quarta-feira, 26 de maio de 2010

PÓVOA DE VARZIM

“Incluir + / excluir -” nos 16 anos da Praça dos Pintores
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Este fim-de-semana, a 29 e 30 de Maio, o Diana Bar acolhe a 16ª edição da Praça dos Pintores, um concurso de pintura promovido pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas que contará com perto de 60 participantes.
Entre os concorrentes, com idades que vão dos 14 aos 27 anos, estarão presentes quatro jovens provenientes da cidade alemã de Eschborn e outros quatro da cidade francesa de Montgeron, já que a Praça dos Pintores é também um espaço de vivências multiculturais, onde se cimentam as relações de geminação desenvolvidas pela Póvoa de Varzim. Para além do intercâmbio cultural, este evento proporciona ainda a interactividade com o público, que está convidado a visitar o Diana Bar e a ver os “pintores” a trabalhar na sua arte. Assim, a Praça dos Pintores pode ser visitada entre as 10h00 e as 23h00 de sábado e as 10h00 e as 19h00 de domingo.
Usando as telas disponibilizados pela organização, os jovens irão desenvolver os seus trabalhos respeitando o tema "INCLUIR + / excluir –", já que este é o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Para efeitos de concurso, os participantes serão divididos em dois escalões – o A incluirá participantes com idades entre os 14 e os 17 anos e o B jovens dos 18 aos 27 anos.
Os três primeiros classificados de cada um dos escalões serão premiados, sendo que o acto de entrega de prémios é no dia 17 de Junho, às 18h30, no Diana Bar. No mesmo local, mas entre 5 e 18 de Junho, estarão expostos os trabalhos elaborados.
A Praça dos Pintores decorre todos os anos no mês de Maio, assinalando o Dia da Europa, celebrado no passado dia 9.

PÓVOA DE VARZIM


Remoção e substituição de árvores na Avenida Santos Graça
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Começou esta manhã o processo de remoção e substituição das árvores na Avenida Santos Graça. As 111 árvores, da espécie Tamarix Gallica, foram infectadas por uma praga de insecto, cuja larva cavou galerias nos troncos, provocando o rápido declínio e morte de muitos exemplares.
Assim, muitas eram as árvores já secas, enquanto outras apresentavam sintomas de declínio. E dado que não há um tratamento eficaz, devido à especificidade da praga, a autarquia optou pela substituição total das árvores, evitando também o risco, elevado, de disseminação da praga para outros locais. Após a remoção das árvores e limpeza do terreno, 111 novos exemplares serão plantados, desta feita da espécie Grevillea Robusta, que apresenta um crescimento rápido e, ao contrário da Tamarix Gallica, é de folha perene.
Esta é, portanto, uma medida necessária para a qual pedimos a compreensão de todos os munícipes. Afinal, todos defendemos um Concelho de Bom Ambiente, objectivo que tentamos alcançar protegendo também a Saúde dos nossos Espaços Verdes!

PÓVOA DE VARZIM

Inscrições abertas para RVCC

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Continuam abertas as inscrições, no Gabinete de Formação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, para os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
As sessões serão realizadas em horário pós-laboral em locais ainda a definir. O RVCC permite, a quem tem mais de 18 anos e abandonou o ensino, obter agora a equivalência ao 1º, 2º ou 3º ciclos do ensino básico. O nível secundário tem como idade mínima os 23 anos e, preferencialmente, já com três anos de experiência profissional.
Linguagem e Comunicação, Matemática para a Vida, Tecnologias de Informação e Comunicação e Cidadania e Empregabilidade são as áreas ministradas nos processos para obter a equivalência ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. As áreas para o nível secundário dividem-se em três e são: Sociedade, Tecnologia e Ciência; Cidadania e Profissionalidade; e Comunicação, Língua e Cultura.
As inscrições são gratuitas e estão abertas em permanência, no Gabinete de Formação da autarquia. A ficha de inscrição pode ser descarregada no
portal municipal.
O RVCC é ministrado na sequência de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Fundação da Juventude para, em conjunto, darem resposta às necessidades de qualificação e certificação dos adultos do concelho. Com a assinatura deste protocolo, a Câmara Municipal continua empenhada em proporcionar à população adulta o acesso a uma certificação escolar, ao nível do ensino básico e secundário.
Para todos os que abandonaram o ensino e pretendem retomar os estudos e obter as respectivas habilitações académicas, a Câmara Municipal e os Centros Novas Oportunidades estão disponíveis para encaminharem os adultos para ofertas formativas flexíveis e ajustadas ou para desenvolverem processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de acordo com as suas aspirações.

PÓVOA DE VARZIM

“Todos pela nossa praia”, dia 29 de Maio
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A Junta de Freguesia de Aguçadoura dá início à limpeza das suas praias no dia 29 de Maio, sábado, através da iniciativa “Todos pela nossa praia”.
Às 9h00, Grupos Associativos da Freguesia e população em geral irão encontrar-se junto ao cruzeiro de Aguçadoura, onde será distribuído o material de limpeza. A meio da manhã será distribuído um lanche a todos os participantes.
Através desta acção, a Junta de Freguesia espera, com a colaboração de todos, deixar as praias com um novo aspecto, limpas e aprazíveis para receberem não só a população local mas também os que nos visitam.
Cada praia fica à responsabilidade de um grupo: Praia do Campo de Futebol – Aguçadoura Futebol Club; Praia da Barranha – secção de Karaté do Grupo Cultural e Recreativo de Aguçadoura (GCRA); Praia do Moinho – Secção de Atletismo do GCRA; Praia de Paimó – Secções de Ténis de Mesa e de Airsoft do GCRA; Praia do Fieiro - Grupo de Escuteiros de Aguçadoura; Praia das Pedras Negras – Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura; Praia de Santo André – Secção de Surf do GCRA. Também a Horpozim e o Centro Paroquial Social de Aguçadoura vão participar nesta iniciativa incorporando-se nos outros grupos.
“Todos pela nossa praia” conta com o apoio da Câmara Municipal.

PÓVOA DE VARZIM

Implantação da República – poveiros contam como foi
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
No âmbito das comemorações, na Póvoa de Varzim, do Centenário da Implantação da República terá lugar, no próximo dia 29, uma recriação histórica que contará com teatro de rua, uma feira e um passeio público.
Envolvendo largas dezenas de alunos dos vários graus de ensino, este evento pretende recriar o ambiente da Póvoa de 1910, bem como os acontecimentos ocorridos quando se souberam as notícias da revolta em Lisboa e a leitura do “auto de Proclamação” da República, realizada a partir da varanda do edifício da Câmara Municipal.
Assim, às 10h00, é inaugurada na Praça do Almada a Feira Tradicional, com a participação de artesãos locais e ainda de alunos, pais e professores dos agrupamentos escolares. À tarde, às 15h00, começa o Passeio Público, também na Praça do Almada, encabeçada pela “Banda”, composta por cerca de 35 alunos da Escola de Música. Neste passeio participam ainda populares, crianças, que vão brincando aos jogos tradicionais, e figuras típicas da época, como os vendedores ambulantes, os ardinas, entre outros.
Às 15h30, e em frente à estátua de Eça de Queirós, o Agrupamento Vertical de Escolas Cego do Maio apresenta “Tertúlia”, uma peça de teatro que tem como protagonistas ilustres poveiros como António dos Santos Graça, David Alves, Vasques Calafate, José António Castro Alves (Secretário da Câmara), Patrão Sérgio, Patrão Lagoa, entre outros.
Às 16h00 a Banda marcha até ao Largo Elísio da Nóvoa e os figurantes seguem-na, fazendo uma paragem n’A Filantrópica, edifício que simboliza a “Casa da República”, onde será hasteada a Bandeira da Republicana. Segue-se um momento de leitura de Poesia Revolucionária por “Os Trup”. Dali, o cortejo segue até ao Largo de Santiago, onde se encontram crianças a brincar à roda e outros jogos tradicionais, sob o olhar atento do seu professor, no “Recreio da Escola”.
Às 17h00, a Banda, seguida de todos os figurantes, desloca-se para a Praça do Almada onde, na varanda dos Paços do Concelho, é feita a leitura da Proclamação da República pelo Secretário, José António Castro Alves e desfraldada a bandeira da Carbonária. A Banda tocará o Hino Nacional, “A Portuguesa”, com o Coro da Escola Secundária Rocha Peixoto. O momento termina com a dança “As Bandeiras”, pelo Grupo de Danças Urbanas da Escola Secundária Rocha Peixoto, e com uma Largada de Pombos.
Organizada pela Câmara Municipal, que assim se associa às comemorações que têm lugar a nível nacional, esta recriação conta também com a colaboração dos Agrupamentos Verticais de Escolas Cego do Maio, Dr. Flávio Gonçalves, Aver-o-Mar, Beiriz e Rates, Escola Secundária Rocha Peixoto, Escola de Música da Póvoa de Varzim e A Filantrópica - Cooperativa de Cultura, CRL.