segunda-feira, 22 de março de 2010

Portal Municipal disponibiliza novo serviço

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No âmbito do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, assinalado a 15 de Março, o Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, através do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), disponibiliza, no portal municipal, um novo serviço de informação.
A partir de agora, no endereço
www.cm-pvarzim.pt/fomento-economico/centro-de-informacao-autarquico-ao-consumidor/noticias-de-interesse terá uma selecção de notícias onde pode encontrar dados e dicas úteis que farão de si um consumidor esclarecido.
Com o objectivo de promover e salvaguardar os direitos dos consumidores, o CIAC tem portas abertas no edifício da Câmara Municipal desde Junho de 2008, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Nas suas instalações, o CIAC dá acesso a uma série de serviços gratuitos, tais como a obtenção de informações e esclarecimentos, sendo que faz a recepção, acompanhamento e encaminhamento das reclamações e a mediação de conflitos de consumo.
O centro promove ainda acções de sensibilização que se inserem no âmbito das competências do CIAC, que, para além de funcionar como um serviço informativo e de aconselhamento na área do consumo, desenvolve também iniciativas de proximidade como o desenvolvimento de acções informativas. Por isso, disponibiliza-se junto das escolas, associações e outros grupos sociais, para desenvolver acções de sensibilização sobre Direitos e Deveres dos Consumidores. Para tal basta contactar o serviço através do telefone 252 090 194, ou email
ciac@cm-pvarzim.pt.

Limpar a Póvoa de resíduos e plantar novas árvores em fim-de-semana pelo Ambiente

“Limpar Portugal” na Póvoa de Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim



"Plante uma Árvore”
A chuva não estragou um fim-de-semana que, na Póvoa de Varzim, foi quase exclusivamente dedicado ao Ambiente com a realização, no sábado, 20, do projecto “Limpar Portugal” e no domingo, 21, da acção “Plante uma Árvore”.
Na sexta-feira contavam-se pouco mais de 100 pessoas da Póvoa de Varzim inscritas no projecto de âmbito nacional “Limpar Portugal”. Mas no sábado, mais de 200 espalharam-se pelas 12 freguesias removendo lixo em mais de 150 zonas. Gil Craveiro foi o coordenador da iniciativa na Póvoa de Varzim e faz um balanço extremamente positivo. Os números ainda não são oficiais, mas acredita que os resíduos recolhidos ultrapassam as 20 toneladas. “Foi um orgulho enorme participar neste projecto”, afirma, recordando que contaram com o apoio de Agrupamentos de Escuteiros e ainda da Escola Prática de Serviços, que disponibilizou viaturas para a recolha de resíduos. A Câmara Municipal contribui também para a iniciativa, disponibilizando os sacos e encarregando-se da recolha do lixo, que os participantes depositavam em locais previamente definidos.


Oficinas de Reutilização
E no Dia Mundial da Árvore, comemorado ontem, 21 de Março, o Parque da Cidade recebeu 60 voluntários que meteram mãos à obra e plantaram carvalhos, bétulas, medronheiros, azevinhos e ciprestes. Foram mais de quatro centenas as árvores plantadas por crianças, muitas delas acompanhadas dos pais, dos Agrupamentos de Escuteiros de Amorim, da Paróquia de S. José de Ribamar e ainda por crianças e adolescentes da Casa do Regaço. Estas participaram na acção “Plante uma Árvore” no âmbito da disciplina de área - projecto de alunos da Escola Secundário José Régio, de Vila do Conde, com o tema “Solidariedade – Brincar com as Crianças”.
“Plante uma Árvore” decorreu na Póvoa de Varzim a convite da Associação Nacional de Municípios, sendo que as árvores foram cedidas pela Autoridade Florestal Nacional. No final, os participantes divertiram-se ainda em oficinas de reutilização, uma das muitas actividades desenvolvidas pelo Pelouro do Ambiente no âmbito do plano de Educação Ambiental, e que pretende sensibilizar os mais novos para a importância de poupar os recursos naturais.
Limpar o município e plantar novas árvores, assim foi o fim-de-semana na Póvoa de Varzim, um Concelho de Bom de Ambiente! E marque já na sua agenda: no terceiro fim-de-semana de Setembro, “
Limpar o Mundo, Limpar Portugal” chega à Póvoa e precisa da sua ajuda. Mantenha-se a par no portal municipal, em www.cm-pvarzim.pt

Marginal poveira acolheu campeões das duas rodas

Cândido Barbosa, na Meta
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Cândido Barbosa, da Palmeiras Resort/Tavira foi o vencedor da 16ª Clássica da Primavera que se disputou ontem, na Póvoa de Varzim.
A competição, que reuniu os melhores ciclistas do país, contou com a participação de 118 atletas nas categorias elite e sub23 que percorreram várias freguesias do concelho totalizando um percurso de 150 quilómetros, que obrigou a seis subidas ao Monte de São Félix.

Da esquerda para direita: Aires Pereira e Cândido Barbosa
Segundo Manuel Zeferino, da organização, esta prova foi “muito competitiva e houve muito controlo de corrida”, realçando que a “vitória do Cândido foi justa”. Filipe Cardoso, da LA/Rota dos Móveis arrecadou o segundo lugar e o poveiro Mário Costa, da Barbot/Siper ficou em 3º lugar. No portal municipal, poderá consultar as classificações de todos os participantes bem como algumas das imagens da prova.

Manuel Zeferino, na meta
O bom tempo foi o convite perfeito a que centenas de pessoas acorressem à Avenida dos Banhos para apoiar os participantes.
A Clássica da Primavera foi antecedida, no sábado, pela prova Ciclismo para Todos que apesar do mau tempo contou com 120 participações. “Foi uma prova aberta, muito bem disputada e que devido à intempérie se tornou muito dura”, referiu Manuel Zeferino, atleta poveiro da CDC Navais/Póvoa de Varzim que participou e venceu esta competição.
A organização das duas provas esteve a cargo do Centro Desportivo e Cultural de Navais, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Jogos Desportivos Municipais vão juntar mais de dois mil jovens



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Projecto Escola da Minha Vida está quase no final. Antes da grande festa de encerramento, o Pelouro do Desporto prepara uma última iniciativa, os Jogos Desportivos Municipais. Começam amanhã, 23, e prolongam-se nos dias seguintes, 24 e 25, calcula-se que mais de 2000 alunos – das escolas EB 2/3 Cego do Maio, Flávio Gonçalves, Aver-o-Mar, Beiriz, Rates e Grande Colégio, das secundárias Eça de Queirós e Rocha Peixoto e do MAPADI – vão estar envolvidos nesta competição. Andebol, voleibol, ténis de mesa, futsal, basquetebol, badmington e atletismo são as modalidades que os jovens estudantes vão praticar durante os três dias no Pavilhão e no Estádio Municipal.
Os Jogos Desportivos Municipais acontecem este ano pela 13ª vez. Inserido no Projecto Escola da Minha Vida, que pretende salientar a importância da escola no exercício das profissões e reforçar a formação pessoal, social e escolar dos jovens, esta competição tem também como objectivo incutir nos participantes o gosto pelo desporto. Os vencedores desta competição, bem como das várias áreas do Projecto Escola da Minha Vida, serão chamados ao palco, no Pavilhão Municipal, no dia 22 de Abril.