sexta-feira, 10 de julho de 2009

Águas do Ave promove visita à ETAR do Ave


Infopóvoa / Póvoa de Varzim

Na próxima terça-feira, pelas 17h00, a Águas do Ave promove visita às obras da ETAR do Ave. O evento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Eng.º Mário Almeida, do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Dr. Macedo Vieira e do Presidente da Águas do Ave, S.A., Eng.º Martins Soares.
Tudo aponta para que, no Verão de 2010, a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Ave esteja concluída. Implantada na freguesia de Tougues, no Município de Vila do Conde, esta ETAR vem colmatar uma necessidade sentida e reclamada pelas populações, sendo um dos vários investimentos que a empresa Águas do Ave está a desenvolver em parceria com estes dois Municípios, para solucionar os problemas existentes no saneamento de águas residuais.
Com um investimento que rondará os 18 milhões de euros, esta infra-estrutura está dimensionada para servir, no ano horizonte de 2033, uma população de cerca de 258 mil habitantes-equivalentes, na época alta, e 184 mil, na época baixa.
A ETAR do Ave está integrada na Frente de Drenagem 10, que abrange os Municípios de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. Todas as infra-estruturas integradas nesta frente de drenagem estão candidatadas ao Programa Operacional Temático Valorização do Território, no âmbito do QREN.
Esta infra-estrutura integra um investimento mais vasto, que inclui a construção, em apenas três anos, de mais de 74 km de interceptores e condutas elevatórias e 16 novas estações elevatórias, o que vem garantir o tratamento adequado dos efluentes domésticos e industriais correspondentes a cerca de 296 mil habitantes-equivalentes.
No decorrer da breve sessão serão prestadas informações sobre a calendarização dos trabalhos e os consequentes resultados.
Reafirma-se assim a importância do trabalho da Águas do Ave e dos Municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, para a qualidade de vida das populações e para a protecção dos recursos hídricos desta vasta área territorial.

A União dos 4 elementos - Encontro Internacional de Jovens


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
A 14 de Julho oito jovens e dois monitores da Póvoa de Varzim partem para Malta para participar no Encontro Internacional de Jovens, organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas.
E por lá se vão manter até 27 de Julho, participando em diversas actividades culturais e desportivas em conjunto com jovens de Eschborn (Alemanha), Montgeron (França) e Zabbar (Malta), cidades que partilham de relações de geminação e amizade com a Póvoa de Varzim.
Os participantes, com idades entre os 14 e os 17 anos, encontram na cidade de Vittoriosa o seu quartel-general, ponto de partida para actividades que têm como tema os quatro elementos e a natureza de cada país, não apenas no sentido ambiental, mas também no que respeita às características, usos e costumes dos quatro países que se fazem representar neste encontro. Pretende-se, assim, que cada um parta à descoberta do outro, identificando as diferenças e semelhanças entre os vários países, e concluam que, de facto, todos somos Europeus e temos uma cultura que nos une.
Assim, os jogos de “comunicação” são um dos fortes da programação dos primeiros dias. Elaborados com o intuito de promover a integração dos elementos das várias cidades, são o ponto de partida para muitas actividades em grupo que se irão desenvolver ao longo de todo o evento. Para além de worhshops, os jovens vão, por exemplo, participar numa caça ao tesouro, promover uma noite cultural onde a dança, a música e a comida são os cartões de apresentação de cada país, ver teatro e ainda organizar uma “Noite Maltesa”.
No campo dos eventos culturais, os participantes vão visitar vários pontos do arquipélago de Malta, como Gnejna Bay ou Dingli Cliffs, cuja beleza natural é inesquecível, a pitoresca vila piscatória de Marsascala, a ilha de Gozo, o parque natural de Xrobb Il-Ghagin e ainda a capital Valletta. No dia anterior à partida, e honrando também o carácter ambiental da temática, os participantes vão plantar uma árvore no Colégio de La Salle.
Para além de piscina e praia, actividades que exploram a vertente de lazer do Encontro, vão decorrer ainda actividades desportivas como a prática de Karaté ou de Dodgeball.
O Encontro Internacional de Jovens é organizado desde 1988 e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da União Europeia. A primeira edição teve lugar na Póvoa de Varzim e, desde aí, tem tido lugar, rotativamente, em cada um dos países das cidades amigas do município.

CDC Navais com equipa de ciclismo: apresentação oficial na segunda-feira


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Na segunda-feira, 13 de Julho, às 18h00, no Estádio Municipal, terá lugar a apresentação da nova equipa de ciclismo XPZ/BONA/CDC Navais. Com uma grande tradição no ciclismo, o Centro Desportivo e Cultural de Navais pretende, com a criação desta equipa, revitalizar a modalidade, na freguesia e no concelho.
O grupo, composto por dez atletas, com idades compreendidas entre os 36 e os 52 anos, irá competir já este fim-de-semana em Ponteareas, Espanha. No dia 19 de Julho voltam a competir, desta vez na terra natal. A freguesia poveira irá receber o Circuito de Navais, uma prova destinada a miúdos e graúdos. A partida para as crianças será às 15h00 e o percurso será de 3,5 quilómetros para aqueles com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos e de 7 quilómetros para os de 11, 12 e 13 anos. Os adultos partem uma hora mais tarde, às 16h00, e terão que percorrer 50 quilómetros . A nova equipa irá também participar na Volta a Portugal Masters, a realizar entre 22 e 26 de Julho.

Autarquia sensibiliza para abandono animal e lança campanha de adopção


Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Estendendo o lema da Póvoa de Varzim, um concelho de Bom Ambiente à saúde pública, o Pelouro do Ambiente lança duas campanhas que visam sensibilizar a comunidade para a problemática do abandono animal.
Tendo em conta que a época de Verão é a que regista um grande número de animais abandonados, a autarquia lança a campanha “Não abandone o seu animal”, frisando o sofrimento sentido pelos animais domésticos quando abandonados. De facto, estes podem sofrer maus-tratos, passam fome, podem ser atropelados e até mesmo envenenados, já para não referir a solidão a que estão condenados. Por isso, muitos acabam por adoecer e transmitir as suas doenças às pessoas, transformando-se, assim, num perigo para a saúde pública. Mais, o abandono de animais é uma prática punida por lei e atenta contra os Direitos do Animal. Por isso, a autarquia vai colocar cartazes sobre o tema em vários locais públicos, uma medida que se espera dissuasora e sensibilizadora.
Dentro do possível, os serviços municipais recolhem os animais abandonados que, temporariamente, ganham no canil um novo albergue. No entanto, e porque o canil não consegue acolher todos os animais abandonados, a autarquia pede ajuda aos munícipes, lançando uma campanha de adopção. Assim, os interessados em adoptar um cão do canil municipal devem preencher um formulário disponível no
portal municipal, inserindo não só os seus dados pessoais como as características do animal que desejam adoptar. Quando um cão que satisfaça as características enumeradas é encontrado, o adoptante é contactado para que possa ir buscar o seu novo amigo.
Este é um serviço rápido e eficaz. Com apenas um clique, os adoptantes estão a dar uma nova vida àquele que sempre se disse ser o melhor amigo do Homem e contribuem, de uma forma igualmente frutífera, para um concelho de Bom Ambiente.
No entanto, adoptar um animal de estimação deve ser sempre uma decisão ponderada. Verifique primeiro se tem as condições e disponibilidade adequadas para o receber e, acima de tudo, inteire-se sobre as suas obrigações no que toca ao registo e vacinação do seu animal de estimação. Consulte o
portal municipal para obter mais informações a este respeito.

Portal Municipal disponibiliza novos conteúdos



Procurando ir de encontro às necessidades do cidadão e facilitar o acesso a informação e documentação relativas à cidade, o portal municipal disponibiliza conteúdos actualizados e completos sobre os Planos Municipais de Ordenamento do Território (PMOT).
Os PMOT são instrumentos de natureza regulamentar, cuja elaboração compete aos municípios. Estabelecem o regime de uso do solo, através da sua classificação e qualificação, definindo modelos de evolução previsível de ocupação humana e de organização de redes e sistemas urbanos, parâmetros de aproveitamento do solo e garantia da qualidade ambiental.
Estes variam segundo a sua escala de intervenção: o Plano Director Municipal (PDM) que abrange a totalidade município e estabelece a estratégia de desenvolvimento e ordenamento local, articulando as orientações estabelecidas pelo Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) de âmbito nacional e regional. Este Plano é de elaboração obrigatória; o Plano de Urbanização (PU) que abrange as áreas urbanas e urbanizáveis para uma determinada área do território municipal, decreta a concepção geral da organização urbana, definindo a estrutura urbana, o regime de uso do solo e os critérios de transformação do território e o Plano de Pormenor (PP) que desenvolve e concretiza as propostas de ocupação detalhadas para áreas específicas do município abrangidas pelas outras figuras do Plano.
Visite o
portal municipal e aceda a toda a informação que o município disponibiliza sobre os referidos planos.

Última etapa do Circuito dos Campeões realiza-se este domingo na Póvoa

Infopóvoa / Póvoa de Varzim
Este domingo, 12 de Julho, a Póvoa de Varzim irá acolher a 5ª etapa do Circuito dos Campeões – Masters, iniciativa organizada pela School-Eventos com a colaboração da Câmara Municipal. Esta prova, constituída por cinco etapas, teve início no dia 21 de Março, em Vieira do Minho. Passou, depois, por Santa Maria da Feira, no dia 26 de Abril, Vila do Conde, no dia 24 de Maio, e por Paços de Ferreira, no dia 21 de Junho. A competição irá terminar este domingo, aqui na Póvoa de Varzim. A partida dar-se-á às 11h00, junto às Piscinas Municipais.
O Circuito dos Campeões – Masters destina-se a atletas Veteranos, com idades acima dos 30 anos. Após a realização de quatro etapas, apenas na categoria Veteranos B (40 aos 49 anos) é já conhecido o vencedor, Vítor Lourenço. A prova de domingo servirá para definir os primeiros classificados nas duas restantes categorias.
Após as quatro etapas, é esta a classificação geral:

Veteranos A
1.º José Rodrigues (CR Camiliana), 48
2.º Amândio Jesus (Benfica de Almodovar), 36
3.º Luís Machado (Boavista Madeinox), 32
4.º Humberto Paiva (Benfica de Almodovar), 28
5.º Paulo Figueiredo (Póvoa Clube BTT), 24

Veteranos B
1.º Vitor Lourenço (VVL/Sintra), 57
2.º Armindo Mansilhas (CR Camiliana), 36
3.º António Moreira (Póvoa Clube BTT), 35
4.º Manuel Santos (Póvoa Clube BTT), 24
5.º António Bento (ASC Vila do Conde), 24

Veteranos C
1.º Júlio Oliveira (Lacoviana), 51
2.º Benjamim Silva (CR Camiliana), 50
3.º César Mendonça (CCSpol/Caixanova), 35
4.º Manuel Pereira ( LA Alumínios ), 28
5.º António Lima (Póvoa Clube BTT), 26

Elites
1.º Carlos Sabido (VVL/Sintra), 40
2.º Mário Figueiredo (VVL/Sintra), 38
3.º Luís Ribeiro (Udar-Quinchães), 35
4.º Luís Romão (VVL/Sintra), 32
5.º Pedro M. Mendonça (Silva e Vinha), 22