domingo, 7 de fevereiro de 2010

Meeting Internacional da Póvoa de Varzim terminou hoje com nove recordes estabelecidos

Nove recordes foram estabelecidos nos dois dias de competição do 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim, que hoje terminou nas Piscinas Municipais, com o triunfo colectivo a pertencer à formação italiana da Lombardia.
Vereador Aires Pereira na sessão de entrega de medalhas
Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Depois de se registarem no sábado cinco novos máximos da competição, hoje caíram mais quatro recordes do Meeting, por intermédio de Susanna Negri (Lombardia), nos 800m livres (8:51.99), Mercedes Minguet (Santa Olaya), nos 50m costas (28.93), Amit Ivry (Israel), nos 100m mariposa (58.96), e por Israel na estafeta de 4x100m livres femininos (3:54.60).
Paulo Santos (FC Porto/Dolce Vita), que na véspera havia sido primeiro classificado nos 50m livres, destacou-se entre os portugueses ao vencer os 100m livres com a marca de 51.86, sendo o único atleta nacional com dois triunfos na competição.
Kevin Swander (Indiana University), com 836 pontos nos 50m bruços (28.30), e Amit Ivry (Israel), com 859 pontos nos 100m mariposa (58.96), foram os nadadores com melhor performance na competição.



A equipa italiana da Lombardia, ao somar 895 pontos, venceu colectivamente. FC Porto/Dolce Vita, com 745,5, e Israel, com 686, foram segundo e terceiro classificados, respectivamente.
O 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim teve um novo recorde de participantes: 443 atletas (253 masculinos e 190 femininos). Integrada desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), a competição poveira tem sido marcada pela qualidade dos atletas participantes (portugueses e estrangeiros) e pelas marcas de grande nível obtidas.
O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, organizado em conjunto pela Associação de Natação do Norte de Portugal e Câmara Municipal, foi a primeira grande competição em piscina de 50 metros sem fatos de poliuretano.

Meeting Internacional da Póvoa de Varzim: poveiro Adriano Niz conquista três medalhas

Adriano Niz

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Cinco novos recordes foram hoje estabelecidos do 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim, que está a decorrer nas Piscinas Municipais, num primeiro dia de competição em que se registaram as vitórias portuguesas de Adriano Niz (Benfica), Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita) e Paulo Santos (FC Porto/Dolce Vita).Os recordes do Meeting foram obtidos por Susanna Negri (Lombardia) nos 400m estilos (4:52.87), Mercedes Minguet (Santa Olaya) nos 100m costas (1:03.05), Giulia Bolgiani (Lombardia) nos 400m livres (4:19.16), Amit Yvry (Israel) nos 50m mariposa (26.97) e Yakov-Yan Zurablov (Israel) nos 200m costas (2:00.71).A nadar na pista 1, o poveiro Adriano Niz, com o incentivo do público da «casa», venceu com raça os 200m livres com a marca de 1:54.02. O nadador do Benfica, apoiado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, recebeu a medalha de ouro das mãos do vereador Aires Pereira.Sara Oliveira (FC Porto/Dolce Vita), que nas eliminatórias dos 200m mariposa havia ficado em segundo lugar, superiorizou-se à concorrência na final com o tempo de 2:15.03.Também da equipa «azul e branca», Paulo Santos foi primeiro classificado nos 50m livres com o registo de 23.36.Antes do início das finais, procedeu-se a um minuto de silêncio em memória do nadador André Oliveira (Gesloures), que faleceu na quinta-feira. As eliminatórias do segundo dia de competição iniciam-se amanhã às 9h00 e as finais às 16h00.O 4.º Meeting Internacional de Natação da Póvoa de Varzim tem um novo recorde de participantes: 443 atletas (253 masculinos e 190 femininos). Integrada desde a primeira edição no calendário da Liga Europeia de Natação (LEN), a competição poveira tem sido marcada pela qualidade dos atletas participantes (portugueses e estrangeiros) e pelas marcas de grande nível obtidas.



Aires Pereira com Adriano Niz

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, organizado em conjunto pela Associação de Natação do Norte de Portugal e Câmara Municipal, é a primeira grande competição em piscina de 50 metros em que não é permitida a utilização de fatos poliuretano. Desde 1 de Janeiro, os atletas só podem competir com os fatos de tecido impermeável permitidos pela Federação Internacional de Natação (FINA): para os homens, as peças não podem cobrir o peito e só podem ter comprimento até o joelho; para as mulheres, os fatos, que também só podem chegar até o joelho, não podem cobrir os braços.A competição é transmitida em directo no «site» do evento e os resultados estarão disponíveis na hora: www.annp.pt/povoameeting10.