sexta-feira, 4 de junho de 2010

Rir é o melhor remédio – espectáculo teatral, dia 5

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Remédios Santos – sem princípios activos” é o nome da próxima peça de teatro que o Auditório Municipal recebe, às 22h00 de 5 de Junho. Levado a cena pelo Peripécia Teatro, este é um espectáculo que mostra que rir é ainda o melhor remédio.
“Quem nos cura? São os Remédios ou os Santos? Será a Nossa Senhora dos Remédios?”, pergunta a companhia teatral, na sinopse da peça. “O que são os Remédios Santos? Remédios do Povo. Daqueles que se vão transmitindo de boca em boca curando ao longo de gerações, sem estarem sujeitos a qualquer tipo de patente. ‘É Remédio Santo!’ disse a S’Joaquina do Outeiro ao dar a receita do remédio para tirar os cravos das mãozinhas do José Maria. ‘É remédio santo!’ diz um técnico de vendas da maior companhia farmacêutica do mundo sobre o seu medicamento para a epilepsia. Existirão Princípios Activos na Farmácia actual? E na Indústria Farmacêutica? Quais são os princípios desta indústria que gera ao nível mundial quase tantos lucros como a banca? Ao longo do espectáculo vamos rir dos princípios activos que levam laboratórios farmacêuticos a aniquilar os donos de outras substâncias medicinais e queremos descobrir, à força do escárnio, se preciso for, que princípios activos actuam dentro das instituições públicas para abdicarem de princípios como o bem comum ou a Democracia. Ouviremos o que tem para contar José Maria sobre os remédios da Mãe, sobre a sua válvula cardíaca artificial e sobre George Orwell, autor do livro que começou a ler há muitos anos, quando esteve internado no hospital. Faremos uma visita de estudo a um congresso de Psiquiatria vendo como, entre canapés e champanhe francês, médicos ouvem os ensinamentos dos técnicos de comunicação e vendas de algumas grandes companhias farmacêuticas. Ouviremos a parte da História de um dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo e a sua relação com personagens heróicos do séc. XX, como por exemplo Adolf H. ou a própria Heroína, ela mesma, a substância! Mas Remédios Santos é um espectáculo que também nos satiriza a nós próprios, como cidadãos incapazes de renunciar a um comprimido para curar uma leve dor de cabeça ou a um xarope específico para uma tosse inofensiva”.
Organizado no âmbito da Temporada Teatral da Póvoa de Varzim, da responsabilidade do Varazim Teatro, “Remédios Santos” é um espectáculo criado e interpretado por Ángel Fragua, Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho, com iluminação de Paulo Neto, adereços e cenografia da responsabilidade de Zétavares, produção executiva de Sara Ramalheira e co-produção do Teatro de Vila Real, com direcção de Hernan Gené.
Os bilhetes podem ser adquiridos uma hora antes, no local do espectáculo, e respeitam o seguinte preçário: 5 euros - bilhete normal; 3,75 euros - bilhete para menores de 25 ou maiores de 65 anos, estudantes, reformados, desempregados, portadores de deficiência e ainda grupos de mais de 8 pessoas; 2,50 euros - sócios do Varazim Teatro; bilhete família: grupos familiares de 3 ou mais pessoas beneficiarão todos do bilhete com desconto (desde que pelo menos 3 tenham mais de 12 anos).

Bairro Sul escolhe a Miss Tricana


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No sábado, 5 de Junho, será escolhida a Miss Tricana Bairro Sul. As doze participantes, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos, serão avaliadas pela postura, graciosidade e pelos trajes, nomeadamente pelas suas blusas e aventais bordados. As três primeiras classificadas serão escolhidas pelo júri de cinco elementos, enquanto que a Miss Simpatia será eleita pelo público e a Miss Fotogenia por um elemento da Comunicação Social local ligado à fotografia.
O concurso terá lugar na sede do Leões da Lapa F.C, a partir das 20h00, com direito a jantar. A entrada tem o custo de €15 e as marcações devem ser efectuadas até quinta-feira, 3 de Junho, através do número de telefone 96 838 5710. O valor angariado com este evento ajudará na aquisição de um veículo automóvel para o transporte dos atletas do clube. O segundo objectivo do concurso é, a menos de um mês das comemorações de S. Pedro, entrar já no espírito da festa popular mais aguardada do ano.
O concurso Miss Tricana Bairro Sul conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Semana do Ambiente 2010 – Postal nº 3

Sabia que até na nossa alimentação certas escolhas que fazemos podem ter impacto na Biodiversidade?

Apostar em produtos locais, minimizar o desperdício, consumir mais produtos vegetais e comprar fruta da estação são pequenas dicas que a
Semana do Ambiente lhe traz com o EcoPostal de hoje.

Esta é uma campanha de sensibilização levada a cabo pela autarquia que assinala, assim, o Ano Internacional da Biodiversidade.

Este e todos os EcoPostais lançados anteriormente estão disponíveis no
portal municipal. Vale a pena recordar!


Mais de 4 mil crianças celebraram o seu dia na Póvoa de Varzim

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A promessa de um dia dedicado à brincadeira é, só por si, motivo mais do que suficiente para alegrar qualquer criança. Por isso, a alegria reinou ontem no Estádio Municipal, onde mais de quatro mil alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo se juntaram para comemorar o Dia Mundial da Criança.
Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Educação, foi um dos anfitriões da festa, dando as boas-vindas às centenas de alunos que chegaram logo pela manhã, acompanhadas pelos seus professores, e com uma energia própria de quem tinha pela frente um grande dia. À tarde, foi a vez de outras tantas celebrarem, fazendo do Estádio Municipal a “capital” para a brincadeira, a dança, os jogos.


Um palco foi recebendo, ao longo de todo o dia, espectáculos de dança preparados pelos próprios alunos, onde a coreografia dos pequenos dançarinos era quase sempre acompanhada pelas palmas da audiência. Nos campos sintéticos, as estafetas, a corrida de sacos, os jogos tradicionais foram actividades de sucesso entre a pequenada, cuja energia parecia nunca acabar.
As palmas, os risos, os gritos foram a banda sonora deste dia. O cenário, a vivacidade das crianças usando t-shirts alusivas ao momento, ansiosas por gozarem cada momento deste dia especial.
No final, a autarquia distribuiu um pequeno lanche a todos os participantes e despediu-se com um “Até ao ano”. É que já se sabe, todos nós, por mais que cresçamos, iremos ter sempre uma criança dentro de nós…


“Esta é a minha Praia!” – a nova aposta da autarquia em vésperas da abertura da Época Balnear



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Decorreu ontem, no Auditório Municipal, uma sessão informativa sobre a Época Balnear 2010 para a Póvoa de Varzim. O momento serviu também para lançar a campanha “Esta é a minha Praia! Póvoa de Varzim – Uma Praia para Todos”, que a autarquia preparou como forma de promover o turismo balnear no concelho.
Marcaram presença Aires Pereira, Vereador do Pelouro do Ambiente, Sá Coutinho, comandante da Capitania da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Maria da Luz Leitão, do Instituto Portuário de Transportes Marítimos, Sílvia Patrícia, da Divisão de Saneamento Básico da Câmara Municipal, Os Delfins – Associação de Nadadores Salvadores da Póvoa de Varzim e Vila do Conde e concessionários das praias da Póvoa de Varzim.
“Estamos a fazer um esforço para dar as melhores condições para a prática balnear”, afirmou o Vereador que recordou que este ano toda a frente de costa da Póvoa de Varzim passou a estar designada e todas as praias aprovadas para a prática balnear. Uma mais-valia que “temos que garantir”, defendeu.
Por isso, explicou, se apostou numa campanha que visa reforçar a Póvoa de Varzim como um destino de férias por excelência, onde tradição se alia à inovação, e onde o sol e o mar são cartão-de-visita complementado por uma boa gastronomia e uma dinâmica cultural que se reforça no Verão. “É para a Câmara Municipal uma estratégia, um objectivo, que as praias sejam cada vez mais reconhecidas para que venha mais gente”, clarificou, recordando que muitas são as actividades económicas que, no concelho, estão dependentes do turismo balnear. “As praias são um elemento fundamental para o tecido económico do nosso concelho”, frisou. Por isso, pediu a colaboração de todas as entidades presentes, também elas parte interessada na promoção da Póvoa de Varzim como “Uma Praia para Todos”. “Vamos todos fazer parte deste processo”, desafiou.
Esta campanha será divulgada em rádios e jornais regionais. Ouça o anúncio publicitário
aqui.
Sobre a Época Balnear 2010, que começa a 15 de Junho e termina a 15 de Setembro, muitas foram as questões colocadas pelos concessionários. A falta de nadadores-salvadores é uma delas, obstáculo que alguns atribuíram ao custo financeiro do curso. Por isso, Aires Pereira propôs que Câmara Municipal, concessionários e “Os Delfins” estabelecessem um protocolo em que a autarquia assumiria o pagamento dos cursos, estando os formados obrigados a assinar um contrato de adesão com o concessionário, por um determinado período de tempo. “Sem nadadores-salvadores não somos uma praia atractiva”, justificou, tendo esta sua proposta sido aplaudida por todos os presentes.
As algas são também uma preocupação para os concessionários que não dispõem dos meios necessários à sua remoção. Aires Pereira explicou que, neste caso, a Câmara Municipal está sempre disponível para ajudar mas também os concessionários e a Capitania do Porto de Pesca têm que contribuir para a solução do problema, já que em plena época balnear a entrada na praia de maquinaria pesada só pode decorrer num horário específico.
E se para estes problemas a Câmara Municipal disponibilizou-se para fazer parte da solução, outros apresentados têm como origem a falta de civismo de alguns banhistas. A ocupação abusiva do areal, a poluição e o desrespeito pela limpeza e higiene dos apoios foram algumas das queixas apresentadas pelos concessionários, a que Sá Coutinho prometeu estar atento.
Esta foi uma sessão informativa de preparação para a abertura da época balnear. Por isso, o Comandante explicou qual o enquadramento legal que os concessionários devem respeitar, expondo os diplomas legais mais importantes no que toca a Ordenamento de Território, Gestão dos Recursos Hídricos, Assistência a banhistas, entre outros.
São os concessionários os responsáveis por limpar e alinhar o areal, cuidar da sinalização e delimitação da zona de apoio balnear, retirar, no fim da época balnear, todos os equipamentos, deixando apenas os apoios mínimos, entre outros. São ainda obrigados a, no âmbito da informação ao banhista, afixar o Edital de Praia e as informações sobre a qualidade da água, que será monitorizada pela ARH, pela Delegação de Saúde e ainda pela Câmara Municipal, nas praias das áreas designadas. O Comandante relembrou que cabe também aos concessionários a aquisição, instalação e manutenção dos materiais de vigilância e socorro e também a contratação do nadador-salvador, que deve dar assistência permanente ao banhista das 9h30 às 19h30. Este ano a Póvoa contará, para além dos nadadores-salvadores, com uma viatura todo-o-terreno, uma mota de água, um semi-rígido e duas moto4 para o socorro a banhistas.
Antes da abertura da época balnear, todos os concessionários são sujeitos a vistorias, em que são avaliados parâmetros como a limpeza do areal, o estado das instalações, a documentação, o contrato com o nadador-salvador, entre outros aspectos.
Sá Coutinho não deixou de dar também alguns conselhos aos banhistas que devem “preferir praias vigiadas”, respeitando sempre a sinalização. “Ir e voltar só depende de si”, afirmou.

Avenida Santos Graça já tem novas árvores


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Terminou esta tarde o processo de plantação de novas árvores na Avenida Santos Graça. Recorde-se que na passada semana foram removidas as 111 árvores existentes, da espécie Tamarix Gallica, devido à propagação de uma praga de insecto.
De facto, esta praga levou à morte de muitos exemplares e face à inexistência de um tratamento eficaz, assim como ao risco de disseminação, optou-se pela substituição total das árvores.
Agora, a Avenida conta agora com 111 novas árvores, da espécie Grevillea Robusta, que apresenta um crescimento rápido e, ao contrário da Tamarix Gallica, é de folha perene.

“Músicos em crescendo” sobem ao palco do Auditório Municipal

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Escola de Música da Póvoa de Varzim organiza, todos os domingos do mês de Junho, a actividade “Músicos em crescendo”.
Este evento musical terá lugar no Auditório Municipal, às 18h00, excepto no dia 20, que será às 11h00.
No dia 06, os intervenientes são Moisés Silva (Guitarra) e Hugo Brito (Violino) que irão interpretar Augustin Barrios Mangoré (1885-1944 ) – Las Abejas; J. S. Bach (1685-1750) – Fuga (Lá menor); Fernando Sor (1778-1839) – Variações de Malbrough, op 28 e J. S. Bach (1890-1955) – Sonata (Sol m), BWV 1001.
No domingo seguinte, 13, João Pontes Araújo será o protagonista de um recital de piano, apresentando Robert Schumann (1810-1856) - Cenas da Floresta op. 82; Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonata op. 81 em Mi b e Franz Liszt (1811-1886) - Estudo de Execução Transcendente nº4 “Mazeppa”.
Vânia Oliveira (Viola d’ Arco) e Yuri Popov (Pianista) irão apresentar, conjuntamente, no dia 20, J. Sebastian Bach (1685-1750) - 1ª Suite; Luís Costa (1879-1960) – Sonatina e Mikhail Glinka (1804-1857) – Sonata. Este espectáculo contará ainda com a participação de Ana Luísa Marques (Violoncelo) que interpretará Gaspar Cassadó (1897-1966) - Suite para Vc solo.
Tiago Carriço (Violino) e Cristóvão Luiz (Piano) são os músicos que encerram a iniciativa, no último domingo do mês, 27, interpretando Bèla Bartók (1881-1945) - 1ª Rapsódia; Leos Janacek (1854-1928) – Sonata; Óscar da Silva (1870-1958) - 1ª Suite e Sonata Saudade.

Escola Cego do Maio “vai a banhos”


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Hoje, 2 de Junho, alunos da Escola Básica 2/3 Cego do Maio vão recriar uma “Ida a Banhos”. Com a colaboração do Museu Municipal da Póvoa de Varzim – que emprestou os trajes que vão ser utilizados e forneceu informações preciosas para a recriação – os alunos da Escola Cego do Maio vão reproduzir o cenário da “Ida a Banhos”, entre as 10h00 e as 13h00, na praia em frente ao Casino.
A Póvoa de Varzim, e as suas praias, no século XIX, eram procuradas pelo benefício para a saúde do iodo existente no mar. No areal existiam uns “barracões” desmontáveis onde os banhistas, nos bancos corridos existentes no seu interior, passavam o tempo protegidos dos excessos do sol e beneficiando da salutar da atmosfera repleta de iodo.
O banheiro da Póvoa de Varzim gozava de merecida fama e tinha funções bem definidas: ia buscar o seu cliente ao comboio, carregava a bagagem e tratava de instalá-lo num hotel ou pensão; acompanhava o banhista no mergulho, transportava-o ao colo ou em cadeirinha (com o auxílio de outro banheiro), auxiliava-o no mergulho e ensinava-o a nadar. A banheira (mulher do banheiro) fechava as barracas, dava a bacia da água para lavar os pés aos banhistas, encarregava-se da arrumação dos vestidos de banho (mais tarde os fatos de banho), toalhas e roupões dos banhistas, do aluguer dos vestidos e fatos de banho, da escrita e da contabilização dos dinheiros.
Esta actividade faz parte da Semana do Mar, levada a cabo pela instituição educativa entre 31 de Maio e 4 e Junho. Durante estes dias, os alunos organizam exposições, palestras, uma feira de produtos, teatro e muito mais.