terça-feira, 8 de junho de 2010

PÓVOA DE VARZIM

Protocolos assinados esta tarde visam a divulgação da Póvoa


Da esquerda para a direita: Joaquim Santos; Aires Pereira e José Alberto Silva
Infopóvoa
Há muito que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim esforça-se por tornar a bicicleta um meio de transporte utilizado pelos munícipes nas suas deslocações diárias dentro da cidade. Esta tarde, foi dada mais uma pedalada nessa direcção. O Pelouro do Desporto da autarquia assinou protocolos com dois clubes de ciclismo da Póvoa, o Centro Desportivo e Cultural de Navais e o Póvoa Clube BTT. Os documentos estabelecem a ambas as equipas o subsídio de €10.000 (dez mil euros) que as auxiliarão na continuidade do trabalho desenvolvido até aqui, ou seja, na divulgação da modalidade e do concelho em todas as regiões onde competem.
Aires Pereira, vereador do Pelouro do Desporto e vice-presidente da Câmara Municipal, sublinhou que estes protocolos vão ao encontro do objectivo da população do concelho, no qual a autarquia tem-se empenhado – trazer mais pessoas para a cidade, desenvolvendo, desta forma, a economia local. O autarca informou que “a realização de provas desportivas contribui para a visita de milhares de pessoas por ano”. Aires Pereira congratulou, ainda, o trabalho de ambas as equipas, “uma mais virada para a componente competitiva e de formação (CDC Navais) e outra com uma componente mais de passeio e lazer (Póvoa Clube BTT)”.

PÓVOA DE VARZIM

Inauguração da Unidade de Controlo Costeiro amanhã, em Aguçadoura


Infopóvoa
Amanhã, 8 de Junho, às 10h00, são inauguradas, em Aguçadoura, as instalações da Unidade de Controlo Costeiro. Na cerimónia estarão presentes Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de Aguçadoura, José Alves, Comandante da Unidade de Controlo Costeiro e Sá Coutinho, Comandante da Capitania da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Esta Unidade ocupará o antigo Posto da Guarda-Fiscal de Aguçadoura, edifício que data de finais do séc. XIX e que esteve activo até 1993. Com a extinção da Guarda Fiscal este Posto ficou desocupado e a sua degradação foi inevitável. No entanto, o facto de ser um edifício espaçoso e com uma localização excelente fez com que fosse o local de eleição para a instalação do ponto de apoio da Unidade de Controlo Costeiro, hoje em dia localizado na Lota da Póvoa de Varzim. Assim, o edifício sofreu obras de recuperação e valorização, numa acção conjunta da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Aguçadoura.
Recorde-se que em 2009 foi extinta a Brigada Fiscal da GNR e criada a Unidade de Controlo Costeiro. Assim, a sede do sub-destacamento, que se encontrava na Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, passou para Esposende e surgiu a necessidade de criar, na Póvoa de Varzim, um ponto de apoio que agora passará a funcionar em Aguçadoura.

PÓVOA DE VARZIM

Encontro de Land Rover’s atraiu milhares a São Pedro de Rates
Milhares de pessoas dedicaram os últimos dias, 4, 5 e 6 de Junho, ao Land Rover.
Foi em São Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, que se reuniram perto de 5000 pessoas, naquele que foi o 9º Encontro Anual de Land Rover – Rates Billing.
Mais de meio milhar de viaturas foi testada na Pista de Obstáculos que todos os anos é preparada minuciosamente com dificuldades acrescidas para testar a habilidade dos condutores e a capacidade do veículo. Para os amantes de todo-o-terreno é um desafio congratulante ultrapassar as maiores contrariedades e com persistência e paciência superar as dificuldades com que se deparam no percurso preparado pela organização. Perícia dos pilotos e potencialidades do carro são imprescindíveis na exploração deste espaço que atraiu as atenções durante o dia de sábado.
No sábado à tarde, teve lugar o Passeio 4x4 que levou os participantes à descoberta dos trilhos todo-o-terreno do concelho percorrendo caminhos rurais que, desta feita, punham à prova a capacidade de orientação e destreza dos condutores bem como os seus veículos perante os muitos obstáculos que apareciam e que, por vezes, obrigavam a encontrar caminhos alternativos.
A manhã de domingo destinou-se ao já habitual passeio turístico que trouxe centenas de Land Rover’s à marginal poveira. Em caravana, os participantes deixaram o Parque de Merendas de São Pedro de Rates e vieram até à Póvoa de Varzim.


Para além do espaço destinado ao campismo, onde os participantes pernoitaram, o Parque de Merendas albergava uma feira de trocas e vendas onde cerca de 35 stands expunham os mais diversos materiais ligados da marca Land Rover desde viaturas novas e usadas, acessórios para os veículos, peças de vestuário e calçado e ainda material de campismo e aventura. O recinto incluía ainda uma zona de lazer e actividades radicais, com equipamentos como o trampolim, uma parede de escalada e slide. O público infantil contou também com uma tenda onde podiam desenvolver actividades plásticas.
A boa disposição e divertimento eram notórios entre os participantes que vêem nesta iniciativa uma oportunidade única de aliarem o gosto pelo Land Rover e a aventura que este propicia ao convívio gerado entre todos.
Movida pela paixão pelos Land Rover’s, a organização reconhece que um evento deste género requer um trabalho de preparação que se estende ao longo de vários meses. Agradecendo o apoio incondicional da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, ficou já prometido que, para o ano, a freguesia volta a receber o Rates-Billing para a sua décima edição.

PÓVOA DE VARZIM

Ambiente – uma semana de Festa promoveu boas práticas ao longo de todo o ano


Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Foi com uma grande festa que a Póvoa de Varzim assinalou, no passado sábado, o Dia Mundial do Ambiente. Dezenas de crianças acorreram ao Parque da Cidade e, por entre muitas brincadeiras, assinalaram a efeméride que marcou também o fim da Semana do Ambiente 2010, evento dinamizado pela autarquia que começou a 30 de Maio.
A Festa do Ambiente marcou toda a tarde de sábado. Mais de uma centena de crianças e jovens participaram, ora desfrutando os dois insufláveis – a Pista do Mar e a Pista da Selva – ora divertindo-se por entre os muitos jogos disponíveis, como a corrida de sacos, o bowling, o salto à corda, e ainda por uma oficina de terérés. E porque esta festa tinha também uma missão pedagógica, uma Oficina de Reutilização de Materiais foi ponto de paragem para muitas das crianças, que não quiseram perder esta oportunidade de pôr à prova a sua destreza manual no que toca à transformação de resíduos em algo completamente novo.


O Ano Internacional da Biodiversidade deu a tónica à Semana do Ambiente 2010, cujas actividades, dirigidas a diversos públicos, remetiam também para a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, lançada pela autarquia no ano passado no sentido de apelar à poupança e preservação dos recursos naturais. De facto, o evento arrancou, no dia 30, com a EcoCaminhada, um passeio entre as Praias de Quião e de Aguçadoura com vista a conhecer melhor as várias espécies de fauna e flora que habitam a nossa costa. Seguiram-se concertos ao ar livre, no dia 31, e um curso de “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, a 2 e 4 de Junho, actividade que reuniu cerca de 25 pessoas que aprenderam a elaborar vários tipos de pratos tendo em atenção a redução do desperdício. Ao longo de toda a semana, o Ateliê do Ambiente, na Praça do Almada, recebeu a visita de dezenas de pessoas, principalmente de crianças, que não perderam nova oportunidade de aprender sobre como reduzir e reutilizar materiais. No Museu Municipal, uma exposição sobre as “Aves do Mar da Póvoa” convida ainda a uma visita, já que esta mostra, que permite um pequeno vislumbre sobre a riquíssima Biodiversidade de Aves Marítimas na Póvoa de Varzim, está patente até Julho.
No
portal municipal, pode ver as imagens dos vários momentos que marcaram a Semana do Ambiente 2010, assim como consultar o dossiê de comunicação e aprender mais sobre a Política Ambiental da Póvoa de Varzim, concelho de Bom Ambiente!

PÓVOA DE VARZIM

“No Banco da Escola” para ensinar conceitos financeiros


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Aprender sobre as funções desenvolvidas num Banco, o valor do dinheiro ou a importância da poupança são alguns dos objectivos da iniciativa “No Banco da Escola”, que vai decorrer em duas escolas do concelho amanhã dia 8.
Organizada com o apoio da Câmara Municipal, esta é uma iniciativa do Banco Espírito Santo, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), e que decorre a nível nacional. Consiste numa sessão teatral destinada a alunos onde, de forma divertida mas pedagógica, estes aprendem algumas definições sobre o mundo financeiro.
Assim, amanhã, às 10h30, alunos da Escola JI/EB1 Aldeia, de Aguçadoura vão assistir à iniciativa, seguindo-se, às 14h00, os alunos da EB1 Nova, da Póvoa de Varzim.