segunda-feira, 22 de junho de 2009

Colónia de Férias: inscrições para monitores e para freguesias

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A partir de hoje, 22 de Junho, estão abertas as inscrições para monitores, não remunerados, que desejem colaborar na Colónias de Férias Verão 2009 “Descobrir a Brincar” promovidas pelo Pelouro da Acção Social a nível do concelho.
Os interessados devem fazer a sua inscrição para a Colónia de Férias junto do Departamento de Desenvolvimento Local (no antigo quartel) até 30 de Junho. A Colónia decorre entre 3 e 21 de Agosto, antecedida de um período de formação para os monitores voluntários a 6, 8 e 9 de Julho. Para as crianças e jovens, que devem ter entre 6 e 15 anos, as inscrições abrem apenas a 6 de Julho.

Para além desta colónia de férias promovida pelo Pelouro da Acção Social, as juntas de freguesia de Rates, Navais, Estela e Aguçadoura promovem também evento idêntico para crianças e jovens residentes, sendo que para estas as inscrições abrem no dia 24 de Junho nas juntas de freguesia, encerrando a 1 de Julho para a Colónia de Férias de Rates e a 8 de Julho para as freguesias restantes. Em Rates a colónia decorre de 13 a 18 de Julho para participantes dos 10 aos 16 anos. Estela, Navais e Aguçadoura organizam a colónia de 20 a 24 de Julho para jovens dos 14 aos 16 anos e de 27 a 31 de Julho para crianças dos 10 aos 13 anos.

Município promove novas acções


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Estão a decorrer as inscrições no Gabinete de Formação do Município para duas acções de curta duração (UFCD) inseridas na área da Cozinha certificáveis transversais a várias profissões, designadas Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Points) e Nutrição e Dietética, promovidas pela 1000 Paladares, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A primeira, Sistema HACCP, tem início sexta-feira, 26, às 15h00, decorrendo, depois, nos dias 7,8 e 9 de Julho, entre as 8h30 e as 17h00 e no dia 10, das 8h30 às 11h30. Esta acção tem como objectivo desenvolver boas práticas de segurança alimentar, através da análise dos perigos e do controlo de pontos críticos do processo.
A acção Nutrição e Dietética só terá início em Julho e irá decorrer nos dias 20, 21 e 22, das 8h30 às 17h00 e no dia 23, entre as 8h30 e as 11h30. Entre os conteúdos a serem abordados nesta acção encontram-se: Nutrição e alimentação; Constituintes alimentares; Metabolismo; Roda dos alimentos; Alimentação equilibrada; Tipos de dietas e Alimentação do idoso. Esta acção tem como objectivo ajudar os frequentadores a reconhecer os princípios da nutrição e alimentação, classificar os constituintes alimentares, classificar os diferentes tipos de dietas e elaborar ementas de acordo com os princípios de nutrição e alimentação.
As acções, com a duração de 25 horas cada, vão ter lugar na Escola Prática de Serviços, sita no lugar de Paredes, Beiriz, e destinam-se a activos com idade igual ou superior a 18 anos, desempregados (preferencialmente), empregados e sem conclusão do ensino básico (9º ano) ou secundário (12º ano).
Os frequentadores destas acções terão direito a subsídio de alimentação e transporte, mediante apresentação de despesas comprovativas e os adultos que concluírem a formação receberão um Certificado de Qualificações que discrimina a(s) UFCD(s) frequentadas com aproveitamento. Com um conjunto de acções, os formandos poderão dirigir-se a um Centro Novas Oportunidades e solicitar o reconhecimento das suas competências e conhecimentos adquiridos, obtendo a Certificação Final através de uma Comissão Técnica.
As acções resultam de um Protocolo de Cooperação celebrado em 27 de Abril de 2009 entre o Município da Póvoa de Varzim e a sociedade “1000 Paladares – Produtos Alimentares, Lda.”, tendo por objecto a organização e desenvolvimento de cursos de formação no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano.
As Formações Modulares Certificadas assentam no desenvolvimento de um conjunto de unidades de formação de curta duração (UFCD), de 25 a 50 horas, que conferem unidades capitalizáveis para a obtenção da Certificação Escolar, equivalentes ao 9º ano (nível 2) ou ao 12º ano (nível 3) e/ou Profissional em função do percurso/itinerário formativo frequentado.
Com esta formação, os adultos poderão adquirir mais competências que os ajudarão a aumentar sua empregabilidade e (re)inserção e/ou progressão no mercado de trabalho. Permitem que cada adulto faça o seu percurso de uma forma flexível, em função das suas necessidades e disponibilidade, seleccionando as unidades de formação que mais lhe interessam para a sua aprendizagem no percurso que pretendem construir.
A consulta de todas as UFCD em termos de objectivos e conteúdos, deve ser feita no Catalogo Nacional de Qualificações em
www.catalogo.anq.gov.pt.

Dia VL proporcionou muita animação

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A manhã de ontem, domingo, foi vivida com imensa animação e boa disposição por todos quantos partilharam o Dia VL, nas Piscinas Municipais.
Miúdos e graúdos participaram em jogos de pólo aquático, estafetas, slides, gincanas e brincaram nos insufláveis e nas canoas, previamente pensados para proporcionar o entretenimento de todos na festa que marca o culminar do ano lectivo para os alunos da Escola de Natação. Todas as brincadeiras foram vigiadas e acompanhadas pelos professores de natação, bem como as mega aulas de Hidroterapia e Hidroginástica, que contaram com elevada adesão sendo que a primeira teve também a participação dos frequentadores do projecto Desporto Sénior.
Depois de toda a diversão, os utentes, que até aqui foram os protagonistas da festa, tornaram-se público para assistirem a uma exibição de natação sincronizada, uma das mais belas modalidades desportivas e que faz parte do rol de actividades que se pode praticar na Varzim Lazer.
No exterior, apesar do intenso calor que se fazia sentir, os aficionados pelas modalidades de ginástica deram provas da sua boa forma física na aula No Limite exercitando trabalho aeróbico, numa sessão energética, intensa e coreografada, onde a animação e descontracção não faltaram. Enquanto isso, ao som de música estimulante, os apaixonados pelas duas rodas fizeram jus ao gosto pela modalidade de Cycling e, simulando subida e descida de ladeiras, pedalaram durante mais de uma hora desenvolvendo o sistema cardiovascular e respiratório e fortalecendo os seus músculos.


Por último, ao som de uma música relaxante todos foram convidados a praticarem um programa combinado de alongamentos que ajudaram a descontrair e acalmar.
À semelhança de anos anteriores, a Varzim Lazer presenteou os mais novos com lembranças e aos mais velhos atribuiu dois cartões “livre trânsito” a utentes, que lhes permitirão usufruir livre e gratuitamente durante um mês das diferentes modalidades da Academia de Ginástica.

Protocolos com associações culturais assinados na próxima semana

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A 25 de Junho decorre, na Sala de Reuniões da Câmara Municipal, às 16h30, a assinatura de protocolos com a Banda Musical da Póvoa de Varzim, o Cineclube Octopus e o Varazim Teatro.
Estes protocolos oficializam o apoio da Câmara Municipal no que respeita à promoção e divulgação da cultura musical, cinematográfica e teatral no concelho. Assim, os valores financeiros investidos em cada uma das associações permitirão que cada uma melhore a sua oferta de produtos culturais, promovendo eventos e actividades de acordo com o estabelecido no protocolo e respeitando as suas áreas de acção. Nessa sessão marcará presença Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, assim como representantes das três associações.

Dias de Festa Medieval trouxeram sons e sabores à Praça do Almada

Infopóvoa / Póvoa de Varzim


Se a primeira edição da Festa Medieval, em 2008, surpreendeu pela novidade, a edição deste ano veio confirmar como o empenho de uma comunidade educativa pode fazer com que uma visita à Idade Média seja um verdadeiro sucesso.
De facto, desde a passada sexta-feira, 19 de Junho, até ontem, domingo, a Praça do Almada recebeu Dias de Festa Medieval, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas Aver-o-Mar com o apoio da autarquia e, ao longo de três dias, foi ver alunos, professores, auxiliares e até encarregados de educação a dar forma a um evento que encheu de vida a Sala de Visitas da cidade, e que registou uma merecida afluência de público.

Tendas de artesanato, com vestuário, brinquedos e bijutaria, mercados de chá, frutos secos, doçaria, enchidos ou licores, tabernas e tendas de adivinhação preenchiam a Praça, com um cenário que ficou completo com o carrossel ecológico, movido a pedais, os passeios de burro e as exibições de falcoaria e equestres. Como se não bastasse, muitos eram os momentos de animação na Festa, com música, malabaristas e bailarinas, tendo mesmo não faltado um espaço dedicado aos mais novos, onde se podiam ler contos ou fazer jogos.
A Festa Medieval contou com a colaboração de alunos desde o pré-escolar até ao 3º ciclo, para além de alunos do CEF (este ano, só mesmo os alunos do 1º ciclo não participaram por estar a decorrer, simultaneamente, o Acampamento Juvenil). Foram eles que deram forma ao Cortejo Medieval que percorreu ruas da Póvoa no sábado à tarde e encenaram a recriação histórica que subiu ao palco no domingo. De realçar ainda o Jantar Medieval, aberto à participação da comunidade, que, na sexta-feira, juntou cerca de 50 convivas à mesa, devidamente trajados.



Isolina Jorge, professora e um dos elementos da organização, conta que a Festa Medieval “superou todas as expectativas”, reconhecendo ainda que para esta edição houve a necessidade de “crescer e de dar um toque de diferença”. Referindo que o jantar decorreu num ambiente “muito agradável, com muita animação e ainda com muitas pessoas que há última hora quiseram participar, o que não foi possível”, Isolina Jorge explicou que toda a comunidade escolar participou, desde os encarregados de educação passando pelas professoras, todas presentes, que, por exemplo, envergaram o papel de bailarinas, até aos alunos e auxiliares que participaram nas várias recriações e no Cortejo. “O Agrupamento organiza esta Festa Medieval porque temos um Clube de História que detém alguns objectos, como por exemplo trajes. Existe, por isso, a necessidade de utilizar estes meios e, ao mesmo tempo, achamos que com isto motivamos os alunos. Trazemos a escola à comunidade e verificámos também que os nossos alunos mudam até de comportamento, esforçam-se por atingir os melhores resultados”. Para finalizar, a professora quis deixar uma nota de agradecimento à comunidade, “pela forma como reagiu a esta iniciativa. Foi muito gratificante ver, dia após dia, um mar de gente a percorrer a feira e, por isso, estamos satisfeitos pelo reconhecimento”.

Macedo Vieira condecorado no 30º aniversário da Associação Portuguesa de Paramiloidose

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Da esquerda para a direita: Macedo Vieira, Luís Pizarro e Mário Almeida
No âmbito das comemorações do seu 30º aniversário, a Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP) decidiu agraciar com a condecoração “Professor Doutor Corino Andrade – Cientista”, José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Mário Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, e Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde.
A cerimónia de distinção decorreu na passada sexta-feira, no Círculo Católico Operário em Vila do Conde, e contou com a presença dos homenageados, de António Machado, Presidente da Assembleia Geral da APP, de Carlos Figueiras, Presidente da APP, de Goreti Machado, Vice-Presidente da APP e de Vítor Afonso, do Núcleo da APP da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
José Macedo Vieira foi reconhecido pelo seu profissionalismo, afecto e carinho com que sempre lidou, como médico, com as pessoas portadoras de paramiloidose e também como Presidente da Câmara no empenho sempre demonstrado na criação do Centro de Estudos e Apoio à Paramiloidose que funciona na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim. “O Dr. José Macedo Vieira tem algo muito especial, visita e contacta com os doentes” referiu Goreti Machado lembrando ainda que o autarca “todos os anos participa no Grande Prémio da Marginal”, iniciativa que se realiza desde 2007, angariando fundos para a Associação Portuguesa de Paramiloidose.

Macedo Vieira condecorado por Goreti Machado
O Presidente da Póvoa de Varzim começou por agradecer a distinção à Câmara Municipal, demonstrando-se orgulhoso pelo “que temos feito” em prol dos doentes de paramiloidose e seus familiares e querendo desde logo homenagear todos aqueles que se dedicaram a esta causa, referindo-se à Santa Casa da Misericórdia, na pessoa do seu Provedor, Silva Pereira, ao Dr. Rui Faria e às pessoas que no dia-a-dia trabalham e lidam com esta doença. Apesar de conhecer o drama da doença, José Macedo Vieira afirmou que “nós portugueses temos a mania da auto-flagelação” e esquecemos a evolução que o nosso país tem vindo a sentir “vivemos momentos apaixonantes quer a nível da ciência quer a nível sociológico”, acrescentou o edil. O autarca referiu-se ainda aos benefícios que o Serviço Nacional de Saúde tem dado à doença da paramiloidose e à evolução que tem sofrido sobre o ponto de vista ético e moral reconhecendo que, no entanto, ainda está associado à doença o problema do custo elevado e do sofrimento causado. “É importante que todos nos empenhemos na luta contra a paramiloidose”, concluiu Macedo Vieira.
Mário Almeida também foi distinguido pela APP pelo seu percurso solidário e por ser considerado um homem dedicado às causas nobres de Vila do Conde e sempre disponível e extremamente dedicado à doença da paramiloidose. “Foi ele quem cedeu o espaço do Núcleo da Paramiloidose da Póvoa de Varzim/Vila do Conde e disponibiliza uma viatura do município para transporte de doentes”, afirmou Carlos Figueiras.

Luís Pizarro, Secretário de Estado da Saúde

O Presidente de Vila do Conde mostrou-se satisfeito pela condecoração atribuída ao município assegurando que a Associação Portuguesa de Paramiloidose merece todo o reconhecimento da Câmara Municipal por todo empenho demonstrado quer do núcleo quer a nível nacional. Pelas várias situações dramáticas que conheceu e ainda hoje conhece, Mário Almeida continuará a dedicar-se a esta causa anunciando que a Câmara Municipal irá disponibilizar um terreno para novas instalações do Núcleo da Paramiloidose da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Como médico e como político que tem demonstrado muito empenho na luta contra a paramiloidose, Luís Pizarro também foi distinguido pela APP. O Secretário de Estado da Saúde afirmou que é um privilégio ser agraciado por esta associação e revelou ser discípulo de Falcão Freitas, primeiro Presidente da Assembleia Geral da APP. Luís Pizarro referiu-se à evolução que a doença tem sofrido em Portugal nomeadamente através da transplantação hepática, o tratamento mais importante de que as pessoas podem beneficiar e acessível a todos. Actualmente, já é possível que filhos de pais portadores de paramiloidose não sejam portadores da doença, assegurou Luís Pizarro, realçando que Portugal é dos países com maior disponibilidade de órgãos o segundo do mundo em transplantes hepáticos. O membro do Governo lembrou a actividade pró-activa do Serviço Nacional de Saúde bem como a enormidade do trabalho que tem sido feito em prol da doença.

Pavimentação da Rua Gomes de Amorim concluída


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Terminaram na sexta-feira passada as obras de pavimentação da Rua Gomes de Amorim (EN13), no troço entre a Avenida Mousinho de Albuquerque e a Rua Serpa Pinto.
A pavimentação a tapete betuminoso encerrou esta intervenção, que teve início na segunda-feira, dia 15, e provocou um corte de trânsito que implicou algumas alterações à circulação.
Deste modo, restabeleceu-se a circulação normal neste troço da Estrada Nacional 13, cujas obras tiveram como objectivo a beneficiação da via rodoviária através da regularização do pavimento.
Poderá acompanhar a evolução desta obra assim como de outras obras municipais no
portal municipal.