sexta-feira, 26 de março de 2010

6 mil escuteiros em Rates – município assina protocolo de cooperação

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Assinou-se esta tarde um Acordo de Parceria entre a autarquia, a freguesia de Rates e o Corpo Nacional de Escutas (através da Junta Regional de Braga) com vista à realização do Acampamento Regional, evento que reunirá 6 mil escuteiros em Rates, entre 4 e 8 de Agosto deste ano.
Aires Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal, congratulou-se pelo município receber, pela primeira vez, um dos maiores encontros nacionais de escuteiros. “Rates tem as condições necessárias e daí termos feito este acordo tripartido para conseguirmos por de pé este encontro”, explicou, elogiando ainda o “contributo inigualável” que os escuteiros dão em termos de formação, de dedicação à Natureza e aos outros. Com este Acampamento, Aires Pereira espera também ver divulgado o nome da Póvoa de Varzim, sublinhando que a sua realização contribui igualmente para a animação sociocultural do município em época de Verão.
Pelo Corpo Nacional de Escutas, Ivo Renato Faria, Chefe Regional de Braga, contou que a adesão de escuteiros a este Acampamento superou as expectativas da organização, sendo que irão participar escuteiros de todo o país e ainda da Noruega. O encontro terá como tema o séc. XIV, em homenagem ao Patrono do Corpo Nacional de Escutas, D. Nuno Álvares Pereira, que nasceu em 1360. Tem como objectivo “ajudar todos os participantes a crescer tendo como base os valores da partilha, da solidariedade, da piedade e ainda ensiná-los a serem mais autónomos”.
“Estamos unidos no objectivo de contribuir para que este Acampamento seja marcante quer para os participantes, quer para a população de Rates”, afirmou Armindo Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Rates. Contou ainda que, dado o grande número de participantes, foi necessário estabelecer contactos com proprietários de terrenos que se mostraram disponíveis a ceder os seus espaços particulares para melhor acolher os escuteiros. O Presidente partilhou ainda da opinião de Aires Pereira, exaltando o “movimento exemplar” que é o escutismo e o papel que desempenha a nível da educação ambiental e da formação.


O Acordo assinado estabelece que ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) cabe a direcção pedagógica do evento e das actividades, sendo responsável pela alimentação e higiene dos participantes, pela segurança no espaço e outras funções em geral.
Em contrapartida, o Município da Póvoa de Varzim isenta de taxas e emolumentos as licenças que seja de sua responsabilidade emitir; fornece água e energia eléctrica, incluindo a instalação temporária das respectivas condutas e quadros eléctricos; disponibiliza quatro palcos durante os dias de actividade; instala os lavatórios e os chuveiros que se revelem necessários; e, por último, atribui ao CNE subsídio no montante de 9 mil 950 euros, destinado à instalação de sanitários “químicos”.
Por último, a Freguesia de Rates terá que proceder aos trabalhos de corte de matos e de limpeza geral das áreas onde vai ter lugar o Acampamento; às operações de terraplanagem dos espaços destinados aos escuteiros “exploradores”; ao abate selectivo de algumas árvores (nomeadamente, pinheiros) e à remoção de obstáculos na área central do espaço do acampamento.

Colónia de Férias com programa recheado



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Colónia de Férias da Páscoa vai ocupar o tempo livre de 45 crianças, dos 6 aos 13 anos, todos os dias da próxima semana. Promovida pelo Pelouro da Acção Social, esta iniciativa acontece três vezes por ano – no Natal, no Verão e, claro, na Páscoa – com o objectivo de dinamizar um conjunto de actividades que desenvolvam nos jovens hábitos saudáveis de vida.
De 29 de Março a 2 de Abril, acompanhados por técnicos da autarquia e por voluntários (provenientes da Bolsa Concelhia de Voluntários da Póvoa de Varzim), com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos, as 45 crianças vão visitar vários pontos de interesse em diferentes cidades. Na segunda-feira, o grupo vai até Vila do Conde para conhecer a Nau Quinhentista. Na terça-feira, viajam até Leiria para visitar a Base Aérea de Monte Real e o Santuário de Fátima. Na quarta-feira, passam a tarde no Parque da Cidade da Póvoa, divertindo-se com jogos e aprendendo a importância da preservação do ambiente. Na quinta-feira, o grupo desloca-se até ao Porto de Leixões e, mais tarde, ao Parque Biológico de Gaia. Finalmente, na sexta-feira, as crianças vão usufruiu das instalações da Varzim Lazer, passando a manhã na piscina. À tarde será altura para conhecer Viana do Castelo.
Esteja atento ao
Portal Municipal para saber quando abrem as inscrições para a Colónia de Férias de Verão.

Argivai comemora 1057 anos



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Argivai está hoje, 26 de Março, em festa. A freguesia celebra 1057 anos com um programa que se estende ao fim-de-semana.
Hoje à tarde, pelas 14h00, as crianças da Escola Primária e Infantários da freguesia irão comemorar o aniversário com actividades lúdicas. Às 21h00, será inaugurada, na sede da Junta de Freguesia, uma exposição documental e fotográfica sobre a História de Argivai e às 21h15 terá lugar uma apresentação solene com oradores convidados, com destaque para a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.
No sábado, 27, às 10h00, haverá uma visita à zona sul da freguesia com membros da Assembleia de Freguesia e no domingo, às 16h00, o Rancho das Carvalheiras de Argivai e o Rancho de Caminha sobem ao palco (junto à sede da Junta) para um Festival Folclórico a que todos estão convidados a assistir.
Se quiser saber um pouco mais de Argivai, visite o
portal municipal ou a página da freguesia.

Semana Santa na Póvoa de Varzim



Infopóvoa / Póvoa de Varzim
O dia 28 de Março, Domingo de Ramos, marca o início das celebrações religiosas da Semana Santa na Póvoa de Varzim realizadas pela Confraria do Santíssimo Sacramento. Às 10h00 sai da Igreja Matriz a Procissão de Ramos que após 30 minutos, aproximadamente, chega à Igreja da Misericórdia onde é realizada a Bênção dos Ramos. Às 11h00, será celebrada, na Igreja Matriz, a Missa Solene de Ramos.
Na quarta-feira, 31, às 21h30, o Quarteto Verazin e o Coral “Ensaio” EMPV serão protagonistas de um concerto, na Igreja Matriz. A actuação faz parte do programa da Semana Santa e está incluída na iniciativa “A Música na Quadra Pascal”, organizada pela Escola de Música da Póvoa de Varzim.
Na Quinta-feira Santa, 1 de Abril, à noite, as Igrejas e Capelas da cidade encontram-se ornamentadas e de portas abertas até às 24h00 para a tradicional visita da população. Nesse mesmo dia, à tarde, pelas 17h00, tem lugar a Celebração da Ceia do Senhor com realização de Missa Vespertina, Sermão do Mandato, Cerimónia do Lava-Pés e Procissão Eucarística.
Um dos momentos mais marcantes das solenidades da Semana Santa é a Procissão do Enterro do Senhor, na Sexta-feira Santa, 2 de Abril, que sairá da Igreja Matriz às 22h00. Presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga e contando com a participação das Autoridades Civis e Militares, a procissão percorre o seguinte itinerário: Igreja Matriz, Largo do Cruzeiro, Praça do Almada, Capela de S. Tiago, Escola dos Sininhos, Capela N. Sr.ª das Dores, Centro Monsenhor Pires Quesado e Igreja Matriz. Antes da saída da procissão, às 21h30, o Rev. Pe. José da Costa Araújo profere o Sermão do Enterro. A Celebração da Paixão do Senhor também se realiza na Sexta-feira Santa, às 15h00, através de Via-Sacra, Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz e Comunhão Eucarística.
No dia 3, Sábado Santo, às 22h00, decorre, na Igreja Matriz, a Vigília Pascal com celebração da Missa da Ressurreição, cumprindo-se os rituais da Bênção do Lume, Liturgia da Palavra, Glória, Liturgia Baptismal, Bênção da água e renovação das promessas do Baptismo e Liturgia Eucarística.
O Domingo de Páscoa tem início com uma Eucaristia, às 8h30, seguindo-se uma Missa Solenizada, às 10h00. Às 11h00, sai da Igreja Matriz a Procissão da Ressurreição e às 14h30 a Visita Pascal que deverá terminar às 19h00 com um Cortejo festivo da Praça do Almada para a Igreja Matriz, onde às 19h30 tem lugar uma Eucaristia.