segunda-feira, 8 de março de 2010

Mais de oito centenas de crianças participaram na Semana da Leitura

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Mais de 800 crianças participaram na Semana da Leitura, iniciativa levada a cabo de 1 a 6 de Março pelo Pelouro da Cultura. Durante toda a semana, a Biblioteca Municipal desenvolveu diversas actividades para os mais pequenos, no seu próprio espaço, no Diana Bar, em vários estabelecimentos de ensino do concelho e, ainda, em diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Actividades pedagógicas e lúdicas foram realizadas com o objectivo de incentivar as crianças a gostarem de livros e da leitura. Foram elas: “Eu e a Poesia”, uma sessão de poesia marcada pelo livro O meu primeiro álbum de poesia, de Alice Vieira; “Tricotando sonhos”, onde através de objectos foram contadas histórias; “Uma história para ouvir”, narração e dramatização da história Sopa de Letras, de João Manuel Ribeiro; “Histórias em Labirinto”, onde as crianças puderam inventar um fim para os contos; “Oficina de Escrita Criativa” e “Vamos brincar com histórias de rimar”, duas actividades que contaram com a participação do escritor João Manuel Ribeiro; “Era uma vez… uma folha de papel”, uma viagem até ao aparecimento da escrita e dos seus suportes; “Um conto contado e recontado”, as crianças ouvem e recontam a história apresentada; “Palavra puxa palavra”, a partir de uma palavra, e depois frases, as crianças escreveram textos com princípio, meio e fim; e “O meu boneco, a minha história”, apelo à criatividade da criança para construir uma história para a sua personagem.
A Semana da Leitura é uma iniciativa lançada pelo Ministério da Cultura, no âmbito do projecto Plano Nacional de Leitura, e desde sempre acolhida pelo Pelouro da Cultura.

Exposição de clássicos em Rates

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
S. Pedro de Rates recebeu ontem, durante todo o dia, uma exposição de carros clássicos. O Portal dos Clássicos organizou pela 7ª vez um encontro de viaturas no Norte do país e a freguesia poveira foi o local escolhido para acolher os 40 automóveis inscritos. A organização destaca alguns dos mais carismáticos: Renault 5 Turbo 2, de 1975; BMW 850, de 1993; Porsche 911, de 1978; Chevrolet Corvette Stingray, de 1971 e, o mais antigo de todos, Graham Superchargers, de 1938.

Durante a manhã, os carros estiveram em exposição no Centro Histórico da freguesia para que todos pudessem admirá-los. Durante a tarde, os participantes visitaram o Eco-Museu de Rates.
A organização congratula-se pela escolha do local para a realização deste encontro e lamenta, apenas, a chuva que caiu durante o dia, já que muitas viaturas, nomeadamente as que são descapotáveis, não puderam participar na iniciativa. Sendo assim, a organização promete voltar, mas para o próximo ano, no Verão.



Autarca visita MAPADI de Terroso

José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, e Aparício Quintas, Presidente do MAPADI
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, visitou esta manhã as instalações do MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual) em Terroso. O propósito era conhecer a nova estrutura onde funciona o Centro de Emprego Protegido (CEP) e visitar as residências autónomas cuja construção será concluída este mês, estando a inauguração prevista para o próximo dia 23.
Lavandaria
Os Vereadores Andrea Silva, Afonso Oliveira e Luís Diamantino acompanharam o Presidente nesta visita que começou pela lavandaria do CEP onde seis utentes do MAPADI trabalham, com o apoio de pessoal técnico especializado. Ali, lavam, secam e passam a ferro a roupa dos restantes utentes. O público em geral pode também usufruir do serviço de lavandaria a preços bastante competitivos, apenas para roupa de cama como lençóis e edredões, bastando que deposite os têxteis no MAPADI de Terroso ou no da Póvoa de Varzim.

Hortofloricultura
Junto da lavandaria está a zona de apoio aos nove funcionários da hortofloricultura, que, fazendo uso de parte dos 35 mil metros quadrados de área, semeiam e plantam produtos hortícolas e flores, quer no espaço exterior, onde se viam já várias espécies de ervas aromáticas, quer nas estufas. Os produtos cultivados são utilizados para consumo próprio e também para venda a grandes armazenistas, que depois os distribuem.

Conjunto de residências autónomas
A construção do CEP, avaliada em 750 mil euros, teve o apoio da Câmara Municipal, que atribuiu um subsídio na ordem dos 100 mil euros. Tem como objectivo proporcionar um espaço para a formação profissional dos utentes, que assim se prepararam para a entrada no mercado de trabalho.
Do CEP, a comitiva seguiu para as residências autónomas em fase final de construção. Estas servirão para acolher casais com deficiência, autónomos, que ali podem viver em sociedade, usufruindo de um espaço privado, equipado e mobilado.


Sala de actividades no CAO
Inaugurado há cinco anos, o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) completa o perímetro do MAPADI. Aqui, os utentes usufruem de várias salas de actividades, tendo ainda salas destinadas a terapias várias, como hidromassagem, jacuzzi ou a snoezelen, uma sala equipada com camas, cadeiras e baloiços e ainda um sistema de som e luz que proporcionam momentos de bem-estar.
José Macedo Vieira apelidou esta de “uma obra magnífica”, exaltando o carácter social do MAPADI e o apoio que dá aos jovens “no sentido de lhes dar afecto e escola, em termos de aprendizagem do saber e do fazer”. Sensível à necessidade de financiamento, José Macedo Vieira recordou que a autarquia atribuiu subsídios para a construção do CAO e também do CEP. Assim, existe também a vontade de ajudar o MAPADI no que respeita ao financiamento das residências autónomas. “É uma obra nobre e por mais dificuldades que a Câmara tenha, tentaremos sempre apoiar”.
Uma boa notícia para Aparício Quintas, Presidente do MAPADI desde a sua fundação. Recordando que o espaço em Terroso foi comprado aos poucos, o Presidente explicou que, no que toca às residências autónomas, o Estado tinha prometido um apoio na ordem dos 72% do valor total da obra, orçada em 850 mil euros. No entanto, esse financiamento cobriu apenas 57%, tendo o MAPADI que suportar os restantes 43%. Um esforço financeiro que obriga a repensar projectos para o futuro. “O nosso sonho vai parar por aqui”, disse Aparício Quintas, que vê assim o desejo de construir uma zona de lazer e um pavilhão ocupacional, que permitiria criar novos postos de trabalho para os utentes, adiado indefinidamente.



Serra-essa-Velha, o mal dizer em tradição recuperada na Póvoa



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Tradição poveira que sai à rua na Quaresma, Serra-essa-Velha vai percorrer as ruas do Bairro Norte no próximo dia 10 de Março.
A iniciativa, levada a cabo pela associação JuveNorte, tem início às 19h00 e é descrita como um exercício público de crítica, já que na rua vão sendo ditas rimas de mal dizer, tendo como principal alvo as mulheres mais velhas. Este é, num entanto, um acto recebido com compreensão pelas mulheres “escolhidas”.
Esta tradição esteve durante muito tempo adormecida na cidade, tendo sido recuperada pela JuveNorte há dois anos atrás, para gáudio dos mais idosos que recordavam Serra-essa-Velha com muito saudosismo.

800 atletas competiram ontem na Meia-Maratona

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A chuva e o frio não demoveram os mais de 800 atletas a darem o seu melhor, ontem de manhã, na Meia-Maratona Cego do Maio. A partida aconteceu às 10h30, mas muito antes disso, as ruas circundantes estavam já repletas de atletas que, animadamente, faziam o aquecimento para a competição. À hora marcada, as oito centenas de participantes partiram para um percurso de 20 quilómetros, que começou e acabou no Alto de Martim Vaz.
Um grupo de dez atletas comandou a prova até ao final, disputando-se a vitória somente nos últimos metros. Bruno Fraga, do Grupo Desportivo e Recreativo da Reboleira, acabou por conseguir destacar-se e levou para casa o prémio de €1100, com o tempo 1:07:49. Minutos mais tarde, Zivile Balcunait, a competir como individual, foi a primeira, no escalão feminino, a cruzar a meta, com o tempo 1:14:38. Ambos, no final da competição, referiram que o clima atrapalhou o desempenho.
O vencedor, que competiu pela primeira vez na Póvoa de Varzim, comentou que “o percurso é citadino, por isso, não apresenta muitas dificuldades”. Quanto à prestação na Meia-Maratona, Bruno Fraga explicou que “só consegui afastar-me dos outros atletas na recta final do percurso. Era um grupo muito coeso, por isso estou muito satisfeito por ter vencido a prova”.
Mas, não só de competição fez-se a manhã de ontem. Cinco minutos após a saída da Meia-Maratona, partiu a Mini-Caminhada Cego do Maio, um passeio de quatro quilómetros, onde não existem classificações, apenas convívio. Contrariamente ao esperado, a chuva e o frio não conseguiram afastar os participantes desta iniciativa. Munidos de guarda-chuvas e casacos impermeáveis, os caminhantes completaram o trajecto com determinação.
Guardados os pódios, abertas todas as vias rodoviárias, regressando a cidade à sua normalidade, o balanço é positivo. Há muito que o vice-presidente da autarquia e vereador do Pelouro do Desporto, Aires Pereira, apresenta eventos desportivos desta dimensão, como é o caso do
Meeting Internacional da Póvoa de Varzim e do Torneio Internacional do Ténis de Mesa, como investimentos no desenvolvimento da economia local. Mais uma vez, o objectivo cumpriu-se. Estiveram na Póvoa mais de mil pessoas, vindas um pouco de todo o país e, também, da vizinha Espanha.
Para o êxito da prova, muito contribuiu a colaboração de diversas associações e entidades, num total de 387 pessoas. A organização, a cargo do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, contou com o apoio de: Associação de Atletismo do Porto (AAP), do Conselho Regional de Arbitragem da AAP, Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, Moto-Clube “Lobos do Mar”, Bombeiros Voluntários, Clínica Médica da Marginal, Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Cruz Vermelha Portuguesa e Escola Prática de Serviços.
No
Portal Municipal consulte as classificações da prova e veja as melhores imagens da manhã.