quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Inscrições abertas para concurso “Planeta Terra”


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Está aberto o período de pré-inscrição para o concurso “Planeta Terra”, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana no Porto (CRE_Porto), do qual o município da Póvoa de Varzim é parceiro.
Este concurso é dirigido a alunos que frequentem, no ano escolar 2009/2010, o 2º e 3º ciclos em escolas de municípios parceiros do CRE_Porto, e que devem enviar a sua pré-inscrição para a morada indicada no regulamento ou para o endereço de correio electrónico
ecocentro@cm-pvarzim.pt até 4 de Fevereiro. Podem desenvolver trabalhos em desenho, pintura, audiovisual ou outra criação plástica ou de expressão escrita, até 4 de Junho. Os trabalhos têm que ter como mote um ou mais dos dez temas da Década do Planeta Terra 2010 – 2020: Águas Subterrâneas, Riscos Naturais, A Terra e a Saúde, Mudanças Climáticas, Recursos Naturais, Mega cidades, O Interior da Terra, Oceanos, Solos e A Terra e a Vida.
O Júri apreciará os trabalhos apresentados a concurso até ao dia 25 de Junho de 2010 e designará os dois melhores trabalhos por categoria.
O concurso, que tem como objectivo promover a pesquisa, a aprendizagem, a compreensão e a reflexão sobre o funcionamento do Planeta Terra e o impacto humano no mesmo, surge no seguimento da exposição “Era uma vez o Planeta Terra…” que a CRE_Porto vai exibir em vários municípios da área metropolitana, sendo que estará na Póvoa de Varzim entre 8 e 22 de Fevereiro na Biblioteca Municipal. Desta forma, o CRE_Porto associa-se à Década da Terra, promovida pela UNESCO e pela União Internacional das Ciências Geológicas como forma de dar continuidade ao Ano Internacional do Planeta Terra. Esta efeméride, à qual o município da
Póvoa de Varzim também se associou, decorreu no triénio 2007-2009.
O regulamento, a ficha de inscrição e a ficha de candidatura estão disponíveis no
portal municipal.

PÓVOA DE VARZIM

Parceria entre os Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS e o Correntes d’Escritas/Câmara Municipal da Povoa de Varzim


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Os Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS e o Correntes d’Escritas/Câmara Municipal da Póvoa de Varzim acabam de estabelecer uma parceria.
Como resultado, já na edição deste ano do Correntes d’Escritas, o mais importante encontro iberoamericano de escritores em Portugal, a apresentação final dos vencedores dos Prémios de Edição LER/ BOOKTAILORS passará a realizar-se integrada no evento.
As duas organizações reconhecem, desta forma, a importância da melhoria da qualidade do sector da edição para a divulgação dos livros e dos seus autores, bem como a importância dos editores e dos profissionais do livro no trabalho em prol da literatura.
A cerimónia de atribuição e entrega dos Prémios está marcada para o dia 26 de Fevereiro, pelas 21h30, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim, integrada no programa oficial do Correntes d’ Escritas.
Sobre os Prémios de Edição LER/BOOKTAILORS
Os Prémios de Edição LER/Booktailors são os mais importantes prémios do sector editorial português, sendo uma organização conjunta da Booktailors − Consultores Editoriais e da revista LER.
Tem como parceiros principais a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas/ Ministério da Cultura − que, entre outras coisas, lhe atribui o estatuto de Prémio Nacional e selecciona os candidatos ao mais importante prémio mundial de design de livros − e, a partir deste ano, a organização do Correntes d’ Escritas, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Sapo.pt/Portugal Telecom.
Estão a concurso duas dezenas de prémios, destinados a premiar livros ou empresas e profissionais do sector.
Os finalistas podem ser consultados em premiosdeedicao.blogs.sapo.pt, onde estarão disponíveis para votação do público até 15 de Fevereiro de 2010.
Contactos
Nuno Seabra Lopes Booktailors – Consultores editoriais
Rua Nova do Almada, 59 – 3.º
1200-288 Lisboa
T.: 213 461 266
premiosdeedicao.blogs.sapo.pt
Manuela Ribeiro
Correntes d’ Escritas – Câmara Municipal da Póvoa de Varzim
Praça do Almada
4490-238 Póvoa de Varzim
T.: 252 298 507
correntesdescritas@cm-pvarzim.pt

Metro – Linha da Póvoa conta com novos veículos, mais cômodos

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Desde a passada sexta-feira, 8 de Janeiro, que o serviço expresso da Linha Vermelha do Metro, que serve a Póvoa de Varzim, tem em circulação os novos veículos “tram-train”. A 1 de Fevereiro todas as viagens de serviço desta linha serão operadas por estas novas composições.
Dos 30 “tram-train” adquiridos pela Metro do Porto, entre 16 a 18 vão circular diariamente na Linha Vermelha. Para os utentes, tal mudança significa uma optimização ao nível do conforto e também um aumento no número de lugares sentados. De facto, os “tram-train” têm capacidade para 100 lugares, mais 20 do que cada composição “eurotram”. Para além disso, estas novas composições atingem a velocidade máxima de 100 km/hora e têm uma maior capacidade de aceleração e travagem.

Os “tram-train” caracterizam-se por apresentarem soluções tanto para o transporte urbano como para o suburbano. De facto, os módulos extremos – Tram – permitem uma maior ocupação de passageiros por metro quadrado e apresentam portas amplas. Já os módulos intermédios aproximam-se do conceito de transporte suburbano ao oferecer mais lugares sentados. De forma a tornar a viagem ainda mais confortável, todas as composições dispõem de ar condicionado e de áreas próprias para pessoas com mobilidade reduzida e para o transporte de bicicletas. A energia usada na tracção eléctrica neste modelo do “tram-train” é parcialmente recuperada durante a frenagem, funcionando os motores como geradores e aproveitando a energia cinética do veículo. Esta energia é devolvida à rede, podendo, assim, ser usada por outros veículos. Prevê-se que do total da energia consumida (30%) possa ser recuperada, com evidentes vantagens a nível económico e ambiental.
O investimento ronda os 115 milhões de euros, valor que inclui a aquisição dos “tram-train” e ainda os custos de manutenção ao longo dos primeiros 5 anos. O preço dos títulos de viagem e das assinaturas mantém-se, assim como os horários.
Os 72 veículos “eurotram”, em circulação desde 2002, vão manter-se em funcionamento, somando-se a estes 30 novos “tram-train”. Assim, a frota da Metro do Porto cresce para um total de 102 veículos.