quarta-feira, 15 de julho de 2009

Andreas Staier, amanhã, no 31º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Andreas Staier
Foto de Alvaro Yanez
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Igreja Românica de S. Pedro de Rates recebe, esta quinta-feira, 16 de Julho, às 21h45, Andreas Staier para um concerto de cravo. A actuação, que faz parte do 31º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, contará com a interpretação de peças da autoria de Johann Sebastian Bach e de Domenico Scarlatti.
As peças de Johann Sebastian Bach constantes do recital foram escritas aquando da permanência do compositor em Arnstadt, Mühlhausen e ao serviço da capela do Duque de Saxe-Weimar. São obras que geralmente se desenvolvem em vários movimentos e formas contrapontísticas.
Em contraste, as de Domenico Scarlatti apresentam-se de forma abstracta e num só movimento; pertencem à colectânea de cerca de 500 sonatas em estrutura binária que o compositor italiano escreveu nos últimos trinta e cinco anos da sua vida (Lisboa, Sevilha e Madrid) ao serviço da Infanta portuguesa Maria Bárbara, explorando com perfeição a arte da modulação e da técnica virtuosística.
Indiscutivelmente um dos mais proeminentes cravistas e pianofortistas do nosso tempo, Andreas Staier apostou numa carreira a solo em 1986 e, desde aí, uma indisputável mestria musical tem marcado a sua interpretação do reportório barroco, clássico e romântico.
Nascido em Göttingen, Andreas Staier estudou piano moderno e cravo em Hannover e Amesterdão. Durante três anos, foi o cravista do grupo Musica Antiqua Köln com o qual realizou digressões artísticas e gravou extensivamente. Como solista, Andreas Staier tocou na Europa, Estados Unidos e Japão com orquestras como o Concerto Köln, a Freiburger Barockorchester, The Akademie für Alte Musik Berlin e a Orchestre des Champs-Elysées em Paris.
Staier foi convidado a participar em festivais internacionais e tocou nas maiores salas da Europa, América e Japão. Realizou concertos com artistas internacionais reconhecidos como, por exemplo, Anne Sophie von Otter, Pedro Memelsdorff e Alexej Lubimov, e a sua estreita colaboração com o tenor Christoph Prégardien é comprovado por gravações de lieder alemães de Schubert, Schumann, Mendelssohn, Beethoven, Lachner e Brahms. Formou um Trio com bastante sucesso com o violinista Daniel Sepec e o violoncelista Jean-Guilhen Queyras: gravou recentemente o seu primeiro CD com obras de Beethoven para a Harmonia Mundi.
Em 2001, Andreas apresentou “Contra-Sonata” em estreia mundial, um trabalho para pianoforte pelo compositor francês Brice Pauset, também gravado para a Aeon. A sua extensa discografia ganhou diversos prémios da crítica por parte da imprensa internacional, nas etiquetas BMG, Teldec Classics (com a qual teve um contrato exclusivo durante sete anos) ou a Harmonia Mundi que lançou as suas cinco últimas gravações – sonatas de Mozart em dois CD ´s, os concertos de Haydn com a Freiburger Barockorchester, Hamburg 1734 (com a cravista alemã Christine Schornsheim). Mais recentemente, gravou as sonatas de Beethoven para violino e piano com Daniel Sepec, tocando no próprio piano de Beethoven, e um CD com obras de Mozart, tocando num piano Johann Andreas Stein vis-à-vis Christine Schornsheim, gravação galardoada com o “Diapason d’Or” e o “Choc” de “Le Monde de La Musique”.

Mudança de horário para apresentação do Safari Fotográfico


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A apresentação do concurso Safari Fotográfico foi antecipada para as 10h00. A conferência irá realizar-se amanhã, no Posto de Turismo.
Afonso Oliveira, vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, e José Paulo Abreu, presidente da Turel, irão apresentar oficialmente este concurso.
O evento terá lugar no dia 25 de Julho, em S. Pedro de Rates. O objectivo é registar o património histórico e natural da freguesia ao longo de um percurso de seis quilómetros. O vencedor do concurso ganhará um fim-de-semana para duas pessoas, numa Pousada de Portugal.
Aqui está disponível o regulamento do concurso e a ficha de inscrição. Lembramos que estas estarão abertas até dia 20.

ETAR do Ave: uma realidade em 2010

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Estará pronta em Junho de 2010, conforme o previsto” foi esta a garantia dada ontem pelo Eng.º Martins Soares, Presidente da Águas do Ave, numa visita realizada às obras da ETAR do Ave, em Tougues, que contou com a presença de Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Mário Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Após a visita, Macedo Vieira referiu que “dado o bom andamento das obras estou agora convencido que estas estarão concluídas dentro dos limites que estabelecemos”, o que considera ser motivo de regozijo para ambos os municípios. “Vai com certeza terminar bem” assegurou o edil poveiro afirmando ainda que se trata de “um investimento muito grande pois esta é uma estação de tratamento de águas residuais da terceira geração”.
Mário Almeida disse que a ETAR foi uma luta difícil, mas sublinhou o facto da população poder, agora, ser “melhor servida com um equipamento de maior dimensão e mais sofisticado do que tinha sido inicialmente previsto para a região”. O autarca acrescentou que “esta é uma das melhores ETAR’s do Norte de país. Trata-se de uma solução arrojada e altamente qualificada”.

Martins Soares esclareceu que o calendário definido tem sido cumprido “ao pormenor”, sendo que no início de 2008 realizou-se a avaliação do impacto ambiental, seguindo-se a adjudicação da obra, que teve início em finais de 2008. A visita à futura ETAR serviu para mostrar que “não há qualquer atraso, havendo mesmo uma nível de execução de 90% no que diz respeito a trabalhos de terrenos, ultrapassando os 35% na construção civil e cerca de 16% em equipamentos, o que permite afirmar que em Junho de 2010 estamos em condições de começar a operar”. “Paralelamente, estamos a dar início à construção de interceptores, são 54 km e é um processo de engenharia muito complicado, toda a Póvoa e Vila do Conde fizeram o seu sistema drenando para o porto da Póvoa e agora é preciso inverter todo este processo e temos que construir uma grande estação reservatória para trazer para aqui todos os afluentes da região, informou o engenheiro convencido que em Março de 2010 estará concluída a construção destes interceptores. Explicando todo o esquema de tratamento, desde o desarenamento à decantação, Martins Soares advertiu ainda que “esta ETAR apresenta duas diferenças em relação à generalidade das estações: tem, por um lado, uma desinfecção final por ultravioleta, libertando água que é utilizada, por exemplo, para a rega de todos os espaços verdes da ETAR e é ainda produzida energia eléctrica”. Martins Soares esclareceu que “esta é considerada, neste caso, como pertencendo às energias renováveis pois vai contribuir para o objectivo nacional. Apesar da ETAR não ficar auto-suficiente, tem áreas ambientais e, por outro lado, as zonas mais complexas de tratamento são cobertas o que permite garantir a qualidade do ar e assegurar que não haverá cheiros para a população que está na vizinhança”.
Com um investimento que rondará os 18 milhões de euros, esta infra-estrutura está dimensionada para servir, no ano horizonte de 2033, uma população de cerca de 258 mil habitantes-equivalentes, na época alta, e 184 mil, na época baixa.
A ETAR do Ave está integrada na Frente de Drenagem 10, que abrange os Municípios de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. Todas as infra-estruturas integradas nesta frente de drenagem estão candidatadas ao Programa Operacional Temático Valorização do Território, no âmbito do QREN. Esta infra-estrutura integra um investimento mais vasto, que inclui a construção, em apenas três anos, de mais de 74 km de interceptores e condutas elevatórias e 16 novas estações elevatórias, o que vem garantir o tratamento adequado dos efluentes domésticos e industriais correspondentes a cerca de 296 mil habitantes-equivalentes.
Recorde-se que a cerimónia de Assinatura do Contrato e do Auto de Consignação da Empreitada de Execução da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Ave decorreu em Dezembro de 2008, na Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e foi presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.
Para saber um pouco mais sobre o tratamento de águas residuais no concelho da Póvoa de Varzim bem como sobre a sua adesão à Águas do Ave consulte o
portal municipal.