quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A visão de um mundo em exposição no Diana Bar


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Gestos do Mundo Meu” é o título da próxima exposição que estará patente no Diana Bar, entre 1 e 15 de Novembro.
Da autoria de Manuel Ribeiro, a exposição reúne uma série de trabalhos recentes do autor, onde este exprime “sentires de um mundo que partilho com os outros, para que os mesmos possam tentar entender um pouco dele, mas que só a mim pertence.” Manuel Ribeiro aponta algumas características que marcam este conjunto de telas que vai expor, sobre um mundo que é “criado e vivido muitas vezes no dia-a-dia e pintado, colado, cosido, recortado”, onde a cor marca forte presença e onde as imagens “reais ou imaginárias” se interligam “como se numa simbiose de formas e cores se unam para construir um mundo quiçá bem melhor, cheio de cor e alegria.”
Manuel Ribeiro nasceu em Guimarães mas considera-se filho afectivo do Porto, cidade que se reflecte por vezes no trabalho artístico. Tendo começado há algum tempo a pintar, é determinante a influência da escultora Irene Vilar, de quem foi aluno, na adopção do trabalho artístico como elemento essencial da sua vida, trabalho esse que tem vindo a desenvolver continuamente desde 1998.
Frequentou um curso anual, ministrado pela Cooperativa de Ensino de Arte Arvore no Porto, e ainda um curso de como trabalhar com resina poliéster e fibra de vidro, num ateliê de um artista plástico.
Em suma, uma diversidade de temas e formas, aqui e ali com recurso a materiais reciclados, compõem e fazem parte de toda uma carreira dedicada a pintar o que sente, pautada pela celebra frase “Deus dá, o Homem sonha e a Obra Nasce…”
Manuel Ribeiro fez já várias exposições individuais e participou em mostras colectivas desde 2004, tendo também participado em vários concursos. Foi premiado no Concurso Nacional de Pintura do G. D. do Banco Santander Totta, nas edições de 2007 e 2009, estando representado na Galeria 7 Elemento – Arte Contemporânea, na Câmara Municipal de Fafe, no Clube Literário do Porto e em vários particulares.

Cerimónia de instalação dos Órgãos autárquicos da Póvoa de Varzim

José Macedo Vieira
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Decorreu ontem, 28 de Outubro, a instalação dos órgãos autárquicos da Póvoa de Varzim, eleitos no passado dia 11 de Outubro.
A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Município e começou com a tomada de posse dos órgãos da Câmara Municipal. Com José Macedo Vieira, reeleito Presidente da autarquia, assumiram funções, pelo PSD, os vereadores Aires Pereira, Andrea Silva, Luís Diamantino e Afonso Oliveira , pelo PS Renato Matos, Sousa Lima e Isabel Graça e, pelo CDS, Jorge Serrano.

Álvaro Tavares Moreira
Para a Assembleia Municipal, tomaram posse 13 deputados pelo PSD, nove deputados pelo PS, três deputados pelo CDS, um deputado pelo CDU e um deputado pelo Bloco de Esquerda. A instalação dos órgãos da Assembleia Municipal ficou completa com a indigitação dos 12 cabeças de lista pelas Assembleias de Freguesia, deputados municipais por inerência.
Terminado este acto, Álvaro Tavares Moreira despediu-se das suas funções de Presidente da Assembleia Municipal dirigindo algumas palavras aos presentes, ciente de que “todos vão dar o seu melhor em prol da causa pública, pelo progresso da Póvoa de Varzim e pelo bem-estar da população poveira”. Aos não-eleitos, deixou uma palavra de apreço “pela disponibilidade manifestada pela causa pública” e recordou que, nos 12 anos em que esteve à frente da Assembleia Municipal, foi desempenhado um trabalho “muito proveitoso para o nosso concelho”, pautado “pela relação sempre correcta entre a Assembleia Municipal e a Câmara Municipal”.

Presidente da autarquia desde 1993, José Macedo Vieira iniciou o seu discurso fazendo referência a “dois sentimentos que, na sua aparente contradição, se complementam” – a sensação de concluir 16 anos de serviço “à causa pública com a energia da primeira hora, a mesma determinação, a mesma capacidade de sonhar e empreender” e “a convicção de poder orgulhar-me da obra que, em conjunto, realizámos”.
No entanto, o autarca partilhou com os presentes que, embora haja a sensação de dever cumprido, há, igualmente, “a consciência da imensidão do que há a fazer” apontando, como exemplos, a conclusão da rede de saneamento, o avanço do Parque da Cidade, a construção da Ecopista e do novo Mercado, a reabilitação do Cine-Teatro Garrett e do parque escolar, a implementação de políticas sociais proactivas, a revisão dos impostos municipais que impendem sobre o património, entre outras. Projectos em torno dos quais “o consenso político é possível e necessário”, tendo Macedo Vieira manifestado a sua disponibilidade total “para o diálogo com todas as forças políticas que têm assento no próximo executivo”, sem que, no entanto, abdique do projecto político que apresentou aos poveiros e que estes elegeram. Para mais detalhes sobre a instalação dos novos órgãos municipais, consulte o conteúdo relacionado disponibilizado no
portal municipal, com o discurso integral do Senhor Presidente da Câmara, a composição tanto da Assembleia Municipal como da Câmara Municipal e a Galeria de imagens.

“Lápis na Mão” – actividade de artes plásticas resulta em exposição

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Desde 2008 que crianças, jovens e adultos se reúnem na Casa da Juventude para pintar e desenhar, no âmbito da actividade “Lápis na Mão”.
Dos muitos trabalhos ali elaborados, alguns registados em fotografia, foi feita uma selecção que estará exposta na Casa da Juventude entre 2 e 27 de Novembro, da autoria de cerca de 30 pessoas que, regularmente, participam na actividade.
Inicialmente dirigida a crianças e jovens entre os seis e os 16 anos, “Lápis na Mão” surgiu não só com o propósito de contribuir para uma ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos, mas também devido ao crescente interesse demonstrado pelos utentes da Casa da Juventude face às artes plásticas. Rapidamente começou a contar com a participação de adultos, que encaram a aprendizagem de técnicas de desenho e pintura como uma terapia.