quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PÓVOA DE VARZIM

Convite à Música em tempo de Natal


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Os dias 18, 19 e 20 de Dezembro são de grande actividade para a Escola de Música da Póvoa de Varzim, que não só organiza duas Audições Públicas, como também oferece dois Concertos de Natal.
Assim, no Auditório Municipal, no dia 18, às 19h00, tem lugar a Audição Pública para solistas. No dia seguinte, e às 11h00, a Audição decorre para as Classes de Conjunto (guitarra, cordas, violinos, violoncelos, sopros, etc.). Estas audições públicas abarcam centenas de alunos da Escola de Música a frequentar vários níveis de ensino e têm como objectivo não só avaliar os conhecimentos adquiridos, mas também o comportamento dos músicos em palco, perante uma plateia.
Durante o fim-de-semana decorrem também os dois Concertos de Natal, sob direcção musical de José Abel Carriço, e que são já uma tradição na programação cultural do mês de Dezembro, na Póvoa. No dia 19, o concerto é na Igreja Matriz, às 21h30, e conta com as prestações do Quarteto de Cordas Verazin, que irá interpretar obras de Joseph Haydn como forma de assinalar a passagem dos 200 anos sobre a sua morte, e do Coral “Ensaio” da Escola de Música, cujo repertório a apresentar inclui obras de D. Pedro de Cristo, Fernando Lopes-Graça, Gustav Holst e ainda alguns cânticos de Natal bem conhecidos.
No dia 20, na Igreja da Lapa e igualmente às 21h30, o Coral “Ensaio” volta a tomar parte no Concerto de Natal, desta feita acompanhado da Officina da Música, que irá interpretar sonatas para cravo e flauta de bisel.
A entrada para todos estes espectáculos musicais é gratuita.

PÓVOA DE VARZIM

A União Soviética e Angola em livro apresentado dia 18, no Diana Bar



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A relação entre Angola e o expansionismo militar soviético é o tema do livro do poveiro José Milhazes, que será apresentado na Póvoa de Varzim no dia 18 de Dezembro, às 21h30, no Diana Bar. Para além do autor estará presente Carlos Mateus, que fará a apresentação da obra.
Angola – O Princípio do Fim da União Soviética é o título do livro e resulta de uma tentativa de colocar em perspectiva uma série de questões altamente controversas, e em grande parte desconhecidas, sobre um passado ainda envolto em secretismo: o expansionismo militar soviético na África Austral, mais propriamente em Angola. Para tal, o autor acedeu a documentação dos arquivos russos e entrevistou veteranos de guerra, bem como altas personalidades da política soviética. O livro oferece, assim, uma ampla gama de matérias para todos quantos se interessam pela ingerência soviética em Angola e até no Golfo da Guiné. Toda a sua estrutura se ampara, do princípio ao fim, em fontes russas, trazendo ao conhecimento dos leitores de língua portuguesa um debate que, pouco a pouco, apesar do difícil acesso às fontes, começa a despontar no firmamento das preocupações da intelligentsia russa e a dar os primeiros frutos: o de saber até que ponto a intervenção em África, ditada por objectivos geopolíticos e expansionistas, respondeu efectivamente aos interesses globais do Estado russo e quais as causas do seu fracasso.
José Manuel Milhazes Pinto nasceu a 2 de Outubro de 1958 na Póvoa de Varzim. Em 1977, parte para a União Soviética a fim de cursar História da Rússia e assistir à “construção do comunismo”, levando a cabo os seus estudos na Universidade Estatal de Moscovo. Formado em 1983, constituiu família e ficou a residir na URSS. A 8 de Agosto de 1989, escreve a primeira crónica para a TSF e, no ano seguinte, com o lançamento do jornal Público , torna-se seu correspondente em Moscovo. Em 2002, começa também a colaborar com a SIC. A longa permanência na União Soviética e, depois, na Rússia, permitiu-lhe assistir e participar num dos períodos mais conturbados do séc. XX: a queda da “cortina de ferro” e a formação de novos Estados no Leste da Europa. Mantém o blogue
www.darussia.blogspot.com, alojado no sítio electrónico do jornal Público.

PÓVOA DE VARZIM

Férias de Natal na Casa da Juventude – inscrições abertas



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Férias de Natal – Casa em Movimento”é o título do programa de ocupação dos tempos livres que a Casa da Juventude organiza entre 21 e 30 de Dezembro.
Dirigido a crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos, a iniciativa tem já as inscrições abertas que devem ser feitas na Casa da Juventude até 18 de Dezembro. No entanto, os interessados devem ter em atenção que, com excepção para a acção “Corpo em Movimento”, as inscrições são em número limitado. As actividades são, na sua maioria, gratuitas, salvo as que se realizam no Rates Park, que têm um custo de 15€, e cujas inscrições se estendem até 22 de Dezembro.
No sentido de ocupar de forma saudável o tempo livre de crianças e jovens em período de férias escolares, foi preparado um programa que inclui diversas actividades. Assim, no dia 21, decorre a Oficina de Bijutaria, entre as 14h00 e as 18h00. No dia seguinte, 22 de Dezembro, é a vez de testar as capacidades vocais com um mini-concurso de karaoke, acompanhado com a animação por um DJ, das 14h30 às 18h00. Para quem prefere artes plásticas, a Casa da Juventude preparou um Ateliê de Pintura, a decorrer na tarde de dia 28, das 14h00 às 18h00. Os jogos de grupo, das 14h30 às 16h00, e a actividade, de exercício físico, “Corpo em Movimento”, das 16h15 às 17h00 preenchem o dia 29 e, para finalizar, no dia 30, decorrem actividades radicais no Rates Park, das 10h00 às 17h00.