quinta-feira, 18 de junho de 2009

Dias dedicados ao coração arrancaram hoje, no Diana Bar


Da esquerda para a direita: Paulo Ferreira , Eufémia Ribeiro e Macedo Vieira


Infopóvoa / Póvoa de Varzim


Arrancou hoje a iniciativa “Damos ouvidos ao seu CORAÇÃO”, organizada pela Clipóvoa com o apoio da Câmara Municipal, que decorre até domingo, 21, no Diana Bar.A sessão de abertura aconteceu esta tarde e contou com a presença de Macedo Vieira, Presidente da autarquia, Eufémia Ribeiro, Directora Clínica da Clipóvoa e Paulo Ferreira , Responsável pelo Serviço de Cardiologia da Clipóvoa
Rastreio Pressão Arterial
Agradecendo desde logo à unidade hospitalar pelo trabalho que tem desenvolvido na prevenção de doenças do coração, Macedo Vieira assumiu a disponibilidade da Câmara Municipal para fazer tudo o que for necessário em prol da melhoria de vida dos cidadãos. O autarca considera que se as cidades são bem tratadas, as pessoas também são daí a preocupação do município não só em disponibilizar os bens essenciais à comunidade mas também criar condições favoráveis a que tenham uma vida saudável. Na categoria de responsável pela cidade e também como médico, Macedo Vieira deixou alguns conselhos à assistência para a prática de exercício físico, de uma alimentação saudável, da profilaxia do stress porque “a arte de ser feliz é muito difícil”, garantindo que “quem vive na Póvoa ou cá passa férias tem todas as condições para levar uma vida saudável visto que a cidade é plana, dispõe de vários espaços verdes e tem excelentes equipamentos para a prática de desporto”.

Cursos Noções de Suporte Básico de Vida
Paulo Ferreira, principal organizador do evento, lembrou da importância da prevenção das doenças cardíacas referindo que as doenças cardiovasculares, que cursam anos e anos em silêncio, são a principal causa de morte no mundo ocidental. O Responsável pelo Serviço de Cardiologia da Clipóvoa referiu que a prevenção das doenças do coração exige medidas de fundo a nível do governo e das autarquias no sentido de criarem legislação para baixar o teor de sal nos alimentos como o pão e o fiambre, sendo que o primeiro apresenta, em Portugal, valores muito elevados e a nível autárquico, é importante que os municípios se preocupem com a existência de áreas verdes que incentivem o exercício físico. Paulo Ferreira informou ainda que no sentido de alertar a população para a importância da alimentação, a Clipóvoa proporciona durante os dias do evento a degustação de produtos saudáveis bem como a distribuição de receitas.
Esta é uma das novidades da iniciativa que pelo terceiro ano consecutivo sai à rua e como afirmou Eufémia Ribeiro, Directora Clínica da Clipóvoa, procura inovar e por isso “fomos, pela primeira vez, à escola”, desafiando os alunos da pré-primária do Grande Colégio a encenarem a peça “a vida”, que decorreu esta manhã. Para além disso, a Clipóvoa também estendeu os seus serviços à Câmara Municipal onde promoveu rastreios à diabetes, colesterol e tensão arterial aos funcionários, uma acção que demonstrou a preocupação da unidade hospitalar na Medicina Preventiva.
Este é o primeiro de quatro dias, em que o Hospital Privado faz o apelo à comunidade para ouvir o seu coração e apostar na prevenção com um programa variado de actividades desde rastreios gratuitos, sessões informativas, cursos de noções de suporte básico de vida, um concurso de desenho, aulas de ginástica, aulas de tai chi, danças de salão e caminhada.
“Dê atenção à sua tensão”, “Doenças cardiovasculares: 1ª causa de mortalidade em Portugal” e “Como manter a forma física” são os três temas gerais que darão mote às sessões informativas que terão lugar de quinta a sábado , entre as 17h00 e as 18h00 e contarão com a participação de diferentes especialistas. Durante estes três dias, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, a população terá oportunidade de verificar os seus níveis de colesterol, diabetes, pressão arterial e índice de massa corporal, gratuitamente.
Destinado a alunos dos 12 aos 16 anos, irá decorrer um concurso de desenho subordinado ao tema “Doenças Cardiovasculares”, com entrega de prémios aos três primeiros classificados.
Entre os dias 18 e 20 está também prevista a realização de aulas de Tai Chi, às 18h30, e aulas de ginástica ao ar livre, às 16h30 e nos dias 19 e 20 também às 10h30.
O evento termina no domingo, 21, com o sorteio de dois check-up cardiológicos, realizado após uma caminhada com ponto de encontro marcado para o Diana Bar, às 10h00.Pode consultar o programa completo de “Damos ouvidos ao seu CORAÇÃO”
aqui.

Condecoração de Macedo Vieira pela Associação Portuguesa de Paramiloidose


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na próxima sexta-feira, 19 de Junho, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Macedo Vieira, será agraciado com a Condecoração “Professor Doutor Corino Andrade – Cientista” pelos Altos Serviços prestados aos Portadores de “PAF” e seus familiares. A cerimónia de distinção, organizada pela Associação Portuguesa de Paramiloidose, terá lugar às 19h30 no Círculo Católico Operário, em Vila do Conde (junto ao Tribunal).
A PAF - Polineuropatia Amiloidótica Familiar, Paramiloidose, Doença dos Pezinhos ou ainda Doença de Corino de Andrade são as diversas formas de nos referirmos a esta doença descoberta por Corino de Andrade. Foi em 1939 que o neurologista Nário Corino da Costa Andrade observou a primeira doente com sintomas diferentes dos habitualmente encontrados nas doenças neurológicas. Uma doente com 37 anos, natural da Póvoa de Varzim, queixava-se de adormecimento, formigueiro e falta de sensibilidade térmica e dolorosa nos membros inferiores, dificuldade na marcha, diarreias e perturbações nos membros superiores semelhantes às dos membros inferiores. Referia ainda serem estas queixas semelhantes às de outros familiares assim como a alguns dos seus vizinhos. Corino de Andrade, juntamente com elementos da sua equipa deitou pés a caminho, e, no próprio terreno, Póvoa de Varzim e arredores, começou por procurar indivíduos com queixas semelhantes às que lhe tinham sido referidas pela doente já mencionada. Em 1952 publica, na revista Brain a primeira comunicação sobre a doença, considerada a muitos títulos, exemplar.

Entrega de Prémios encerra comemorações do Dia da Cidade

Premiadas do Escalão A da Praça dos Pintores
Vencedores do Escalão B da Praça dos Pintores

Premiadas do Concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos”

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

No prolongamento do dia da Cidade celebrado a 16 de Junho com a sessão de homenagens, decorreu ao final da tarde de ontem, no Diana Bar, a entrega de prémios do Concurso de Pintura “Praça dos Pintores” e do Concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos”.
Em representação do município, Francisco Casanova afirmou que são dois concursos que estão perfeitamente consolidados, contando já a Praça dos Pintores com a 15ª edição e “Janelas, Varandas e Jardins Floridos” com a 16ª, e que vão trazendo novos valores e no caso do segundo mais cor e vida à nossa cidade. “A participação nestas iniciativas é uma honra para os cidadãos poveiros e com o empenho e dedicação de todos, vamos tornando a comunidade da Póvoa de Varzim mais forte e coesa”, declarou Francisco Casanova.
Como Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim / Cidades Geminadas, organizadora da Praça dos Pintores, Francisco Casanova reconheceu e agradeceu a participação numerosa e entusiasta dos jovens no concurso, este ano subordinado ao tema “Criar e Inovar”. “A Praça dos Pintores vai fazendo escola, desde 1995, porque daqui vão resultando novos valores que, ao longo dos anos, acabam por singrar a nível individual com carreiras artísticas consolidadas”, acrescentou Francisco Casanova, sublinhando a iniciativa e entusiasmo dos jovens que confere uma dinâmica muito interessante ao concurso que decorreu a 9 e 10 de Maio.
No âmbito do Concurso de Pintura foram entregues prémios aos três melhores trabalhos de cada escalão (o A para participantes entre os 14 e os 17 anos, o B para jovens entre os 18 e os 27 anos) no valor de 300 euros para o primeiro classificado, 250 para o segundo e 100 euros para o terceiro e ainda material de pintura oferecido por vários patrocinadores do evento: livraria Locus, Pinta tu Mesmo, marcas de diferentes materiais de pintura, Clairefontaine, Schmincke e Vinci, e Rádio Mar.
No escalão A foram contempladas Anna Francisca Dinis Jensen, a grande vencedora, Denise Coelho (2º prémio) e Joana Graça (3º prémio). Anna Jensen, de 15 anos, estudante do 10º ano da Escola Secundária Eça de Queirós, participou pela primeira vez na Praça dos Pintores e confessou que “não estava à espera de receber o prémio e enquanto o concurso decorrer, continuarei a participar porque gostei muito da experiência e aprendi muito”. Quanto ao trabalho realizado, a jovem revelou não tinha uma ideia pré concebida, tentou aplicar técnicas novas e “foi a inspiração do momento”.
Já no escalão B, os premiados são todos do sexo masculino, sendo que o 1º prémio foi para Ricardo Ribeiro, o 2º para Fernando Tranchete e o 3º para Horácio Frutuoso. Ricardo Ribeiro, de 21 anos, participa na Praça dos Pintores há cinco anos e pelo 3º ano consecutivo arrecada o 1º lugar. O jovem disse que é o gosto por pintar e o grupo de amigos que o levam a participar no concurso acrescentando que conta continuar a concorrer. Ricardo Ribeiro considera que “vale a pena participar pelo convívio entre as pessoas que gostam de pintar” e à semelhança de Anna Jensen disse que “o trabalho foi surgindo, não tinha uma ideia definida”.
Dada a elevada qualidade dos trabalhos, em ambos os escalões foram atribuídas menções honrosas, três para o escalão A (Diogo Oliveira, Rafael Araújo e Vitor Herbert) e cinco para o escalão B ( Ana Marques , Mónica Lacerda, Vítor Novo, Maria Graça Carreira e José Machado).
A propósito do 15º aniversário da Praça dos Pintores, este ano o concurso envolveu as escolas EB 2/3 de Aver-o-Mar e Dr. Flávio Gonçalves, que receberam na semana anterior a Praça dos Pequenos Pintores, igualmente um espaço onde a pintura motivou os alunos, mas sem a vertente de concurso. Neste sentido, foram também distinguidos pela qualidade dos seus trabalhos alunos da Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar, sendo que Ruben e Jorge do 9º B receberam o 1º prémio, Rosa e Diana do 9º E o 2º e Andreia e Sara do 7ºA o 3º.
Até amanhã, sexta-feira, ainda poderá admirar os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Praça dos Pintores, em exposição no Diana Bar.
No âmbito do Concurso “Janelas, Varandas e Jardins Floridos” foram contempladas na categoria Jardim, Maria José Ramos (1º Prémio), Maria Elisa Pires (2º Prémio) e Maria do Carmo Carneiro (3º Prémio), na categoria Varanda, Albina Dias (1º Prémio), Maria Emília Gaspar (2º Prémio) e Olinda Nova (3º Prémio) e na classe Janela, o 1º Prémio foi para Maria Margarida, o 2º para Carmen Flores e o 3º para Maria Luísa. Foi também premiado o nº 217 da Rua Leonardo Coimbra a concurso na categoria Condomínio.

Adriano Niz a caminho das Universíadas – nadador compete no Porto este fim-de-semana


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Continuando o seu trabalho de preparação para as Universíadas, que se realizam em Belgrado, na Sérvia, de 5 a 12 de Julho, Adriano Niz participa no próximo fim-de-semana, 20 e 21 de Junho, no Meeting Internacional do Porto, que irá decorrer nas Piscinas de Campanhã.
O nadador poveiro, que compete individualmente nesta prova, com o apoio da Câmara Municipal, encara o Meeting do Porto com optimismo, mesmo tendo em conta “a fase de treinos um pouco intensa” que tem vivido com vista às Universíadas. Mesmo assim, Adriano Niz afirma que irá fazer o melhor possível. “Será mais difícil, mas encaro este meeting com a mesma atitude”, refere, agora que já está convocado para representar Portugal nas Universíadas, graças aos resultados alcançados durante o
Meeeting Internacional de Coimbra, em finais do Maio.
As Universíadas, uma competição comparável aos Jogos Olímpicos, destinam-se a estudantes universitários. Adriano Niz, finalista de desporto da Faculdade de Ciências Desportivas e Educação Física, considera que esta é “uma competição muito forte, onde estão presentes os melhores do mundo”. Mesmo assim, as suas aspirações passam por trazer bons resultados para Portugal e quem sabe, obter “um novo recorde nacional”, sob a orientação de Rui Magalhães , o seleccionador nacional, e Alexandre Dias, o treinador.
Conjugando a sua vida académica – está agora em fase de exames na Faculdade – com a sua carreira na natação, Adriano Niz tem praticado diariamente, assim como tem participado em meetings internacionais. Recentemente, o nadador poveiro, ao serviço da Selecção Nacional, competiu no XXII Meeting Canet, em França, de 9 a 11 de Junho, onde contabilizou a sua 32ª internacionalização com a 10º posição, na Final B, nos 100 metros costas, a 15ª, também na Final B, nos 200 metros livres e o 19º posto nos 50 metros mariposa. No Mónaco, no XXVII Meeting Monte Carlo, Adriano Niz conquistou o 7º lugar nos 100 metros costas, na Final A, o 12º nos 50 metros mariposa, na final B, e o 22º posto nos 200 metros livres.
O nadador poveiro parte para a Sérvia a 3 de Julho para, em nome de Portugal e em especial da Póvoa de Varzim, alcançar os melhores resultados possíveis.

Correntes d’Escritas 2010: regulamentos de concursos literários já disponíveis

Ruy Duarte de Carvalho, vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa em 2008

Infopóvoa / Póvoa de Varzim


Já estão disponíveis, no portal municipal, os regulamentos dos concursos literários da XI Edição do Correntes d’ Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que se realizará entre 24 e 27 de Fevereiro de 2010.

Os regulamentos divulgados referem-se ao Prémio Literário Casino da Póvoa e Prémio Literário Correntes d’Escritas/ Papelaria Locus, sendo que o regulamento do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d'Escritas/Porto Editora será divulgado muito em breve, juntamente com a apresentação do livro com os trabalhos premiados na edição de 2009.
Com a atribuição deste último galardão, desde o ano passado, o Correntes d’Escritas passou a entregar três prémios literários, um para obras já publicadas - Prémio Literário Casino da Póvoa, outro - Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus, dirigido a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, para trabalhos inéditos e o mais recente – Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d'Escritas/Porto Editora dirigido às escolas e aos alunos do 4º ano do ensino básico.
A 30 de Agosto termina o prazo para as obras concorrentes ao Prémio Literário Casino da Póvoa, cujo valor é de 20 mil euros e distinguirá prosa. Podem concorrer autores de língua portuguesa, castelhana ou hispânica, com obras em 1ª. edição, em português e editadas em Portugal entre Julho de 2007 e Junho de 2009, excluindo-se as obras póstumas e ainda aquelas da autoria de galardoados com o Prémio Literário Casino da Póvoa nos últimos seis anos.
Já o Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, naturais de países de expressão portuguesa e este ano distingue prosa. Os concorrentes podem entregar, no máximo, dois trabalhos apresentados por escrito e sob pseudónimo até 30 de Novembro de 2009. O valor do prémio é mil euros, sendo que o conto premiado será publicado na próxima edição da Revista Correntes d’Escritas. Os interessados em concorrer a este prémio juvenil têm ainda que ter em atenção que deverão enviar três exemplares dactilografados.
O anúncio dos premiados será feito durante a sessão de abertura da XI Edição de Correntes d’ Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, em Fevereiro de 2010 e a entrega dos prémios aos galardoados ocorrerá na sessão de Encerramento – Cerimónia Pública – do Correntes d’ Escritas.