terça-feira, 30 de março de 2010

Juvenorte recria Queima do Judas


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No dia 3 de Abril, Sábado de Aleluia, a JuveNorte leva a cabo, uma vez mais, a Queima do Judas.
Às 22h30, terá início o Desfile do Judas pelas Ruas do Bairro Norte e às 24h00 a Leitura do Testamento seguido da Queima do Judas, na Esplanada do Carvalhido.
A iniciativa é uma manifestação de carácter profano com tradição poveira no período da Páscoa que a JuveNorte faz reviver desde a sua fundação, em 1986.
A Queima do Judas enquadra-se nas celebrações religiosas da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com origem no imaginário cristão, segundo o qual Judas entregou Jesus à morte, tornando-se por isso o “Apóstolo Traidor”. Personificado por um tosco boneco, que é ciclicamente imolado num auto-de-fé popular, o “Apóstolo Maldito” serve assim de bode expiatório para escárnio e maldizer e para a ridicularização de vícios e costumes da sociedade.
Desta forma, a JuveNorte serve-se do dito Apóstolo para o mesmo fim, embora contemple apenas no seu testamento colaboradores, simpatizantes e, acima de tudo, amigos da associação. Assim sendo, apelam à compreensão de todos para a sua leitura, bem como a melhor interpretação das críticas nele contidas, algumas mesmo de tom sarcástico.

Festa do Livro e da Leitura arranca no mês de Abril


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Abril é por excelência um mês dedicado aos livros no qual se celebra no dia 2 o Dia Internacional do Livro Infantil e a 23 o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

A Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim não poderia ficar indiferente a estas efemérides e durante todo o mês celebra a Festa do Livro e da Leitura. A iniciativa contempla uma diversidade de actividades que se realizam dentro e fora da biblioteca e que se destinam a diferentes públicos.
Assim sendo, no dia 1 arranca mais uma campanha “Novos Leitores” que contempla a oferta de uma edição municipal a quem se inscrever como sócio da biblioteca através da solicitação do cartão de leitor.
Para permitir um contacto mais próximo com os livros, a Biblioteca vai para além das suas portas, de 12 a 23, na iniciativa Livros na Rua, marcando presença num espaço na Praça da República (nº 12) com actividades para crianças e adultos todas as tardes, sendo que o horário de funcionamento será de segunda e sexta-feira, das 14h30 às 18h30. Para os mais novos, será dinamizada a actividade “Os Livros apresentam-se” com leituras encenadas de histórias sobre livros, entre as quais destacam-se “O Canteiro dos Livros” de José Jorge Letria, “Olá, Eu sou um Livro!” e “O Afinador de Palavras”, ambos de Rui Grácio, “O menino que não gostava de ler” de Susana Tamaro, “O Incrível Rapaz que comia livros” de Oliver Jeffers, entre outros. A biblioteca convida pais e filhos para as tardes com histórias, “Ao Sabor dos Livros”, em que o Livro é a personagem principal. Outra das actividades propostas será Riscos e Rabiscos, um espaço onde as crianças podem desenhar e pintar livremente.



No dia 23, Dia Mundial do Livro, o espaço estará aberto todo o dia (das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30), com a realização de dois ateliers para o público infanto-juvenil, um de manhã e outro de tarde, sobre a temática dos Livros e Histórias, intitulados “O livro não é um papão!” e “A história salta cá para fora!”, pela Catavento Projectos Educativos.
Neste mesmo dia, mas no Auditório Municipal, às 15h00, terá lugar a 5ª edição de Vamos Passar o Testemunho, uma actividade da Biblioteca Municipal que envolve a participação das escolas do primeiro ciclo de ensino, convidadas, no início do ano lectivo, a construir em conjunto uma história que seria começada por uma turma de uma escola e depois passada sucessivamente às outras turmas tanto dentro do mesmo estabelecimento de ensino como a outros participantes para que a continuassem. A história concluída vai ser apresentada e lida, no dia 23, pelas crianças que a escreveram, sendo a apresentação aberta ao público em geral.
Na sexta-feira, 2, o Diana Bar festeja com os mais novos o Dia Internacional do Livro Infantil promovendo uma oficina de escrita criativa intitulada “Escreve a tua história…”, em que as crianças são convidadas a criarem um texto a partir de imagens seleccionadas fazendo jus à sua imaginação.
No sábado, às 15h00, terá lugar na Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal mais uma sessão de “Sábados Mágicos… Leituras Encantadas”, actividade que reúne pais e filhos em torno de uma história infantil no primeiro sábado de cada mês.
Nos dias 8 e 22, às 14h30, os livros vão, uma vez mais, à Pediatria do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde para proporcionar momentos de evasão às crianças que ali se encontram através da leitura de histórias por técnicos do serviço educativo da biblioteca. Trata-se de “Leituras no Hospital”, uma iniciativa do serviço educativo da Biblioteca Municipal, iniciada em Abril de 2007, e inserida no programa “Livros Fora de Portas”, onde se incluem também a “Leitura Sénior” e as “Bibliocaixas”. E no âmbito da “Leitura Sénior”, no dia 23, o livro chegará ao Centro de Dia da Beneficente, às 11h00 e ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, às 14h30, permitindo o contacto dos idosos com o livro.
Dia 14, quarta-feira, a Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca acolhe mais uma sessão de Artes e Ofícios, desta feita dedicada ao Livreiro com Alberto Bago, da Livraria Minerva, que, numa conversa com os mais novos, irá abordar as várias facetas dos livros, a sua comercialização e irá ainda falar da tradição familiar de livreiro de uma das mais importantes livrarias locais.
Na sexta-feira, 16, às 21h30, no Diana Bar, terá lugar a apresentação de “Uma Biblioteca para Ondame”, projecto de criação de uma biblioteca em Ondame, Guiné-Bissau, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, através dos serviços da Biblioteca Municipal. A iniciativa está a ser desenvolvida desde Janeiro pela Fundação João XXIII, instituição que pertence ao patriarcado de Lisboa, e contempla projectos de solidariedade na área da Educação e Saúde em Guiné-Bissau.

Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais: inscrições abertas para seminário e Mostra Informativa


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Entre 26 de Abril e 9 de Maio o Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais é ponto de visita obrigatório para aqueles a quem é chegada a hora de pensar no seu futuro profissional. Entre as várias iniciativas em programa, que será divulgado brevemente, contam-se já várias com inscrições abertas.
É o caso do seminário “Formação ao longo da vida: um imperativo para a empregabilidade”, que decorre na tarde de 29 de Abril no Diana Bar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do telefone 252 090 000 ou do e-mail
forumsop@cm-pvarzim.pt
Serão debatidos os temas “A Importância da formação ao longo da vida”, com Isabel Gomes, formadora na área da Educação e Formação de Adultos e responsável pelo Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira; “Formação e Empregabilidade: que relação?”, com Joaquim Luís Coimbra, Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto e Coordenador do Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida na FPCE da Universidade do Porto; e “Formação e Empregabilidade: algumas reflexões”, com José Manuel Castro, Subdelegado Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional e Docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
De 5 a 9 de Maio está também patente a Mostra Informativa, onde estão reunidas várias instituições parceiras da organização, que disponibilizam informação sobre variadas opções profissionais. A Mostra tem associada uma vertente prática, já que os visitantes podem, por exemplo, subir a Torre de Escalada do Exército, participar no “Caça Talentos” promovido pelo Lancaster College (as inscrições decorrem de 26 de Abril a 3 de Maio na instituição de ensino) ou na Grande Manhã Desportiva, que a Escola Secundária Rocha Peixoto organiza no Largo do Passeio Alegre e na praia, na manhã de 8 de Maio e ainda assistir à demonstração do Grupo Cinotécnico da Força Aérea Portuguesa, a 9 de Maio, às 15h00, no Largo do Passeio Alegre.
A música pode também ser um caminho profissional e por isso a Mostra irá receber um concerto da Escola de Música da Póvoa de Varzim com o tema “Música ou performance? Eis a questão” de Teresa Vila Verde. É a 8 de Maio, no Diana Bar, às 22h00, sendo que os bilhetes custam 5 euros. A Escola organiza também o V Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, cujas inscrições estão abertas até 20 de Abril. No
portal municipal pode encontrar mais informação sobre este concurso, sendo que a 8 de Maio decorrem as provas, públicas, no Auditório Municipal, e a 9 de Maio acontece o Concerto dos Laureados, às 16h00, no Diana Bar.
As escolas e entidades interessadas em visitar a Mostra com os seus alunos devem informar da data e horário em que o pretendem fazer, novamente através dos contactos acima indicados. A Mostra está patente no Diana Bar, no Largo do Passeio Alegre e no interior do Porto de Pesca com o seguinte horário:
5 de Maio – 14h00 às 22h30
6 e 7 de Maio – 10h00 às 12h30 / 14h00 às 22h30
8 de Maio – 10h00 às 20h00
9 de Maio – 10h00 às 19h00

De referir ainda que o programa do Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais inclui uma conferência com o tema “O Acesso ao Ensino Superior em 2010”, orientada por Acácio Bapista, Director de Serviços do Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esta decorre a 26 de Abril, às 15h00, no Diana Bar, sendo que não é necessária inscrição mas, para esclarecer dúvidas, os interessados podem contactar a organização através do e-mail do Fórum.
Mesas redondas, com a participação de profissionais de diferentes sectores de actividade, que decorrerão nas Escolas Secundárias e EB 2/3 do concelho da Póvoa de Varzim, e sessões de esclarecimento completam o programa que brevemente será disponibilizado no portal municipal. Mantenha-se atento em
www.cm-pvarzim.pt