segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Primeira jornada do PPA coloca Navais à frente da classificação

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O Plano de Promoção do Atletismo (PPA) começou ontem, 22 de Novembro, em S. Pedro de Rates, contando nesta primeira jornada com a participação de 259 atletas. A prova colocou à frente da classificação o CDC Navais, com 1006 pontos, seguido pelo CCD Terroso, com 788 pontos, e pelo UDC Argivai, com 729 pontos. Além destas três associações, vão disputar o PPA 2009/2010, a AA S. Pedro de Rates, a UD Beiriz, o GCR Aguçadourense, a ACR Matriz, o GRE Bonfim, a ADRA Belém e o Leões da Lapa FC.
Individualmente, venceram esta jornada, de corta-mato, Márcia Carreira, do Aguçadourense (Escalão A); Diogo Correia, do Terroso (Escalão A); Bárbara Santos , do Argivai (Escalão B); Micael Lopes, do Navais (Escalão B); Jéssica Serra, do Beiriz (Escalão C); Miguel Ferreira , do CCD Terroso (Escalão C); Nilza Araújo, do Terroso (Escalão D); Fernando Serrão, do Argivai (Escalão D); Marta Monteiro, da AAS. Pedro de Rates (Escalão E); Mário Fonseca , do Navais (Escalão E). Os restantes resultados podem ser consultados
aqui.
Com esta primeira jornada, o PPA entra na sua 30ª edição. Há trinta anos que o município desenvolve este projecto que incentiva a população a praticar uma modalidade desportiva e, desta forma, a manter uma vida mais saudável.
Até Junho de 2010 vão disputar-se mais onze jornadas (três de corta-mato, quatro de estrada e quatro de pista), sendo que a próxima será no dia 6 de Dezembro, em Laundos. Poderá acompanhar todos os resultados desta edição no
Portal Municipal.

Histórias com Regaço ajudam crianças e jovens em risco

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Casa do Regaço, Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens em Risco, lança publicamente, a 26 de Novembro, às 19h00, no Casino da Póvoa, o livro Histórias com Regaço, com o apoio da autarquia poveira.
O livro é uma colectânea de contos infantis, da autoria de oito conhecidos escritores e ilustradores portugueses: Álvaro Magalhães, João Manuel Ribeiro, João Pedro Messeder, José Jorge Letria, Rosário Alçada Araújo e Vergílio Alberto Vieira , os escritores, Teresa Lares, Isabel Mata Graça, Pedro Emanuel Santos, Alexandre Reis, João Borges e Sandra Longras, os ilustradores.
A publicação deste livro resulta da série de projectos e eventos que a Casa do Regaço desenvolve no sentido de angariar fundos que permitam a sua sustentabilidade financeira. Tal como os escritores e ilustradores que abraçaram esta causa, venha também conhecer Histórias com Regaço e faça parte desta Casa que tem como missão proporcionar às crianças institucionalizadas a satisfação de todas as suas necessidades em condições de vida o mais aproximadas possível da estrutura familiar, fomentar a sua valorização pessoal e social, a sua segurança, saúde, educação, formação, assim como o seu desenvolvimento integral. A Casa do Regaço acolhe, actualmente, 23 crianças, de ambos os sexos, entre os 3 e os 19 anos.


“Poupar. Viver Melhor!” – resíduos têxteis na Praça do Almada

Um dos cinco Roupões instalados na cidade


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Poupar. Viver Melhor!” tem programado, para amanhã, 24 de Novembro, uma das acções mais marcantes de todo o programa: a deposição, na Praça do Almada, dos resíduos têxteis recolhidos nos cinco Roupões existentes na cidade.
“Demasiados Resíduos! Reutilize” é o nome desta acção de demonstração que terá lugar ao longo de todo o dia. Tem como objectivo alertar a população para o excesso de resíduos que são produzidos, apelando não só à reutilização mas também à revisão dos comportamentos de consumo.
Instalados em Junho deste ano, os
Roupões permitiram já a recolha de 15.709 kilos de roupa e sapatos. A Wippytex, Lda., é a empresa responsável pela recolha dos resíduos têxteis, que são depois transformados em matéria-prima para a produção de produtos de limpeza de origem têxtil ou dão origem a novos materiais, através da recuperação de fibras. No entanto, a roupa recolhida que apresenta ainda uma qualidade aceitável é enviada para mercados de países de terceiro mundo, onde o poder de compra é baixo.
Em paralelo, o Pelouro do Ambiente vai também exibir uma exposição, no átrio da Câmara Municipal, com o tema “Os Princípios da Prevenção”. Esta, e como o próprio nome indica, pretende, através de texto e imagens, transmitir à população as medidas podem ser adoptadas de forma a reduzir os resíduos produzidos, incentivando, por exemplo, à compostagem caseira (serviço que a autarquia disponibiliza em colaboração com a LIPOR), a um consumo mais consciente e até à reutilização dos produtos.
“Poupar. Viver Melhor!” decorre até 29 de Novembro. É uma campanha organizada pela autarquia, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2009, e cujo programa pode ser consultado no
portal municipal.