quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sabores de Natal às mesas dos restaurantes poveiros

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
As músicas que já se ouvem um pouco por todo o lado, as luzes que iluminam as ruas da cidade e as árvores enfeitadas anunciam a chegada do Natal, uma época onde a família se reúne à mesa para comemorar o Amor e a Amizade. Os sabores tradicionais não podem falta na consoada e, durante todo o mês de Dezembro, também nos restaurantes aderentes à campanha gastronómica Sabores Poveiros. Bacalhau é o centro das atenções no Natal. Bacalhau com Todos e Roupa Velha são de fácil preparação e fazem as delícias de todos nos dias 24 e 25. Para confeccioná-lo, coza-o já demolhado em água temperada com sal, um fio de azeite, um ramo de salsa e alguns grãos de pimenta. Descasque as batatas e as cebolas, raspe as cenouras e limpe a couve. Lave todos os ingredientes e coza em água temperada com sal. Coza os ovos à parte durante 10 minutos. Num tacho, leve ao lume azeite, banha e cebolas cortadas em rodelas finas. Quando a cebola ficar translúcida, regue com o vinho e um pouco de água de cozer o bacalhau. Deixe ferver até reduzir para metade. Numa travessa, disponha o bacalhau, os legumes e os ovos descascados e cortados.
Para a Roupa Velha, refogue o alho e a cebola no azeite e, quando estiver transparente, misture as batatas, as hortaliças e o bacalhau. Envolva tudo e deixe apurar alguns minutos.
Pode experimentar os Sabores de Natal nos seguintes estabelecimentos: Albatroz; Amigos da Canastra; Bacalhoeiro; Belo Horizonte; Bodegão; Cais; Campino; Costa; Franganito; Ibérica; Lancha Nova; Lapa; Manjar dos Leitões; Marcelino; Mata; Nosso Café; Pátio; Recife; Romero; Santo André – Estalagem; Santo André – Restaurante; São Miguel; Tacho; Táxi; Três Rapazes 1; Três Rapazes 2 e Vela Atlântica.
Ao longo de todo o ano, o Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico sorteou um fim-de-semana por mês numa Pousada de Portugal, para todos aqueles que preencheram um cupão depois de experimentar o sabor poveiro num restaurante aderente. Este mês, o sorteio realiza-se na quarta-feira, 9 de Dezembro, às 16h00, no Posto de Turismo.


Obra de Rocha Peixoto conhece 2ª edição no 1º Centenário da sua morte


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Terra Portuguesa (Crónicas Científicas), da autoria de Rocha Peixoto, foi editado pela primeira vez em 1897. No próximo dia 4, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, será lançada a segunda edição desta obra, no âmbito da Comemoração do 1º Centenário da morte de Rocha Peixoto.
Esta obra será o número 23 da Colecção “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira” e a sua apresentação contará com uma introdução pelo Professor Doutor João Francisco Marques, Presidente da Comissão Organizadora da Comemoração do 1º Centenário da morte de Rocha Peixoto.
A Terra Portuguesa é uma compilação de vinte e seis artigos que o ilustre poveiro, que no seu caminho profissional foi arqueólogo, etnólogo, bibliotecário, naturalista, entre muitos outros, publicou no jornal portuense " O Primeiro de Janeiro ", dedicados à Economia, ao Ensino, às Ciências e à Cultura Portuguesa. De facto, Rocha Peixoto teve, durante toda a sua vida, uma colaboração muito intensa e assídua na imprensa nacional e local com a escrita de diversos artigos sobre variados temas, desde etnografia, arqueologia, folclore, vida colonial, arte e indústrias portuguesas, história, e expressando as mais variadas opiniões sobre instituições científicas, culturais e do ensino. O jornal do Porto onde escreveu mais artigos foi " O Primeiro de Janeiro " e o de Lisboa foi "O Século".

A Comemoração do 1º Centenário da morte de Rocha Peixoto tem um
site próprio na internet, onde pode consultar o programa e também aceder a documentos, livros e fotografias que fazem parte do acervo de Rocha Peixoto.

“Feliz Natal Póvoa de Varzim” – programação para 3 e 4 de Dezembro

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
As crianças hospitalizadas na unidade de pediatria do Hospital S. Pedro Pescador, na Póvoa de Varzim, são as próximas convidadas de honra de “Feliz Natal Póvoa de Varzim”, o programa de animação para a época natalícia.
De facto, amanhã, 3 de Dezembro, às 14h30, tem início a sessão de leitura animada dinamizada no âmbito da iniciativa “Livros fora de Portas”, da Biblioteca Municipal. Aventuras de Natal, de Roger-Pierre Bremaud, Babushka, de Sandra Ann Horn e O Noddy salva o Natal são os três contos escolhidos para esta sessão de “Leituras no Hospital”, que será repetida a 17 de Dezembro.
Relembramos ainda que é também amanhã que Raul Costa, jovem pianista poveiro, participa na sessão de “
Artes & Ofícios”, na Biblioteca Municipal, às 11h00.
Na sexta-feira, dia 4, assista ao lançamento da segunda edição de A Terra Portuguesa, da autoria do ilustre poveiro Rocha Peixoto ou participe no jantar de solidariedade para com a Casa de Santa Maria da Estela organizado pelo Lions Club. E para terminar a noite em beleza, porque não dar um pulo até ao Arquivo e Museu Municipais que, a partir das 21h30, promovem uma venda de produtos artesanais. Nessa mesma noite, o Museu desenvolve ainda outras actividades que prometem fazer relembrar o passado e proporcionar um bom momento musical com as melodias natalícias.

“Feliz Natal Póvoa de Varzim!” promete ainda muitas mais actividades até ao início de Janeiro, por isso mantenha-se atento ao
portal municipal, o local onde pode encontrar as últimas novidades deste programa e consultar a Agenda de Natal.

Dia Internacional do Voluntariado – conferência e novos voluntários assinalam data na Povoa

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através do Pelouro da Acção Social, volta a assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, a 5 de Dezembro, com uma conferência e com a assinatura dos contratos do voluntariado com os novos voluntários.
A actividade decorre no Diana Bar, onde, às 15h00, tem início a conferência sobre “O Papel do Voluntariado na Sociedade e na Economia”, por Fernanda Rodrigues, Coordenadora do Plano Nacional de Acção para Inclusão. Segue-se então a assinatura dos contratos de voluntariado pelos candidatos formalizando, assim, a sua integração na Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim (BCVPV).Recorde-se que foi também a 5 de Dezembro, no ano passado, que foi apresentada formalmente a Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim, com o testemunho de voluntários e a assinatura de contratos de voluntariado com novos elementos e com entidades que se associaram a esta estrutura. No entanto, a BCVPV começou a funcionar informalmente em Junho de 2004, tendo sido institucionalizada a sua existência, de acordo com o definido na Lei do Voluntariado, pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em Junho de 2007.