sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pelouro da Acção Social entrega certificados de participação


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na próxima segunda-feira, 8 de Fevereiro, às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Pelouro da Acção Social irá entregar os certificados de participação aos formandos das acções dinamizadas pelo Gabinete de Acção Social de Argivai ao longo de 2009.
Esse Gabinete realizou oito sessões de formação dirigidas à população residente nos Agrupamentos Habitacionais do concelho: Soares da Costa; Largo D. Luís; Sopete; Argivai; Aver-o-Mar e Amorim, num total de 60 participantes. “Violência Doméstica”; “Economia Doméstica”; “Ciclo Vital da Família”; “Competências Parentais”; “Técnicas eficazes na resolução de divergências”; “Ambiente, marés e vegetação”; “Habitação: Como usar, conservar e viver a nossa casa”; “Poupar. Viver melhor!” foram os temas abordados nas oito sessões realizadas.

IV Meeting Internacional da Póvoa de Varzim começa amanhã

O 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim realiza-se, este fim-de-semana, 6 e 7 de Fevereiro, nas Piscinas Municipais, com um novo recorde de participantes: 443 atletas (253 masculinos e 190 femininos).
Entre os portugueses destacam-se as presenças dos olímpicos Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita) e Adriano Niz (Benfica).


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A nadadora portuense, de 24 anos, tem como ponto alto da carreira a participação nos Jogos de Pequim. Sara Oliveira, que bateu em Dezembro passado o recorde nacional dos 50m mariposa em piscina curta, está inscrita nos 50m, 100m e 200m mariposa e 50m livres.
Adriano Niz, de 23 anos, esta época a representar o clube da capital, fixou esta temporada, nos Europeus de Istambul, um novo máximo nacional nos 200m costas. O nadador poveiro, que tem como ponto alto da carreira a participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, está inscrito nos, 200m e 400m livres, 50m mariposa, 200m estilos, 50m, 100m e 200m costas.
No que respeita aos estrangeiros, surgem nomes sonantes como os norte-americanos Ben Hesen, Kevin Swander e Jim Barbiere, os italianos Rudy Goldin, Giacomo Gremizzi, Luca Lavezzari, Matteo Montanari, Pamela Gabrieli, Ludovica Leoni e Susanna Negri, o espanhol Marco Rivera Miranda e a israelita Amit Ivry.
No quadro de recordes do Meeting não consta nenhum atleta português. Kevin Swander (EUA), com 28.05 nos 50m bruços, Amit Ivry (Israel) – melhor nadadora da edição anterior –, com 27.07 nos 50m mariposa e 59.83 nos 100m mariposa, Yuliya Banach (Israel), com 32.73 nos 50m bruços, Giulia Bolgiani (Lombardia), com 8:56.08 nos 800m livres, Stefania Cartapani (Lombardia), com 29.47 nos 50m costas e 1:03.59 nos 100m costas, Ben Hesen (EUA), com 25.36 nos 50m costas, são recordistas do Meeting que marcam presença nesta edição.



A competição poveira, integrada desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), tem sido marcada pela qualidade dos atletas participantes (portugueses e estrangeiros) e pelas marcas de grande nível obtidas.
O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, organizado em conjunto pela Associação de Natação do Norte de Portugal e Câmara Municipal, é a primeira grande competição em piscina de 50 metros em que não é permitida a utilização de fatos poliuretano. Desde 1 de Janeiro, os atletas só podem competir com os fatos de tecido impermeável permitidos pela Federação Internacional de Natação (FINA): para os homens, as peças não podem cobrir o peito e só podem ter comprimento até o joelho; para as mulheres, os fatos, que também só podem chegar até o joelho, não podem cobrir os braços.
A competição é transmitida em directo no «site» do evento e os resultados estarão disponíveis na hora:
www.annp.pt/povoameeting10.
No sábado, as eliminatórias iniciam-se 09h00 e as finais às 16h30, enquanto no domingo as eliminatórias estão agendadas para 09h00 e as finais às 16h00.

Exposição itinerante sobre a Terra chega à Póvoa na segunda-feira


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
“Era uma vez a Terra” é uma exposição itinerante que de 8 a 22 de Fevereiro estará patente na Biblioteca Municipal, no âmbito das comemorações da Década da Terra 2010-2020.
A mostra é trazida à Póvoa pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto e foi criada no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra, das quais a Póvoa de Varzim foi membro do Comité Nacional, e que decorreram no triénio 2007-2009. Dando continuidade a esta comemoração, a Corporação Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS) lançaram a Década da Terra 2010-2020. O objectivo é aproximar o público das Ciências da Terra e promover o potencial dos geo-cientistas.
Assim, a exposição aborda as mesmas temáticas que compuseram o programa científico do Ano Internacional do Planeta Terra. E são elas as alterações climáticas, as águas subterrâneas, os recursos naturais, a vida nas cidades, os oceanos, os solos, entre outras.
A exposição percorre, até 4 de Julho, vários concelhos da Área Metropolitana do Porto - Valongo, Vila do Conde, Porto, Póvoa de Varzim, Vale de Cambra, Santo Tirso, Maia, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis e Trofa.
“Era uma vez a Terra” deu origem a um concurso cujo período de pré-inscrição termina no próximo dia 4.
Saiba mais no portal municipal.