do Desporto estão a preparar um dia festivo que começa às 9h30 e só termina ao final da tarde. Para além das actividades desportivas, o programa de animação conta também com quatro espectáculos de música e dança (dois de manhã e dois de tarde), nos quais os alunos irão apresentar números que eles próprios organizaram com a ajuda dos professores. No final será distribuído lanche a todos os participantes.
Aqui, as crianças são convidadas a ser apenas crianças, a brincar, a divertir-se, a rir. Não é por isso de admirar que a comemoração do Dia Mundial da Criança na Póvoa de Varzim seja uma data muito aguardada pelos mais novos.