quarta-feira, 7 de outubro de 2009

“Segurança no Trabalho” começa hoje – inscrições para restantes formações continuam abertas


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Continuam as formações modulares certificadas que a autarquia tem vindo a promover, fruto de um protocolo celebrado com a Associação Empresarial de Portugal.
11 formandos começam hoje a sua formação em “
Segurança no Trabalho – avaliação e controlo de riscos”. Com a duração de 50 horas, esta vai decorrer no Estádio Municipal até 11 de Novembro, às segundas, quartas e quintas. A formação tem como objectivo providenciar aos formandos os conhecimentos que lhes permitam avaliar e proceder ao controlo de riscos de âmbito geral e específico, associados às condições de segurança no trabalho.
Para além desta formação vão ainda decorrer outras duas, ambas no Arquivo Municipal, com a duração total de 25 horas: “
Gestão do Tempo e Organização do Trabalho”, a partir de 12 de Outubro e “Marketing Comercial – conceitos e fundamentos”, a partir de 2 de Novembro. Os interessados podem inscrever-se junto do Gabinete de Formação ou do Investmais, na Câmara Municipal, sendo que as fichas de inscrição estão disponíveis no portal municipal.
Todas as acções de formação são gratuitas, com atribuição do subsídio de alimentação, e decorrem em horário pós-laboral, entre as 19h00 e as 22h00. Estas formações têm como destinatários cidadãos activos empregados ou desempregados que pretendam desenvolver competências em alguns domínios de âmbito geral ou específico, adultos com idade igual ou superior a 18 anos e formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho. Devem também ter habilitações literárias entre o 9º e o 12º ano de escolaridade.

É-Aqui-In-Ócio despede-se com vontade de regressar no próximo ano

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O É-Aqui-In-Ócio terminou no sábado e o balanço não podia ser mais positivo. Mais de 700 pessoas assistiram aos espectáculos escolhidos pelo Varazim Teatro para integrar o programa deste ano. Eduardo Faria, presidente da associação, afirmou que “se o ano passado assumi que o número de espectadores tinha diminuído, tenho também a obrigação de dizer que nesta edição houve um acréscimo de público, facto que nos deixou extremamente felizes.” Eduardo Faria refere que o espectáculo que teve mais público foi A Tempestade, uma criação da Companhia do Chapitô, baseado numa peça de Shakespeare. Uma história sobre magia, monstros e espíritos onde não faltaram cenas cómicas com hábeis jogos de palavras, tão próprios das obras do dramaturgo inglês. As peças para toda a família também foram um êxito, tendo contado com presença de muitas crianças que, muito atentamente, ouviram a História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, texto de Luís Sepúlveda ; Acende a noite, onde muitos pequeninos podiam identificar-se, com certeza, já que a personagem principal tinha medo do escuro ; e João e o Pé de Feijão, conto dos irmãos Grimm, familiar para muitas crianças.
O presidente do Varazim Teatro sublinhou, ainda, o sucesso do primeiro espectáculo, Kanukanakina, um projecto musical desenvolvido a partir de instrumentos musicais reciclados ou com objectos do quotidiano em fusão com instrumentos electrónicos convencionais. Eduardo Faria explicou que “este não é o tipo de música a que as pessoas estão habituadas a ouvir na rádio. É um som diferente. Por isso, ficamos agradavelmente surpreendidos quando vimos o Diana Bar com mais de uma centena e meia de pessoas. Isto mostra que o público está aberto a novas ideias.”

Também o workshop “Ferramentas básicas do actor”, que o Varazim Teatro desenvolveu de 1 a 11 de Setembro, irá colher os seus frutos. Os novos actores apresentaram-se em público pela primeira vez no dia do aniversário da associação, estando esta apresentação incluída no programa do É-Aqui-In-Ócio, e o Varazim Teatro prepara-se para integrar estes alunos no grupo. Eduardo faria explicou que “visto que os elementos da associação estão a desenvolver este trabalho gratuitamente, talvez nem todos aceitem. Tem que haver disponibilidade e nem todas as pessoas têm uma vida familiar e profissional que lhes permita fazer parte desta associação. Mas, os que não puderem fazer parte, certamente tornar-se-ão nosso público.”
Eduardo Faria revelou que “temos muita vontade de realizar a edição III em 2010. Trabalharemos para que isso seja possível.”
Pode ver imagens dos espectáculos do É-Aqui-In-Ócio
aqui.

Eleições Autárquicas – secções de voto na Póvoa de Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A 11 de Outubro o país mobiliza-se para novo acto eleitoral, desta feita para as Eleições Autárquicas.
Estas destinam-se a eleger os titulares dos órgãos das autarquias locais – os órgãos executivos, constituídos pela Câmara Municipal e pelas Juntas de Freguesia, e os órgãos deliberativos, constituídos pela Assembleia Municipal e pelas Assembleias de Freguesia. Os órgãos das autarquias locais são eleitos por sufrágio universal directo, excepto a Junta de Freguesia, cujo presidente é eleito pela Assembleia de Freguesia. De forma a contribuir para o esclarecimento dos munícipes, que devem encarar o voto como um dever cívico, a autarquia poveira disponibiliza, no
portal municipal, as secções de voto do concelho, com o número de eleitores. Para complementar esta informação os munícipes devem ainda consultar o Portal do Eleitor e assim certificarem-se do local onde devem votar.

Outubro traz o sabor a Raia com Arroz de Grelos


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Um novo mês e com ele, um novo sabor também chega às ementas dos restaurantes aderentes aos Sabores Poveiros, campanha gastronómica criada pela autarquia em 2006. Raia com Arroz de Grelos é o prato que poderá experimentar durante os fins-de-semana do mês de Outubro. Esta iguaria estará disponível nos seguintes estabelecimentos: Albatroz; Belo Horizonte; Campino; Ibérica; Marcelino; Pátio; Quebra Mar; Recife; Romero; Santo André Estalagem e Restaurante; São Miguel; Táxi; Trinta e Um de Janeiro e Vela Atlântica.
Para confeccionar este prato corte a raia em tiras médias e tempere com sal e limão deixando repousar um pouco. Para o arroz, aloure cebola picada em azeite, acrescente água e sal e deixe ferver. Introduza os grelos, o arroz e deixe cozer. Entretanto, frite as tiras de raia, depois de passadas por farinha o ovo. Coloque a raia numa travessa decorada com limão cortado às rodelas e azeitonas. Sirva o arroz numa caçarola.
No dia 7 de Outubro, às 16h00, no Posto de Turismo, irá realizar-se o habitual sorteio de um fim-de-semana numa Pousada de Portugal para os “clientes” dos Sabores Poveiros.

Inscrições abertas para nova “Noite na Biblioteca”

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Face ao sucesso da 3ª edição, que decorreu a 25 de Setembro, a actividade “Uma Noite na Biblioteca” vai-se repetir, desta feita na noite de 9 para 10 de Outubro, na Biblioteca Municipal.
Mais uma vez, são as crianças entre os nove e os 10 anos as convidadas para este evento que desafia à descoberta da Biblioteca Municipal como espaço de lazer e convívio e não apenas de estudo. Para isso, o Serviço Educativo da Biblioteca preparou um programa que inclui não só uma caça ao tesouro pelas várias salas do edifício, como também momentos de leitura e ainda uma oficina de expressão plástica. A aventura tem início marcado para as 21h30 do dia 9.
As inscrições estão já abertas, permitindo um máximo de 12 participantes, e devem ser feitas através do portal da Biblioteca Municipal, ao qual pode aceder através do endereço
www.cm-pvarzim.pt/biblioteca. Lá estão disponíveis mais informações sobre as várias actividades que serão organizadas assim como uma lista dos objectos necessários para que todos os participantes passem uma boa noite entre os livros.

Safari Fotográfico: entregues prémios aos melhores trabalhos

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a TUREL entregaram, na sexta-feira passada, no Posto de Turismo, os prémios aos melhores trabalhos resultantes do concurso “Safari Fotográfico - Património Cultural e Natural de S. Pedro de Rates”.
José Paulo Abreu, presidente da Cooperativa TUREL/Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso, revelou-se satisfeito com os resultados desta iniciativa: “mais de 40 pessoas participaram neste concurso que tinha como principal objectivo mostrar que a Póvoa de Varzim oferece a quem a visita mais do que praia. O concelho está recheado de locais interessantes para conhecer. S. Pedro de Rates e o seu Ecomuseu são disto exemplo.”


Afonso Oliveira, vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, explicou que “esta iniciativa é interessante porque nos permite ver a Póvoa de Varzim com outros olhos, as visão dos fotógrafos, através das suas máquinas, do concelho.” O autarca agradeceu, ainda, a participação das quatro dezenas de pessoas nesta edição, que realizou-se no dia 25 de Julho, e lembrou que a edição “Safari Fotográfico – Litoral Poveiro” alcançou ainda maior número de participantes, 50 “fotógrafos”. Esta edição aconteceu no dia 29 de Agosto e decorreu nas praias de Aguçadoura, Estela, Aver-o-Mar e Póvoa. Os vencedores deste concurso serão anunciados oportunamente.


Entretanto, os trabalhos vencedores do concurso (Abel Campos, 1º classificado ; António Alves Tedim, 2º classificado, Luís Raposo, 3º classificado e Cristina Moreira, Menção Honrosa), bem como outros trabalhos entregues para apreciação, estão expostos no Posto de Turismo até dia 30 de Outubro.