quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

“Na Maré da República” – o 31 de Janeiro na Póvoa, em mostra na Biblioteca Municipal


Rua Dr. António da Silveira – casa do Sr. Manuel José da Silva, onde esteve hospedado Dr. Alves da Veiga, de 17 a 19 de Fevereiro de 1891.

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Até 27 de Fevereiro a Biblioteca Municipal exibe a mostra documental “O Movimento do 31 de Janeiro de 1891 na Póvoa de Varzim”.
Esta mostra insere-se na programação “Na Maré da República”, que assinala na Póvoa de Varzim, ao longo de todo o ano, o 1º Centenário da Implantação da República. Artigos de jornais e de revistas, fotografias e bibliografia compõem esta exposição que traz à luz, por exemplo, o papel que Rocha Peixoto teve na revolta ou o envolvimento de várias figuras poveiras na fuga de Alves da Veiga, importante membro do Partido Republicano, para Espanha.
Manuel Lopes, que foi director da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto até 2006, ano do seu falecimento, escreveu no jornal “O Comércio da Póvoa de Varzim”, a 26 de Janeiro de 1894, sobre a Memória Poveira de 31 de Janeiro de 1891. Contou ele que “na agonia da revolta de 31 de Janeiro de 1891, perante a desorientação que os disparos da Guarda Nacional causaram aos manifestantes civis e militares que subiam em procissão cívica a Rua de Santo António, ainda se tentou um último esforço de aglutinação popular. «Apelando – escreveu Bazílio Teles – para as massas operárias da cidade. Para isso lançar-se-ia um manifesto aos habitantes, e ir-se-ia conferenciar com os populares de influência». E coube a Rocha Peixoto o honroso mandato de o redigir. […]
Por outro lado, um dos membros mais importantes do Partido Republicano, o Dr. Alves da Veiga, deixou o país em direcção ao exílio, embarcado numa catraia poveira timonada por um velho e experimentado arrais, conhecido por Tio Dibó. Peripécia movimentada e aventurosa, conta-a o médico poveiro João Pedro de Sousa Campos, a quem Alves da Veiga «pediu para lhe arranjar um barco que o transportasse a Espanha, visto não poder conservar-se por mais tempo no Porto nem sair do país por via terrestre, vista a insistência com que era procurado» [...]
As lições do 31 de Janeiro de 1891, não as dá o saudosismo comemorativo, mas a reflexão lúcida de uma época dominada por sintomas da crise política e social, geradores de imagens e problemas que nos pretendem fazer crer nas repetições da história, mesmo quando sabemos que nenhuma névoa ou miragem pode esconder o seu vigoroso sentido dialéctico, pois, como diz o poeta: tudo é composto de mudança.”

“Fim-de-semana gastronómico” destaca dois pratos da cozinha poveira

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A gastronomia poveira volta a estar em destaque, desta feita com a realização de um “Fim-de-semana Gastronómico” a 13 e 14 de Fevereiro.
Esta acção é dinamizada pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e tem como objectivo promover a Gastronomia Tradicional como um importante sector da oferta turística. Assim, durante esses dois dias, os pratos Pescada à Poveira e Rabanada à Poveira vão estar em destaque em 18 restaurantes que aderiram à iniciativa. E são eles: Belo Horizonte, Bodegão, Ibérica, Marcelino, O Cais, O Nosso Café, O Pátio, Os Três Rapazes I, Os Três Rapazes II, O Tacho, Recife, Estalagem Santo André, Restaurante Santo André, Táxi, 31 de Janeiro, Vasco da Gama, Vela Atlântica e Veromar.
A gastronomia poveira reflecte a combinação da pesca e da agricultura, com uma forte influência da cozinha minhota. No caso dos dois pratos escolhidos, os mais emblemáticos, marcam as tradições locais, principalmente da comunidade piscatória que, parca em recursos, elaborava receitas mais simples mas não menos saborosas.
Os “Fins-de-semana Gastronómicos” decorrem em 60 municípios da área de abrangência da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal até 30 de Maio, em fins-de-semana previamente definidos.

Matriz festeja S. Valentim


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Associação Cultural e Recreativa da Matriz organiza uma festa de S. Valentim, com um jantar e baile, a 14 de Fevereiro.
A festa, que conta com o apoio da autarquia, decorrerá na sede da Associação e começa às 20h00, altura em que é servido o jantar, animado musicalmente pelo artista poveiro Domingos Moça. A partir das 21h30 o espaço transformar-se-á numa pista de dança, já que é dado o início ao baile, com a actuação do músico Zédicó.
As informações e reservas devem ser feitas através dos telefones 252 621 020 ou 252 621 028. Os preços variam, sendo que a entrada para o jantar e baile é de €20 e para o baile apenas é de €5.

PÓVOA DE VARZIM

Carnaval na Póvoa: festas aproximam-se


Convívio de Carnaval
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Carnaval aproxima-se a passos largos. Adultos e crianças escolhem as suas máscaras e encarnam as suas personagens preferidas. A Câmara Municipal associa-se a esta festa e organiza o Convívio de Carnaval e o Desfile Infantil.

Desfile Infantil
O Convívio de Carnaval vai acontecer hoje, quinta-feira, 11 de Fevereiro. Organizado pelo Pelouro da Acção Social especialmente para os utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social, esta festa vai reunir, a partir das 14h30, na discoteca Hit Club, mais de 300 participantes. Uma tarde divertida e certamente diferente, cheia de música e dança, é o que a autarquia pretende proporcionar a estes utentes.
No dia seguinte, sexta-feira, 12 de Fevereiro, o Pelouro da Educação leva para a rua milhares de participantes. O Desfile Infantil reúne crianças de infantários e escolas de todo o concelho. As ruas da Póvoa de Varzim vão ser “invadidas” por bruxas, princesas, mosqueteiros, futebolistas e astronautas a partir das 10h00. O cortejo parte da Praça do Almada em direcção ao Auditório da Lota sempre acompanhado de música. Uma iniciativa a não perder.