sábado, 29 de maio de 2010

PÓVOA DE VARZIM

Bairros unidos na comemoração de S. Pedro

Infopóvoa
Ontem pela manhã, Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura, apresentou o programa de S. Pedro. A acompanhá-lo estavam as associações locais que, como o próprio referiu, “ se dedicam de corpo e alma às comemorações e fazem um excelente trabalho”. O autarca disse-se “orgulhoso por colaborar com estas pessoas que se empenham em tornar as Festas da Cidade num acontecimento memorável”.
Durante dez dias a Póvoa de Varzim vai viver intensamente as festividades do padroeiro dos pescadores – razão para esta comemoração ser tão querida para os poveiros, cujas tradições são inseparáveis da actividade piscatória. De 25 de Junho a 4 de Julho, a Póvoa será o epicentro da alegria e da animação. A dar o pontapé de saída estará o S. Pedrinho e a Pequenada no dia 25, às 10h00, no Auditório da Lota. Os artistas têm entre os quatro e os seis anos e representam os infantários do concelho. Vestidas e penteadas a rigor, as crianças dançam as coreografias idealizadas pela suas educadoras de infância com todo o empenho, como se de profissionais se tratassem. De saltos altos, as meninas esboçam sorrisos com muita vaidade, não disfarçando o orgulho por estarem a actuar em frente a centenas de pessoas que se juntam no Auditório da Lota. Os rapazes não lhes ficam atrás. Com as suas calças pretas e camisas brancas, dançam e cantam com a maior alegria. De facto, “a Festa da Cidade não poderia arrancar da melhor forma”, acrescentou Luís Diamantino.
Comer sardinhas assadas, saltar fogueiras, dançar até de manhã. É assim a noitada de S. Pedro, de 28 para 29 de Junho. Milhares de pessoas divertem-se nas ruas da Póvoa, indo de bairro em bairro para ver os tronos – inaugurados no dia anterior – e assistir às rusgas. Os seis bairros (Regufe, Belém, Mariadeira, Sul, Matriz e Norte) esmeram-se nos seus trajes, na decoração das suas ruas e na concepção dos adereços utilizados nas coreografias. Tudo isto torna o S. Pedro uma noite inesquecível.
No dia 29, feriado municipal, têm lugar as comemorações religiosas. Às 11h00, na Igreja da Lapa, será celebrada a Missa de S. Pedro e, às 17h00, terá início a Majestosa Procissão de S. Pedro. Esta irá sair da Igreja Matriz, passando pela Praça do Almada, Rua da Junqueira, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos, até à Igreja da Lapa.
No mesmo dia, às 22h00, no estádio do Varzim Sport Club, os seis bairros voltam a mostrar-se. Primeiro todos juntos e depois um a um, marcham perante uma verdadeira multidão que aplaude e vibra com esta festa. A este propósito, o vereador do Pelouro da Cultura lembrou que “este espectáculo foi idealizado para que as pessoas se pudessem divertir. O bairrismo e a competição dão vida ao evento, mas é desnecessário e inaceitável desrespeitar os outros”. Luís Diamantino acrescentou, ainda, que “esta festa é de todos e para todos e é a altura ideal para mostrar a união da Póvoa”.
O desporto também é parte essencial do programa. Inserido nas comemorações do S. Pedro, o
Grande Prémio é organizado pelo Pelouro do Desporto e pela União Desportiva de Beiriz. A prova irá acontecer no dia 4 de Julho, no cenário mais apropriado para esta altura do ano, a Avenida dos Banhos. Mas não é só… O programa de S. Pedro inclui ainda teatro, futebol, basquetebol, filatelia e o aniversário da Escola Prática de Serviços. Luís Diamantino deu especial atenção a esta última colaboração. “A Escola Prática de Serviços faz questão em participar na festa de S. Pedro, o que muito nos honra”, disse o autarca.
Conheça o programa completo no
Portal Municipal.

PÓVOA DE VARZIM


Nossa Senhora da Saúde – peregrinação terá lugar domingo
Infopóvoa
No próximo domingo, 30 de Maio, realiza-se a 64ª Peregrinação Arcipestral em louvor de Nossa Senhora da Saúde.
Esta é uma das celebrações religiosas mais emblemática do concelho que tem lugar no último domingo do mês de Maio e conta com a participação de milhares de fiéis que percorrem os sete quilómetros que separam a Igreja Matriz, na Póvoa de Varzim, da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Laundos.
O dia da peregrinação tem início com uma missa na Igreja Matriz, às 7h30, sendo que às 9h00 dá-se a saída da Grande Peregrinação à Senhora da Saúde. Percorridos os sete quilómetros e chegados a Laundos, ao recinto do Santuário da Senhora da Saúde, celebra-se a Eucaristia do Peregrino, este ano presidida pelo Rev.mo Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto. Às 16h00 tem lugar a Oração da Tarde e, já no final, o Adeus a Nossa Senhora.
A peregrinação conta entre os seus devotos com uma grande parte de pagadores de promessas, principalmente pescadores da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. São estes homens que carregam, habitualmente, o andor da Senhora ao longo do caminho.
Esta procissão nasceu de uma sugestão apresentada por Maria da Paz Varzim ao Monsenhor Pires Quesado. Em 1944 começaram as preparações e, dois anos depois, surgiu a primeira peregrinação. Ao longo dos anos foram-se juntando a este momento religioso todas as paróquias do arciprestado.
Mas se a peregrinação só acontece no final deste mês, as celebrações em torno da Senhora da Saúde começaram já na noite do dia 13 com a recepção da imagem vinda de Laundos cabendo, como já é tradição, as honras do transporte aos Bombeiros Voluntários. O Largo de Santiago encheu-se, uma vez mais, de fiéis que quiseram assistir à entrega da Senhora, ao que se seguiu a habitual procissão até à Igreja Matriz, local onde a imagem vai permanecer até ao dia da peregrinação e onde decorre, às 18h30 e 21h30, a Novena Preparatória da Peregrinação, tendo como intenção “pedir a Maria o aumento das vocações sacerdotais e religiosas na Igreja”. No domingo, 30, a imagem volta à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, desta feita em peregrinação e acompanhada por milhares de pessoas, à semelhança do que tem vindo a acontecer todos os anos. Esta é uma das festividades religiosas que mais devotos reúne, há mais de 60 anos, vindos um pouco de todo o concelho e até de concelhos vizinhos.

PÓVOA DE VARZIM

Audição Pública para alunos de música

Infopóvoa
Dia 31, às 19h30, o Auditório Municipal recebe 28 alunos para nova Audição Pública.
A frequentar vários níveis de ensino, os alunos irão mostrar a sua evolução musical, no instrumento ao qual se dedicam ao longo do ano - piano, trompete, violino, flauta, violoncelo, contrabaixo ou clarinete.
Apesar da componente de avaliação da Audição, este é um espectáculo gratuito e aberto ao público em geral, para que os potenciais músicos adquiram também a experiência de actuar em palco.

PÓVOA DE VARZIM

“Um homem singular” no Auditório Municipal

Infopóvoa
Ontem, quinta-feira, noite de cinema. O filme escolhido pelo Cineclube Octopus é “Um homem singular”. A história passa-se em Los Angeles, 1962, no pico da Crise dos Mísseis de Cuba. George Falconer (Colin Firth) é um professor universitário de 52 anos, a tentar encontrar de novo um sentido para a vida, depois da morte do seu companheiro de sempre, Jim (Matthew Goode). George mergulha no passado e não consegue imaginar o seu futuro, quando o acompanhamos durante um único dia, onde uma série de encontros e acontecimentos o levam a decidir se afinal haverá ou não sentido para a vida depois de Jim. George é consolado pela sua amiga chegada Charley (Julianne Moore), uma beldade de 48 anos, também ela a lutar com as suas próprias questões acerca do futuro. E um jovem estudante de George, Kenny (Nicholas Hoult), que se está a aceitar como ele é, persegue George, vendo nele uma alma gémea...
Foi no Auditório Municipal às 21h45.

PÓVOA DE VARZIM



Rates Florida – Cortejo de Flores embeleza vila antes do Corpo de Deus
Infopóvoa
À semelhança dos últimos dois anos, a Junta de Freguesia de Rates promove, com o apoio da autarquia, um Cortejo de Flores, na tarde de 30 de Maio, domingo.
Por tradição, este evento acontece sempre no Domingo que antecede as festividades do Corpo de Deus que, há mais de 30 anos, é assinalado com a elaboração de tapetes de flores naturais em todo o Centro Histórico, antes da procissão que este ano sairá da Igreja Românica às 17h00.
O Cortejo, cuja concentração começa às 14h00 no Campo da Feira, estender-se-á até à Praça, que ficará embelezada pelos arranjos florais até ao fim do dia do Corpo de Deus.
Nas duas primeiras edições do Cortejo participaram centenas de crianças e adultos em representação das associações locais, que este ano voltam a colaborar. São elas o Agrupamento Vertical de Escolas, a Associação de Amizade S. Pedro de Rates, o Rancho Folclórico S. Pedro de Rates, o Centro Social de Bem-Estar, a Associação de Pais e Encarregados de Educação, o Agrupamento 1072 do Corpo Nacional de Escutas e a Comissão de Festas a Santo António.

PÓVOA DE VARZIM

X Convenção da ARAN, na Póvoa de Varzim

Infogauda

A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) celebra 70 anos de existência com a realização da X Convenção que se realiza no dia 29 de Maio, sábado, no Axis Vermar Conference & Beach Hotel.
Para além dos painéis que irão abordar, uma vez mais, assuntos relacionados com o sector automóvel, será apresentado um estudo encomendado à Faculdade de Economia do Porto que abrange a área das vendas, reparação e reboques, de forma a que os membros do Governo que irão estar presentes se possam aperceber das dificuldades diariamente vividas num sector em profunda crise.
“O negócio automóvel em Portugal vs Europa”, “A situação do retalho automóvel em Portugal”, “Requisitos legais do sector automóvel”, “A Oficina e a Seguradora”, “O futuro automóvel – comércio e reparação”, “O Governo e o automóvel” e “Assistência Rodoviária” são alguns dos temas que estarão em debate na X Convenção. Poderá consultar o programa detalhado na
página da ARAN.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

PÓVOA DE VARZIM

Varazim Teatro convida a sessão para a família e nova oficina prática
Infopóvoa
Um espectáculo para toda a família é a proposta teatral do Varazim Teatro que estreia “A Girafa que comia estrelas”, no dia 29, às 22h00, no Auditório Municipal. O espectáculo repete no dia 30, às 17h00, também no Auditório.
A peça, apresentada em co-produção entre o Varazim Teatro e a MAO – Marionetas Actores e Objectos, foi escrita a partir do conto com o mesmo nome de José Eduardo Águalusa. Conta a história de uma girafa que é diferente das outras porque anda com a cabeça nas nuvens e come estrelas, só porque gosta do seu paladar e acredita que assim renova o céu e dá-lhe mais brilho. Esta girafa, a Olímpia, faz amizade com uma galinha-do-mato, Margarida, que apesar de ter de fazer muito esforço para pensar, gosta de pensar e vive numa casa, nas nuvens. Com ela vai viver algumas aventuras “estranhas”. Olímpia também tem saudades da avó que já foi para céu, acredita nos anjos e não se importa mesmo nada de ter amigos diferentes.
«A Avó Rosália, mãe de D. Augusta, dissera-lhe que os anjos dormem nas nuvens. Também lhe dissera que quando as pessoas morrem se transformam em anjos. Dissera-lhe isto pouco antes de morrer». Lê-se no texto original, numa interessante abordagem à morte que nos leva aos caminhos do teatro visual, com possíveis narrativas iconográficas e metafóricas com nuvens, estrelas e savana.
Com os actores transformados em anjos rockeiros, o público parte numa viagem para aprender mais alguma coisa sobre o significado da amizade e a beleza da diferença, mas sempre neste universo que caracteriza esta obra do autor, José Eduardo Águalusa, muito diferente, belo e estranho!
Os bilhetes podem ser adquiridos uma hora antes, no local do espectáculo, e respeitam o seguinte preçário: 5 euros - bilhete normal; 3,75 euros - bilhete para menores de 25 ou maiores de 65 anos, estudantes, reformados, desempregados, portadores de deficiência e ainda grupos de mais de 8 pessoas; 2,50 euros - sócios do Varazim Teatro; bilhete família: grupos familiares de 3 ou mais pessoas beneficiarão todos do bilhete com desconto (desde que pelo menos 3 tenham mais de 12 anos).
Ainda em Maio o Varazim Teatro inicia um novo espaço de criação com Oficinas de Fim de Tarde no seu Espaço d'Mente, a primeira dedicado à criatividade do Corpo e orientada por Edite Amorim, psicóloga, com master em Análise e Condução de Grupos e formação em Trabalho Corporal Integrativo em Barcelona. É professora de trabalho sobre o Corpo no Curso de Música nos Hospitais e co-coordenadora do Projecto Jogos de Corpo e Voz. O Workshop decorre no dia 30, entre as 18h30 e as 21h30 e tem um custo de 5 euros, sendo que é necessária inscrição prévia. A ficha de inscrição encontra-se
aqui.
O Espaço d'Mente situa-se na Rua da Fortaleza, nº20. Pode obter mais informações visitando o portal do Varazim Teatro,
www.varazimteatro.org ou http://blog.varazimteatro.org. Pode também enviar um e-mail para vt@varazimteatro.org ou telefonar para os seguintes números: 252 622 192 ou 916 439 009.