segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

“Marés de Leitura” traz nova escritora ao encontro dos alunos



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Maria do Céu Nogueira é a próxima convidada das “Marés de Leitura”, actividade que promove o encontro entre escritores e alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico. A sessão decorre às 10h30 e às 14h30 de 27 de Janeiro, na Biblioteca Municipal.
A escritora nasceu em Escariz, Vila Verde, tendo completando, em Braga, os estudos secundários e superiores, no Curso Filosófico Humanístico na Faculdade de Filosofia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa. Enquanto escritora, colabora com jornais da região e outros nacionais, com textos literários, artigos de opinião, contos, poemas e peças de teatro. Tem publicado vários livros de literatura infanto-juvenil e de adultos.
Ganhou dois prémios literários a nível nacional, com os livros A Magia do Sonho, colectânea infanto-juvenil e Mais Perto do Céu, colectânea para adultos.
Colabora com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, fazendo a “Hora do Conto”, dedicada a crianças dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Num esforço para fomentar o gosto pela leitura e combater a iliteracia visita, sempre que solicitada, estabelecimentos de ensino, instituições culturais e de solidariedade social. Participou no projecto da Associação Cultural e Literária “Autores de Braga” e desenvolve intensa colaboração com as bibliotecas da rede de leitura pública, escolares e feiras do livro da região.
Entre algumas das obras que publicou contam-se os títulos Auto da Barca do Inferno, 1989; Mãe, prosa e poesia, 1991; Natal, prosa e poesia, 1992;
Histórias Doces de Missangas, contos para a infância, 1992; Duas Mãos, um Conto Dois olhos um Ponto, contos para a infância, 1998; Artifícios de Fogo Preso, contos para adultos, 2001; Continhos do Baú, contos para a infância, 2002; Contos na Diferença, contos para a infância, 2003; Brincalendo, contos para a infância, 2006 e 2008; Variações em Fantasia, contos para a infância, 2007; A um Deus Conhecido, contos de Natal, 2007; A Magia do Sonho, contos para a infância, 2008.

Correntes d’Escritas – apresentação do programa em conferência de imprensa, dia 28


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Depois da festa apoteótica que o ano passado marcou o 10º aniversário do Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, o evento regressa entre 24 e 27 de Fevereiro na sua versão habitual – o número de escritores ronda os 60, ao invés dos 150 do ano passado, mas o programa continua a incluir as actividades que fazem do Encontro um dos eventos culturais de maior sucesso no país.
Programa esse que será apresentado em Conferência de Imprensa no próximo dia 28, às 11h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, por Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura. No entanto, avançamos já com algumas novidades.
Agustina Bessa-Luís, escritora que dispensa apresentações, está em destaque na IX Revista Correntes d’Escritas, cujo dossiê é a ela dedicado. Este é também o ano em que o Correntes d’Escritas conta com duas novas parcerias. A primeira, com a Booktailors − Consultores Editoriais e a revista LER para a cerimónia de atribuição, no decorrer do evento, dos Prémios de Edição Booktailors/LER. A segunda com a Universidade do Porto e o Jornal de Letras, Artes e Ideias para a publicação, neste jornal, da melhor reportagem sobre a 11ª. Edição do Encontro. Concorrem um grupo de alunos do curso de Ciências de Comunicação, que acompanharão diariamente as várias sessões.
De resto, as mesas de debate, no Auditório Municipal e nas EB2/3 e secundárias do concelho, estão já definidas, a que se junta o lançamento de livros, as sessões de poesia e a Feira do Livro.
E, como é já habitual, na Sessão Oficial de Abertura serão anunciados os vencedores dos três prémios atribuídos no âmbito do Encontro – Prémio Literário Casino da Póvoa, Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus e Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora.
Mantenha-se a par de todas as novidades no portal municipal, em
www.cm-pvarzim.pt/go/correntesdescritas