quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PÓVOA DE VARZIM

Concertos de Natal em Amorim e Laundos


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Amorim e Laundos recebem dois Concertos de Natal, a 26 e 27 de Dezembro, aos quais está associada uma forte componente de solidariedade. E para além da participação de nove grupos musicais, marcará também presença a soprano Sofia Escobar, vencedora do Prémio de Melhor Actriz de Teatro Musical, em Inglaterra.
Os concertos decorrem no dia 26, às 21h00, na Igreja Paroquial de Amorim e, no dia 27, às 18h30, no Santuário de Nossa Senhora da Saúde. Dirigidos pelo Maestro Pedro Nuno Leite, irão actuar os coros Amorim & Laundos Ensemble, o Coro Infantil de Amorim, o Coro Infantil de Laundos, o Coro Manuel Giesteira, o Coro Paroquial de Amorim, o Grupo Coral e Paroquial de S. Miguel de Laundos, o Grupo de Sopros de Amorim e os Pequenos Cantores de Amorim. Para além de Sofia Escobar, participam também as solistas Joana Valente, mezzo-soprano, e Liliana Sofia Coelho, soprano.
Este é um evento de solidariedade, dinamizado pelas Paróquias de Amorim e Laundos, a favor de Stephane, um jovem que aos 11 anos sofreu uma paragem cardio-respiratória derivada do Síndrome de Wolff-Parkinson White, resultando em paralisia cerebral. Como tal, o jovem, agora com 15 anos, encontra-se num estado neurovegetativo. Assim, é desejo dos pais de Stephane levá-lo a Cuba, a um Centro de Restauração Neurológica e, para isso, precisam de ajuda financeira. Deste modo, nos locais dos concertos, as pessoas são convidadas a fazer um donativo, no valor que entenderem. Esse donativo pode também ser feito através de transferência bancária, para a conta em nome de Stephane Vasques Gomes, com o NIB 0007 0542 0000 4450 0083 3.


PÓVOA DE VARZIM

Colónia de Férias leva participantes à descoberta do Museu Municipal
Quase meia centena de crianças e jovens visitaram ontem o Museu Municipal no âmbito do programa da Colónia de Férias “Natal 2009 – Descobrir a Brincar”, organizada pelo Pelouro da Acção Social.
Divididos em dois grupos, pois enquanto uns visitavam o Museu, outros participavam na visita guiada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, todos puderam conhecer um pouco melhor o Museu Municipal. Assim, de manhã, as crianças entre os 6 e os 9 anos fizeram uma visita guiada pelos vários espaços do Museu, com destaque para a exposição de presépios. Assistiram ao Teatro de Marionetas “O Homem que falou com os Peixes”, divertiram-se a aprender a brincar com jogos e brinquedos tradicionais e ainda deram um pulo até às casas tradicionais dos pescadores poveiros, que o Museu recriou, a pequena escala. Da parte da tarde, e como os participantes tinham já entre os 10 e os 13 anos, as actividades incluíram, para além da visita guiada e do teatro de marionetas, uma ‘aventura’ à descoberta do presépio perdido, dentro do próprio Museu. Terminada a busca, pintaram o seu próprio presépio, que foi depois colocado numa árvore de Natal que o Museu construiu para o efeito. E para aprender sobre a História e Cultura poveiras participaram na sessão pedagógica sobre “A Ceia de Natal do pescador poveiro”, descobrindo as várias diferenças que existem entre a forma como o Natal é celebrado agora e como era celebrado, não há muitos anos atrás, entre a comunidade piscatória poveira.
A Colónia de Férias, dirigida a crianças e adolescentes entre os 6 e os 13 anos, termina no próximo dia 30. Até lá, os participantes vão usufruir de um programa que conta com várias actividades culturais e lúdicas. Assim, hoje decorrem as Oficinas de Artes Plásticas na Escola do Desterro, com a elaboração de instrumentos musicais, para Cantar as Janeiras, a partir da reutilização de materiais e ainda a construção de um presépio. Bem perto, na sede da JuveNorte, tem lugar um ateliê de Culinária de Natal, onde se podem aprender os segredos por detrás da confecção de várias receitas típicas desta época, e ainda um outro Ateliê de Artes Plásticas, que consiste na elaboração de um Postal de Natal que posteriormente será enviado aos pais ou familiares dos participantes. Estas actividades decorrem durante todo o dia, sendo que os participantes serão divididos em grupos que frequentarão as actividades alternadamente.
Após a pausa para os festejos de Natal, a Colónia continua no dia 28, segunda-feira, com actividades desportivas no Pavilhão Municipal, durante a manhã. Com o apoio do Pelouro do Desporto, crianças e jovens vão poder divertir-se a jogar ténis de mesa ou badmington, entre outras. À tarde, uma visita a Viana do Castelo será do agrado de todos, já que o destino é um centro comercial da cidade, para uma ida ao cinema.
No dia 29, o último dia de actividades para os participantes, a manhã é dedicada a outra actividade desportiva, mais concretamente à natação, com muita brincadeira pelo meio, a Varzim Lazer. À tarde, e a partir das 15h30, a Colónia de Férias visita a Câmara Municipal para cantar as Boas Festas no Salão Nobre. Para o momento estão também convidados os familiares dos participantes, sendo que a actividade termina com a entrega de diplomas de participação.
E porque a organização da Colónia de Férias era impossível sem a ajuda dos voluntários que acompanham as crianças e adolescentes, o Pelouro do Acção Social termina a Colónia de Férias com uma visita à serra da Estrela, apenas para os monitores voluntários.


PÓVOA DE VARZIM

“Cantar as Janeiras” em Navais, de 26 a 31 de Dezembro


Passando o Natal, e com o aproximar do Novo Ano, sai à rua o “Cantar as Janeiras”. Uma tradição já muito antiga e que o Grupo Folclórico “Os Camponeses de Navais” faz questão de manter viva na sua freguesia.
Assim, entre 26 e 31 de Dezembro, o Grupo vai percorrer, a partir das 19h00, todas as casas de Navais, entoando populares canções das Janeiras, uma iniciativa que tem também como objectivo a recolha de fundos para a colectividade. Para os habitantes que não tiverem a oportunidade de receber a visita das “janeiras” e para todos aqueles que gostam de recordar e manter as tradições, “Os Camponeses de Navais” organizam, anualmente, um Encontro de Cantadores das Janeiras. Assim, a 17 de Janeiro do próximo ano, no salão da Junta de Freguesia de Navais, às 15h00, começa este festival que contará com as participações do grupo anfitrião, do Grupo Folclórico “Os Fontineiros da Maia”, do Grupo Etnográfico “Tricanas Poveiras” e do Rancho Regional de Fradelos. A entrada para este IX Encontro de Cantadores das Janeiras é gratuita.

PÓVOA DE VARZIM

“Um Gesto de Natal” levou sorrisos e trouxe carinho

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Um Gesto de Natal” fez ontem 83 crianças e adolescentes muito felizes, com a distribuição de prendas de Natal, oferecidas pela autarquia, no Instituto Maria da Paz Varzim e Instituto Madre Matilde.
Andrea Silva, Luís Diamantino e Afonso Oliveira, Vereadores da Câmara Municipal, foram os “Pais Natal” de serviço, mostrando, com este gesto, que as crianças mais carenciadas são sempre lembradas. Carrinhos telecomandados, mochilas, bonecas, jogos, entre muitos outros, foram distribuídos numa tarde que começou no Instituto Maria da Paz Varzim. A sala parecia pequena para tantos presentes, mas o que transbordava era a aura de felicidade à medida que as crianças recebiam e desembrulhavam os presentes. Um momento que transmitiu o verdadeiro sentido Natal – a solidariedade e a alegria de quem fica verdadeiramente grato com um simples gesto simbólico.
No Instituto Madre Matilde crianças e adolescentes aguardavam com expectativa a chegada dos presentes. E como forma de retribuir esta atitude da Câmara Municipal, que uma vez mais contou com o apoio logístico dos Serviços Sociais da autarquia, contiveram o desejo de abrir de imediato as prendas e ofereceram o “Poema da Paz”, de Madre Teresa de Calcutá, e ainda um número de dança. A Superiora Maria José Vieira, que considera este “um gesto muito significativo”, aproveitou a ocasião para fazer um “pedido especial”. De facto, a casa ocupada pelo Instituto está a passar por obras de remodelação no que respeita aos sistemas de segurança, cujo orçamento ultrapassa os 70 mil euros. “Metade já está feito, mas falta a outra metade”, explicou, referindo que a falta de verbas compromete a conclusão da obra. Por isso, pediu o apoio da Câmara Municipal, até porque, como disse, de forma a conseguir avançar com as obras, reduziram o número de crianças admitidas. “A casa já tem mais de 50 anos e precisa deste mimo. A Câmara Municipal já nos dá um subsídio, proveniente das verbas de jogo, mas é pouco para as nossas necessidades. É bonito como as pessoas nos batem à porta para nos ajudar. E, como eu costumo dizer, muitas migalhas fazem um bom pão”.

Da parte de Luís Diamantino ficou a promessa de apresentar o pedido de financiamento na Câmara Municipal. Porque, como disse, “ainda há sítios onde se fazem milagres e este é um desses sítios”. Referindo-se à entrega de presentes como um “gesto simbólico, para dizermos que nos lembramos de vós”, o Vereador pediu sonhos. “É bom que sonhem, é muito importante ter sonhos. E também é bom tentar torná-los realidade. Costumo dizer que a felicidade está na realização dos nossos sonhos”.

PÓVOA DE VARZIM

Munícipes desempregados já têm gabinete de apoio


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Foi ontem inaugurado o GIP – Gabinete de Inserção Profissional, a funcionar na Rua Alberto Sampaio. Uma nova valência que se propõe a ajudar os cidadãos poveiros desempregados que encontram, no espaço, várias opções no que respeita a novos empregos e formação profissional
José Macedo Vieira e Margarida Amaral



José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, congratulou-se pelo exemplo dado na Póvoa de Varzim de parceria entre a administração central e a administração local, já que este é um projecto feito em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional. “Existe um problema, ao qual devemos estar atentos, que é o problema do desemprego. Temos que contribuir para que os desempregados possam retomar o caminho do qual foram retirados. O trabalho é um bem da sociedade pelo qual é preciso ter a maior atenção”, afirmou o autarca, resumindo, assim, as preocupações que estiveram na base da criação do GIP. “Esta nova valência mostra que a autarquia está atenta. Mas esta preocupação não é só da Póvoa de Varzim, é também regional e até europeia. Tem que haver uma atenção especial de todas as entidades”, pediu, referindo ainda a vertente de formação que o GIP explora, ao apostar também na “formação das pessoas”. José Macedo Vieira espera também uma resposta das entidades da sociedade civil “para que haja acolhimento das pessoas desempregadas”. “Foi aqui criada uma solução. É nossa função encontrar soluções que sirvam os cidadãos. É para isso que estamos aqui”, finalizou.
Margarida Amaral, directora do Instituto de Emprego e Formação Profissional da Póvoa de Varzim/Vila do Conde mostrou-se também muito agradada com a abertura deste novo espaço. “Vem dar importância aos desempregados, oferecendo-lhes soluções a nível da formação profissional e do desemprego”, reforçou, não deixando também de referir o impacto que tal solução tem no desenvolvimento da Póvoa de Varzim. E não esquecendo que estamos em plena época natalícia, Margarida Amaral caracterizou o GIP “como uma prenda do Menino Jesus, ou se preferirem do Pai Natal, para cada cidadão da Póvoa de Varzim que está desempregado”.


O GIP tem como objectivo melhorar os níveis de empregabilidade e de estimular a reinserção no mercado de trabalho. Dá, assim, continuidade ao trabalho levado a cabo pelo Clube de Emprego, criado no âmbito do Projecto de Dinamização dos Gabinetes de Acção Social, co-financiado, de 2001 a 2007, pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu (Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social). Com o término do financiamento, a autarquia não quis deixar de prestar apoio aos munícipes desempregados e apresentou, junto do IEFP a candidatura para a instalação, na cidade, de um Gabinete de Inserção Profissional, no âmbito da Portaria nº 127/2009 de 30 de Janeiro. Entre os serviços disponibilizados contam-se o fornecimento de informação profissional para jovens e adultos desempregados; o apoio na procura activa de emprego; o acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional; a divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação; o encaminhamento para ofertas de qualificação; a divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo; a divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu; a motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou actividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho e ainda a captação de ofertas de emprego e de estágios profissionais.