sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PÓVOA DE VARZIM

Vem aí o Cine-Teatro Garrett – começaram as obras de recuperação


A fachada do Cine-Teatro Garrett actualmente
Aspecto do novo Cine-Teatro Garrett

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Arrancaram as obras de recuperação e valorização do Cine-Teatro Garrett. A intervenção, no valor aproximado de 4 milhões e 300 mil euros, tem um prazo de execução de 14 meses.
Financiada em 50% pelo Fundo de Turismo, a intervenção no Cine-Teatro Garret tem como objectivo fundamental devolver à Póvoa de Varzim um espaço cultural que conta já com um século de história. “Recuperar o Cine-Teatro sempre foi um dos grandes objectivos da autarquia”, explica Aires Pereira, Vereador do Pelouro das Obras Municipais. “No município não existe outro equipamento vocacionado para as artes do espectáculo que se equipare, por exemplo, à capacidade do Cine-Teatro, que no total terá lotação para 485 lugares sentados”, referiu, chamando ainda a atenção para o facto de, com esta intervenção, a autarquia apostar num espaço polivalente, moderno e prático que permitirá receber espectáculos de teatro, dança ou música e ainda a exibição de filmes de carácter não comercial. “A Póvoa de Varzim conta com um movimento cultural muito dinâmico e estava já a precisar de uma sala que fizesse jus à qualidade dos eventos culturais que têm lugar ao longo de todo o ano”.
Localizado no centro da cidade, o Cine-Teatro foi adquirido pela autarquia em finais da década de 90. “Já nessa altura o edifício estava bastante degradado, e, por isso, delineamos um plano de recuperação que visa não só fazer renascer o edifício com algumas das suas características mais icónicas, como a fachada, como também fazê-lo de forma a que não se perca de vista a vertente prática e moderna que uma sala de espectáculos deve ter”, explicou Aires Pereira. Por isso, a nível exterior será recuperado o traçado original do Cine-Teatro, mas a nível de interiores terão lugar intervenções mais profundas. Estas passam pela criação de novas acessibilidades entre os pisos, pelo redimensionamento da sala de espectáculos e das áreas técnicas, pela criação de salas de apoio, pela reestruturação do palco, entre outras. “Queremos que a população usufrua do Cine-Teatro no seu quotidiano, e não apenas quando estão agendados espectáculos. Por isso, a nível da cobertura, foi pensada a criação de um bar e esplanada”, contou o Vereador, que frisou ainda que, para além estas obras estruturais, o sistema de segurança e evacuação será também melhorado e, para comodidade de todos os visitantes, vai também ser instalado um sistema de climatização.