terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Nossa Senhora das Candeias em Terroso – festividades incluíram exposição temática

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Exactamente 40 dias depois do Natal celebra-se, hoje, 2 de Fevereiro, a Nossa Senhora das Candeias, em Terroso. As festividades começaram com a Procissão que percorre a freguesia durante a madrugada, e continuaram esta tarde com nova procissão. Em paralelo, e com a colaboração do Museu Municipal, a Casa Paroquial recebeu uma exposição relativa à festividade.
Esta mostra reuniu documentos e imagens relativos à Festa de Nossa Senhora das Candeias, também conhecida por Nossa Senhora da Purificação. Assim, a par dos textos explicativos sobre o culto, os visitantes encontraram também a descrição da imagem da Nossa Senhora existente na Igreja Paroquial. Em pedra, é um exemplar de rara beleza do século XV ou XVI. Foi também exibido o documento, uma iluminura do século XVIII, que consagra os Estatutos da Confraria de Nossa Senhora das Candeias, para além de varas e bandeiras usadas em procissões, objectos de uso litúrgico, cruzes processionais antigas, entre outros.


A Festa de Nossa Senhora das Candeias é uma celebração comum a toda a Igreja e uma das mais antigas. Encontra a sua origem no nascimento de Jesus. Naquele tempo, era comum, às mulheres que davam à luz o seu primeiro filho varão, cumprir um ritual de purificação no Templo quando passavam 40 dias sobre o nascimento. Quando Maria se dirigiu ao Templo, dois profetas, o Velho Simeão e Ana, abençoaram o Menino, reconhecendo nele a luz que iria iluminar o Mundo. Assim, esta é também a Festa da Luz, razão pela qual, por exemplo, em Terroso, os membros da Confraria usam, na Procissão, as vestes brancas e é organizada, na madrugada da Festa, uma procissão de velas.

PÓVOA DE VARZIM

Inaugurações em Beiriz – domingo, 7 de Fevereiro

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No domingo, 7 de Fevereiro, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Junta de Freguesia de Beiriz convidam-no a participar na inauguração de diversas melhorias na freguesia cujo objectivo é aumentar a qualidade de vida dos munícipes.
O ponto de encontro está marcado para as 10h45, na Igreja Paroquial de Beiriz, para assistir à inauguração da iluminação pública do edifício religioso, seguida da inauguração do sistema de iluminação dos Arcos, aqueduto com 999 arcos do início do século XVIII, que transportava a água de Terroso para o Mosteiro de Santa Clara em Vila do Conde.
De seguida, será realizada uma visita às ruas Ilda de Miranda, Comendador Brandão, Mauverde, António Amorim Bonito e Abade Martins de Faria, para verificar a repavimentação de todas estas vias, e a rotunda no lugar de Mauverde.


À tarde, as comemorações continuam. Às 14h45 será inaugurado o Pólo da Biblioteca, situado na Junta de Freguesia de Beiriz. Este projecto surge no desenvolvimento da Rede Concelhia de Leitura Pública que vem sendo implementado pela Câmara Municipal. O objectivo é cobrir todo o concelho com equipamentos culturais dedicados ao livro e à leitura. Depois das freguesias de Aguçadoura, Amorim, Balasar, Estela, Laundos e Rates poderem contar com Pólos da Biblioteca, chega agora a vez de Beiriz.
Após esta inauguração segue-se, no mesmo local, uma festa dedicada à terceira idade organizada pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim, em colaboração com a Junta de Freguesia e com as associações locais.

“Janeiras Solidárias” – valor angariado e adesão da população surpreendem organização

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Cerca de 9 mil euros foram angariados a favor do Centro Social e Paroquial de Aguçadoura com a organização das “Janeiras Solidárias”, um programa musical que decorreu no mês de Janeiro, aos domingos, no Centro Cultural e Desportivo de Aguçadoura.
O valor ultrapassou largamente as expectativas da organização, a Paróquia e a Junta de Freguesia de Aguçadoura, também surpreendida com a adesão da população à iniciativa – se no primeiro domingo, 10 de Janeiro, compareceram pouco mais de 300 pessoas, ontem, 31 de Janeiro e último dia de festa, apareceram mais de meio milhar.
A recolha de fundos foi feita através da cobrança de um valor simbólico de entrada - €2.50. Para além da animação musical, assegurada na sua maioria por grupos da Póvoa de Varzim, os foliões tinham também à disposição uma zona de restauração, sendo que todos os produtos à venda foram oferecidos por comerciantes locais. Assim, também o lucro do bar reverteu, na totalidade, a favor do Centro Social e Paroquial.
A animação musical, ao longo dos quatro domingos, foi diversa: contou com a actuação da Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Aguçadoura, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura, de um Grupo de Concertinas, de uma Tuna Académica e ainda com sessões de karaoke, entre outras. Todos os domingos cantaram-se, também, as Janeiras. Com o valor angariado a organização espera agora investir na abertura, o mais rapidamente possível, do Centro de Dia. Recorde-se que o
Centro Social e Paroquial de Aguçadoura foi inaugurado a 26 de Julho de 2009 e entrou em funcionamento em Setembro desse mesmo ano. Creche, jardim-de-infância e pré-escola são as valências que estão em funcionamento, sendo que o equipamento prevê ainda a instalação de um Lar de Idosos e Centro de Dia, para além do Serviço de Apoio Domiciliário. Valências que não estão ainda em funcionamento devido à falta de verbas.