terça-feira, 20 de abril de 2010

PÓVOA DE VARZIM

Aproxima-se a festa de despedida do Escola da Minha Vida


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Alunos e professores preparam as coreografias com todo o empenho e criatividade. Números originais, divertidos e que mostram as capacidades artísticas e atléticas dos jovens estudantes serão apresentados na Festa de Encerramento do Projecto Escola da Minha Vida, na próxima quinta-feira, dia 22 de Abril, a partir das 14h30. Alunos de todas as escolas EB 2/3 e secundárias do concelho lotam, todos os anos, o Pavilhão Municipal, local escolhido para acolher a despedida. Nesta edição, vão participar mais de 850 estudantes nas várias coreografias que serão apresentadas.
No programa da festa constam os seguintes números: “Os ritmos da dança”, pela Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves; “Mix”, pelo MAPADI; “Aver-o-Mar a todo o gás”, pela Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar; “Danças urbanas de Amorim”; pelo Colégio de Amorim; “Movimento Oculto”, pela Escola EB 2/3 Cego do Maio; “Do they care about us”, pela Escola EB 2/3 de Beiriz; “Dança na Escola”, pela Escola Secundária Eça de Queirós; e, finalmente, “Uma escola em festa”, pela Escola Secundária Rocha Peixoto.
Embora o clima seja de comemoração, neste encontro há lugar para a entrega de prémios para os melhores trabalhos realizados nas várias categorias do Projecto. São elas: desenho, escultura, pintura, poesia, prosa, multimédia, banda desenhada e desporto (prova de Corta-Mato e Jogos Desportivos Municipais).
Lembramos que as inscrições decorreram entre 19 de Outubro de 2009 e 12 de Fevereiro de 2010 e cada aluno pôde entregar um trabalho a concurso, podendo este ser individual ou colectivo.
Depois do trabalho, o divertimento. Após a dedicação a uma das temáticas acima referidas, os alunos reúnem-se para uma festa repleta de jovialidade.

PÓVOA DE VARZIM

Dia Mundial da Terra – efeméride incita à investigação

Infopóvoa / Póvoa de Varzim


No Dia Mundial da Terra, a 22 de Abril, a Biblioteca Municipal convida alunos e crianças do concelho para uma sessão de pesquisa sobre o Ambiente e as Alterações Climáticas no Diana Bar.
A Internet será o meio preferencial para esta actividade que pretende alertar os mais novos para a importância da pesquisa como uma das etapas para a aprendizagem. Neste caso, o tema em destaque é o Ambiente, com especial relevo para as alterações climáticas e a influência do Homem.
A actividade decorre ao longo de todo o dia e nela podem participar todas as crianças interessadas. A sessão dura cerca de uma hora. Às 9h30, um grupo de alunos da EB 1 Nova Sintra, do 4º ano, vai participar na sessão.
O Diana Bar funciona das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, todos os dias.

PÓVOA DE VARZIM

Rates e Mata de São João – cidades irmãs assinam protocolo de cooperação

Cerimónia de oficialização do protocolo, em Mata de São João

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Na próxima segunda-feira, 26 de Abril, será assinado, na Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, um protocolo de cooperação entre São Pedro de Rates e Mata de São João – Brasil.
Este acordo motivou já a visita de uma comitiva portuguesa à cidade brasileira, durante a semana passada, de 11 a 18, que entre outras actividades ficou marcada pela oficialização do protocolo, a 13 de Abril, numa sessão especial ocorrida no plenário da Câmara Municipal de Mata de São João. Estiveram presentes na cerimónia o Perfeito João Gualberto, o Presidente da Junta da Freguesia de Rates, Armindo Ferreira, o Cônsul de Portugal, João Sabido Costa, o Presidente da Câmara, Joselito Pereira e o Vice-presidente, Alexandre Rossi, autor do projecto de Cidade Irmã com São Pedro de Rates.
Conforme é referido no blog do vereador, Alexandre Rossi exaltou, durante a cerimónia, a importância do projecto para a troca de informações, e proporcionar de facto, o intercâmbio do jovem matense naquele país, em cursos e vivências nas áreas de turismo e educação. O perfeito João Gualberto sinalizou o interesse de enviar agricultores e técnicos da secretaria de agricultura para Rates, para troca de experiências aproveitando a sua forte experiência nessa área. A solenidade contou as participações da Filarmónica 08 de Dezembro que interpretou o Hino Nacional, do artista Jorginaldo Assis, que prestou uma homenagem aos portugueses cantando “Coimbra” e “Aquarela do Brasil”. Baianas tipicamente trajadas entregaram as fitinhas do Bonfim bem como serviram acarajé e pastéis de Santa Clara simbolizando a culinária dos dois países.



Delegação portuguesa na Escola Municipal de Vila Sauípe

Durante a sua estadia na cidade irmã de Mata de São João, a delegação portuguesa visitou a Escola Municipal de Vila Sauípe, onde o presidente da Junta da Freguesia de Rates se emocionou quando ouviu dos alunos o Hino de Mata de São João, "exemplo de cidadania e amor à sua terra", comentou Armindo Ferreira.
Esta semana, a partir do dia 22, é esperada a chegada de cidadãos da Mata de São João, entre os quais se encontrará o vereador Alexandre Rossi, que estarão em São Pedro de Rates no dia em que a freguesia festeja o seu padroeiro, São Pedro, a 26 de Abril, quando será assinado o protocolo de colaboração entre as cidades irmãs. Para além disso, está prevista a visita a organizações, universidades e empresas bem como ao Ecomuseu, em São Pedro de Rates. Com a colaboração do Museu Municipal da Póvoa de Varzim, a Junta de Freguesia irá realizar a iniciativa “O campo como há 100 anos”, acção integrada na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos cujo tema, este ano, é “Património Rural/Paisagens Culturais”. Todos estão convidados a participar nesta acção, que começará às 14h30 com uma visita guiada pelos itinerários da água e do pão do Ecomuseu de Rates. O intuito é conhecer ou reviver as formas antigas de laborar no campo.
Conforme já explicou Armindo Ferreira, “num mundo cada vez mais globalizado, o contacto entre povos e culturas é um instrumento para o desenvolvimento. Ao assumirem a condição de comunidades-irmãs, os dois locais assumem o compromisso de conceber projectos que envolvam as populações e as organizações sociais”. Entre São Pedro de Rates e a Mata de São João existem laços históricos e culturais que potenciam um projecto que satisfaça interesses e necessidades em comum. Na origem desta afinidade está Garcia d’Ávilla, filho de Tomé de Sousa (1º Governador-Geral do Brasil), já que este foi o fundador da cidade de Mata de São João. Entre outros pontos que unem os dois locais, está a vontade, de ambos, de celebrar o seu património histórico, cultural e turístico.

PÓVOA DE VARZIM

Santa Casa da Misericórdia será tema de conversa no Arquivo Municipal
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Amanhã, quarta-feira, 21 de Abril, às 15h00, o Arquivo Municipal leva a cabo mais uma sessão de “À quarta h(à) conversa” sobre As origens da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim. Para falar do tema, vai estar presente Humberto Marques Fernandes.
Sobre esta instituição, o Arquivo Municipal informa que “a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim foi criada em 1756 por diligência da Câmara Municipal e auxílio pecuniário da benemérita Maria Fernandes, da Vila Velha. A Póvoa de Varzim era uma Póvoa marítima, em que a maioria da população se dedicava ao sector primário, estando por isso muito dependente das condições climatéricas que originavam algumas fomes e consequentes doenças e outras dificuldades no dia a dia das populações.
A Misericórdia da Póvoa de Varzim apareceu para socorrer todos os indigentes, tornando-se na principal instituição de assistência e de caridade da vila”.
Estando, naquela época, uma nova Igreja a ser construída para a prática do culto religioso, a fundação de uma Santa Casa da Misericórdia na Póvoa, fruto da mobilização do povo e dos responsáveis da vila, permitiu salvar a velha igreja Matriz da demolição, já que esta passou a fazer parte do património da Santa Casa.