quinta-feira, 6 de maio de 2010

“Estratégias Urbanas” – painel de debate com novos convidados



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
É já amanhã, 7 de Maio, que é inaugurada na Biblioteca Municipal, a exposição “Estratégias Urbanas”, elaborada por alunos finalistas do Curso de Arquitectura da Universidade Lusíada. O evento tem início marcado para as 21h30, seguindo-se um debate sobre o tema.
A abertura da exposição contará com as presenças de Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, de Rosa da Conceição da Silva Moreira, Reitora da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Fernando Mariz, Director da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade e de Jorge Barbosa, Regente da Unidade Curricular de Projecto III, 5º ano, variante de Arquitectura.
No âmbito da sessão serão ainda apresentados três projectos. Carlos Fraga apresenta “A arquitectura, O lugar, O rosto de uma identidade”, Miguel Moniz “Arquitectura, génese de marca da cidade” e Vítor Tinoco “Estruturas ecológicas urbanas.”
Recorde-se que 13 alunos participam nesta mostra, um exercício que consistiu na elaboração, por cada um dos alunos, em propostas arquitectónicas para a cidade da Póvoa de Varzim. Assim, serão expostas propostas para a zona norte do Parque da Cidade, para uma nova Estação de Metro, para a zona junto à Praça de Touros, para a Marina, o Porto de Pesca, entre outras.

PÓVOA DE VARZIM



Hoje há cinema. O filme escolhido pelo Cineclube Octopus para esta noite é “Ne change rien”. A obra nasceu da amizade entre a actriz Jeanne Balibar, o director de som Philippe Morel, e Pedro Costa, o realizador. Jeanne Balibar, cantora, dos ensaios às gravações, do concertos rock às provas de canto lírico, dum sótão em Saint Marie-aux-Mines aos palcos de Tóquio, de Johnny Guitar à Périchole de Offenbach. Os vários registos musicais de Jeanne Balibar captados através da percepção do realizador Pedro Costa. A actriz e cantora foi filmada, a preto e branco, durante três anos de reflexões, ensaios e actuações. O resultado é um documentário intimista e revelador. “Um dos mais belos filmes”, segundo as palavras da actriz, e aquele onde se reconhece “mais do que em qualquer outro”.
"Ne Change Rien" é apresentado, então, hoje, às 21h45, no Auditório Municipal.

Norte e Galiza promovem "Caminho Português" de Santiago em Ano de Xacobeo


O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza - Norte de Portugal – organismo de cooperação fundado e presidido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-N) e Xunta de Galicia – promove, entre os meses de Maio e Julho, a visita e o conhecimento, em peregrinação, do “Caminho Português” de Santiago, no âmbito das comemorações do Xacobeo 2010.
A iniciativa arranca a 8 de Maio, no Porto, com a participação dos presidentes da Xunta de Galicia, Alberto Nuñez Feijóo, da CCDR-N, Carlos Lage, e da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, passando ainda pelos municípios de Matosinhos e da Maia. A peregrinação prolongar-se-á por mais 13 etapas, em cada um dos sábados seguintes, tendo como objectivo a chegada a Santiago de Compostela a 31 de Julho. Para a realização do percurso inaugural está já garantida a participação de 150 peregrinos.
As primeiras oito etapas serão realizadas em território nacional, envolvendo percursos nos concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença do Minho, sendo a nona etapa, a 26 de Junho, realizada entre território português e galego, com travessia do rio Minho por barco junto da ponte velha que liga a Tui. À Póvoa de Varzim, os peregrinos chegam no dia 22 de Maio, completando a terceira etapa e retomam o caminho a 29 com partida de São Pedro de Rates até Barcelos (quarta etapa).
O objectivo da iniciativa – que junta para além do organismo de cooperação, da CCDR-N e da Xunta, a Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, todos os municípios portugueses e galegos envolvidos, o Turismo da Galiza e a Organização do Xacobeo 2010 – é a promoção do caminho de Santiago pela rota tradicional central do lado português e a sensibilização pública para o seu importante valor histórico, patrimonial e paisagística.
O programa detalhado do percurso e outras informações sobre a iniciativa serão disponibilizadas no site
www.ccdr-n.pt/caminhosantiago2010
Também no âmbito das iniciativas de promoção do Caminho Português de Santiago, o Museu Municipal da Póvoa de Varzim organiza uma
Exposição Itinerante “Diur no Caminho de Santiago”, no Núcleo Museológico da Igreja Românica de São Pedro de Rates que poderá ser visitada pelos peregrinos.

Navais homenageia o ciclista Bruno Neves. Inscrições abertas para o Memorial que acontece dia 16 de Maio.


No dia 16 de Maio, o Centro Desportivo e Cultural de Navais e a BikeService, com o apoio da Câmara Municipal, organizam o Memorial Bruno Neves, uma prova em bicicleta entre a Póvoa de Varzim e Senhora da Graça. As inscrições podem ser efectuadas até ao próprio dia através do sítio www.bikeservice.pt e têm o custo de €20, cobrindo o seguro, o lanche, o abastecimento e, ainda, a camisola oficial da prova. Até à data, 330 participantes estão inscritos nesta homenagem ao ciclista Bruno Neves, sendo que a organização espera, até do dia 16, alcançar o número limite de inscrições: 400.
O percurso de 115 quilómetros inicia-se às 9h30, junto da Praça de Touros. Os participantes seguirão em ritmo de passeio até Fafe – passando por Famalicão e Guimarães – e, depois, em ritmo de corrida até ao destino. Sendo uma prova aberta a toda a população, desde que maiores de 18 anos, exige, no entanto, uma boa preparação física, já que o percurso será realizado em quatro horas e é de dificuldade média/alta.
Mas, apesar da dificuldade da dureza do trajecto, trata-se de um evento de convívio entre todos os que partilham o gosto pelo ciclismo e que pretendem lembrar o jovem atleta.
Este foi o caminho que cerca de 300 ciclistas percorreram na manhã de 11 de Maio de 2008, data do falecimento do ciclista. Lembramos que Bruno Neves era, na altura, líder da Taça de Portugal e ciclista seleccionado para os Jogos Olímpicos. O Centro Desportivo e Cultural de Navais, a BikeService e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim recordam, desta forma, o jovem ciclista que brindou os amantes da modalidade com tantos momentos de emoção.

Mostra Informativa inaugurada ontem patente até final do Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais

Na recta final do 7º Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais, que termina no próximo domingo, foi ontem inaugurada a Mostra Informativa, onde estão reunidas dezenas de instituições de ensino. Este é, por isso, o espaço de excelência da informação, onde se podem encontrar diversas ofertas no que diz respeito a ensino e formação. A Mostra está patente no Diana Bar e no Largo do Passeio Alegre, até dia 9.
Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, não deixou de agradecer a todas as instituições presentes. “Isto está a crescer de tal forma que já não cabemos aqui”, verificou, acrescentando ainda que as próprias escolas são igualmente “espaços de exposição” já que também elas abrem as suas portas a alunos e pais, no sentido de contribuir para a orientação escolar. O Vereador deixou palavras de reconhecimento a pais e ex-alunos que contribuem para o sucesso de Fórum, relembrando, por exemplo, o
seminário que decorreu na passada semana, onde jovens poveiros são já casos de sucesso a nível profissional. “Fala-se muito em crise. Mas aqueles que são bons, que não ficam em casa à espera, que têm criatividade, que querem trabalhar, arranjam sempre lugar”, afirmou, considerando que a crise pode dar lugar à oportunidade. “Lá fora temos que estar preparados, o mundo é uma selva”, avisou, apelando ainda a pais e alunos para que escolham, conscienciosamente, o percurso a seguir, “Há imensos cursos, imensos caminhos que podem percorrer”, disse, destacando os cursos profissionais como um caminho cada vez mais válido e até como uma preparação para um curso universitário.

Pedro Monteiro, professor, falou em nome de todos os parceiros do Fórum quando, também ele, verificou que “quando começamos esta actividade éramos muito menos. Por isso podemos dizer que os objectivos a que nos propusemos, de promover as ofertas formativas, de informar aqueles que precisam de ser informados, foram já atingidos”. Os próprios parceiros esforçam-se por, ano após ano, melhorar a sua oferta. “Hoje os parceiros oferecem novas modalidades de ensino, novas formações, novas perspectivas”.

A Escola Prática de Serviços tem sido um dos parceiros do Fórum, praticamente desde o início, providenciando, por exemplo, os equipamentos que permitem albergar, no Largo do Passeio Alegre, as várias instituições escolares e profissionais que participam na Mostra. O Coronel Fernando Gomes, Comandante da Escola, explicou que tal vai de encontro a uma das missões das Forças Armadas, a de disponibilizar ao público recursos que são “de todos nós”. Mas explicou também que a formação é de grande importância entre as forças militares que recebem milhares de recrutas anualmente devolvendo-os “mais ricos à sociedade civil, que é onde devem aplicar os seus conhecimentos”. Explicando que nas Forças Armadas a formação tem, essencialmente, uma vertente prática, “o que potencia a empregabilidade”, o Coronel congratulou-se pelo facto de a taxa de empregabilidade para quem passa pelas Forças Armadas ser “muito elevada”.


A tarde terminou com uma série de actuações musicais e de dança com a participação de alunos e utentes de instituições de ensino presentes. Assim, a EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves apresentou os Grupos Corais e Instrumentais, que interpretaram uma série de temas musicais, seguindo-se o Colégio de Amorim com Danças Urbanas. Pelo MAPADI os utentes apresentaram também um número de dança, terminando a tarde com o Quarteto de Clarinetes da Banda Marcial do Porto da Guarda Nacional Republicana.
No
portal municipal pode visitar a página dedicada ao Fórum de Saídas/Formação e Opções Profissionais.

DIUR no Caminho de Santiago – exposição no Núcleo Museológico de Rates



O Museu Municipal organiza a partir de sexta-feira, dia 7, uma Exposição de Pintura, no Núcleo Museológico da Igreja Românica de São Pedro de Rates. A inauguração terá lugar às 17h00.
Intitulada “DIUR no Caminho de Santiago”, a exposição itinerante conta com cerca de 40 quadros realizados pelos sócios da Diur – Asociación Adolescentes de 50, 60, 70 a 80 y… años.
A Diur é uma associação de Pontevedra - Espanha sem fins lucrativos e com o objectivo fundamental de proporcionar às pessoas da terceira idade, aposentados e pré-aposentados, independentemente do sexo, raça ou religião, os meios para encontrar e desenvolver uma equipa, um vasto leque de actividades culturais e de lazer.
Neste sentido, a associação pretende participar nas iniciativas de promoção do Caminho Português de Santiago levadas a cabo durante o ano de 2010 – Ano Xacobeo – através da itinerância da exposição pelas cidades por onde passa o “Caminho Central” dos Caminhos de Santiago como é o caso da Póvoa de Varzim.
A mostra estará patente até 30 de Maio e poderá ser visitada no horário de funcionamento do Núcleo, de terça-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Sobre os Caminhos de Santiago:
Todos os caminhos conduzem a Santiago
Esta era uma frase que se ouvia com frequência na Idade Média, sobretudo a propósito da profusão de itinerários que conduziam ao túmulo do Apóstolo.
Os peregrinos, ataviados com o chapéu de aba larga, protecção contra o sol ou a chuva, com a bolsa para o dinheiro de oferenda, a cabaça para a água, o bordão para auxiliar na caminhada, as sandálias para proteger os pés das dificuldades do caminho, e a concha, símbolo da peregrinação, seguiam para Compostela guiados, de acordo com a tradição, pela Via Láctea. Compostela derivaria de Campus Stellae, isto é, Campo de Estrelas.
Fundamental para o nascimento e desenvolvimento de muitas cidades e vilas da Península Ibérica, e não só, o Caminho de Santiago já foi percorrido por personagens históricas como o Papa Calixto II, grande impulsionador do Caminho, a Rainha Santa Isabel, D. Sancho II, o imperador Carlos Magno, São Francisco de Assis, El Cid, Fernando de Aragão e Isabel de Castela, Luís VII de França, Eduardo I de Inglaterra, Filipe II de Espanha, João de Brienne, D. Manuel I de Portugal, Jan Van Eyck e muitos outros, bem como por personagens actuais como os Papas João XXIII e João Paulo II, a Infanta Elena, os escritores Ernest Hemingway e Paulo Coelho, etc.
O Caminho de Santiago foi declarado, em 1987, pelo Conselho da Europa, como o primeiro “Itinerário Cultural Europeu”. A Unesco consagrou-o, em 1993, como “Património da Humanidade”.
Caminhos do Norte
Os caminhos situados a norte do Douro, foram intensamente frequentados, em especial os que partiam do Porto. Há várias hipóteses de alcançar a fronteira e passar à Galiza. Eis as que mais interessam à Maia: Da cidade do Porto parte-se em direcção a Moreira da Maia (em cuja galilé do Mosteiro funcionava uma espécie de «farmácia» para assistência aos peregrinos), Vilar do Pinheiro, Mindelo, Azurara e Vila do Conde. A passagem do Ave era feita com a barca do convento das freiras de Santa Clara. Depois, Póvoa de Varzim e Esposende, onde os peregrinos inflectiam até à Barca do Lago para fazerem a passagem. A seguir Belinho, Castelo de Neiva, Darque, a travessia do Lima em Viana, Caminha, Cerveira e a Valença.
Outra hipótese segue o mesmo percurso do Porto, por Moreira (ou pelo centro da Maia), Ponte de Ave, São Pedro de Rates, Barcelinhos onde a travessia era feita em barca, Ponte do Lima, Carapeços, Aboim, Cossourado, Portela da Facha e Correlhã, seguindo-se em direcção a Romarigães, Rubiães, Fontoura e Cerdal, para atingir Valença, onde se fazia a travessia do rio Minho para Tui. Um outro caminho ia do Porto em direcção a Águas Santas, rumo a Braga, São Frutuoso de Montélios, Prado e Vila Verde até Ponte de Lima. Daqui passa-se a Ponte da Barca, cujo nome evoca a velha barca de passagem para peregrinos. Daí ao Soajo, atravessando-se por Lobios até Entrimo, para atingir Ourense, e daí Santiago.