terça-feira, 6 de abril de 2010

PÓVOA DE VARZIM

Primavera Desportiva reuniu dezenas de jovens na Praia do Carvalhido

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Inicialmente planeada para se realizar durante três dias, a iniciativa Primavera Desportiva acabou por acontecer apenas na quinta e na sexta-feira, 1 e 2 de Abril, na Praia do Carvalhido. No primeiro dia de competições, a chuva resolveu aparecer atrapalhando os planos do Pelouro do Desporto e das dezenas de praticantes inscritos na iniciativa. Mas, depois da tempestade vem a bonança, e os dois dias de provas foram marcados por um clima que faz jus ao nome da actividade.
Dezenas de jovens aceitaram o desafio do Pelouro do Desporto e passaram o tempo das suas férias escolares a praticar exercício físico. Pé Volei 3x3, Futebol 5x5 e Voleibol 3x3 foram as modalidades que os grupos puderam exercitar e assistir. Mais abaixo poderá consultar os nomes dos grupos vencedores em cada modalidade e em cada escalão.
Os transeuntes, curiosos com a agitação no areal, iam parando e ficando para se divertirem com a energia dos jovens desportistas. Sempre animados, os atletas amadores conseguiram trazer alegria para a Praia do Carvalhido.
A Primavera Desportiva continua até 15 de Maio, mas, a partir de agora, apenas na sua forma lúdica, e não competitiva. Isto significa que toda a logística estará à sua espera, na Praia do Carvalhido, para momentos divertidos e cheios de energia. A Primavera Desportiva é uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que, desde 1993, dinamiza o areal poveiro com actividades de competição e lazer.

PÓVOA DE VARZIM

Alunos de música disputam Concurso de Trompete


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
46 alunos de música concorrem ao 1º Concurso de Trompete promovido pela Escola de Música. As provas, públicas, terão lugar no dia 9, no Auditório Municipal, a partir das 9h00, estendendo-se este processo até ao final do dia. No dia 11, novamente no Auditório, às 10h30, decorre o Concerto dos Laureados.
Organizado com o intuito de promover a excelência e o mérito entre os alunos de trompete e elevar a aprendizagem e o nível de formação de todos os participantes, entre outros objectivos, o Concurso de Trompete inclui várias categorias, de acordo com os níveis de aprendizagem dos alunos inscritos. Na Categoria A (para alunos em iniciação musical) e na Categoria B (para alunos do 1º ao 3º grau) o concurso prevê a interpretação de duas peças de escolha livre. Os alunos na Categoria C (4º e 5º grau) terão que apresentar um estudo, uma peça de escolha livre e ainda “Andante et Allegro” de Joseph Guy Ropartz. Na Categoria D (para alunos do 6º ao 8º grau), o Concurso obriga à apresentação de duas peças de Santos Pinto, “Pequeno Solo” e “1º Concerto”.
Terminadas as provas públicas, um júri, constituído pelos professores Ruben Castro, Hélder Fernandes, Paulo Veiga, Agostinho Gomes, Manuel Queiróz e Nuno Costa escolherá os melhores intérpretes, que subirão de novo a palco para o Concerto dos Laureados.
Várias empresas apostaram neste concurso e colaboram com a organização no que diz respeito aos prémios, sendo que os primeiros classificados de cada categoria vão levar para casa um instrumento novo. Os segundos e terceiros classificados ganharão material didáctico e áudio.

PÓVOA DE VARZIM

O azul do Mar e a beleza da Mulher em nova exposição no Diana Bar


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Beleza, Mulheres e Mar!” é o título da exposição de Victor Ferreira que o Diana Bar recebe até 18 de Abril.
Utilizando a técnica de pintura a óleo, Victor Ferreira homenageia, através da pintura, o seu bisavô, o grande Herói do Mar da Póvoa de Varzim, Patrão Lagoa. “Essa figura ilustre, símbolo máximo de coragem da raça poveira, serviu-me como fonte de inspiração, a fim de levar a cabo, aquilo de que tanto gosto de fazer desde criança: desenhar e pintar. E assim passei para as telas, imagens de eventuais gostos em comum: a beleza… das mulheres… do azul… e do mar!”
Esta é a terceira exposição individual do pintor autodidacta, que já expôs os seus trabalhos no Salão Nobre do Estádio Municipal de Almada, em 2008, e ainda no Posto de Turismo de Guimarães, em 2009.
Victor Ferreira nasceu em Almada, a 18 de Novembro de 1953, filho de mãe natural de Esposende e pai natural da Póvoa de Varzim. Reformado, dedica-se à pintura, à poesia e é ainda treinador de futebol.