quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PÓVOA DE VARZIM

“Cantar as Janeiras” na Póvoa de Varzim


Prova do dinamismo de um concelho que faz por não esquecer as tradições, os próximos dias, na Póvoa de Varzim, vão ficar marcados por uma actividade típica de Ano Novo, o “Cantar as Janeiras”.
De forma a preservar esta tradição, todos os anos o Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico promove um encontro com a participação de várias associações poveiras que percorrem ruas da cidade para “Cantar as Janeiras”. Este ano, esse encontro dá-se no próximo dia 2 de Janeiro.
Assim, a partir das 15h00, as várias associações começam a sair às ruas da Póvoa tendo como destino final a Praça do Almada onde, a partir das 16h00 e uma a uma, fazem nova apresentação de parte do seu repertório. Às 18h45, e com a presença de todos os grupos, tem lugar a actuação geral, com a interpretação de “O Natal dos Simples” de Zeca Afonso.
Participam o Rancho de Belém, o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar, o Rancho Folclórico de Amorim, a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, a Associação Cultural e Recreativa da Matriz, o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura, os Leões da Lapa, as Tricanas Poveiras, a JuveNorte e o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Senhora do Ó.
O percurso a cumprir por cada uma das associações é o seguinte:
Rancho de Belém: Rua Bonitos de Amorim - Largo das Dores - Rua do Visconde de Azevedo
Rancho Folclórico de Aver-o-Mar: Diana Bar - Av. Mousinho - Mercado Municipal
Rancho Folclórico de Amorim: Rua 31 de Janeiro - Praça da República
Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira: Rua da Sacra Família - Rua do Visconde de Azevedo
Associação Cultural e Recreativa da Matriz: Penalves - Largo das Dores - Av. Mousinho de Albuquerque – Mercado Municipal
Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”: Praça Luís de Camões - Rua Ramalho Ortigão - Av Mousinho de Albuquerque
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura: Praça 5 de Outubro - Av. dos Banhos - Praça João XIII- Av. Mousinho - Rua da Senra - Rua Cândido Landolt – Junqueira
Leões da Lapa, FC: Rua 31 de Janeiro - Praça da República
Grupo Etnográfico “Tricanas Poveiras”: Rua do Visconde de Azevedo - Largo das Dores – Mercado Municipal
JuveNorte: Rua António Graça -Praça João XIII- Av. Mousinho - Rua da Hortas - Rua Cândido Landolt – Junqueira
Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Senhora do Ó: Praça 5 de Outubro - Av. dos Banhos - Junqueira

Recordamos ainda que o Grupo Folclórico de Cantares e Danças “
Os Camponeses de Navais” percorre esta freguesia poveira entre 26 e 31 de Dezembro para “Cantar as Janeiras”.
O mesmo é proposto pelo Centro de Desporto e Cultura JuveNorte, que irá percorrer as ruas do Bairro Norte, a partir das 20h00, entre 2 e 9 de Janeiro, com especial enfoque nos dias 5 e 6 (Véspera e Dia de Reis). Esta associação organiza ainda um jantar temático sobre as Janeiras, que terá lugar no dia 23 de Janeiro, às 20h30, na sua sede. O jantar, com o valor de 15 euros por pessoa, contará com a actuação do Grupo de Janeiras da JuveNorte e será servida a típica gastronomia poveira, acompanhada de outras iguarias natalícias. Se quiser participar neste jantar faça a sua reserva até 21 de Janeiro, através do número 965 358 899.

PÓVOA DE VARZIM

Torneio Aberto de Ténis de Mesa: inscrições abrem dentro de dias


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A partir de 4 de Janeiro, e até 6 de Fevereiro, estão abertas as inscrições para o 12º Torneio Aberto de Ténis de Mesa “Cidade da Póvoa de Varzim”. A competição terá lugar a 13 e 14 de Março, no Pavilhão Municipal, e será organizada pelo Pelouro do Desporto da Câmara Municipal e pelo Grupo Recreativo Estrela do Bonfim, com o apoio da Associação de Ténis de Mesa do Porto e da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM).
Podem inscrever-se todos os atletas e clubes que se encontrem devidamente legalizados pela FPTM, assim como atletas estrangeiros, desde que devidamente legalizados nas Federações dos seus respectivos países.
O regulamento, que não dispensa consulta, assim como a ficha de inscrição estão disponíveis no
portal municipal.
O Torneio Aberto de Ténis de Mesa “Cidade da Póvoa de Varzim” integra o grupo de provas com classificação A do regulamento da FPTM e atribui, em 2010, prémios monetários no valor de 5.150 euros. A competição será constituída por seis provas distintas para cada uma das seguintes classes: Juniores femininos, Juniores masculinos, Sub-21 femininos, Sub-21 masculinos, Seniores femininos e Seniores masculinos. Na passada edição, a 11ª, participaram mais de 300 jogadores e estiveram representados 55 clubes. Os vencedores da competição foram: Célia Jesus, do Ala Nun’Álvares de Gondomar, na categoria Juniores femininos; Diogo Pinho, do CF Estrela da Amadora, na categoria Juniores masculinos; Yu Fu, do ADC Ponta do Pargo, na categoria Seniores femininos; Leila Oliveira, da Casa do Povo Oliveirinha, na categoria Sub-21 femininos; André Silva, do AR Novelense, na categoria Sub-21 masculinos; Shuai Lin, do Arteal TM, na categoria Seniores masculinos. O clube vencedor deste torneio foi o CTM Mirandela.

PÓVOA DE VARZIM

Colónia de Férias termina ao som das Janeiras

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Foi a Cantar as Janeiras que crianças e jovens participantes na edição de Natal da Colónia de Férias deram por encerrada a actividade, ontem, 29 de Dezembro, na presença de Andrea Silva, Vereadora do Pelouro da Acção Social, e de Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Desenvolvimento Socioeconómico, e ainda de pais, amigos e familiares.
A sessão começou com a exibição de algumas fotografias que retratavam os melhores momentos vividos durante a Colónia de Férias que, recorde-se, começou no dia 21. Assim, viram-se imagens das várias actividades desenvolvidas, como as Oficinas de Artes Plásticas e de Culinária, em que os participantes fizeram postais de Natal, presépios e ainda aprenderam a fazer bolo-rei ou sonhos, tradicionais doces natalícios; as actividades desportivas, como o ténis de mesa ou a natação; a ida ao Grande Circo de Natal, no Coliseu do Porto e ainda ao cinema, num centro comercial em Viana do Castelo, entre outras.
Ainda que tenham ensaiado poucas vezes, tal não transpareceu na interpretação de vários temas tradicionais. Assim, os participantes conseguiram animar a sala com as interpretações de “Lé Lé Lé”, “Natal de Elvas” e “Pinheirinho”, reservando para o final uma outra surpresa: com a ajuda de instrumentos que eles próprios construíram, de onde se destacavam imaginativas alternativas ao tambor ou ao xilofone, interpretaram novamente “Pinheirinho”. Pelo meio, foram entregues os diplomas de participação e formação aos monitores e de participação às crianças e jovens.
“Pelas caras deles nós conseguimos perceber que eles gostaram desta Colónia de Férias e nós também. São momentos de partilha”, avaliou Andrea Silva. Recordando que esta edição completa 14 anos de Colónia de Férias (que tem também a edição da Páscoa e do Verão), resultando na participação de mais de 6 mil crianças e jovens e mais de 400 monitores voluntários, a Vereadora considerou esta iniciativa “uma Escola de Vida, pois eles vivenciam muitas experiências diferentes que são partilhadas em conjunto, com muita alegria, e que ficam na memória. É também uma actividade que espelha a preocupação da autarquia em contribuir para ocupar bem os tempos livres das nossas crianças para que eles possam passar o tempo de forma proveitosa”. Andrea Silva foi ainda surpreendida com uma oferta muito especial: um bolo-rei feito no âmbito da Oficina de Culinária. Os restantes foram partilhados com todos aqueles a que assistiram à sessão.

A Colónia de Férias é destinada a crianças e jovens entre os 6 e os 13 anos. É uma actividade desenvolvida pelo Pelouro da Acção Social, no âmbito do Plano Municipal de Prevenção Primária das Toxicodependências para o Concelho da Póvoa de Varzim, e que conta com a preciosa ajuda de jovens monitores voluntários provenientes da Bolsa de Voluntários e da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim.