terça-feira, 23 de junho de 2009

AGENDA CULTURAL JULHO


Infogauda /Viana do Castelo

De 3 a 19/07 – XIV FESTEIXO – FESTIVAL DE TEATRO DO EIXO ATLÂNTICO
O fabuloso Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe, este mês, mais um Festeixo – Festival de Teatro do Eixo Atlântico, criado em 1996 na sequência de uma prática de diálogo interactivo com a produção teatral da Galiza. Nascido da intensa actividade teatral de intercâmbio promovida pelo Centro Dramático de Viana (Teatro do Noroeste), as edições anuais decorrem sempre em Viana do Castelo. Neste contexto, o festival evolui da mera mostra do teatro realizada no norte de Portugal e na Galiza, para se tornar num espaço de acolhimento da produção teatral com presenças constantes de companhias e grupos de dois lados da fronteira.Local: Teatro M. Sá de Miranda, 2ª, 4ª e 6ª espectáculos às 22.00 H. Domingos, às 17.00H, Festeixozinho – Espectáculos para a Infância.
Reservas de bilhetes: tel 258809382
Org.: Centro Dramático de Viana e Câmara Municipal de Viana do Castelo
Dia 10/07 – Espectáculo com CESÁRIA ÉVORA
Espectáculo de Abertura da XXIX Expo-Feira do Livro de Viana do Castelo – XIII da Lusofonia (11 a 26 de Julho).Depois de 5 nomeações, a atribuição de um Grammy na categoria de World Music pelo álbum “Voz d’Amor” em 2003, veio reforçar o prestígio há já muito alcançado. Os inúmeros palcos por onde mundialmente passa e o sucesso crescente junto do seu público, fazem com que a diva dos pés descalços dispense já qualquer apresentação!«CESARIA EVORA é hoje, uma equação com múltiplos desconhecidos, e porque todos os segredos permanecem inexplicáveis, vendeu perto de cinco milhões de álbuns pelo mundo. Desde 1988, o ano da “Diva dos Pés Nus" e da sua chegada ao mercado ocidental, “Cumpri todas as minhas obrigações”, diz Cesária, com seriedade, e mantendo-se absolutamente senhora do seu destino.» (Véronique Mortaigne)
Local: Castelo de Santiago da Barra, às 22.00H
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo


De 11 a 26/07 – XXIX Expo-Feira do Livro de Viana do Castelo – XIII da Lusofonia
A Feira do Livro de Viana do Castelo, há treze anos dedicada à lusofonia, além da exposição/venda de livros, realizada no Jardim Público, reúne autores dos países de língua portuguesa com o público vianense, em animadas tertúlias, a terem lugar na Biblioteca Municipal. Exposições de artistas plásticos lusófonos e animação musical, enriquecem este evento multicultural da lusofonia, onde tem lugar, também, um cuidado programa infantil levado a cabo pela Biblioteca Municipal, na Tenda da Pequena, localizada no Jardim Público. Animação musical todas as noites.Local: Jardim Público.
Organização: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Centro Cultural do Alto Minho www.cm-viana-castelo.ptdac@cm-viana-castelo.pt






De 29/07 a 1/08 – Festival “JAZZ NA PRAÇA DA ERVA” .
Realizando-se desde 1992, na última semana de Julho, no belíssimo espaço intimista da Praça da Erva, este festival, presentemente, estende-se a outros palcos como o Teatro Sá de Miranda. Mantendo uma qualidade que lhe garantiu um lugar de prestígio no panorama do jazz nacional e peninsular, para além do apoio à divulgação de projectos nacionais, pelos palcos do Jazz na Praça da Erva, passaram figuras de topo a nível internacional tais como: Billy Cobham, Burdette Becks, Carles Benavent, Danny Gotlieb, Harmony Central, Jeff Berlin, Joey Defrancesco, Jorge Pardo, Maceo Parker, Miroslav Vitous, Noveccento, Richard Galiano e Stanley Jordan, entre muitos outros.Local: dias 29, 30 e 31, na Praça da Erva, às 22.00H (entrada livre). Dia 1/08, no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 22.00 H.
Reservas de bilhetes: tel 258809382
Produtor: Eventos David Martins.
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Adriano Niz obtém excelentes resultados no Meeting Internacional do Porto


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Adriano Niz foi o único atleta português masculino a obter o 1º lugar no XXVII Metting Internacional do Porto, que decorreu no passado fim-de-semana.
O nadador poveiro, a competir individualmente mas com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, alcançou na modalidade costas, aquela em que se sente mais à vontade, o 1º lugar nos 200 metros e o 2º lugar nos 50 e nos 100 metros costas. O atleta atingiu ainda o 3º nos 50 metros mariposa. De referir que nos 2º e 3º lugares, o atleta foi apenas ultrapassado por nadadores estrangeiros.
A competição, que reuniu cerca de 300 atletas de 45 equipas nacionais e internacionais, teve um balanço bastante positivo para Adriano Niz. “Estive dentro dos meus tempos e perto de ultrapassar recordes pessoais”, referiu o nadador que vai ainda participar nos Campeonatos Regionais Absolutos, entre 26 e 29 de Junho, em Famalicão, antes de partir para Belgrado, na Sérvia, onde, em representação da Selecção Nacional, vai disputar as Universíadas. Esta competição mundial, apenas para estudantes universitários, decorre de 5 a 12 de Julho.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem vindo a apoiar, com orgulho, o nadador poveiro e congratula-o, uma vez mais, pelos excelentes resultados obtidos nesta prova.

S. Pedro: cidade prepara-se para maior festa do ano

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Aproximam-se as Festas de S. Pedro, grandiosa festividade do concelho que gera verdadeiras romarias de gente que invadem as ruas da cidade. Música, dança, desporto e tradição unem-se no programa deste ano, que oferece 11 dias de festa, de 25 de Junho a 5 de Julho.
Sem dúvida que a noitada de 28 para 29 é a imagem de marca da Festas. Pela noite dentro, milhares de pessoas circulam pelas ruas, partilham sardinha assada, broa e vinho, saltam as fogueiras ou admiram os espectáculos as rusgas dos bairros da Póvoa que exibem, finalmente, as coreografias e os tronos cuidadosamente planeados ao longo de todo o ano.
A este momento de euforia seguem-se as celebrações do dia 29, feriado municipal na Póvoa de Varzim, que amanhece com a Missa de S. Pedro, às 11h00, na Igreja da Lapa, a que se segue, às 17h00, a Procissão de S. Pedro, que sai da Igreja Matriz e recolhe na igreja da Lapa, incorporando outros dois Santos Populares: S. João e Santo António. A procissão é antecedida, às 15h00, pelo concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim, na Praça do Almada.
Este ano destaca-se também a inauguração do Parque da Cidade, mais concretamente da 2ª fase na zona nascente, no dia 27 às 18h00. Obra muito esperada, esta nova estrutura de lazer vai disponibilizar à população um novo espaço verde ao ar livre, que tanto se adivinha como um destino para um passeio ao ar livre, como um excelente local para a prática desportiva informal.
Mas as Festas de S. Pedro oferecem muito mais que isto. De facto, elas arrancam a 25 de Junho com um dos momentos mais peculiares de todo o programa: o S. Pedrinho e a Pequenada. Crianças de jardins-de-infância de todo o concelho reúnem-se para, durante a manhã, recriarem, no vestuário, nos cantares e nos dançares a tradição das Rusgas Poveiras. É às 10h00, no Auditório da Lota. E para provar que de facto esta é uma recriação em tudo semelhante à original, basta assistir ao desfile das rusgas pelas ruas da cidade no dia 28, como já foi mencionado, ou então no dia 29, às 22h00, no Estádio do Varzim S.C.. De facto, este é o ponto de encontro para as Rusgas dos bairros de Belém, Mariadeira, Regufe, Matriz, Norte e Sul que, para além de exibirem as suas coreografias individualmente, apresentam também a coreografia conjunta, ao som da “Marcha de S. Pedro”. Este é um dos espectáculos mais assistidos em todo o programa das Festas de S. Pedro, com milhares de pessoas que, das bancadas, exibem, através do vestuário e de bandeiras, as cores dos seus bairros de eleição. E para terminar a noite em beleza, às 24h00, o espectáculo piromusical, mesmo ao lado, junto ao parque de estacionamento do Estádio. E porque as Rusgas são de facto um dos elementos mais emblemáticos de todo o S. Pedro, voltam a sair à rua, desta feita para um desfile nocturno entre a Avenida dos Banhos e a Avenida dos Descobrimentos, a 4 de Julho, às 22h00, despedindo-se, desta forma, até 2010.
Outras propostas do programa passam pela 1ª Grande Gala Equestre “Mestre Luís Valença”, na Praça de Touros, às 22h00 de dia 27, organizado pela Alpera Eventos, Lda. (os bilhetes podem ser adquiridos no local da Gala), ou o espectáculo com artistas poveiros às 22h00 de 5 de Julho, no Palco do Passeio Alegre. No campo desportivo, e para além do sobejamente conhecido Grande Prémio de Atletismo de S. Pedro, que se realiza no dia 5 cumprindo 21 edições, S. Pedro traz também o jogo de futebol que, no dia 28 de Junho, às 16h00, opõe uma equipa de futebol da Câmara Municipal a outra das Juntas de Freguesia. O “derby” acontece no Estádio Municipal.
Também este ano a Escola Prática de Serviços associa-se às Festas de S. Pedro comemorando o seu 3º aniversário com a actuação da Orquestra Ligeira do Exército no dia 2, às 22h00, e a Cerimónia Militar Comemorativa, no dia 3, às 10h00, ambas no Largo do Passeio Alegre. De 2 a 4 de Julho, e no mesmo local, a Escola Prática oferece um conjunto de actividades que incluem uma exposição de materiais, subidas em balão de ar quente, exibições da equipa cinotécnica e de paraquedismo e ainda uma torre de escalada.
No que respeita a actividades paralelas, estas arrancaram já com o
torneio internacional de futebol sub-12 S. Pedro Cup, cujo vencedor foi o Varzim, a equipa anfitriã, com os jogos a decorrerem entre 13 e 14 de Junho. Segue-se, nos dias 20 e 27, o Torneio de Futebol Juvenil São Pedro 2009, organizado pelo Grupo Recreativo Estrela do Bonfim, que decorre no parque infantil da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, em Nova Sintra. Ainda no campo do desporto decorre o Torneio de S. Pedro de Minibasquete, a 27 e 28 de Junho, no Pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa, associação organizadora.
Mais uma vez, e mantendo a tradição, também a Associação Poveira de Coleccionismo marca presença nas actividade paralelas com o Salão Internacional de Filatelia “S. Pedro Estio’2009”, patente nas instalações do MAPADI, entre 27 de Junho e 6 de Julho.
Como é bom de ver as propostas das Festas de S. Pedro são muitas e animadas. A elas se junta a alegria natural dos poveiros, anfitriões por excelência desta Festa e parceiros, mais do que dedicados, da Câmara Municipal na sua organização.
Visite o
portal municipal, reveja o programa das Festas de S. Pedro e, acompanhe, através de imagens, os momentos mais marcantes.

Autarquia promove formação pedagógica prática na Casa da Juventude

Luís Diamantino e Luísa Tavares Moreira

Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Foi assinado ontem à tarde, na Casa da Juventude, um Protocolo de Colaboração entre o Município da Póvoa de Varzim e o Agrupamento de Escolas Campo Aberto através do qual os alunos dos cursos de dupla certificação (Hotelaria e Restauração) do Agrupamento passarão a assegurar o funcionamento do bar da Casa da Juventude.
Em representação do Município, Luís Diamantino, Vereador da Educação, afirmou que a revitalização do bar “é um desafio para os formandos no sentido em que o seu trabalho poderá ser reconhecido além intramuros e ser estabelecida uma ligação com a comunidade” visto que este espaço é muito frequentado não só por jovens mas por várias pessoas que por ali passam. Relativamente ao futuro da iniciativa, o vereador disse que “este projecto não é muito difícil de prever que será um sucesso pelos jovens capazes e dinâmicos que envolve bem como pelo trabalho desenvolvido pelos formadores e pela Escola, nomeadamente pela Presidente do Conselho Executivo que tem feito um trabalho notável à frente do Agrupamento”.
Luísa Tavares Moreira, Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Campo Aberto, declarou que este projecto só é possível graças a todos e assumiu publicamente que confia tanto nos formadores como nos alunos. “Espero que estejamos à altura do concelho”, disse a responsável pelo Agrupamento.
Ao assegurarem o funcionamento do bar de segunda a sexta-feira, em horário adaptado ao período de abertura da Casa da Juventude, os alunos estarão também a usufruírem de formação pedagógica em contexto prático neste equipamento municipal.O Protocolo irá produzir efeitos a partir do dia 01 de Julho e estará em vigor até 31 de Julho de 2010, sendo automaticamente renovado, por períodos de um ano lectivo, se nenhuma das partes manifestar intenção contrária. Através deste compromisso, o Município da Póvoa de Varzim realiza um dos seus principais objectivos: a valorização pessoal e profissional da população do concelho, de forma a criar condições para a melhoria da qualidade de vida e de trabalho.