quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Hoje houve conversa no Arquivo Municipal



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Esta tarde, o Arquivo Municipal deu início a uma actividade dirigida à população mais idosa do concelho. “À quarta (h)à conversa” é o nome desta iniciativa que pretende dar a conhecer a história da Póvoa de Varzim e que vai abordar, em cada sessão, temas diferentes. A conversa de hoje focou a Provisão Régia de 1791, de D. Maria I, para a criação da Praça do Almada. Foi a partir deste documento, que está guardado no Arquivo Municipal, que se partiu para uma conversa com todos os participantes, desta vez utentes da Santa Casa da Misericórdia, acerca da evolução do concelho. Ficamos a saber que no século XV a Póvoa de Varzim, na época Varazim de Jusão, era habitada por 52 casais. No século seguinte, já viviam na zona cerca de 500 pessoas. O desenvolvimento foi continuando e no século XVII calcula-se que a Póvoa era habitada por quase 2000 pessoas. A população era, essencialmente, constituída por mareantes, carpinteiros da ribeira, pescadores e lavradores. Nesta altura, o centro da vila situava-se junto à Igreja Matriz, que ainda não tinha sido construída, já que era nesta zona que estava edificada a Câmara Municipal e, consequentemente, a administração, a justiça e a vida religiosa. No século XVIII, os habitantes da Póvoa escrevem uma carta à Rainha D. Maria I pedindo a construção de uma nova praça, com melhores condições. A este apelo, a Rainha responde com a Provisão Régia de 1791, documento que esteve na origem desta sessão. Aqui, D. Maria I aceita e providencia a construção de um aqueduto, de um paredão, de uma nova praça e de uma nova casa da Câmara. Francisco de Almada e Mendonça, corregedor do Porto, ficou encarregue de fiscalizar a obra, que, em sua honra, ficou com o nome de Praça do Almada.
“À quarta (h)à conversa” vai acontecer na terceira quarta-feira de cada mês. A próxima sessão será no dia 18 de Novembro e o tema será “Orfeão Poveiro”. Para mais informações e marcações contacte o Arquivo Municipal.

Curso de conservação partilha técnicas com a comunidade


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O desejo de aprender mais sobre técnicas de acondicionamento e conservação de documentos levou a que 23 pessoas respondessem ao desafio do Arquivo Municipal de frequentar o curso “Livros e Volumes Encadernados: princípios de conservação preventiva”.
O curso começou ontem, 20 de Outubro, e irá prolongar-se por mais três sessões, a 27 de Outubro, a 3 e a 10 de Novembro, de cerca de duas horas cada. E provando que a temática não suscita curiosidade apenas entre os técnicos que trabalham na área, o curso conta com a participação de professores, de estudantes, de historiadores, de bancários, de reformados, entre outros.
Depois de aprender qual a importância da implementação de normas adequadas ao manuseamento e acondicionamento dos objectos, os inscritos vão conhecer quais os materiais indicados para utilizar na construção de sistemas de acondicionamento (cartão, cartolina, papel ou plástico), passando depois para a vertente prática do curso, em que vão construir sistemas de acondicionamento para objectos reais.
Este curso dá continuidade ao trabalho desempenhado pelo Arquivo Municipal, no sentido de não só divulgar o seu acervo, mas também de partilhar com a comunidade conhecimentos vários de que é exemplo este curso de conservação de documentos.