segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Leituras no Hospital: duas novas histórias em Janeiro



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Livros fora de Portas”, iniciativa da Biblioteca Municipal que leva a leitura e os livros para fora dos espaços da Biblioteca, continua em Janeiro com as “Leituras no Hospital”, na Pediatria do Hospital de S. Pedro Pescador.
As duas sessões, uma a 7 e outra a 21 de Janeiro, decorrem às 14h30 e pretendem ser um momento de diversão com a leitura animada de vários contos para as crianças hospitalizadas naquela unidade.
No dia 7 “Quem é a minha Estrela”, de Michael Schober, é o conto escolhido. As personagens são vários animais que contam, uns aos outros, aquilo que gostariam realmente de ser, como a ovelha que queria ser louca e cantar ou a tartaruga que gostaria de andar mais depressa. Um livro que promete muitos sorrisos entre as crianças, até porque é muito rico em imagens em relevo.
No dia 21, será a vez de contar a história de “Os Ursinhos na cama e a grande, grande Tempestade”, de Paul Bright. De facto, três ursinhos irmãos assustam-se com a tempestade e um a um pedem ao pai para dormir na sua cama. Mas o papá urso diz-lhes que eles são muito medrosos e que não existem monstros, mas será que o Papá urso é tão valente como quer fazer crer?
“Livros Fora de Portas” é composto pelas iniciativas “Leituras no Hospital”, “Leitura Sénior”, em instituições de 3ª Idade, e ainda “Bibliocaixas”, um programa de empréstimo de livros e actividades de animação de leitura às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Janeiras em Lisboa e em Aguçadoura


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Depois do Encontro de Janeiras que desfilou pela Póvoa de Varzim no dia 2, são várias as iniciativas que se seguem no âmbito das Janeiras, desde a presença da JuveNorte na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, até aos quatro domingos de festa que em Aguçadoura dão pelo nome de “Janeiras Solidárias”.
O Dia de Reis, a 6 de Janeiro, altura que marca o fim do período de Festas iniciado do Natal, é, por excelência, o dia em que se Cantam as Janeiras. Por isso, neste dia, vários grupos de todo o país deslocam-se ao Palácio de S. Bento, a convite do Primeiro-Ministro, para Cantar as Janeiras. Esta iniciativa, que tem já vários anos, contará, este ano, com a participação do Centro de Desporto e Cultura JuveNorte, que irá actuar, com o seu Grupo das Janeiras, às 16h00. No mesmo dia, vão também participar no programa de televisão “Companhia das Manhãs”, interpretando dois temas do seu cancioneiro, momento que será transmitido às 14h00. O Grupo das Janeiras da JuveNorte é constituído por cerca de 40 elementos com idades entre os 1 e os 68 anos. Os elementos do Grupo trajam a rigor e envergam "Trajes de Trabalho", recriando os usados pelos homens e mulheres da comunidade piscatória poveira.
Em Aguçadoura, e nos domingos entre 10 e 31 de Janeiro, as “Janeiras Solidárias” propõem a angariação de fundos para o Centro Social e Paroquial de Aguçadoura. Esta iniciativa decorrerá a partir das 14h30 no pavilhão do Centro Cultural e Desportivo de Aguçadoura, organizada pela Junta de Freguesia e pelo Centro Social e Paroquial, com o apoio da autarquia. Assim, estes quatro domingos ficarão marcados com tardes de animação onde não falta o Cantar as Janeiras. No dia 10, o programa incluiu a abertura pela Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Aguçadoura, uma sessão de karaoke e ainda uma exibição de karaté. No dia 17 a “Tarde Popular” propõe a actuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura e de um Grupo de Concertinas. As melodias das Tunas Académicas, na tarde do dia 24, e a música ligeira, no último domingo, 31, fecham o programa.
O
Centro Social e Paroquial de Aguçadoura foi inaugurado a 26 de Julho de 2009 e entrou em funcionamento em Setembro desse mesmo ano. Creche, jardim-de-infância e pré-escola são as valências que estão em funcionamento, sendo que o equipamento prevê ainda a instalação de um Lar de Idosos e Centro de Dia, para além do Serviço de Apoio Domiciliário. Valências que não estão ainda em funcionamento devido à falta de verbas.

Encontro de Janeiras animou cidade na tarde de sábado

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
11 associações poveiras percorreram a cidade no sábado, dia 2, no âmbito do Encontro de Janeiras promovido, anualmente, pelo Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico.
Com o objectivo de manter viva uma tradição rica em costumes, os participantes mantiveram-se fiéis aos trajes usados nas Janeiras: as mulheres com o lenço ou o longo xaile preto à cabeça e as grandes saias rodadas, os homens com as grossas camisas ou camisolas poveiras, com a boina na cabeça. Nos pés, muitos fizeram questão de trazer as típicas socas de madeira. Trajes que reproduzem, na sua essência, as vestimentas que eram usadas no do dia-a-dia pela comunidade piscatória poveira.
A concertina, o tambor, os ferrinhos ou o reco-reco acompanharam as vozes que desejavam um Bom Ano Novo num cortejo que terminou na Praça do Almada. Ali, os vários grupos, e à medida que iam chegando, fizeram do Coreto um palco onde apresentaram, novamente, algumas cantigas de Janeiras. Este desfile prolongou-se ao longo de toda a tarde e culminou com uma actuação conjunta onde interpretaram “O Natal dos Simples”, de Zeca Afonso.

Participaram o Rancho de Belém, o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar, o Rancho Folclórico de Amorim, a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura, os Leões da Lapa, as Tricanas Poveiras, a JuveNorte e o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Senhora do Ó. O Encontro de Janeiras é outra iniciativa promovida pela autarquia no âmbito do programa de animação “Feliz Natal Póvoa de Varzim” que, por estes dias, se aproxima do seu final. No portal municipal pode ver as imagens dos vários eventos que compuseram este programa.



Primeiro dia do ano marcado pelo desejo de Paz no Mundo

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No primeiro dia do ano, na passada sexta-feira, centenas de pessoas deslocaram-se ao Porto de Pesca para participar na celebração do Dia Mundial da Paz, efeméride que a Póvoa de Varzim assinala através do Encontro pela Paz.
De mãos dadas, os participantes deste momento tocante cumpriram um minuto de silêncio e assistiram à largada de pombos que marcaram nos céus poveiros o desejo pela Paz. Findo este momento simbólico foi a vez do lançamento ao mar de centenas de flores brancas, recolhidas no final da cerimónia do Encontro pela Paz que decorreu a 13 de Dezembro.
Aqui pode ver as imagens que marcaram o dia.
O Encontro pela Paz está prestes a terminar a sua 11ª edição. No dia 16 de Janeiro, pelas 21h30, no Diana Bar, irá decorrer o encerramento da exposição “Fecho os olhos e sonho com a Paz” e a entrega de diplomas e certificados de agradecimento a todas as entidades que contribuíram na realização de mais um encontro. Nesta festa de despedida vão actuar Evaldo Barros e Elisa Vilaça com o número de marionetas “A Ópera” e, ainda, os Pequenos Cantores de Amorim, Amorim & Laúndos Ensamble e Grupo de Sopros de Amorim.