segunda-feira, 30 de novembro de 2009

“Sendas Queirosianas” – colóquio na Casa de Tormes

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Entre 3 e 5 de Dezembro decorre o colóquio “Os Estudos Queirosianos – os desafios actuais”, no âmbito da iniciativa “Sendas Queirosianas – Colóquios Internacionais de Tormes”, organizada pela Fundação Eça de Queiroz (FEQ), da qual a Póvoa de Varzim é membro Co-Fundador.
O colóquio terá lugar em Santa Cruz do Douro, mais concretamente na Casa de Tormes, sede da Fundação que, desde Julho de 1997 se dedica à divulgação da vida e obra de Eça de Queirós. A Universidade do Porto associa-se a esta iniciativa, através da Comissão Científica do Colóquio, constituída pelas Professoras Isabel Margarida Duarte, Isabel Pires de Lima e Maria de Fátima Marinho.
O colóquio funcionará em sessões plenárias abertas ao público e contará com os conferencistas Alfredo Campos Matos, Conselho Cultural da FEQ; Álvaro Manuel Machado, da Universidade Nova de Lisboa, António Apolinário Lourenço, da Universidade de Coimbra, David Frier, da Universidade de Leeds – Inglaterra; Francisco Sousa Neto, Mestre em Literatura Francesa (U. Coimbra), bolseiro da FCT; Helena Santana, da Universidade de Coimbra; Irene Fialho, Mestre em Estudos Queirosianos (UNLisboa); Jordi cerda, da Universidade de Barcelona, Espanha, José Miguel Ribeiro Lume, do Instituto Camões; Maria João Reynaud , da Universidade do Porto; Maria João Simões , da Universidade de Coimbra; Maria Teresa Pinto Coelho, da Universidade Nova de Lisboa; Orlando Grossegesse, da Universidade do Minho; Silvio Cesar dos Santos Alves, Mestre em Estudos Queirosianos – UERJ, Brasil; e Vincenzo Arsillo, da Universidade de Veneza – Itália.
Para mais informações visite a página da
Fundação Eça de Queiroz.



Raul Costa, prodigioso pianista, na próxima sessão de “Artes & Ofícios”



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Raul Costa, jovem pianista poveiro, é o convidado da próxima sessão de “Artes & Ofícios”, promovida pelo Pelouro da Cultura, na Biblioteca Municipal , a 3 de Dezembro, às 11h00.
Em destaque estará, então, a música e as suas várias tipologias, promovendo, entre os participantes, uma reflexão acerca da importância da música na formação da personalidade cognitiva e emotiva das crianças e adolescentes. Emprestando uma vertente mais lúdica a esta actividade, Raul Costa irá protagonizar uma pequena actuação.

Nota Biográfica de Raul Costa
Apesar dos seus 16 anos, Raul Costa tem já um vasto currículo e é considerado um dos pianistas mais promissores da sua geração. Nasceu na Póvoa de Varzim em 1993 e começou a estudar música e piano aos 7 anos de idade. Ingressou na Escola de Música da Póvoa de Varzim, onde estudou com Luís Amaro de Oliveira e Emília Coelho.
Na sua curta carreira concretizou já algumas estreias importantes: em Dezembro de 2004 foi seleccionado para participar no concerto na Casa das Artes, Porto, no “Encontro de Jovens Pianistas – À Volta da Escola Russa”, promovido pela Casa da Música do Porto; desde 2005 que tem vindo a participar em inúmeros concertos como convidado do Maestro António Victorino d’Almeida; em 2006 fez a sua estreia com orquestra, onde tocou o Concerto de Carlos Seixas na Casa da Música; participou também, a par do seu actual professor Álvaro Teixeira Lopes, em concertos de obras de Amílcar Vasques-Dias; participou no programa “1001 Músicos” no Centro Cultural de Belém em 2008, onde foi seleccionado, por mérito, para encerrar o evento como solista no Grande Auditório, e no programa do Ministério da Educação “As Lições de Bach” (inseridas nos Dias da Música 2009).
Desde muito cedo tem vindo a fazer recitais com grande sucesso por todo o país, destacando-se no Teatro do Campo Alegre no Porto, no Convento dos Capuchos em Almada, na Câmara Municipal de Matosinhos, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, no Teatro Municipal de Portimão, no Festival de San Pére de Rodes em Espanha, entre outros.
Venceu imensos concursos em Portugal, tais como o Concurso Ibérico do Alto Minho em 2005, 2007 e 2009 (com louvor e felicitações), o Concurso Marília Rocha em 2005, 2006, 2007 e 2009 (com louvor), o Concurso Internacional do Fundão em 2008, o Concurso Ibérico de Fafe em 2008, o Concurso São Teotónio em Coimbra em 2007 (com louvor) e 2008, ou o Concurso Santa Cecília em 2009 (com louvor). Mas surpreendeu o público quando em 2008 venceu o 1º Prémio “com felicitações do júri” no Concurso Internacional de Piano em San Sebastian , em Espanha, e também em 2009 quando venceu o 1º Prémio no prestigiado concurso Alexander Scriabin em Paris. Também foi considerado um grande talento pianístico europeu no Concurso da União Europeia, que se realizou na República Checa, onde foi representar Portugal e era o mais novo de todos os concorrentes. Foi um dos quatro premiados, tendo tocado o Concerto para Piano Nº 1 de Chopin, com a Orquestra Filarmónica Janacek, sob a direcção de Theodore Kuchar.
Trabalhou em masterclasses com Miguel Borges Coelho, António Rosado Jean-Marc Luisada, Roger Muraro, Álvaro Teixeira Lopes, Pedro Burmester, Nami Ejiri, Valentina Igoshina e Boris Berezovsky. Frequentou a Piano-Akademie 2007 sobre direcção do Prof. Dr. Lev Natochenny em Konigstein, Frankfurt.
Gravou por diversas vezes para a Rádio e Televisão portuguesa e participou num documentário para a rádio e televisão checa. Os seus próximos projectos englobam um concerto na Casa da Música no Porto, a estreia de uma “Música Festiva” de Fernando Lopes-Graça, a gravação de um CD com obras de António Victorino d’Almeida e um concerto com orquestra no Coliseu do Porto.
Raul Peixoto da Costa estuda desde 2006 sob orientação do professor Álvaro Teixeira Lopes na Academia de Música S. Pio X em Vila do Conde , onde terminou o 5º e o 6º grau de piano com a classificação de 20 valores.

O Natal comemora-se no Museu e no Arquivo já a partir da próxima sexta-feira

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na próxima sexta-feira, 4 de Dezembro, o Museu e o Arquivo Municipal vão promover uma venda de produtos artesanais. A partir das 21h30, poderá, entre outras coisas, adquirir uma camisola poveira ou livros editados pela Câmara Municipal com um desconto de 20%. Mas, as actividades relacionadas com o Natal não se ficam por aqui. No Museu, no mesmo dia, e também a partir das 21h30, poderá assistir a “A Tia Desterra conta-nos… como era o Natal na Póvoa de Varzim no tempo dos nossos avós”. Uma iniciativa dirigida aos mais jovens, que poderão conhecer hábitos e tradições antigas, e aos menos jovens, que poderão recordar os Natais das suas infâncias. Depois das histórias, a música. O Coro da Associação Recreativa da Matriz fará as honras da casa com melodias alusivas à quadra natalícia. Nesta noite, e até dia 6 de Janeiro, poderá, ainda, visitar o presépio elaborado com peças típicas da Póvoa.
De 8 a 18 de Dezembro, o Museu Municipal irá desenvolver o ateliê “Como era antigamente… A Ceia de Natal dos pescadores poveiros” e, ainda, um ateliê onde as crianças poderão desenvolver decorações natalícias inspiradas nos objectos expostos no Museu. Estas actividades devem ser previamente marcadas.



Lions Club organiza jantar a favor da Casa de Santa Maria da Estela


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Lions Club da Póvoa de Varzim realizará, a 4 de Dezembro, um jantar com o objectivo de angariar fundos para a Casa de Santa Maria da Estela. O jantar terá lugar no Novotel Vermar, às 20h30, sendo que as inscrições estão abertas até à próxima quarta-feira.
Os interessados em participar devem fazer a sua reserva através do número 937 205 211. O preço por pessoa é de 40 euros, sendo que o jantar será abrilhantado com actuações musicais ao vivo.
Teresa Gomes, Presidente do Lions Club Póvoa de Varzim, explicou que esta iniciativa é a continuação do plano de actividades que esta entidade tem levado a cabo para ajudar a Casa de Santa Maria da Estela, uma casa de acolhimento para crianças e jovens em risco, a cargo da Obra Nossa Senhora do Rosário de Fátima. De facto, o Lions Club da Póvoa de Varzim apoiou o passeio de
cicloturismo, cujas verbas das inscrições reverteram na totalidade para a Casa, e organizou, em Outubro, um Magusto que permitiu recolher 2.300 euros. Foi também esta instituição que ajudou a equipar a cozinha da Casa e ofereceu, ainda, a carrinha para transporte das crianças. Para além disso, enviaram uma proposta ao Lions International no sentido de disponibilizar ajudas para que se recolham as verbas necessárias para a 2ª fase do projecto da Casa de Santa Maria da Estela, fase essa que inclui a construção de uma nova ala reservada aos quartos, o que permitiria que as actuais instalações albergassem apenas as zonas sociais.
“Gostaria de ter muita gente a juntar-se a nós”, pede Teresa Gomes, “porque quantos mais melhor e maior será a ajuda”. Seja solidário, inscreva-se!

“Poupar. Viver melhor!” chega ao fim, desafio de reduzir a produção de lixo continua

Sensibilização – resíduos recolhidos no Roupão expostos na Praça do Almada
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Terminou ontem, 29 de Novembro, “Poupar. Viver Melhor!”, a campanha que a autarquia poveira organizou no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que arrancou a 21 de Novembro.
A actividade tinha como objectivo alertar para a excessiva produção de resíduos, divulgando, entre os munícipes, os mecanismos de prevenção que podem ser utilizados. Assim, e em conjunto com vários parceiros sociais, foram organizadas exposições, acções de sensibilização, exibições de filmes, foram distribuídos objectos elaborados a partir da reutilização de materiais e disponibilizados pontos de recolha para equipamentos eléctricos e electrónicos, entre outras iniciativas, que decorreram não só na cidade, como também em freguesias da Póvoa de Varzim, como Rates ou Terroso.

Reutilização – MAPADI mostrou como reutilizar resíduos
Bem recebida pela população, “Poupar. Viver Melhor!” espalhou a mensagem de que reduzir na produção de resíduos pode significar também uma poupança financeira expressiva, bastando às pessoas adoptarem comportamentos simples como consumir água da torneira, utilizar lâmpadas economizadoras, fazer compras de uma forma consciente, evitando o desperdício, etc. Para além disso, tratou-se também de sublinhar que a Câmara Municipal disponibiliza diversos equipamentos “amigos” do Ambiente. É exemplo o projecto “Terra à Terra”, estabelecido com o apoio da Lipor, dirigido a toda a comunidade e que convida a fazer a compostagem caseira. Os compostores são oferecidos, bastando aos participantes assistir a uma acção de formação. Além disso, e em plena campanha “Poupar. Viver Melhor!”, a autarquia alargou a sua rede de Roupões, que de cinco passaram a sete. Os Roupões são equipamentos que permitem a deposição de vestuário usado, posteriormente encaminhado para mercados de 2ª mão ou para a indústria que recupera as fibras, produzindo novos materiais


Informação – palestra sobre prevenção ensinou a reduzir e a poupar
Ainda que a campanha tenha terminado ontem, a EB 2/3 Cego do Maio e a Associação de Amizade de S. Pedro de Rates vão prolongar as acções que dinamizam no âmbito de “Poupar. Viver Melhor!”. Ambas as actividades têm em comum o facto de disponibilizarem um ponto de recolha de materiais eléctricos e electrónicos. Na EB 2/3 Cego do Maio este ponto de recolha está disponível até 18 de Junho, sendo que os equipamentos recolhidos (como pequenos electrodomésticos, secadores de cabelo, máquinas fotográficas) são enviados para instituições de solidariedade depois de reparados. Até 31 de Dezembro, a Associação de Amizade recebe e repara os equipamentos gratuitamente, devolvendo-os. Recorde “Poupar. Viver Melhor!” através das galerias de imagens disponíveis no portal municipal, local onde pode encontrar variada informação sobre toda a campanha


Recolher – equipamentos eléctricos e electrónicos podem ter uma segunda vida

“Feliz Natal, Póvoa de Varzim” – programa de 1 e 2 de Dezembro

Rabanada Poveira
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
É já amanhã que chega Dezembro, o mês de Natal. Para o começar da melhor forma, “Feliz Natal, Póvoa de Varzim” propõe algumas actividades.
Assim, comece o mês a saborear os Sabores de Natal, com o Bacalhau Cozido com Todos, a Rabanada Poveira ou a Roupa Velha. Três iguarias que a campanha gastronómica
Sabores Poveiros leva até si, num dos muitos restaurantes aderentes. E já que falamos em iguarias de Natal , recordamos que as inscrições para participar no concurso “Delícia de Rabanada” terminam a 4 de Dezembro. Este evento, que há muitos anos se organiza na Póvoa de Varzim, premeia a melhor receita de Rabanada Poveira.

Sessões de leitura
E porque nem todos têm a possibilidade de partilhar uma ceia de Natal condigna, A Beneficente está a organizar uma recolha de bens alimentares, que serão depois distribuídos a famílias carenciadas. Participe e faça do Natal aquilo que ele deve verdadeiramente ser: um tempo de Paz e de Solidariedade!
No campo infantil, e como é de esperar, são muitas as actividades preparadas. Por exemplo, ao longo de todo o mês, a Biblioteca Municipal prepara uma “Hora do Conto” inteiramente dedicada a Histórias de Natal. Assim, de segunda a sexta-feira, às 10h00 e às 14h00, as crianças são convidadas a participar neste momento de leitura dramatizada. “Tradições e Gastronomia de Natal” é outra actividade preparada pela Biblioteca, dirigida aos mais novos, que decorre até ao final do mês e que consiste num conjunto de sessões alusivas às receitas e aos hábitos dos poveiros na época da Natal.

Ciclo Coral Sinfónico de Amorim
Para todos, a Biblioteca tem uma oferta muito especial – a campanha “Novos Leitores”, com a oferta de livros a quem solicitar o cartão de leitor na Biblioteca, e a campanha “Preços de Natal”, em que as edições municipais são vendidas com um preço mais baixo. Assim é, até ao fim do mês, o “Natal na Biblioteca”.
A música é também um dos elementos indissociáveis da época natalícia. Não só pelas músicas típicas que ecoam um pouco por todo o lado, mas também pelos inúmeros concertos que aqui e ali convidam à boa música. Exemplo disso, começa amanhã, 1 de Dezembro, o
Ciclo Coral Sinfónico de Amorim, com concertos na Igreja de Amorim e também na EB 2/3 de Beiriz. O Ciclo tem lugar até dia 6 e a entrada é livre.
Feliz Natal Póvoa de Varzim” é o programa natalício que a Câmara Municipal oferece a munícipes e visitantes. São muitas as actividades previstas, desde exposições, concertos, lançamentos de livros, actividades infantis, desporto, entre muitas outras. Descubra este programa na Agenda de Natal, já disponível no portal municipal.

“Há água para todos, se todos quiserem ajudar!”

Andrea Silva
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Há um mundo de sonhos onde reina a esperança, onde a fantasia pode acontecer. E quem entrar nesse mundo vai ser sempre criança e ser feliz sem medo de viver. Esta foi uma das músicas dançadas na tarde de sexta-feira, 27 de Novembro, no Pavilhão Municipal, na iniciativa Solidariedade em Festa, e que tão bem caracteriza o espírito do encontro. Centenas de utentes de instituições de solidariedade social do concelho marcaram presença nesta iniciativa do Pelouro da Acção Social que, ano após ano, esforça-se por unir gerações diferentes num convívio onde os protagonistas são os próprios utentes. Com a imaginação dos números de dança e canto que as instituições apresentaram, com o talento dos artistas e a boa disposição da plateia, a alegria, tão própria da quadra que se aproxima, encheu o Pavilhão Municipal.

Através de uma história, Andrea Silva, vereadora do Pelouro da Acção Social, explicou às crianças o que era a solidariedade: “Era uma vez um agricultor que pediu ajuda aos seus vizinhos para construir um poço. Os vizinhos recusaram-se a ajudar pensando que o agricultor iria ficar com a água só para ele. Quando a seca ameaçava estragar todas as colheitas, o agricultor voltou a pedir ajuda aos vizinhos e, desta vez, explicou que, se todos quisessem ajudar, iria haver água para todos. Com o trabalho do agricultor e dos seus vizinhos, foi construído o poço.” Andrea Silva sublinhou a moral da história: “haverá sempre água para todos, se todos quiserem ajudar”.
A autarca afirmou, ainda, que “este convívio entre gerações, esta partilha de experiências, só seria possível com o vosso esforço”, dirigindo-se às quinze instituições participantes na actividade Solidariedade em Festa.
Veja as imagens da festa
aqui.


“Poupar. Viver Melhor!” – Postal nº 5

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A reutilização do papel é o último conselho que a campanha “Poupar. Viver Melhor!” faz chegar à sua caixa de correio.

Usar ambas as faces da folha na impressão, utilizar folhas impressas numa só face como papel de rascunho e reflectir sobre o que realmente necessitamos de imprimir são alguns truques que permitem poupar papel e outros recursos.

No
portal municipal, recorde todos os postais virtuais recebidos ao longo da campanha “Poupar. Viver Melhor!”, dinamizada no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009. Partilhe-os com os seus familiares ou amigos e desempenhe, você também, um importante papel na luta por um Ambiente melhor!