terça-feira, 24 de novembro de 2009

“Poupar. Viver Melhor!” – Postal nº 1

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No âmbito da campanha “Poupar. Viver Melhor!”, o Pelouro do Ambiente preparou um conjunto de cinco postais virtuais com alguns conselhos que ajudam, de uma forma eficaz, a reduzir a quantidade de resíduos produzidos. Afinal, é esse o objectivo desta campanha, organizada no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, e que termina a 29 de Novembro.

A sugestão de hoje apela à redução do consumo. Ao adquirir apenas o necessário, cada um de nós está a evitar o desperdício e a produção de resíduos provenientes das embalagens. Por isso, muna-se da sua lista de compras, siga-a escrupulosamente e no final verá que não só poupou na carteira como também no Ambiente!

Mantenha-se atento à sua caixa de correio e colabore com a Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente.


“Poupar. Viver Melhor!” – minimizar o desperdício, incentivar ao consumo consciente

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
600 quilos de roupa e calçado estiveram, ao longo de todo o dia de hoje, depositados na Praça do Almada, em frente à Câmara Municipal. Esta foi uma iniciativa do Pelouro do Ambiente, em plena campanha “Poupar. Viver Melhor!” que visou chamar a atenção para o excesso de resíduos que são produzidos hoje em dia.
O vestuário exibido é proveniente dos Roupões espalhados pela cidade. O Roupão é um equipamento onde o munícipe pode depositar roupa e calçado usados, sendo que a recolha é da responsabilidade da Wippytex, Lda, empresa que estabeleceu uma parceria com o município. Em Junho deste ano foram instalados os cinco primeiros Roupões e o sucesso foi imediato. Aires Pereira, Vereador do Pelouro do Ambiente, que participou esta tarde nesta acção de sensibilização, explicou que “as toneladas de vestuário recolhidas têm aumentado exponencialmente”, sendo que, no total, foram já recolhidas 15 toneladas. Em média, são recolhidos, semanalmente, cerca de 730 quilos de roupa e calçado. “Tivemos já vários pedidos para aumentar o número de zonas servidas pelos Roupões, principalmente junto a escolas”, avançou o Vereador, que explicou, ainda, as vantagens do Roupão. “A roupa passa a ser separada dos resíduos domésticos e, ao invés de ser incinerada ou enviada para aterros, passa por um processo de triagem e ou é enviada para mercados de 2ª mão, ou reutilizada, aproveitando-se as fibras para a criação de novos materiais”.


Correspondendo a esta excelente adesão dos poveiros a este novo equipamento, já a partir de amanhã a cidade vai ter ao seu dispor dois novos Roupões: um na Rua Agonia Frasco e outro no Largo Raul Brandão. Aires Pereira aproveitou ainda a oportunidade para anunciar, para breve, a colocação de um “depositrão” para a recolha de equipamentos electrónicos e eléctricos, como varinhas mágicas, máquinas fotográficas, entre outros. Este ficará instalado no parque do antigo quartel e resulta de um protocolo estabelecido entre a autarquia e a ERP Portugal. Assim, os poveiros passarão a contar com um leque ainda mais alargado no que respeita à sua contribuição para a reutilização e reciclagem de resíduos.
Sobre a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, que a autarquia organiza até ao próximo dia 29 no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o Vereador não deixou de sublinhar o carácter simbólico subjacente a todas as actividades programadas, de forma a consciencializar as pessoas para a importância de reduzir a produção de resíduos. “O objectivo é sempre melhorar as condições ambientais”, frisou, congratulando-se com a adesão dos muitos parceiros sociais que se associaram ao programa da campanha. “Com esta iniciativa quisemos também colocar o maior número de interlocutores no terreno”, explicou, referindo-se a entidades como o MAPADI, a EB 2/3 Cego do Maio, o Centro Social de Bem-Estar e a Associação de Amizade de S. Pedro de rates, a Junta de Freguesia de Terroso, a empresa Lusocarpet, Lda. e ainda o Centro de Saúde da Póvoa de Varzim que, em conjunto com a autarquia, dão forma a um programa onde o Ambiente está em primeiro lugar.
Para saber mais sobre o Roupão visite o
portal municipal, local onde pode também encontrara toda a informação sobre a campanha “Poupar. Viver Melhor!”.

Acção Social prepara mais uma tarde de “Solidariedade em Festa”

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Há vários anos que é assim. As instituições de solidariedade do concelho aderem sem reservas à proposta da Câmara Municipal, através do Pelouro da Acção Social, e juntam-se para uma tarde de convívio. Será assim na próxima sexta-feira, 27 de Novembro, a partir das 14h30, no Pavilhão Municipal, na iniciativa “Solidariedade em Festa”.
Esta actividade reúne, em todas as edições, centenas de pessoas, de diferentes gerações, com o objectivo de aproximar crianças e idosos. Os utentes do Centro Social e Paroquial de Navais, MAPADI, A Beneficente, Centro Social Monsenhor Pires Quesado, Centro Social da Paróquia de Beiriz, Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, Centro Social e Paroquial de Terroso, Obra de Santa Zita, Instituto Madre Matilde, Santa Casa da Misericórdia, Instituto Maria da Paz Varzim, Centro Social e Paroquial de Aguçadoura, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar e Casa Santa Maria da Estela vão ser, ao mesmo tempo, público e protagonistas. Em grande ambiente de animação, são apresentados em palco números de dança, teatro e canto protagonizados pelos próprios utentes das instituições participantes. O resultado é uma plateia onde se misturam crianças, jovens e idosos e um palco por onde passam as mais variadas actuações.
Assim se festeja a solidariedade num evento que irá, com toda a certeza, encher de alegria o Pavilhão Municipal num convívio de gerações e num desafio ao talento e à imaginação.


Niz traz três medalhas de Prata da Croácia

Adriano Niz na Croácia


Infopóvoa / Póvoa de Varzim

No passado fim-de-semana, 21 e 22 de Novembro, Adriano Niz competiu em Mladost, Zagrebe, na Croácia. O atleta poveiro, nadador do Sport Lisboa e Benfica (SLB), conseguiu neste 37º Meeting Internacional de Mladost excelentes resultados. Niz trouxe para casa três medalhas de Prata: nos 200 metros Costas, onde bateu o recorde nacional – o 105º da sua carreira; nos 200 metros Livres e nos 100 metros Costas.
Depois desta competição, os treinos do atleta não param. Niz está já a preparar-se para competir no Campeonato Nacional Absolutos, que terá lugar em Leiria nos próximos dias 4, 5 e 6 de Dezembro. O atleta poveiro espera que os óptimos resultados que tem alcançado sejam suficientes para participar no Campeonato da Europa. Neste momento, Adriano Niz está a aguardar a decisão do Seleccionador Nacional quanto à sua participação nessa competição.
Mesmo representando o clube lisboeta, o nadador poveiro continua a divulgar a sua cidade natal por onde passa. Adriano Niz agradece todo o apoio que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lhe tem prestado considerando-o como uma parte essencial para o sucesso da sua carreira desportiva.


“Poupar. Viver Melhor!” – como reduzir os resíduos

Filme “Prevenção de Resíduos”
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Poupar. Viver Melhor!” inclui, no seu programa, várias acções que visam educar os munícipes para a utilização de ferramentas que permitam a redução de resíduos. Hoje destacamos a exibição de um filme, a recolha de equipamentos electrónicos e eléctricos avariados, a distribuição de autocolantes para publicidade não endereçada e ainda a oferta de objectos elaborados a partir da reutilização de materiais.

Ponto de recolha de equipamentos eléctricos e electrónicos na EB 2/3 Cego do Maio
A Prevenção de Resíduos é a “estrela” do filme que a LIPOR preparou e que o Pelouro do Ambiente vai exibir, até sexta-feira, nos ecrãs colocados no Posto de Turismo, no Museu Municipal e no serviço de atendimento da Secção de Licenciamento de Obras. Tendo em conta que, na Área Metropolitana do Porto cada residente produz, em média, 1.47 quilos de lixo por dia, o filme, em pouco minutos, transmite conselhos básicos mas eficazes que permitem reduzir os resíduos. Assim, pensar o acto de consumo está na base da pirâmide: fazendo um consumo consciente, comprando apenas o necessário, tendo em atenção as embalagens, preferindo as familiares, são factores que contribuem para que se faça menos lixo. Apostar na compostagem caseira, consumir água da torneira, reutilizar sacos nas compras ou evitar o desperdício são outros dos conselhos dados no filme. A colocação de autocolantes a proibir a colocação, na caixa de correio, de publicidade não endereçada, é outra acção defendida no filme e que, tanto a autarquia como a EB 2/3 Cego do Maio promovem, distribuindo os autocolantes “Publicidade não endereçada, aqui não”. Os dísticos estão disponíveis nos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal e na EB 2/3 Cego do Maio.
Os equipamentos eléctricos e electrónicos avariados, como as torradeiras, os secadores, as varinhas mágicas, entre outros, adquirem, com a campanha “Poupar. Viver Melhor!”, uma segunda vida. De facto, tanto o MAPADI como a EB 2/3 Cego do Maio colocam à disposição dos interessados um ponto de recolha destes equipamentos – o MAPADI até 29 de Novembro, a EB 2/3 Cego do Maio até 18 de Junho do próximo ano. Posteriormente, os equipamentos são reparados e entregues a instituições de solidariedade social. Um serviço semelhante é oferecido pela Associação de Amizade de S. Pedro de Rates que recebe e repara gratuitamente estes equipamentos, devolvendo-os. Este serviço está disponível até ao final do mês de Dezembro.
Até sexta-feira, 27 de Novembro, o Centro de Saúde da Póvoa de Varzim associa-se à campanha e distribui sacos elaborados com farrapos pelos utentes do MAPADI. Para além disso, e com a ajuda de cartazes, folhetos e a exibição de um filme, incentiva a adopção de comportamentos de poupança e redução de resíduos, como, por exemplo, o consumo de água da torneira.
Recordamos que hoje, na Praça do Almada, decorre uma
acção de demonstração sobre a produção de resíduos têxteis. Assim, estão depositados, junto ao edifício da Câmara Municipal, a roupa e calçado recolhidos, na última semana, em Roupões existentes na cidade.
“Poupar. Viver Melhor” é uma campanha ambiental lançada pela autarquia com o apoio de vários parceiros sociais, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre entre 21 e 29 de Novembro. No
portal municipal, pode consultar e seguir o programa passo-a-passo, através de notícias e imagens.